26 receitas de macarrão alho e óleo para inovar no preparo dessa massa

Escrito por Mariana Bianchini

O macarrão alho e óleo é uma receita extremamente simples e fácil de fazer, perfeita para quando você não tem muito tempo para gastar na cozinha e nem muitos ingredientes em casa. Com pouquíssimos itens, você consegue criar um prato supersaboroso e cativante.

As receitas mais simples utilizam ingredientes básicos, como sal e pimenta, além dos três ingredientes principais. Porém, você também pode inovar e fazer receitas mais elaboradas, adicionando carnes, legumes, verduras e outros ingredientes que tiver em casa.

Você precisa ter atenção com alguns detalhes para garantir uma refeição de sucesso: tome cuidado para não queimar o alho na hora de fritá-lo, se isso acontecer o seu macarrão vai ter um gosto amargo e nada agradável, e certifique-se de deixar a massa al dente, ou seja, nem muito duro, mas nem muito macio.

Confira uma lista de receitas de macarrão alho e óleo que variam desde pratos mais simples a pratos mais elaborados.

Receitas tradicionais de macarrão alho e óleo

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Espaguete com salsinha e pimenta do reino: essa é uma receita muito simples e fácil de fazer. Para um bom resultado, certifique-se de cozinhar a massa corretamente e de ter um azeite bom em mãos. Você vai precisar também de alho triturado, salsinha, pimenta do reino e sal para temperar.

2. Espaguete com parmesão ralado: aprenda a tirar toda a casca do alho de um jeitinho diferente e prático e corte esse ingrediente em lâminas para usar na receita. Depois de misturar o alho, levemente frito no azeite, com a massa já cozida, tempera com sal, salsinha, pimenta e queijo parmesão ralado para intensificar o sabor do prato.

3. Macarrão com caldo de legumes e óleo de girassol: para essa receita, uma das sugestões é cozinhar o macarrão em uma água com caldo de legumes, dando um sabor diferente à massa. Você pode usar o óleo de girassol ou o óleo de canola ao invés do azeite tradicional, se quiser inovar, mas cuidado com a quantidade desse ingrediente.

4. Espaguete com manjericão e sal com ervas: você sabia que o tempero pega com mais intensidade na massa quando o espaguete é mais grosso? Para fazer o tempero usado nessa receita, você vai precisar preparar um sal com ervas, muito mais saudável que o sal normal, além de ter um sabor mais acentuado e bem diferente. Finalize com parmesão ralado e manjericão!

5. Espaguete com pimentas calabresa e do reino: você vai misturar dois tipos de pimenta diferentes para alcançar o sabor proposto por essa receita. A pimenta do reino deve ser moída e colocada junto ao alho frito, antes de encontrar com o espaguete, enquanto a pimenta calabresa é o último ingrediente a ser adicionado ao prato.

6. Espaguete com pimenta dedo-de-moça: já nessa receita, você vai usar outro tipo de pimenta, a pimenta dedo-de-moça. A pimenta dedo-de-moça é a versão natural e sem desidratar da pimenta calabresa e, por ser bem picante, deve ser cortada em tiras pequenas e adicionadas ao macarrão sem sementes, deixando o sabor mais equilibrado.

7. Espaguete integral: o destaque dessa receita vai para o espaguete integral que foi usado. A receita é simples e tradicional, bem parecida com as receitas acima, mas o macarrão escolhido para o preparo é um espaguete integral, menos calórico e mais saudável. O gosto do macarrão integral não é tão diferente do tradicional, então, vale a pena experimentar!

8. Espaguete com amêndoas picadas: essa é uma versão incrementada e muito saborosa de um prato tão simples e tradicional. Além dos ingredientes normais, você vai precisar de creme de leite, manteiga e amêndoas para fazer um molho bem cremoso. Se desejar, sirva com parmesão ralado.

9. Macarrão pappardelle com pinolis ou amêndoas tostadas: a sugestão dessa receita é incrementar o macarrão alho e óleo com pinoli tostados, mas como essa iguaria não é muito barata, você pode substituir o ingrediente por amêndoas. Substitua também o sal normal, por sal grosso, mais saudável e mais saboroso.

Receitas de macarrão alho e óleo com carnes variadas

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

10. Espaguete com salmão defumado: é hora de aprender receitas superespeciais de macarrão alho e óleo, como essa, em que o salmão defumado é o protagonista do prato. Tradicionalmente, o macarrão alho e óleo é mais simples, sem molhos e acompanhamentos elaborados, mas você pode inovar. Aqui, alcaparras, tomates, gergelim e pimenta rosa completam o sabor.

11. Espaguete com bacon e rúcula: é incrível como bacon combina com tantos pratos variados e sempre deixa tudo mais gostoso, não é mesmo? Nessa receita, esse ingrediente é combinado com rúcula e açafrão, além dos ingredientes tradicionais. Na hora de cozinhar o macarrão, pingue algumas gotinhas de limão na água para ajudar a realçar o sabor.

12. Macarrão penne com atum: a ideia do macarrão alho e óleo é que ele seja uma receita fácil, prática e perfeita para aqueles dias em que você não tem muitos ingredientes em casa, então, não podemos perder essas características. Essa receita, ainda que tenha o atum como acompanhamento, continua sendo supersimples, já que usa atum enlatado, desses que a gente compra bem baratinho no mercado.

