30 receitas de hambúrguer vegano impressionantes e irresistíveis

Escrito por Mariana Sanches

O hambúrguer é um tipo de lanche gostoso e versátil. Tradicionalmente, ele é preparado com carne bovina, mas pode também ganhar outras variações como frango e porco. A novidade, porém está nos hambúrgueres veganos.

Para quem não come carne e nenhum outro produto de origem animal (ovos, leite e seus derivados), substituir o tradicional hambúrguer bovino pode parecer tarefa difícil, mas não é. Na verdade, há uma infinidade de deliciosas receitas sem carne e preparadas com os mais variados ingredientes – de grão de bico até cogumelos.

Confira essa lista de 30 receitas de hambúrgueres veganos para preparar um lanche superdiferente e surpreender todo mundo.

Hambúrguer vegano de feijão

Foto: Reprodução / Fru Fruta

1. Hambúrguer de arroz e feijão: a tradicional combinação brasileira pro almoço ou jantar do arroz com feijão ganha, aqui, uma nova adaptação – a de um saboroso hambúrguer vegano. Além do arroz e do feijão, os outros ingredientes necessários para preparar essa delicia são cebola, quinoa, azeite, sal, especiarias a gosto e beterraba, que dá uma coloração toda especial para o hambúrguer.

2. Hambúger de feijão branco e beterraba: quem não pode consumir glúten vai adorar essa receita. Preparado com feijão branco, beterraba, alho, cebola, cheiro-verde, azeite e amido de milho, esse hambúrguer vai surpreender todo mundo. Aproveite!

3. Hambúrguer de feijão carioquinha: extremamente fácil de preparar, esse hambúrguer fica pronto em menos de vinte minutos. Atenção para os ingredientes: feijão carioquinha cozido, farinha de mandioca, cebola, alho, pimenta-do-reino, sal e outros temperos a gosto.

4. Hambúrguer de feijão preto: o tradicional feijão preto, usualmente usado para preparar uma deliciosa feijoada, ganha, aqui, uma nova receita – a de um espetacular hambúrguer vegano. Ele dura até dois meses no congelador e rende seis porções médias. Vale a pena experimentar.

5. Hambúrguer de feijão acebolado: além de um delicioso hambúrguer de feijão preto, essa receita te ensina a preparar uma cebola refogada muito gostosa. O segredo para ela ficar bem douradinha e macia é refogar com açúcar demerara por dez minutos.

6. Hambúrguer de feijão fradinho: muito comum na culinária baiana, o feijão fradinho, ou feijão de corda, é um grão versátil, saboroso e muito nutritivo. Aqui, ele é o ingrediente principal para preparar um hambúrguer vegano. Para dar liga, o segredo está em usar a farinha de rosca até dar o ponto.

7. Hambúrguer de feijão vermelho: até mesmo quem não dispensa um hambúrguer de carne vai pensar duas vezes quando ver essa receita. Preparado com feijão vermelho, cebola, pimentão vermelho, alho, limão, cheiro-verde, coentro, farinha de rosca, pápricas doce e picante e tempero para chilli, esse hambúrguer vai agradar os mais variados paladares.

Hambúrguer vegano de grãos

Foto: Reprodução / Frango com batata doce

8. Hambúrguer de castanha-de-caju: em um processador, triture a cebola, cenoura, alho e castanha-de-caju. Adicione o arroz, 1/2 xícara de lentilha, coentro, manjericão, cominho, páprica doce, pimenta e o sal e bata bem. Misture manualmente o restante da lentilha e o óleo de coco. Em uma tigela separada, misture a farinha de linhaça com a água morna e deixe descansar por 2 minutos. Acrescente essa mistura ao restante da massa. Modele e leve para fritar. Está pronto!

9. Hambúrguer de quinoa com gergelim e aveia: sabe aquelas sobras de saladas que ficam na geladeira? Que tal usar esses ingredientes para preparar um hambúrguer vegano muito diferente e gostoso? Junte os ingredientes e temperos, acrescente a farinha de aveia para dar liga e modele os hambúrgueres.

10. Hambúger de grão de bico com molho tahine: o tahine é um creme ou pasta feito de sementes de gergelim muito usado na cozinha do Oriente Médio. Nessa receita, ele dá um sabor todo especial para o hambúrguer vegano, que é feito com outros ingredientes especiais como grão de bico, farelo de aveia e polvilho doce. Fica uma delícia!

11. Hambúrguer de grão de bico: o grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteína E e em ferro, ótimo para substituir a carne em receitas vegetarianas e vegenas. Aqui, ele é usado para preparar um delicioso hambúrguer vegano que vai surpreender todo mundo. Confira!

12. Hambúrguer de ervilha: essa receita é muito simples de preparar e fica muito gostosa. Anote aí os ingredientes: ervilha partida seca, alho, cebola, caldo de legumes, salsinha, orégano, cominho, suco de limão e farinha de trigo. Os hambúrgueres podem ser congelado e rendem até cinco porções médias.

13 Hambúrguer de beterraba e grão de bico: o aspecto visual dessa receita é muito parecido com o de hambúrguer bovino, mas não se engane, não há um ingrediente de origem animal nessa versão vegana. O segredo para o vermelho vivo dessa delícia está na beterraba, que além de deixar o hambúrguer muito bonito também o deixa com um sabor supergotoso.

14. Hambúrguer de lentilha: que tal inovar nos ingredientes e usar lentilha para preparar um delicioso hambúrguer vegano? Aqui, além da lentilha, os outros ingredientes usados são alho, cebola, cheiro-verde, azeite, sal, cominho e farinha de trigo integral.

