34 receitas de pão sem glúten imperdíveis para uma dieta equilibrada

Escrito por                          

O glúten é uma proteína de origem vegetal encontrada no trigo, na aveia, no centeio e na cevada que, se consumido de forma moderada, pode trazer benefícios para a saúde, já que auxilia no bom funcionamento do intestino, é uma incrível fonte de energia, aumenta a sensação de saciedade e atua na absorção do colesterol.

Porém, as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten (doença celíaca) precisam optar por alimentos sem essa proteína, caso contrário ela poderá causar uma inflamação recorrente e problemas intestinais crônicos.

Por esse motivo, tem sido cada vez mais fácil encontrar nos supermercados boas alternativas para substituir os itens com glúten, como a fécula de batata, os polvilhos doce e azedo e também farinhas variadas, como a de tapioca, mandioca, milho e principalmente de arroz.

Se você é intolerante, mas não dispensa aquele pãozinho saboroso no dia a dia, não deixe de conferir abaixo receitas de pão sem glúten saborosas para fazer em casa e comer sem culpa!

Receitas simples de pão sem glúten com farinha de arroz

Foto: Reprodução / Gastrolândia

1. Pão sem glúten com farinha de arroz e polvilho doce: feito com farinha integral de arroz e polvilho doce, esse é um pãozinho perfeito para incluir no seu dia a dia. Você vai precisar também de outros ingredientes como fermento em pó, sal, semente de linhaça, água, óleo de coco e ovos.

2. Pão de forma tradicional sem glúten: se você não dispensa o tradicional pão de forma, confira essa versão sem glúten e sem lactose, que é leve, saborosa e funcional. Dica: se você não for consumir tudo em um período de tempo curto, corte as fatias e congele, para evitar que o pão fique seco e esfarelento.

3. Pão de batata doce sem glúten: gostosa, rápida, prática e nutritiva, essa é uma receita de pão à base de batata doce, que é feita no liquidificador e fica pronta em poucos minutos. Além disso, essa versão sem glúten é bem fofinha e deixa a casa inteira com um cheiro de pão fresco irresistível.

4. Pão sem glúten com ervas finas e sementes de chia: se você é intolerante ou apenas pretende diminuir o consumo de glúten no dia a dia, confira essa deliciosa receita de pão caseiro de ervas finas com sementes de chia. Como esse pão é mais seco, consuma em no máximo três dias.

5. Pão de biomassa de banana verde com gergelim sem glúten: sem glúten e sem lactose, esse é um incrível pãozinho funcional feito com ingredientes como biomassa de banana verde, gergelim e sementes de linhaça trituradas. Ele fica pronto em aproximadamente 30 minutinhos.

6. Pão de amaranto sem glúten e sem lactose: o resultado dessa receita de pão de amaranto sem glúten e sem lactose é surpreendente, pois é muito simples de preparar, leva menos de 30 minutos para ficar pronta (contando tempo de forno e preparação) e fica extremamente gostosa.

7. Pão de batata sem glúten: simples e rápido de preparar, esse pão de batata sem glúten fica supergostoso: macio por dentro com gostinho de batata frita e crocante por fora. Feito na frigideira, ele conta com fécula de batata, polvilho azedo e farinha de arroz. Acrescente ervas frescas ou secas para incrementar o sabor.

Receitas diferentes de pão sem glúten com farinha de arroz

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

8. Pão de milho sem glúten: sabe aqueles dias que bate vontade de comer um pão bem gostoso sem ter muito trabalho na cozinha? Essa receita é a solução, pois ensina a preparar um delicioso pão de milho sem glúten bem simples e rápido, que leva tomatinhos, azeitona preta e flor de sal na superfície.

9. Pão de liquidificador sem glúten e sem lactose: o resultado dessa receita é um pão de liquidificador sem glúten e sem lactose que é muito fácil e prático de preparar em casa. Você pode incrementar e variar bastante acrescentando sementes, ervas, especiarias e castanhas na massa.

10. Pão sem glúten fácil e saboroso: se a ideia é reduzir o consumo de glúten no dia a dia, não deixe de conferir essa deliciosa receita de pão feita com ingredientes como farinha de arroz integral, farinha de milho, polvilho doce, biomassa de banana verde e fécula de batata. Finalize com aveia laminada, gergelim e sementes de chia.