13. Macarrão tortilhone com cubos de frango: dessa vez, você vai usar cubinhos de frango, refogados e temperados com sal e pimenta, para incrementar a sua receita tradicional de macarrão alho e óleo. O macarrão usado nessa receita foi o tortilhone, mas você pode escolher o tipo de sua preferência!

14. Espaguete com espinafre e bife: você vai servir esse macarrão alho e óleo misturado com pimenta, espinafre e parmesão ralado e acompanhado de bifes de colchão de dentro sem gordura, suculentos e bem fritinhos. Essa é a receita certa para quem não gosta de fazer uma refeição sem ter a carne como protagonista do prato.

15. Macarrão gravatinha com frango desfiado: sabe quando você não tem muitos ingredientes para fazer uma receita elaborada e conhecida e decide usar o que tem em casa para testar uma nova? Então, essa é uma tentativa que deu certo! Para reproduzir, você vai temperar o macarrão com suco de limão, alho, azeite, manteiga e sal e misturar a massa com frango desfiado e tomatinhos picados.

16. Espaguete com sardinha: outro peixe enlatado que pode ser usado para uma receita de macarrão alho e óleo é a sardinha. Em uma frigideira, junto com óleo e alho refogado, você vai misturar a sardinha com açafrão e depois adicionar o macarrão cozido, água e meio limão espremido.

17. Penne com bacalhau desfiado: para as pessoas que adoram uma boa massa e que também adoram bacalhau, essa é a receita perfeita. Antes de mais nada, você precisa dessalgar o bacalhau no dia em que for preparar o prato, depois é só seguir o passo a passo da receita e convidar pessoas queridas para dividirem essa comida deliciosa com você.

18. Espaguete com bacalhau e brócolis: novamente o bacalhau é um dos protagonistas da receita, mas, dessa vez, ele é combinado com o brócolis. Outro dois ingredientes que ganham espaço e deixam o sabor do prato ainda melhor são as amêndoas doces laminadas e as folinhas de manjericão fresco.

19. Macarrão penne com presunto parma: logo após fritar o alho no azeite numa panela grande, adicione o presunto parma picado em tirinhas e depois misture com a massa já cozida e por último, acrescente um mix de folhas de manjericão frescas. Para essa receita, foram usados os manjericões roxo, manjerona e o de folha larga.

20. Macarrão gravatinha com salmão assado: a maior vantagem do macarrão é que ele combina com quase tudo e você pode aproveitar sobras do almoço para fazer um jantar especial, por exemplo! Nessa receita, o restinho de salmão assado que não tinha para onde ir, ajudou a incrementar o sabor do macarrão alho e óleo.

Receitas de macarrão alho e óleo com vegetais variados

Foto: Reprodução / DigaMaria

21. Macarrão pappardelle com couve-flor: se você está buscando uma receita leve e saborosa, essa é a opção certa! Você deve misturar, em uma frigideira, o azeite, o alho, a couve-flor, o sal e a pimenta e deixar cozinhar por aproximadamente 15 minutos antes de misturar com o macarrão cozido. Depois, regue com azeite e salpique salsinha picada.

22. Espaguete com brócolis: Além de saborosa e tradicional, essa receita é perfeita para quem está começando a desenvolver suas habilidades culinárias. O macarrão usado aqui é um espaguete do tipo integral e a massa ganhou o sabor e a textura do brócolis como acompanhamento.

23. Espaguete com iscas de berinjela: a berinjela é um vegetal complicado, quem não gosta, odeia, e quem gosta, ama. Essa receita é perfeita pra quem faz parte do segundo grupo! O espaguete com iscas de berinjela é superfácil de reproduzir, mas precisa de atenção, já que exige dois preparos diferentes: o da berinjela e o do próprio macarrão. Sirva com uma saladinha de rúcula e pimentão vermelho.

24. Espaguete com palmito: Outro ingrediente que pode ser usado para incrementar uma receitinha de macarrão alho e óleo é o palmito. O palmito é um vegetal muito saudável, possui poucas calorias, muitas vitaminas e minerais e auxilia no controle da pressão arterial. Esse prato fica ainda mais saboroso se servido com queijo parmesão ralado.

25. Espaguete com ervilhas: Para preparar essa receita, você vai deixar a massa cozinhando, enquanto frita o alho bem picadinho no azeite. Depois, junte a ervilha e misture a massa. Acrescente ricota ralada e sal à gosto. Você pode servir o prato com nozes amassadas!

26. Macarrão farfalle com nozes e limão siciliano: Depois de misturar a massa já cozida com o azeite e com o alho, coloque as nozes num saquinho e use um socador para quebrá-las, retire as cascas e as sementes do limão e corte em cubinhos e adicione esses dois ingredientes à massa. Você pode servir com parmesão e folinhas de manjericão.

A maior vantagem do macarrão alho e olho é sua praticidade. Em pouco tempo e com poucos ingredientes, você consegue preparar uma dessas receitas e fazer uma refeição gostosa e saudável. Além do macarrão alho e óleo, o macarrão de panela de pressão também é uma massa rápida e simples de ser feita, confira.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS