60 receitas de feijão para o dia a dia e também pratos inovadores

Por
Atualizado em 21.07.21

O feijão é um ingrediente que está presente com muita frequência na mesa dos brasileiros acompanhado de arroz, carne, salada e batata frita. Além de fazer parte do nosso cardápio pelo seu sabor, esse também é um alimento muito importante devido ao seu valor nutricional, ainda mais quando pensamos em uma refeição saudável e balanceada.

Mas você sabia que as opções de pratos que podem ser feitos com o uso dessa leguminosa são enormes e podem surpreender os mais diversos paladares, já que o grão pode ser usado no preparo de sopas, saladas, caldos e até mesmo brownies. Além disso, o feijão é um alimento que tem uma grande variedade de tipos, o que também pode fazer com que seu prato tenha outro sabor, dependendo da opção.

Se você quer conferir como cozinhar um simples feijão para suas refeições do dia a dia ou conhecer essa grande variedade de pratos que podem ser feitos com esse ingrediente, confira a lista abaixo que conta com as melhores receitas:

Publicidade

Feijão para o dia a dia

Foto: Reprodução / Temperaria

Foto: Reprodução / Temperaria

1. Feijão fradinho: essa é uma opção do grão que tem um cozimento bem rápido e casa muito bem com uma salada, servido frio mesmo, ou até mesmo com peixes, linguiças, carne seca, enfim, a variedade de combinações que você pode fazer é imensa.

2. Feijão preto com bacon e calabresa: aquele feijão mais encorpado também pode entrar para suas refeições diárias, não é mesmo? Acrescentar bacon e calabresa ao seu prato é uma maneira bem simples de mudar o sabor, mas sem ter muito trabalho extra.

3. Feijão cremoso: algumas pessoas preferem que o feijão tenha um caldo mais ralo e uma textura mais durinha, enquanto outras gostam de um caldo denso e um grão molinho. Se você está no segundo grupo, não deixe de provar essa receita.

4. Feijão branco: essa é uma receita com dicas de como cozinhar e temperar essa opção de grão. O passo a passo não tem muito segredo, mas é interessante conferir as dicas para um resultado de sucesso, não é mesmo?

5. Feijão sem segredos: já tentou preparar esse grão que faz sucesso nas mesas dos brasileiros e não teve sucesso ou ainda nunca fez esse prato? Depois de conferir as dicas dessa receita, difícil vai ser não querer comer feijão todos os dias.

6. Feijão verde: essa é uma opção do grão bem fresco, recém saído da vagem, por isso a cor verde. Além de ser muito nutritivo, ainda tem um gostinho diferente para que você possa variar na rotina.

Publicidade

7. Feijão magrinho: a principal dica magrinha dessa receita é usar legumes, como a cenoura, por exemplo, para incrementar o sabor do seu grão. Mas caso você seja um cozinheiro de primeira viagem, também é possível conferir todas as informações necessárias para um prato e sucesso.

8. Feijão de corda: e que tal preparar essa opção de grão com alguns temperos especiais? Além da tradicional cebola e do alho, você também vai precisar de coentro, pimentão verde e um pouco de colorau para dar cor.

Feijão turbinado

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

9. Feijão fradinho com camarão seco: essa é uma opção de prato que tem a cara da Bahia, mesmo assim, os ingredientes usados para incrementar o sabor, como o camarão seco, por exemplo, podem ser facilmente encontrados em muitos estados.

10. Feijão preto com linguiças: a versão preta lembra muita gente de feijoada, mas também cai muito bem no dia a dia. Se você quer ainda mais sabor, a calabresa pode ser uma ótima opção, já que não te dará muito trabalho extra, mas seu prato ficará muito mais gostoso.

11. Feijão verde com coco: que tal cozinhar seu grão verde com água, mas antes de tirar a leguminosa do forno, usar leite de coco para incrementar o sabor? O resultado pode ser bem diferente do tradicional, mas se você gosta de inovar, vale a pena experimentar.