11. Pão fácil sem glúten: esse é um pão sem glúten e sem lactose delicioso e muito fácil de fazer em casa, pois leva apenas ingredientes simples de encontrar e não precisa nem de batedeira, basta você bater a massa na mão por cinco minutos. O pãozinho fica macio, fofinho e supernutritivo!

12. Pão integral de liquidificador: aqui, você confere uma receita de pão integral de liquidificador prática e bem rápida, que além de deliciosa é também sem glúten e sem lactose para comer sem culpa a qualquer momento do dia, tanto no café da manhã quanto no lanchinho da tarde.

13. Pão de hambúrguer sem glúten: tão saborosa quanto o pão de hambúrguer tradicional, essa versão sem glúten aposta nos seguintes ingredientes: água morna, agave, fermento, linhaça triturada em farinha, farinha de aveia, amido de batata, farinha de arroz integral, amido de tapioca, amêndoas trituradas, goma xantana, sal, azeite e vinagre de maçã.

14. Pão fofinho sem glúten e sem lactose: já pensou em servir no café da manhã um pão bem fofinho, nutritivo, sem glúten e sem lactose? Entre os ingredientes estão farinha de arroz, polvilho doce, farinha de amaranto, fermento biológico seco, iogurte natural desnatado, ovos, sal e azeite. Para incrementar, aposte em ervas, linhaça e chia.

15. Pão sem glúten com multigrãos e tomilho: além de não conter glúten e nem lactose, esse pão leva tomilho fresco entre os ingredientes e conta com um sabor apaixonante. Ele é fofinho, saudável e também multigrãos, pois o toque especial fica por conta da linhaça dourada, gergelim branco e gergelim preto.

16. Pão sem glúten com sementes de chia: as sementes de chia são ideais para incrementar uma receita de pão, pois garantem crocância, mais sabor e também mais saúde. Para esse pãozinho sem glúten, você vai precisar também de ingredientes como farinha de arroz, farinha de milho, sal, azeite e açúcar amarelo.

17. Broa de grão de bico sem glúten e sem lactose: que tal inovar nas receitas de pão sem glúten? Essa é uma maravilhosa broa de grão de bico que também é sem lactose e leva ingredientes simples, como farinha de arroz, polvilho doce, ovo, farinha de linhaça, biomassa de banana verde, água, azeite, fermento e sal.

Receitas de pães sem glúten sem farinha de arroz

Foto: Reprodução / Sal de Flor

18. Pão de queijo sem glúten e sem ovos: para os apaixonados por pão de queijo, essa é uma receita simplesmente irresistível, já que além de gostosa e fácil de fazer, é também sem glúten, sem ovos e ainda não leva óleo no preparo. Anote os ingredientes: cream cheese, goma de tapioca, queijo parmesão ralado e sal.

19. Pão de frigideira lowcarb sem glúten: que tal ter em mãos uma receitinha deliciosa de pão lowcarb sem glúten e sem lactose que fica pronta em apenas 6 minutos? Ela é feita na frigideira e pode ser preparada tanto para um café da manhã caprichado e nutritivo quanto para um jantar light.

20. Pão de frigideira sem glúten: rápido, versátil e simples de fazer, esse é um incrível pão de frigideira sem glúten considerado uma excelente sugestão para quem não tem tempo a perder na cozinha, mas também não abre mão de uma refeição saudável e deliciosa. Vale a pena experimentar!

21. Pão sem glúten de chia com quinoa: além de ser sem glúten, essa é uma boa opção de receita de pão para você sempre ter em mãos, já que leva esses dois ingredientes muito nutritivos que trazem diversos benefícios para a saúde. Entre os ingredientes estão também azeite, ovos, açúcar mascavo, polvilho doce e ervas secas.

22. Pão de amêndoas sem glúten e sem lactose: aprenda aqui o passo a passo de uma deliciosa receita de pão de amêndoas sem glúten e sem lactose, que é uma opção supersaudável para qualquer momento do dia. Ela tem poucos carboidratos, muita proteína, gorduras boas e cálcio.

