13 receitas de pão de centeio que vão incrementar seu café da manhã

Escrito por    
Em 14.05.20

O pão de centeio é conhecido por sua textura aerada por dentro e crocante por fora. O preparo é bem popular em Portugal e contém menos glúten que os pães convencionais. Por ser mais saudável, ele é alternativa interessante para quem os que buscam uma alimentação mais nutritiva. Veja receitas:

Continua após o anúncio

1. Pão de centeio rápido

Essa é uma versão prática desse pão. A massa é composta por apenas três ingredientes: mistura pronta para pão de centeio, água morna e fermento biológico seco. O resultado é um pão fofinho, mas de casquinha dura. O uso da forma dá o formato característico do preparo.

2. Pão de centeio simples

Aqui, o pão é feito de uma maneira básica, mas fica delicioso. O preparo pode levar tanto óleo, como azeite. Além disso, para o toque doce, pode-se utilizar açúcar mascavo ou mel. Os flocos de aveia devem ser polvilhados antes de assar e deixam o pão com um aspecto bem bonito.

3. Pão de centeio com uva-passas

O pão desta receita é feito com poucos ingredientes e vai te conquistar. Para o preparo, deve-se combinar duas farinhas, a de centeio e a de trigo. Você também vai precisar de fermento, sal e água. Para incrementar e dar um toque especial, deve-se incorporar uvas-passas à massa.

4. Pão de centeio com aveia em flocos (açúcar mascavo)

Esta é uma opção de pão feita com uma série de ingredientes nutritivos. Alguns exemplos são o açúcar mascavo e a aveia em flocos, além da própria farinha de centeio. O sal utilizado é o rosa e uma dica é harmonizar o preparo com mel ou melado de cana.

Continua após o anúncio

5. Pão de centeio com batata

O uso da batata deixa a massa deste pão bem úmida, além de dar um sabor inconfundível para o preparo. O óleo utilizado é o de girassol que, aliás, é mais nutritivo. A farinha polvilhada por cima garante uma finalização incrível. Saiba como fazer.

6. Pão de centeio com mix de farinhas

Esta receita traz a mistura de três farinhas para compor o pão. Deve-se combinar a farinha de centeio fina com a grossa e a farinha de trigo. Outro diferencial é o uso do leite em pó que acrescenta ainda mais textura para o preparo. Pode-se moldar um pão grande ou vários pequenos.

7. Pão de centeio com cevada germinada

A cevada utilizada para incrementar este pão é germinada para ficar mais macia. O processo dura cerca de 4 dias e o resultado é um grão bem molinho. Um ingrediente diferente utilizado no preparo é o gérmen de trigo, a parte mais nobre e nutritiva do cereal.

8. Pão de centeio com limão siciliano

Quem disse que não é possível acrescentar sabores diferentes ao pão de centeio? Esta receita mostra como o limão siciliano pode ser um dos ingredientes para se cumprir esta missão. Outro destaque é o uso da cúrcuma fresca que dá uma cor amarelinha ao preparo. Veja o passo a passo e se apaixone por essa opção!

9. Pão de centeio com alcaravia

As sementes de alcaravia dão uma textura crocante para a mistura de farinhas dessa receita. Um ponto alto da composição massa é o uso do melado de cana que agrega um gostinho doce bem suave ao pão. Já a finalização do preparo fica por conta da farinha de milho. Confira as instruções. Crocância e sabor a cada mordida!

10. Pão de centeio com linhaça e passas

Este é um pão feito com fermento natural proporcionando uma consistência ainda mais aerada ao preparo. Além disso, para incrementar, são utilizados ingredientes como uvas passas escuras e linhaça. É o par perfeito para o cafézinho do fim da tarde que você estava esperando! Veja a receita completa e chame a todos para experimentar.

11. Pão de centeio com farinha de trigo integral

Continua após o anúncio

Aqui, o pão é feito de forma rápida em menos de uma hora. As farinhas utilizadas são integrais e a massa tem a margarina como diferencial. O fermento escolhido é o biológico seco e o pão fica com uma consistência fofinha. É uma boa pedida para comer acompanhado de manteiga!

12. Pão de centeio na máquina

A máquina de pão é uma mão na roda para os preparos do dia a dia e também pode te ajudar a fazer o pão de centeio. A massa leva três farinhas e, para ficar mais saudável, é salgada com sal rosa. O açúcar escolhido também é orgânico e a dica é servir com geleias.

13. Pão de centeio com chocolate em pó

Esta é uma versão bem docinha e aromática. Além do chocolate 50%, a massa é saborizada com chá preto e açúcar mascavo. Para adicionar crocância à textura do pão, deve-se acrescentar sementes de chia e girassol. O preparo é assado em uma forma. Um aroma a perfumar sua cozinha que dará gosto!

O pão de centeio pode ser feito de diversas formas e é uma carta na manga para quem deseja variar no lanche do dia a dia. Além disso, o preparo é saudável e possui uma consistência para lá de marcante. Alguma de suas variações, com certeza, vai encher sua boca d’água. Confira também receitas de pão sem glúten e pão integral caseiro.

PARA VOCÊ