Hambúrguer vegano de cogumelos

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

15. Hambúrguer de shimeji: essa receita é um pouco mais trabalhosa, porém o resultado é incrível. Os ingredientes usados são shimeji branco, cebolinha, farinha de rosca, farinha de trigo integral, sal, shoyu, óleo vegetal, alho e pimenta-do-reino. Os hambúrgueres duram até dois meses congelados.

16. Hambúrguer de cogumelo à milanesa: nessa receita muito inovadora, o hambúrguer é o próprio cogumelo, que é empanado inteiro, sem o preparo de nenhuma massa. A dica é usar cogumelos portobelo, pois são maiores, deixando o resultado com o tamanho de um hambúrguer médio.

17. Hambúrguer de shimeji e paris: simples e prática, essa receita leva dois tipos de cogumelos – o shimeji e o paris. Para dar liga, são usadas farinha de arroz e farinha de rosca. O sabor especial fica por conta dos temperos e, aqui, a dica é usar linhaça, gergelim, chia e tempero americano.

18. Hambúrguer de portobello: aqui, os cogumelos são assados no forno e ganham um sabor todo especial. Essa receia também traz um delicioso acompanhante para os hambúrgueres: uma maionese vegana de limão siciliano e tofu que vai te surpreender. Confira!

19. Hambúrguer de shitake: o shitake é um cogumelo com o sabor extremamente marcante. Perfeito para inovar, esse ingrediente é usado aqui para preparar um hambúrguer vegano muito gostoso. Além do shitake, você também vai precisar de brócolis, aveia e shoyu.

20. Hambúrguer de cogumelo paris e quinoa: a combinação de quinoa com cogumelo paris, além de muito saudável, é supergostosa. Aqui, esses dois ingredientes são usados para preparar um hambúrguer vegano que vai surpreender todo mundo, até mesmo quem não dispensa carne.

Hambúrguer vegano de vegetais

Foto: Reprodução / Cozinha da Matilde

21. Hambúrguer de batata doce com quinoa: queridinha das dietas fitness, a batata doce é um alimento muito versátil e saudável. Ela pode ser usada nas mais diversas receitas e, aqui, é a estrela principal de um delicioso hambúrguer vegano que também leva cebola, quinoa, salsinha e pimenta.

22. Hambúrguer de abobrinha: prática e rápida de fazer, essa receita fica pronta em poucos minutos. Os ingredientes são abobrinha ralada, farinha de trigo, cebola, aveia em flocos, alho, azeite, sal e pimenta. Leve todos os ingredientes para uma tigela, misture bem e formate hambúrgueres do tamanho que preferir. Frite e está pronto!

23. Hambúrguer de cenoura: a promessa dessas receita é ficar pronta em no máximo dez minutos! Muito prática, ela é perfeita para o lanche da tarde ou para uma janta mais preguiçosa. Atenção para os ingredientes – cenoura ralada, arroz cozido, farinha de mandioca, óleo, sal, pimenta e água suficiente para dar liga.

24. Hambúrguer de berinjela: os amantes de berinjela vão amar essa receita. Aqui, a berinjela, juntamente com a cebola, é levada ao forno para ficar mole e, assim, ser mais fácil retirar a poupa. Todos os ingredientes são misturados no processador. A receita rende quatro hambúrgueres médios que podem ser congelados!

25. Hambúrguer de beterraba: aqui, além da cor vermelha e muito marcante, a beterraba dá um sabor muito especial para o hambúrguer vegano. Além dela, essa versão também pede ingredientes como feijão cozido e arroz integral cozido.

Hambúrguer vegano de ingredientes variados

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

26. Hambúrguer de pinhão: símbolo do estado do Paraná, o pinhão é uma semente muito usada na alimentação do sul do país. Aqui, ele é o ingrediente principal desse delicioso hambúrguer vegano. A parte mais complicadinha é a de descascar o pinhão, mas, depois, é só colocar tudo no processador de alimentos e bater bem.

27. Hambúrguer de tofu: o queijo vegano mais famoso é a estrela desse hambúrguer vegano, que fica bem levinho, crocante por fora e macio por dentro. Além do tofu, você também vai precisar de salsinha, alho, farinha de trigo e sal a gosto.

28. Hambúrguer de falafel: tradicional da cozinha árabe, o falafel é muito gostoso e versátil. Aqui, ele ganha a versão de hambúrguer vegano. Para preparar essa delícia, você vai precisar de grão de bico, cebola, alho, limão, cheiro-verde, sal e tempero sírio a gosto.

29. Hambúrguer de proteína de soja: a proteína de soja é o ingrediente mais tradicional para preparar um hambúrguer vegano ou vegetariano. Aqui, o segredo está nos temperos usados, que são a combinação perfeita de uma explosão de sabores. Vale a pena experimentar!

30. Hambúrguer de proteína de soja com cominho: essa é uma pedida bem simples de hambúrguer de soja, mas que resulta em um lanche muito gostoso e diferente. Os temperos que dão um sabor todo especial são cebola, alho, cominho, shoyu, orégano, salsa, cebolinha e pimenta-do-reino.

Hambúrgueres veganos, em sua maioria, são muito fáceis de fazer e levam os mais variados ingredientes. Ótima opção para o lanche da tarde ou até mesmo para uma janta diferente, essa delícia pode surpreender até mesmo quem não dispensa carne. Escolha o seu preferido e prepare aí na sua casa!

PARA VOCÊ