23. Pão de linhaça sem glúten: apesar de ser meio complicadinha de preparar, essa é uma receita de pão de linhaça sem glúten e funcional maravilhosa, que com certeza vai valer a pena o esforço na cozinha! Tenha em mãos outros ingredientes como erva doce, polvilho doce, gergelim preto, cúrcuma, pimenta e biomassa de banana verde.

24. Pão rústico sem glúten e sem lactose: fofinho e delicioso, esse pão rústico sem glúten e sem lactose sem dúvidas vai surpreender toda a sua família. Você vai precisar dos seguintes ingredientes: creme de arroz integral, fécula de batata, amido de milho, açúcar demerara, goma xantana, fermento, leite de coco, óleo, água, vinagre, ovos e sal.

25. Pão de leite sem glúten: se você é fã dos pãezinhos de leite, aprenda aqui a preparar uma maravilhosa versão sem glúten, que fica perfeita quando combinada com uma boa xícara de café. Se quiser dar um toque ainda mais especial, jogue por cima algumas sementes de gergelim.

26. Pão de mandioquinha sem glúten: o que acha de preparar para o final da tarde um pão caseiro de mandioquinha sem glúten bem saboroso e quentinho? A receita é supersimples e leva apenas ingredientes básicos, como fécula de batata, ovos, água, óleo, fermento biológico, sal e açúcar.

27. Pão de arroz sem glúten e sem lactose: esse é um pão de arroz sem glúten, sem lactose e sem soja que fica com um sabor bem delicado e esfarela menos do que as versões tradicionais. Simples de preparar, a receita conta com arroz cru, ovos, creme de leite de arroz, azeite de oliva, sal e fermento químico em pó.

28. Pão de queijo vegano sem glúten: aqui, você confere uma receita vegana especial para quem não consegue viver sem pão de queijo, salgadinho perfeito para quando bate aquela fome no meio da tarde. Sem glúten e sem queijo, ele é feito com mandioquinha, polvilho doce, polvilho azedo, fermento, água, óleo e sal.

29. Pão de chia vegano sem glúten: se o objetivo é preparar um lanchinho gostoso e saudável em casa, aposte nessa receita de pão de chia vegano sem glúten, que fica com um resultado bem parecido com o pão de queijo. Ela é feita com macaxeira que contribui com uma boa textura e leva também açafrão e orégano, deixando o resultado final com uma cor bonita e um aroma delicioso.

Pães doces sem glúten

Foto: Reprodução / Frango com Batata Doce

30. Pão proteico sem glúten e sem lactose: além de repleto de sabor, esse pão caseiro é sem glúten, sem lactose, conta com pouquíssimos carboidratos e ainda é rico em proteínas. Por ser um alimento bem fresco, lembre-se de conservá-lo na geladeira e esquente apenas na hora de consumir.

31. Pão de banana sem glúten e sem lactose: simplesmente maravilhoso, esse é um pãozinho doce de banana vegano, sem glúten e sem lactose para servir de sobremesa sem peso na consciência. Dica: a banana da terra tem que estar madura e você deve cozinhar com casca até que fique macia.

32. Pão de ló sem glúten: uma receita superclássica da confeitaria tradicional, o pão de ló é uma massa ótima para diversos tipos de bolo, desde os recheados até os mais simples. Essa é uma versão saborosa e muito mais saudável pela qual você vai se apaixonar, pois é sem glúten, sem lactose e sem soja.

33. Pão de mel sem glúten e sem lactose: essa receita doce sem glúten e sem lactose resulta em um pão de mel macio, com massa úmida e bem saborosa. Ele é feito com chocolate 70% cacau, que é orgânico e adoçado com açúcar de coco, responsável pelo toque especial da sobremesa.

34. Pão de marmelada sem glúten: para preparar em casa em ocasiões especiais um incrível pão de marmelada sem glúten, aposte em ingredientes básicos como água morna, farinha sem glúten, fermento e marmelada. É uma receita saborosa e que pode ser preparada rapidamente!

Fazer um pão caseiro sem as propriedades únicas que o glúten traz é um desafio maior, porém não é impossível e você poderá preparar receitas gostosas, saudáveis e perfeitas para compartilhar com seus familiares e amigos.

PARA VOCÊ