13 receitas de feijão tropeiro que você vai querer preparar agora mesmo

Escrito por                          

O feijão tropeiro é um prato tradicional da culinária brasileira, seus ingredientes principais geralmente são feijão, farinha de mandioca e carnes suínas. É um prato de preparo simples e prático e não demanda muito trabalho.

As variações do feijão tropeiro são inúmeras e cada versão do prato tem um sabor mais gostoso que a outra. É uma ótima opção para incrementar o feijão do dia a dia ou então para um almoço especial no final de semana!

Confira uma seleção de receitas de feijão tropeiro que vai te deixar salivando:

1. Feijão tropeiro simples


Essa é uma receita tradicional do prato típico da culinária brasileira que leva feijão roxo, alho, farinha de mandioca, couve, ovos cozidos e toucinho defumado. A junção destes ingredientes resulta em um tropeiro gostoso e de sabor marcante que pode ser o prato principal do seu próximo almoço em família!

2. Feijão tropeiro em 15 minutos

Foto: iStock


O tropeiro dessa receita é uma opção prática que vai te ajudar a dar um diferencial no feijão do cotidiano. O feijão é temperado com salsinha, alho, cebola e acompanhado de farinha de mandioca, linguiça calabresa e bacon, que dão um toque especial ao prato. Esse preparo rápido vai deixar todo mundo salivando!

3. Feijão tropeiro com ovo cozido

Foto: iStock


O diferencial dessa receita fica por conta do feijão preto combinado com os ovos que são servidos como acompanhamento. O preparo é simples e consiste em juntar o feijão cozido com farinha de mandioca, bacon e linguiça cortada em rodelas. Esse prato precisa entrar para o seu cardápio culinário pois é sucesso na certa!

4. Feijão tropeiro goiano


O feijão tropeiro goiano conta com torresmo, que dá um toque crocante ao prato. Aqui, o feijão roxo é preparado com couve manteiga, pimenta de bode, linguiça de porco e farinha de mandioca. É uma opção que vai te levar direto para o Goiás e vai te deixar com água na boca.

5. Feijão tropeiro vegano


O feijão tropeiro também pode ser uma opção para quem é vegano. Essa receita traz o feijão combinado com farinha de mandioca, cebolinha, salsinha e chá de páprica. O preparo é rápido e ideal para reaproveitar aquele restinho de feijão que sobrou do almoço.

6. Feijão tropeiro de solteiro


O preparo dessa receita é simples e prático, ideal para quem não tem muito tempo. Os acompanhamentos do feijão aqui são linguiça fininha defumada, ovo cozido, couve e farinha de mandioca torrada. É uma opção para aquele dia corrido pois os ingredientes podem ser facilmente encontrados na sua geladeira!

7. Feijão tropeiro com pernil


Essa receita traz o pernil defumado, o bacon e a linguiça como acompanhamentos do feijão. A farinha de mandioca entra para finalizar o prato, que fica com um sabor delicioso. Esse tropeiro funciona como uma ótima opção para surpreender seus convidados no final de semana!

8. Tropeiro de feijão sempre verde


O diferencial dessa receita é o feijão sempre verde, que combinado com a couve, o fubá e a linguiça fininha resulta em um tropeiro gostoso e prático. O azeite finaliza o preparo do prato, que fica um gostinho de quero mais e vai fazer sucesso na sua cozinha!

9. Feijão tropeiro com paio


Essa receita é muito gostosa e com certeza vai fazer sucesso com seus convidados. Aqui, o feijão tem como acompanhamento paio, carne de sol, bacon, linguiça e costelinha defumada. A farinha de mandioca e os ovos finalizam o prato, deixando a textura inconfundível do feijão tropeiro.

10. Feijão tropeiro com barriga de porco

Foto: Reprodução / cozinha da matilde


A barriga de porco dá um toque especial a esse preparo de feijão tropeiro e as linguiças funcionam muito bem como acompanhamento do prato. O tempero é outro diferencial dessa receita e consiste em adicionar cebola brunoise e pimenta dedo-de-moça.

11. Tropeiro de feijão azuki


Essa receita conta com o azuki, que é um feijão delicioso de origem japonesa e que se encaixa muito bem nessa versão de feijão tropeiro. A farinha de mandioca deve ser substituída pelo cuscuz, que dá um sabor ainda mais gostoso ao prato.

12. Tropeiro de feijão jalo


Esse preparo do prato traz o feijão jalo combinado com couve, farinha de mandioca e calabresa. A dica é servir o tropeiro acompanhado de farofa de maracujá e arroz carreteiro, você vai ficar com água na boca!

13. Feijão tropeiro com bacon


Essa receita traz o feijão carioquinha como ingrediente principal do tropeiro, o que torna seu preparo ainda mais prático, já que este ingrediente por ser facilmente encontrado. O feijão aqui é combinado com bacon, couve, ovos e linguiça de porco. O resultado desse preparo é surpreendente e delicioso.

Depois de ver todas essas receitas, você vai querer adicionar esse prato ao seu menu. O feijão tropeiro fica delicioso em todas essas variações e mais incrível ainda na sua mesa, experimente!

PARA VOCÊ