12. Feijão azuki: e que tal usar um grão de origem japonesa para dar mais sabor ao seu arroz do dia a dia? Essa é uma opção incrementada, mas saudável da leguminosa, pois a textura encorpada do caldo fica por conta da biomassa de banana verde.

13. Feijão com lombo: além do lombo suíno, essa receita também ganha um toque de sabor devido ao uso de bacon e ervilha torta – que pode ser substituída por vagem. O preparo não é muito trabalhoso, mas sua refeição pode ficar muito mais gostosa com esse prato presente na mesa.

14. Feijão com carne de porco: já essa receita combina o grão do tipo fradinho com bacon, pernil suíno, linguiça defumada e uma grande quantidade de temperos. Se você quer um sabor marcante para sua leguminosa, essa pode ser uma ótima sugestão para entrar no seu cardápio.

15. Feijão com linhaça: e que tal preparar um prato funcional com esse grão? Além da linhaça, você vai precisar de cenoura ou abóbora, gengibre e o alguns temperos básicos, como algo, cebola e sal.

Publicidade

16. Feijão preto com carne seca: essa é uma receita um pouco demorada de ser feita se você tiver apenas uma panela de pressão em casa, pois tanto o grão quanto a carne precisam ser cozidos por um bom tempinho. Já o sabor compensa toda essa espera e o prato ainda fica com uma textura bem encorpada.

17. Feijão branco com shiitake: combinar o grão com cogumelo pode ser uma maneira simples de sair da rotina. Você não precisará ficar muito tempo além do que ficaria se estivesse preparando uma versão não incrementada do prato, mas ainda assim consegue um resultado cheio de sabor.

18. Feijão com lombo e linguiça: e que tal usar o grão na sua versão branca nessa combinação de leguminosa com lombo e linguiça? O prato fica super encorpado e cheio de sabor, vale a pena experimentar.

Pratos com feijão

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

19. Hambúrguer de feijão: esse é um hambúrguer que tem uma casquinha crocante por fora e uma textura molhadinha por dentro. Além do sabor e da quantidade de nutrientes, a vantagem desse prato é que ele pode ser feito com feijão novo ou congelado.

20. Hambúrguer de feijão carioca: o feijão carioquinha é facilmente encontrado na mesa dos brasileiros, por isso, essa é uma ótima opção para inovar no sabor desse ingrediente. Além disso, essa é uma receita que tem um nível de dificuldade bem baixo, por isso pode ser preparada por quem tem pouca experiência na cozinha.

21. Hambúrguer de feijão preto: essa é uma ótima opção e hambúrguer para um prato sem ingredientes de origem animal, já que todos os itens são de fácil acesso e o sabor é de deixar muita gente de queixo caído.

22. Brownie fit de feijão: pelo nome essa receita pode parecer muito esquisita e com um sabor horrível, não é mesmo? Mas na verdade, o sabor pode ser apreciado pelos mais diversos paladares. Que tal experimentar?

23. Hambúrguer de feijão e beterraba: que tal combinar o feijão branco com beterraba para o preparo do seu próximo hambúrguer? O resultado é um prato com uma cor linda, cheio de nutrientes e com uma textura bem molhadinha.

24. Feijão tropeiro: o feijão tropeiro é um prato super encorpado e que combina sabores bem variados. Por isso, se você gosta de uma refeição marcante, deve testar essa receita em casa.

Publicidade

25. Hambúrguer de feijão e quinoa: nessa receita, além de aprender como preparar em casa um hambúrguer de feijão branco com quinoa, você também confere como fazer um molho de pepino que pode ser usado como acompanhamento para sua refeição.

26. Tutu de feijão fácil e rápido: essa é uma ótima dica para aproveitar aquele feijão que sobrou da refeição anterior. Bacon, calabresa, farinha de mandioca e ovo são usados para incrementar o sabor da leguminosa.

27. Hambúrguer de arroz e feijão: quer um hambúrguer mais brasileiro que esse? Os dois ingredientes que aparecem com maior frequência na nossa mesa são usados para preparar um único prato. Além disso, essa é uma opção vegana e sem glúten.

