50 receitas de feijão para o dia a dia e também pratos inovadores

O feijão é um ingrediente que está presente com muita frequência na mesa dos brasileiros acompanhado de arroz, carne, salada e batata frita. Além de fazer parte do nosso cardápio pelo seu sabor, esse também é um alimento muito importante devido ao seu valor nutricional, ainda mais quando pensamos em uma refeição saudável e balanceada.

Você sabia, porém, que as opções de pratos que podem ser feitos com o uso dessa leguminosa são enormes e podem surpreender os mais diversos paladares, já que o grão pode ser usado no preparo de sopas, saladas, caldos e até mesmo brownies? Além disso, o feijão é um alimento que tem uma grande variedade de tipos, o que também pode fazer com que seu prato tenha outro sabor, dependendo da opção.

Se você quer conferir como cozinhar um simples feijão para suas refeições do dia a dia ou conhecer essa grande variedade de pratos que podem ser feitos com esse ingrediente, confira a lista abaixo que conta com as melhores receitas!

Tradicionais

Não há nada tão delicioso como um feijão bem temperadinho para o seu almoço, não é? Essa receita tão tradicional da mesa do brasileiro precisa de apenas 30 minutos para o seu preparo e, se preferir, você pode refogar bacon com a cebola para adicionar ao seu feijão.

Publicidade

O feijão-vermelho é muito nutritivo e traz uma lista de benefícios para a saúde por ser rico em antioxidantes, potássio, magnésio e vitamina B9 só para começar a lista, além de ser bastante saboroso. Adicione uma folha de louro ao cozimento para um sabor a mais.

O feijão-verde se diferencia dos outros por ser a vagem colhida antes do desenvolvimento das sementes e possui um gosto mais adocicado em relação às outras qualidades de feijão. Você também pode criar uma farofa do feijão com essa receita, se quiser.

O sabor mais amanteigado do feijão-branco com certeza vai surpreender você e essa receita com bacon, linguiça, cenoura e outros ingredientes que cria um prato delicioso e que pode ser acompanhado por arroz branco e farofa. Confira!

Talvez o mais encorpado e com sabor mais marcante entre os feijões, o feijão preto fica delicioso quando cozido com carnes, como é o caso dessa receita que leva linguiça calabresa ou paio em rodelas em sua composição. Dê uma olhada!

Publicidade

Também conhecido como feijão-fradinho, o feijão-de-corda é conhecido por não formar caldo no seu cozimento e ter um sabor levemente adocicado. Essa receita bastante rica e temperada também leva bacon e é um excelente acompanhamento para carne assada.

Essa receita de feijão egípcio é feita com feijão fava e precisa de apenas 25 minutos para o seu preparo, sendo uma explosão de sabor e podendo ser temperado também com cominho, pimenta-calabresa e louro, por exemplo. Confira!

Prato típico dos bares do Rio de Janeiro, o feijão amigo é um caldo de feijão preto reforçado com calabresa, bacon, banha de porco e torresmo. Se preferir, você pode adicionar cebola crispy ou queijo ralado por cima do prato para finalizar.

Essa receita de feijão-branco com tomate é para quem quer dar uma variada no feijão do almoço, mas manter a praticidade. Você vai precisar de apenas 30 minutos para o preparo desse prato deliciosamente temperado. Dê uma olhada!

Com carnes

A feijoada é, talvez, um dos pratos mais famosos da culinária típica brasileira e é mesmo uma paixão nacional. Um ensopado de feijão preto com as mais diversas partes do porco, a feijoada fica deliciosa se acompanhada de farofa, arroz branco e couve.

Publicidade

Mais um prato que é muito amado no Brasil! O baião de dois combina arroz, feijão, carne-seca e mais alguns ingredientes deliciosos. Aprenda de vez a fazer essa receita!

O feijão tropeiro é quase uma refeição inteira por si só, levando feijão carioquinha ou fradinho, bacon, linguiça, carne de sol, ovos cozidos, couve e farinha de mandioca, constituindo um prato delicioso e nutritivo. Dê uma olhada!

E para deixar seu feijão de corda ainda mais saboroso, adicione costelinhas de porco ao preparo. Esse é um prato perfeito para servir no domingo em família.

O tutu de feijão é um prato típico da culinária mineira feito com feijão cozido e engrossado com farinha de mandioca, que também leva bacon e calabresa em seu preparo. Esse prato saboroso fica ótimo se acompanhado de arroz e torresmo.

Se você ama uma boa costelinha defumada, esse prato onde ela é perfeitamente combinada com o feijão com certeza vai fazer sucesso na sua casa. Sirva tendo como acompanhamento arroz branco e farofa, fica uma delícia. Confira!

