76 receitas sem glúten para incrementar as refeições de forma saudável

O glúten é uma proteína presente em cereais. Pode ser um problema para portadores da doença celíaca e tem sido evitado por quem deseja uma vida mais saudável. Hoje, ele pode ser substituído por ingredientes como farinha de amêndoas, de coco, de linhaça, quinoa, amaranto, banana verde, frutas, vegetais e derivados do milho. Confira receitas sem glúten para refeições mais leves e saudáveis!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Pães sem glúten

1. Pão de leite sem glúten: além de delicioso, esse pão sem glúten feito com leite integral é também uma opção barata para fazer semanalmente em casa. A receita leva ingredientes simples e fáceis de serem encontrados no mercado como ovos, amido de milho, sal e fermento químico de bolo.

2. Pão sem glúten multigrãos com tomilho: além desse pão não conter glúten e nem lactose, ele é também multigrãos (o que o torna mais saudável e diminui seu índice glicêmico) e conta com tomilho entre seus principais ingredientes. Fofinho e delicioso!

3. Pão de milho sem glúten: esse é um tipo de pão sem glúten bem versátil e bastante saboroso que você pode comer desde o café da manhã, acompanhado de queijos, manteiga e geleia, até o jantar acompanhado de sopas ou outros pratos quentes. Para incrementar o pão de milho, adicione tomatinhos, azeitona preta e flor de sal na superfície.

Publicidade

4. Pão de forma tradicional sem glúten e sem lactose: esse pão de forma sem glúten e sem lactose fica simplesmente incrível, com um resultado macio, fofinho e muito saboroso. Anote os ingredientes: ovos, leite de coco, azeite de oliva, farinha de arroz, polvilho doce, fubá, açúcar demerara, sal marinho e fermento.

5. Pão rápido sem glúten: esse é um pão sem glúten superfácil e rápido de preparar em casa, que fica gostoso, fofinho e muito saudável. A receita também é livre de lactose e de ingredientes de origem animal, então está liberada para os veganos.

6. Pão de amêndoas sem glúten: que tal uma opção de pão supersaudável, com poucos carboidratos (e carboidratos de baixo índice glicêmico), muitas proteínas, gorduras boas e ainda fonte de cálcio? É um pão de amêndoas sem glúten e sem lactose que leva farinha de linhaça dourada e fica irresistível.

Publicidade

7. Pão italiano sem glúten: esse é um pão perfeito para comer com manteiga e acompanhar uma boa xícara de café a qualquer hora do dia. Crocante e delicioso, sua receita leva farinhas de arroz, aveia e linhaça, amido de milho, psyllium, sal, fermento biológico e água.

8. Pão de mandioquinha sem glúten: essa receita ensina a preparar um saboroso pão de mandioquinha sem glúten, que fica maravilhoso quando consumido na hora bem quentinho e macio. Tenha em mãos mandioquinha cozida, polvilhos doce e azedo, azeite, água, sal, cúrcuma e orégano.

9. Pão integral de liquidificador sem glúten: um pãozinho saboroso e integral não pode faltar no dia a dia de uma alimentação saudável, né? Essa é uma receita sem glúten e sem lactose feita no liquidificador de uma forma bem prática, rápida e deliciosa.

10. Pão sem glúten de chia com quinoa: essa receita de pão é sem dúvidas uma das mais saudáveis para comer a qualquer momento do dia sem culpa, já que além de ser sem glúten, leva ingredientes como farinha de arroz, chia, quinoa, ervas e azeite, que trazem inúmeros benefícios para a saúde e para o corpo.

11. Pão de arroz sem glúten: para fazer em casa esse pão de arroz sem glúten, sem lactose e sem soja você vai precisar de arroz cru, ovos, creme de arroz, azeite de oliva, sal e fermento em pó. É uma receita simples e fácil de preparar que resulta em um pão macio e saboroso.

Um almoço sem glúten

12. Almôndegas com molho tomate sem glúten: se você não dispensa saborosas almôndegas no dia a dia, precisa conhecer essa receita sem glúten feita com molho de tomates. Entre os ingredientes, estão cebola, alho, folha de louro, ketchup, vinho branco, salsa e azeite. Sirva com espaguete ou arroz branco.

13. Risoto de brócolis sem glúten: esse é um delicioso risoto de brócolis vegano, sem lactose e sem glúten, perfeito para preparar nas refeições saudáveis do dia a dia. É fácil e rápido de fazer e leva ingredientes como arroz arbóreo, castanha-de-caju, pimentão, cebola, alho e temperos.

14. Hambúrguer de lentilha sem glúten: essa receita de hambúrguer de lentilha vegano e sem glúten é supersaborosa, rápida e simples de preparar e fica perfeita quando acompanhada de uma boa saladinha verde com tomates. Tempere com sal e condimentos a gosto.

15. Suflê de legumes sem glúten: para variar as receitas tradicionais do dia a dia e comer um prato diferente e saboroso, aprenda a preparar esse suflê de legumes sem glúten em uma versão rápida e deliciosa. Tenha em mãos manteiga, cebola, farinha de arroz, leite, ovos, legumes cozidos, queijo ralado e temperos.

Publicidade

16. Panqueca sem glúten: aqui você confere o passo a passo de como fazer uma massa básica de panqueca sem glúten, que é bastante versátil já que pode ser usada com recheios doces ou salgados, como frango, queijo, carne seca, carne moída, palmito, chocolate, doce de leite, banana caramelada, entre outros. É muito fácil de fazer e fica deliciosa.

17. Massa de pizza sem glúten: com essa receita, você não precisará mais passar vontade daquela tradicional pizza aos finais de semana, já que você aprende a preparar em casa uma massa saborosa, sem glúten e sem lactose para comer sem culpa. Aproveite para rechear com ingredientes saudáveis como cream cheese sem lactose, molho de tomate caseiro, tomatinhos e manjericão.

18. Torta de frango sem glúten: excelente opção para servir para a família na refeição de domingo, essa torta de frango sem glúten é fácil de fazer e fica deliciosa. Entre os principais ingredientes, estão frango refogado desfiado, milho, azeitonas, ovos, amido de milho e farinha de arroz.

19. Quibe de quinoa sem glúten: essa é uma receita especial para os amantes da culinária árabe que ensina a preparar um saboroso quibe que substitui o tradicional trigo por quinoa cozida. Além de ser leve, rápido de fazer e barato, é uma opção supersaudável e completa para o almoço.

Salgados sem glúten

20. Coxinha de palmito sem glúten: essa é uma receita de coxinha completamente alternativa à tradicional, já que é muito mais leve e saudável por ser uma versão vegana, sem glúten e assada. Para a massa, utilize mandioquinha, que deixa o salgado com uma cor amarelada e um cheirinho irresistível. Já para o recheio, aposte em palmitos, azeitonas, pimentão e cebola.

21. Torta salgada de legumes sem glúten: essa é uma torta deliciosa e versátil recheada com cenoura, couve, cebola roxa e sementes de abóbora e de girassol. Aqui, a farinha de trigo é substituída por farinha de coco, aveia e polvilho azedo, o que deixa a massa muito mais saborosa e leve.

22. Focaccia sem glúten: para servir para seus convidados entradinhas gostosas e saudáveis, aposte nessa receita de focaccia feita com farinha sem glúten, fermento, açúcar refinado, goma xantana, azeite, água morna, bicarbonato de sódio e um ovo.

23. Tortinha de peito de peru: essa tortinha leva basicamente peito de peru e ovo! É deliciosa, superleve e perfeita para quem busca uma dieta rica em proteínas e livre de glúten ou lactose. A receita rende uma porção, conta com 300 calorias e pode ser preparada em apenas 30 minutos.

24. Torta de arroz sem glúten: sobrou arroz na geladeira e você não sabe o que fazer com ele? Que tal preparar essa torta sem glúten com recheio de frango, cenoura, tomate e requeijão? A receita é superprática e deliciosa, e você pode incrementá-la com o recheio que mais te agradar!

Publicidade

25. Empadinha sem glúten e sem lactose: a empadinha é um ótimo salgado para servir para os convidados em casa ou em festas de aniversário. Para uma versão mais leve e saudável do que a tradicional, confira essa receita sem glúten e sem lactose que rende oito unidades e é preparada com ingredientes como farinha de arroz integral, farinha de grão de bico, farinha de linhaça e polvilho doce.

26. Torta básica de liquidificador: essa é uma receita de torta básica e fácil feita no liquidificador que pode ser bastante versátil e recheada com ingredientes variados. Sem glúten e sem lactose, o salgado leva itens saudáveis como azeite de oliva, alho, farinha de arroz e amido de milho.

27. Torta de palmito sem glúten: essa é uma deliciosa torta de palmito com tomate e azeitonas sem glúten e supersaudável. A receita não leva ovo e fica bem cremosa – com certeza, você vai se apaixonar. Para uma versão sem lactose e vegana, o Catupiry pode ser substituído por tofu amassado.

28. Biscoito salgado sem glúten: esse é um daqueles biscoitos perfeitos para servir de aperitivo com patês e pastinhas variadas em ocasiões especiais. Sua receita não leva ovos, é sem glúten, sem lactose e aposta em farinhas ricas em proteínas e fibras, como a de amêndoas, linhaça ou amaranto.

29. Tortilhas de milho sem glúten: essas tortilhas de milho são outras opções de entradinhas perfeitas para acompanhar uma cerveja bem gelada e reunir os amigos. Além de não conter ovos, lactose e nem glúten, é uma receita fácil de fazer que fica deliciosa. Você pode servir com pastinhas saudáveis como guacamole ou “requeijão” de tofu.

30. Quiche de alho-poró sem glúten: essa é uma comidinha rápida, gostosa e super do bem para preparar e se deliciar em casa. É uma quiche sem glúten feita com farinhas de arroz e de linhaça, manteiga ghee, sal e ovos. O recheio leva alho-poró, creme de arroz, ovos, azeite e temperos.

31. Pão de queijo de frigideira sem glúten: essa receita é uma boa alternativa para quem ama pão de queijo porém não quer escapar da dieta. Ele é feito na frigideira e fica tão gostoso que pode ser consumido tanto recheado quanto puro. Para deixar o salgado ainda melhor e mais saudável, aposte em ingredientes como creme de ricota ou cream cheese.

Bolos sem glúten

32. Bolo de cenoura sem glúten: esse bolo de cenoura é extremamente molhadinho, macio, saboroso e não deixa a desejar se comparado às receitas tradicionais feitas com farinha de trigo. Para a calda, utilize leite e chocolate em barra 100% cacau.

33. Bolo de chocolate com pera sem glúten: que tal incrementar um saboroso e cremoso bolo de chocolate sem glúten com peras? Após desenformar o seu bolo, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro e decore com uma calda deliciosa, também de chocolate. Se quiser, sirva com sorvete de creme e aproveite!

34. Bolo de banana sem glúten de liquidificador: esse é um bolo de banana sem glúten feito no liquidificador que é perfeito para comer a qualquer hora do dia acompanhado de um cafézinho ou chá. Anote os ingredientes da receita: farinha de arroz, açúcar mascavo ou demerara, bananas, canela em pó, leite, óleo, fermento e sal.

35. Bolo prestígio sem glúten: se você ama receitas que misturam chocolate com coco, com certeza vai amar esse bolo prestígio sem glúten que, além de saudável, é muito saboroso. Entre os principais ingredientes da massa, estão farinha de arroz, sementes de linhaça, açúcar demerara e cacau em pó. Para a cobertura, aposte em chocolate meio amargo sem glúten e sem lactose e leite de coco.

36. Bolo de banana e cenoura sem glúten: esse é um bolo de banana com cenoura sem glúten e sem lactose ideal para se deliciar no café da manhã ou lanches da tarde. Superprático, ele leva apenas 25 minutos para ficar pronto, é doce na medida certa, além de ser muito macio e saboroso.

37. Bolo de milho sem glúten: esse bolo de milho sem glúten é superprático de preparar e fica delicioso tanto consumido puro quanto incrementado com geleias, manteiga ou recheios de sua preferência. Você vai precisar de leite, ovos, milho, fubá ou Milharina, óleo, açúcar e fermento.

38. Pão de ló sem glúten e lactose: pão de ló é um clássico da confeitaria, já que além de ser um bolo que não vai gordura, líquidos e nem fermento, cresce e fica superfofinho, com uma massa bem saborosa e consistente. Essa é uma receita sem glúten e sem lactose que fica superbonita e é perfeita para bolos de aniversário.

39. Rocambole sem glúten: esse é um saboroso rocambole sem glúten feito com ovos, açúcar, óleo, farinha sem glúten, baunilha e fermento químico. Para rechear a sobremesa, a dica é usar doce de leite ou brigadeiro.

40. Cuca de goiabada sem glúten: para quem gosta de doces com diferentes texturas, essa cuca de goiabada sem glúten e sem leite é perfeita, além de ser fácil de fazer e ficar deliciosa. Para preparar a farofa, tenha em mãos farinha sem glúten, açúcar, óleo de coco, sal e extrato de baunilha.

41. Bolo invertido de abacaxi sem glúten: esse é um bolo invertido de abacaxi vegano, sem glúten, sem lactose, sem ovos e sem qualquer produto de origem animal. Ele fica superfofinho, úmido e doce na medida certa. Sirva morno ou geladinho!

42. Bolo de batata-doce sem glúten: que tal um bolo de batata-doce sem glúten e sem leite? Ele pode ser feito no liquidificador de uma forma fácil e rápida e leva apenas ovos, óleo, açúcar, batata-doce, farinha de aveia, amido de milho e fermento em pó.

43. Bolo de café sem glúten: se você é apaixonado por café, confira o passo a passo dessa receita que ensina a preparar um incrível bolo de café sem glúten e sem lactose superfácil de fazer. Os ingredientes são ovos, açúcar mascavo ou demerara, farinha de arroz, café expresso, óleo de coco e fermento em pó.

44. Bolo de fubá sem glúten: apesar de simples, esse bolo de fubá sem glúten é muito saboroso e capaz de deixar qualquer pessoa com água na boca. Para deixar a receita mais saudável, aposte em ingredientes como sementes de chia, leite de coco e açúcar demerara.

45. Naked cake sem glúten: esse é um charmoso naked cake sem glúten e sem lactose de chocolate com brigadeiro. A massa leva ovos, vinagre de maçã, cacau, amido de milho, polvilho doce, bicarbonato de sódio, goma xantana e farinha de arroz. Fica perfeito para servir em ocasiões especiais como festas de fim de ano, jantares ou aniversários.

46. Bolo de laranja sem glúten: essa receita é outra opção de sobremesa perfeita para quem não dispensa um bom bolinho simples e macio no café da manhã ou lanche da tarde. O bolo de laranja é sem glúten, sem lactose e pode ser feito no liquidificador.

47. Bolo de coco e lima sem glúten: misturar frutas doces com cítricas é uma excelente ideia para deixar receitas de bolo ainda mais saborosas. A massa desse bolo sem glúten leva coco ralado, ovos, farinha sem glúten e iogurtes naturais, e sua calda é feita com limão, lima e açúcar amarelo.

48. Bolo de chocolate e amêndoas sem glúten: esse é um bolo simples de chocolate sem glúten incrementado com amêndoas que fica simplesmente maravilhoso. A receita leva açúcar amarelo, ovos, manteiga amolecida, chocolate preto amargo, sal e farinha sem glúten. Decore a gosto e se delicie!

49. Bolo mármore sem glúten: o bolo mármore é praticamente um sonho para quem ama bolo de chocolate ou de baunilha, já que a receita une ambos os ingredientes e fica irresistível. A receita de liquidificador é fácil de fazer e conta com ingredientes saudáveis como farinha sem glúten e leite vegetal.

50. Bolo de baunilha com calda de amora sem glúten: se você é fã de bolos simples de baunilha, confira essa receita sem glúten feita com calda de amora e se apaixone! O bolo é delicioso, tem uma textura bem fofinha e fica incrível tanto com uma calda de frutas de sua preferência quanto puro.

51. Bolo Twix sem glúten: biscoito, chocolate e caramelo. Tem coisa melhor? Só se for tudo isso na forma de um bolo e em versão saudável sem glúten e sem lactose. Apesar da receita ser longa, ela não é tão difícil de fazer e o resultado com certeza vai te surpreender.

Doces sem glúten

52. Alfajor sem glúten: alfajor é um docinho que é praticamente impossível de não gostar, afinal a combinação de bolachas-bolinho recheadas só pode resultar em coisa boa, né? Aqui você confere uma versão coberta com chocolate e outra descoberta. Ambas são sem glúten, sem lactose, deliciosas e fáceis de fazer.

53. Chocotone sem glúten e lactose: como o Natal está cada vez mais próximo, nada melhor do que já começarmos a pensar em receitas mais saudáveis e menos calóricas para a data. Esse é um chocotone sem glúten e sem lactose que não dá muito trabalho para preparar e fica bem saboroso.

54. Waffle sem glúten: para deixar os seus cafés da manhã ainda mais agradáveis, saiba como preparar um waffle sem glúten que fica crocante por fora, macio por dentro e com um sabor muito gostoso. Você pode servir com bananas, frutas vermelhas, manteiga, mel, geleia, granola e outro qualquer ingrediente que preferir.

55. Torta de maçã sem glúten: essa torta de maçã sem glúten e sem lactose é feita com uma base de massa de empadinha e seu recheio fica divino, doce na medida certa e com gostinho delicioso de canela. A receita rende oito tortinhas pequenas ou uma torta média.

56. Churros sem glúten: esses churros são sem glúten, sem leite, sem ovos e sem açúcar, o que os tornam saudáveis e muito mais leves do que os tradicionais, para você comer sem culpa durante a semana. Dica: quando for assar, espere que eles esfriem bem, se não eles ficarão úmidos e moles em vez de crocantes por fora e macios por dentro.

57. Cookies de banana sem glúten: você sabia que uma das maneiras de substituir o ovo em receitas é por banana amassada? Aqui, além desta função, a fruta ainda vai adoçar e dar o gostinho maravilhoso dos cookies, que também são feitos sem farinha e sem leite.

58. Cookies fáceis sem glúten: quando bater aquela vontadinha de comer doces em uma tarde de domingo, aposte nessa receita de cookies sem glúten e sem lactose superfácil, leve e saudável. Anote os ingredientes: pasta de castanha de caju, farinha de aveia sem glúten, melado de cana e bicarbonato de sódio.

59. Panetone sem glúten: essa é outra receita especial para o Natal deliciosa e surpreendente: panetone vegano sem glúten que pode render até sete unidades pequenas. Você pode substituir o açúcar mascavo por demerara ou de coco e o psyllium por chia ou linhaça.

60. Muffin de abóbora sem glúten: que tal uma receita deliciosa e docinha feita com um alimento pouco calórico e supernutritivo? O muffin de abóbora é sem glúten, sem lactose, oferece boa saciedade e ainda conta com gorduras boas e fibras. Fácil de fazer, é uma ótima opção para o lanche ou café da manhã.

61. Crumble de maçã sem glúten: superfácil e rápido de fazer, esse crumble de maçã sem glúten é um ótimo docinho saudável para ter em casa no dia a dia. Entre os ingredientes, estão aveia, açúcar mascavo, canela, óleo de coco e essência de baunilha. Já para a recheio, você vai precisar de maçã, açúcar mascavo, farinha de aveia, canela, noz-moscada, sal, suco de limão e essência de baunilha.

62. Sequilhos de limão sem glúten: esses sequilhos são simples de preparar e ficam saborosos, crocantes e refrescantes – ideais para acompanhar uma xícara de café pela manhã. E o melhor é que a receita leva apenas quatro ingredientes: amido de milho, açúcar, manteiga e limão.

63. Panqueca doce sem glúten: para preparar panquecas doces e fofinhas, confira essa receita sem glúten feita com ovos, açúcar, óleo de coco, mix de farinhas, sal e fermento.

Sobremesas sem glúten

64. Quindim sem glúten: esse é um quindim sem glúten e sem leite feito com gemas, açúcar, coco ralado, clara, margarina, extrato de baunilha e glucose. A receita rende 16 unidades e os docinhos se conservam por até 15 dias na geladeira.

65. Pudim de tapioca e coco sem glúten: que tal uma sobremesa deliciosa sem glúten, sem lactose e vegana? É um pudim de tapioca e coco superfácil de preparar que você pode deixar pronto na geladeira no dia anterior e só se preocupar em saborear no dia de servir. Complemente a receita com caramelo e coco ralado.

66. Tiramisù sem glúten: excelente sobremesa para os almoços com a família aos finais de semana, esse tiramisù é sem glúten e mais leve do que sua receita tradicional, feito com ingredientes como queijo mascarpone, ovos, açúcar, palitos La Reine sem glúten, café sem açúcar, moscatel e cacau em pó.

67. Petit gâteau sem glúten: essa é uma versão sem glúten, mais saudável e mais leve de petit gâteau, já que substitui a farinha de trigo por farinha de amêndoas e utiliza ingredientes como chocolate 65% de cacau, ovos e manteiga sem sal. Desenforme com cuidado e sirva com sorvete ou chantilly.

68. Cheesecake de pistache e manga sem glúten: essa é uma receita de cheesecake de pistache e manga vagana, sem glúten e sem lactose que é extremamente fácil de fazer e supersaudável, já que não leva farinha, açúcar refinado, leite ou gordura hidrogenada. Basta colocar tudo no processador, montar a torta e levar para a geladeira até a hora de servir.

69. Doce de leite de amêndoas sem glúten: para quem é apaixonada por doce de leite, saiba que é possível preparar o doce de uma forma saudável e igualmente saborosa, em uma versão sem glúten, sem lactose e vegana. Você irá precisar somente de leite de amêndoas e açúcar mascavo.

70. Mousse de chocolate sem glúten e sem lactose: supersimples e deliciosa, essa receita de mousse de chocolate é saudável e você pode comer sem nenhum peso na consciência. Aqui, a base da sobremesa substitui o tradicional leite condensado ou creme de leite por abacate.

71. Torta de chocolate sem glúten: essa torta de chocolate sem glúten e sem lactose é conhecida como raw pie, que são tortas que não precisam de nenhum tipo de cozimento e costumam ser bem saudáveis e supergostosas. Seu recheio leva bananas congeladas, alfarroba ou cacau em pó, essência de baunilha, leite de coco e mel.

72. Torta de frutas vermelhas sem glúten: essa é uma torta de frutas vermelhas sem glúten, sem lactose e sem açúcar que vai matar a sua vontade de uma boa sobremesa e te manter firme e forte na dieta. A receita da massa leva farinha de amêndoas, batata-doce, farinha de linhaça e óleo de coco.

73. Tortinha de banana sem glúten: aprenda a preparar essa deliciosa tortinha de banana vegana e sem glúten que, além de maravilhosa, é muito fácil de fazer. Para experimentar, você só vai precisar de banana, amendoim, canela e coco ralado.

74. Sobremesa gelada de banana sem glúten: essa é uma das melhores e mais saborosas sobremesas sem glúten e sem leite, que sem dúvidas fará muito sucesso na sua casa. A receita leva componentes deliciosos como biscoitos, caramelo, creme, merengue e bananas. Quando geladinha, fica ainda melhor.

75. Trufas de chocolate sem glúten: nada como uma boa e clássica trufa de chocolate para matar a vontade de doce com estilo, né? Mas nem por isso você precisa escapar da dieta, já que aqui você confere como fazer uma versão vegana, sem glúten e sem lactose. A receita leva apenas cacau em pó, óleo de coco, açúcar mascavo, conhaque, baunilha, castanha-de-caju e água.

76. Crème caramel de pistache sem glúten: o crème caramel nada mais é do que uma versão francesa requintada do nosso maravilhoso pudim, porém a sobremesa é sempre lisa e nunca com furinhos. Essa deliciosa receita sem glúten e sem lactose é feita com pistaches, que contam com um sabor forte e ajudam a camuflar o gosto do leite de coco.

Nada melhor do que se deliciar comendo o que gostamos sem efeitos colaterais, né? Agora você não tem mais desculpas e pode se jogar na cozinha para preparar pratos quentes, docinhos, sobremesas, pães e o que mais você tiver vontade!