28. Homus de feijão branco: o homus é uma pasta que normalmente é feita com grão de bico, mas também pode ser preparada com feijão branco e ter um sabor super gostoso. Essa é uma opção básica, mas você pode usar outros ingredientes para incrementar seu patê, como azeitonas e pimentões, por exemplo.

29. Bacalhau com feijão fradinho: quer uma refeição leve, mas que seja bem gostosa? Essa combinação de bacalhau com feijão fradinho pode ser uma ótima opção, ainda mais se o dia estiver quente e pedir por um prato fresquinho.

30. Chili de feijão: que tal rechear suas tortillas com um chilli de feijão com carne moída e creme azedo? O sabor é bem gostoso e marcante, mas você pode ter uma noite mexicana sem passar horas na cozinha e sem muito trabalho.

31. Minestrone com feijão: e que tal preparar uma sopinha com um caldo bem gostoso e grão de feijão que ainda leva batatas e espaguete? Essa é uma refeição completa que pode ser feita para os dias que pedem um prato reconfortante.

32. Macarrão com feijão e costela: que tal preencher um refratário com uma combinação de macarrão, feijão e costelinha de porco? A combinação de ingredientes pode até soar um pouco esquisita, mas vale a pena experimentar essa mistura.

Caldinho de feijão

Foto: Reprodução / Marola com carambola

Foto: Reprodução / Marola com carambola

39. Caldo de feijão para o inverno: que tal cozinhar um feijão com caldo de legumes e depois misturar o grão com cenoura, bacon e calabresa bem fritinhos? Os temperos dão um sabor especial ao prato que ainda tem um toque crocante por causa dos embutidos.

34. Caldinho de feijão: sabe aquele dia que você quer uma refeição simples, mas que seja bem gostosa? Esse caldo de feijão carioca vegano pode ser uma ótima dica para esses momentos, pois tem um preparo que quase não dá trabalho.

35. Caldo de feijão com bacon: bacon e feijão são dois ingredientes que combinam muito bem, ainda mais se o prato for um caldinho bem gostoso para os dias com temperaturas mais amenas.

36. Caldo de feijão preto com bacon: além de feijão e bacon, você só via precisar de alho, pimenta e cebolinha para preparar o seu caldo. Mesmo com poucos itens é possível saborear um prato que dá água na boca.

37. Caldo de feijão com batata: essa é uma receita em que o legume e o grão são batidos no liquidificador depois de cozidos, por isso os sabores se misturam bem e a textura do prato fica bem cremosa.

38. Caldo de feijão branco: essa é uma receita que combina o feijão branco com nori, uma folha feita com o uso de algas marinhas. Por isso, seu caldo terá um toque oriental, uma boa quantidade de nutrientes e muito sabor.

39. Caldo de feijão com cenoura: para um caldo com uma maior quantidade de nutrientes e uma textura mais encorpada, usar a cenoura pode ser uma boa pedida. O uso desse ingrediente não te dará muito trabalho extra, mas dará outro sabor ao seu prato.

40. Caldo de feijão e alho-poró: o alho-poró é um ótimo ingrediente para ser usado no temperos dos pratos, seu sabor é suave, mas não passa despercebido. Por isso, se você quer uma refeição simples, mas com um gostinho diferente, não deixe de provar essa receita.

41. Caldo de feijão branco: creme de leite e queijo prato são os principais ingredientes que são usados para dar mais sabor ao caldo, além do grão, é claro. Os temperos também deixam a refeição ainda mais gostosa.

Sopas de feijão

Foto: Reprodução / Dedo de moça

Foto: Reprodução / Dedo de moça

42. Sopa de feijão com paio: o paio é uma linguiça muito parecida com a calabresa e normalmente é usado no preparo da feijoada, mas também pode cair muito bem em uma sopinha simples feita para uma refeição durante a semana.

43. Sopa nutritiva de feijão: que tal bater o grão cozido com sua água no liquidificador e depois usar esse caldo para cozinhar um macarrão? Essa é uma receita bem simples, mas cheia de sabor e ideal para os mais variados momentos.

44. Sopa de feijão e grão de bico: se você é uma pessoa que gosta de uma sopa bem incrementada, essa pode ser a opção ideal, pois além de feijão e grão de bico, esse prato ainda leva tomate, cenoura, salsão, pimentão, couve, cogumelos e diversos temperos.

45. Sopa de feijão com batata: o diferencial dessa sopa que tem como ingredientes principais o feijão e a batata é o uso de azeite e coentro para incrementar seu sabor.

46. Sopa de camarão com feijão: essa é uma sopa bem diferente, já que os principais ingredientes usados são o feijão branco e o camarão. O caldo da sopa fica por conta de água, tomate e diversos temperos que dão um toque extra de sabor.

47. Sopa de feijão: bacon, extrato de tomate, macarrão e alguns temperos são ingredientes que podem render um prato muito gostoso, mas que não exige muito tempo na cozinha. Que tal testar para sua próxima refeição?

Acompanhamentos com feijão

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

48. Bolinho de feijão com queijo: sabe aquele bolinho que tem uma casquinha crocante, mas a parte de dentro é bem molhadinha? Essa é a textura desse petisco que ainda leva queijo no recheio.

49. Farofa de feijão macassar: essa farofa combina o grão com bacon e calabresa, por isso, fica com um gostinho bem marcante. É ideal para churrascos ou até mesmo para as refeições do dia a dia.

50. Salada de feijão macassar: essa é uma salada que combina o grão com tomates picadinhos e diversos temperos. O preparo é bem simples, mas o resultado é um prato bem colorido que cai muito bem em dias que têm uma temperatura mais alta.

51. Salada de feijão fradinho: essa é uma receita ideal para acompanhar suas refeição. Por sem bem completa, é cheia de sabor, cores e nutrientes. Sua mesa ficará mais bonita e seu paladar satisfeito.

52. Salada de feijão branco: já essa é uma receita de salada que além do grão, também leva paio, tomate, cebola, azeitona e temperos. É uma salada que tem um preparo bem simples, mas muito nutritiva.

53. Pastéis de feijão: essa é uma receita bem diferente daqueles pastéis de feira. A massa é feita com manteiga, farinha e leite e leva um recheio bem cremoso de feijão. Por isso, se você quer inovar no petisco, que tal testar essa receita?

54. Salsa de feijão andu: o feijão andu é rico em proteínas e carboidratos, por isso, é um ótimo aliado de quem quer manter uma alimentação equilibrada e busca uma barriga mais sequinha.

55. Bolinho de feijão branco: se você gosta de um salgado frito, essa é uma receita com um sabor bem inovador, mas um preparo que não foge do comum. A textura da massa fica incrível e o gostinho pode deixar muita gente babando.

56. Almôndegas de feijão branco: e que tal preparar almôndegas sem o uso de ingredientes de origem animal? Essa é a proposta dessa receita para uma refeição vegana cheia de sabor e nutrientes.

57. Pasta de feijão azuki: sabe aquele bolinho japonês doce que tem é recheado com uma pasta de feijão? É essa mesma que você vai aprender a preparar nessa receita. A combinação do grão com açúcar pode parecer estranha, mas vale a pena experimentar.

58. Salada de carne com feijão: essa é uma receita de salada bem diferente, já que é feita com tomate, alface, feijão, carne moída e leva um tempero bem picante. É ideal para comer acompanhado de tortilhas ou nachos.

59. Salada de quinoa e feijão: essa é uma opção de salada cheia de proteínas, minerais e fibras. Além dessa vantagem nutricional, não é daqueles alimentos que te deixam com uma sensação de peso após a refeição.

60. Bolinho de feijão branco: que tal preparar uma massa de bolinho com mandioca e feijão e usar rabada como recheio? Esse é um bolinho que tem fama no Rio de Janeiro, mas que também pode fazer sucesso na sua cozinha.

Preparar um simples feijão para acompanhar o seu arroz ou outros pratos mais elaborados com o uso dessa leguminosa pode ser uma tarefa muito mais simples depois de conferir essa lista, não é mesmo? Por isso, que tal marcar suas opções favoritas no seu caderno de receitas?