Publicidade

Esse é um prato muito nutritivo e saboroso, que contrasta o gosto mais forte do feijão vermelho e da linguiça com o adocicado da beterraba. O prato leva cerca de 60 minutos para ser preparado e rende até 10 porções. Dê uma olhada!

Sopas e caldos

Para quem adora uma boa sopinha em dias mais frios, essa é uma excelente opção nutritiva e saborosa para te aquecer no inverno. Para um prato ainda mais aromático, você pode adicionar pimentão colorido e alho-poró à receita.

Essa clássica receita traz todo o aconchego de uma comida de avó e é bem prática de fazer, precisando de apenas 20 minutos para o preparo. Para uma versão vegana, tudo o que você precisa fazer é não adicionar o bacon. Dê uma olhada!

Quem não adora um bom caldinho de feijão durante o inverno? Essa receita deliciosa precisa de pouco tempo para o preparo e fica incrível se acompanhada de croutons ou fatias de torrada com alho. Confira!

Esse caldo bastante encorpado é uma refeição nutritiva e muito saborosa para uma noite mais fresquinha com a sua família. Você pode fazer uma versão vegana do prato substituindo o bacon e a calabresa por cogumelos e cenoura, fica uma delícia.

Essa é a receita ideal para quem adora uma sopa de feijão, mas quer variar um pouquinho. O preparo é muito fácil e leva poucos ingredientes, precisando de apenas 20 minutos para a confecção da sopa. Veja!

Para quem está procurando uma receita de caldo rápida e fácil para quando você não tem muito tempo para cozinhar, esse caldinho de feijão é a pedida certa para você. O preparo leva cerca de apenas 20 minutos e rende duas porções.

Bolinhos de feijão

A ora-pro-nóbis é uma planta conhecida por ser altamente proteica e nutritiva e, nessa receita de bolinho de feijão fradinho, ela também é deliciosa. Você também pode temperar a massa dos bolinhos com coentro, tempero baiano ou páprica.

Se você está à procura de um aperitivo delicioso para seus convidados, mas não tem muito tempo para ficar na cozinha, essa receita de bolinho de feijão leva apenas 25 minutos para o preparo e pode ser servida com molho de pimenta, rosé ou tártaro.

Couve e feijão são uma dupla irresistível e, nessa deliciosa receita de bolinho de feijão, isso não é uma exceção. Os bolinhos ficam maravilhosos se servidos com molho de alho e o preparo desse prato leva cerca de 40 minutos.

O queijo vai trazer uma cremosidade toda especial para esses bolinhos de feijão-fradinho, que são com certeza irresistíveis. Eles combinam muito com molho de pimenta e limão e precisam de apenas cerca de 20 minutos para o preparo.

O sabor mais amendoado do feijão-branco vai tornar essa receita de bolinhos muito especial. Eles podem ser recheados com queijo, frango, bacon ou qualquer outro recheio de sua preferência. Dê uma olhada!

Que o feijão-fradinho é uma leguminosa bastante versátil todo mundo já sabe, e esses bolinhos que o têm como ingrediente principal vão com certeza conquistar você. Você vai precisar de apenas 3 ingredientes e 20 minutos para o preparo.

O feijão moyashi, também conhecido como broto de feijão, é uma leguminosa muito nutritiva e rica em antioxidantes, que fica deliciosa nessa receita de bolinhos com abóbora. A receita leva 30 minutos para ser preparada e rende até 8 unidades.

Essas deliciosas almôndegas veganas feitas com feijão vão conquistar aqueles que não consomem nada de origem animal! As almôndegas ficam deliciosas se servidas com molho de tomate caseiro, molho de alho ou mostarda.

Saladas e acompanhamentos

Esta receita de salada de feijão-fradinho com ovo é saborosa e leva ingredientes simples, que você provavelmente já tem em casa. O feijão-fradinho, também conhecido como feijão-de-corda, é saboroso, além de ser muito rico em nutrientes. Vale experimentar.

Um vinagrete é sempre uma boa pedida em churrascos e almoços de domingo, e essa receita com feijão-fradinho vai conquistar todos os seus convidados e familiares. Você pode fazer o preparo do seu vinagrete no dia anterior e mantê-lo na geladeira até a hora de servir, se preferir.

Chakalaka é um molho levemente apimentado que surgiu na África do Sul e acabou se tornando um prato típico desse país. A mistura é servida acompanhada de pãezinhos ou como se fosse uma salada. Para quem gosta de comidas levemente apimentadas esta é mais uma opção que vale a pena experimentar.

Essa salada mega colorida e refrescante é ideal para dias quentes e é recheada de sabor, além de ser muito fácil de preparar. Você pode incrementar a salada com coentro, hortelã ou manjericão para ainda mais frescor.

