10 receitas de licor caseiro deliciosas para preparar agora mesmo

Escrito por    

O licor é uma bebida que tem seu processo de produção conhecido mundialmente e, por esse motivo, é feita de forma artesanal por muitas pessoas. A receita base leva algum ingrediente principal, como frutas ou especiarias, aguardente e açúcar.

Continua após o anúncio

O consumo do licor caseiro funciona bem tanto antes das refeições, para abrir o apetite, como depois, já que pode ajudar no processo de digestão. É uma bebida versátil, que pode ser feita com inúmeros ingredientes e consumida em ocasiões diversas.

Confira uma seleção de receitas de licores caseiros que você vai querer experimentar agora mesmo:

1. Licor de especiarias

Foto: Reprodução / SWEET MY KITCHEN

A receita desse licor leva água, canela, açúcar, anis-estrelados, cardamomos, cravos, noz moscada e aguardente. O preparo consiste em cozinhar as especiarias com o açúcar durante alguns minutos, acrescentar a aguardente e passar o líquido pronto para uma garrafa com ajuda de um funil. O licor fica com um sabor especial, além do aroma delicioso, que vai te deixar com água na boca!

2. Licor de granadilla

Foto: iStock

Essa receita traz como ingrediente base para o licor a granadilla, fruta de sabor marcante que faz parte da família do maracujá. Para preparar, deve-se reunir em um pote de vidro a polpa da fruta com álcool de cereais e açúcar cristal orgânico, reservando a mistura por quinze dias. Depois do tempo de reserva, só é preciso peneirar o líquido e está pronto. É uma opção de licor gostosa e que funciona bem para uma reunião com os amigos!

3. Licor de jabuticaba

Foto: iStock

Esse licor de jabuticaba leva, além da fruta, açúcar e cachaça em sua composição. O preparo é feito combinando os ingredientes em um pote e mantendo a mistura reservada por no mínimo um mês. Depois disso, é preciso coar o licor e, então, ele estará pronto, com um gostinho delicioso e que vai te surpreender!

Continua após o anúncio

4. Licor Malibu

Foto: iStock

O tradicional licor Malibu tem o coco como ingrediente principal. Nessa receita, a fruta é ralada e misturada com rum, água e açúcar refinado. A combinação é guardada por quatorze dias antes de poder ser consumida. É uma versão de licor conhecida, saborosa e que precisa entrar para o seu cardápio de bebidas!

5. Licor de cacau

Foto: iStock

O chocolate é um ingrediente originado do cacau, que agrada a todos e é a base dessa receita de licor. O preparo consiste em cozinhar em uma panela: chocolate meio amargo, leite condensado, água, vodka, essência de baunilha e chocolate ao leite até a combinação chegar a uma consistência homogênea. A mistura é levada à geladeira e deve descansar por aproximadamente 5 dias. Esse licor é cremoso, tem um sabor docinho e vai fazer sucesso até com quem não é muito fã de bebidas!

6. Licor de creme irlandês

Esse é um tradicional licor das terras irlandesas feito com calda de chocolate, café solúvel, leite condensado, whiskey e creme de leite fresco. Os ingredientes são levados ao liquidificador e, depois, a mistura é reservada na geladeira. É uma bebida bem equilibrada e que conta com o sabor inconfundível do café, perfeita para experimentar ao final de um dia agitado!

7. Licor de marula

Foto: iStock

Essa receita de licor leva leite condensado, conhaque, chocolate em pó e creme de leite. O preparo é feito batendo todos os ingredientes no liquidificador até chegar em uma consistência homogênea. Depois, deixe gelar por algumas horas. É uma opção barata, prática e gostosa, que pode perfeitamente ser servida em uma ocasião especial!

Continua após o anúncio

8. Licor limoncello

O licor limoncello é uma bebida conhecida e que é feita com limão siciliano, vodka e xarope de açúcar. Os ingredientes são todos misturados e a combinação tem que ficar guardada por duas semanas antes de ser consumida. Após o período, a bebida estará pronta e seu sabor crítico será delicioso e inconfundível, uma boa pedida para presentear alguém!

9. Licor de jenipapo

Essa receita de licor caseiro leva a fruta jenipapo, que tem um sabor marcante e harmoniza bem com o preparo de bebidas. O açúcar, a cachaça e a água acompanham a fruta e essa mistura vai ao fogo até chegar em um ponto parecido com o de conserva. Depois do cozimento, a combinação deve ser guardada por 45 dias e, então, pode ser consumida. É uma versão de licor diferente, gostosa e que vai deixar suas refeições com ainda mais sabor!

10. Licor de chocolate cremoso

Essa receita de licor de chocolate leva leite condensado, chocolate meio amargo, chocolate em pó, água e aguardente. O preparo é feito diluindo o chocolate meio amargo em uma panela com água e depois reunindo todos os ingredientes no liquidificador. Com a ajuda de um funil, deve-se passar a bebida para uma garrafa e, depois, é só aproveitar a textura cremosa e o sabor desse licor!

Essa bebida deliciosa conta com preparos diferentes e você pode encontrar a que mais funciona para acompanhar suas refeições. É uma opção simples e gostosa, que vai fazer sucesso na sua mesa. Experimente!

PARA VOCÊ