Esse feijão que é tão comumente relacionado a pratos mais pesados também fica delicioso como ingrediente para saladas. Acompanhado por legumes como pimentão verde, pepino, tomate-cereja e cebola. Cozinhe o feijão até ele estar al dente para a salada.

Se você quer uma salada de sabor marcante para servir para a sua família e amigos, essa receita pode ser a opção certa para você. Essa salada também leva banana-da-terra, pimentões e tomates, além de servir cerca de seis porções. Confira!

A batata-doce é um legume bastante versátil, que pode ser servida frita, assada ou até mesmo na salada, como é o caso desse delicioso prato com feijão preto. Apesar de ser uma receita um pouco mais demorada de se preparar, vale muito a pena.

Essa salada deliciosa e nutritiva precisa de apenas 5 ingredientes e cinco minutos para o preparo, sendo ideal para quem não tem muito tempo para cozinhar, mas quer comer algo leve e saudável. Você pode substituir o atum por sardinha ou frango desfiado, se preferir.

Essa salada mega prática de preparar e bastante incrementada vai te surpreender pelo seu sabor incrível. Lembre-se de cozinhar o feijão al dente para que ele não desmanche no meio da salada. Você vai precisar de apenas 5 minutos para o preparo.

Para um churrasco estar completo não pode faltar uma boa farofa, certo? Essa deliciosa receita com feijão-fradinho com certeza vai impressionar os seus convidados e é um excelente acompanhamento para carnes e arroz branco.

Legumes recheados sempre são uma opção deliciosa para uma refeição, e essa receita de batata-doce recheada com feijão branco é de se apaixonar! Você pode deixá-la ainda mais gostosa salpicando ervas por cima na hora de servir.

O charuto é um prato tradicional da culinária árabe que ganhou diversas versões no Brasil, como essa com recheio de arroz e feijão. O recheio também leva bacon, carne de fumeiro, pimenta-dedo-de-moça e pimenta-do-reino. Confira!

Lanches e petiscos

Há várias opções de hambúrguer vegano que podem ser preparadas usando o feijão, e essa receita que também leva tapioca vai te impressionar. Você pode comer o seu hambúrguer no almoço, no jantar ou com pão e bastante molho!

Essa versão do homus que leva o feijão fradinho como prato principal vai te surpreender pelo sabor. A receita é muito simples de fazer e leva apenas 20 minutos para o preparo e fica delicioso se servido com torradas e pães. Dê uma olhada!

Quem poderia imaginar que o feijão preto poderia ser o ingrediente principal de uma receita de brownies? Essa receita vegana muito criativa precisa de apenas 30 minutos para o preparo e é deliciosa! Se quiser, você pode fazer uma ganache para cobertura ou recheio.

Essa receita de hambúrguer vegano é fácil de fazer e precisa de apenas 6 ingredientes e 40 minutos para o preparo, ficando delicioso quando servido com maionese caseira ou como lanche. Se preferir, você pode congelá-los para comer depois.

Wraps são refeições rápidas e saudáveis que são ideais para quem quer comer algo mais leve e nutritivo. Você vai precisar apenas do feijão, água e sal para preparar a massa e depois recheá-la com legumes como alface, cenoura, beterraba e tomates-cereja.

Se você está sem tempo para uma refeição elaborada, mas quer comer algo nutritivo e delicioso, esse hambúrguer de feijão azuki é a pedida certa para você. O preparo dessa receita leva apenas 10 minutos e pode ser frito, assado ou feito na airfryer.

Se você gosta de um bom patê para servir no café da tarde ou para receber suas visitas, essa receita é para você. Em apenas 5 minutos você pode preparar esse patê de feijão-fradinho e sardinha e servi-lo com torradinhas ou passá-lo no pão.

Mais um doce que tem o feijão como ingrediente principal, você vai se surpreender com esse delicioso bolo de feijão que precisa de seis ingredientes para o preparo e cerca de 40 minutos. Excelente para quem quer variar um pouco na hora de fazer um bolinho.

Se o que você está procurando é uma receita nutritiva e saborosa para quem não tem muito tempo para ficar na cozinha, você vai adorar essa grãomelete de feijão-fradinho. Ela leva apenas 4 ingredientes e você pode prepará-la em apenas 15 minutos.

É surpreendente o quão versátil o feijão pode ser na cozinha, principalmente for levado em conta todas as suas variedades, não é? Agora que você já sabe o quão longe pode ir com esse ingrediente tão amado pelo brasileiro, escolha suas receitas favoritas e se divirta na cozinha!

Como se sabe que não existe par mais perfeito do que feijão com arroz, dê uma olhada nessas receitas de arroz e bom apetite!