12 receitas de shimeji na manteiga para uma refeição com sabor oriental

Escrito por                          

O shimeji na manteiga é um prato saboroso e com um gostinho de comida oriental. Com altos níveis nutricionais, esse cogumelo é rico em potássio, vitaminas e fibras e com um índice baixo de calorias.

Perfeito para servir como acompanhamento ou até mesmo como prato principal, o shimeji na manteiga é extremamente simples de se fazer e superversátil. Você pode, por exemplo, incrementar ainda mais o sabor dessa delícia adicionando saquê ou óleo de gergelim. Confira 12 receitas para testar em casa:

1. Shimeji na manteiga simples

Que tal começar com uma receita bem simples? Com poucos ingredientes, essa versão é prática de se fazer e fica pronta em questão de minutos. E para dar aquele sabor todo especial, não se esqueça de colocar um pouco de cebolinha picada!

2. Shimeji na manteiga com açúcar

Nessa receita, o açúcar serve para caramelizar e neutralizar o sal do molho shoyu, ou seja, ele não deixa a receita doce. Você também pode finalizar com cebolinha picada. Dica: para aproveitar todo o sabor dessa delícia, sirva ainda quente!

3. Shimeji na manteiga com alho

Uma dica para essa receita, mas que vale para todas as outras da lista é não lavar os cogumelos, pois eles absorvem muita água. Então, se estiver muito sujo, use papel toalha para limpar. Depois, aqueça a manteiga, frite o alho, coloque o shimeji em pedaços e mexa bem. Quando ele já tiver diminuído de volume e refogado, acrescente o molho shoyu, misture mais um pouco e está pronto!

4. Shimeji na manteiga com cebola

Comece dourando a cebola na manteiga até que ela fique bem transparente. Em seguida, adicione o shimeji em pedaços e mexa muito bem, até que ele fique macio e dourado. Por último, acrescente o shoyu e a cebolinha picada. Está pronto para ser saboreado!

5. Shimeji na manteiga com saquê

Que tal preparar um jantar bem oriental? Aqui, além do shimeji e do shoyu, o saquê ajuda a dar um sabor todo especial para o prato. Mas cuidado para não exagerar e deixar a receita com um gosto muito forte. Confira o passo a passo e aproveite!

6. Shimeji na manteiga com saquê Mirim

Outra receita de shimeji na manteiga com saquê, essa versão é muito prática e saborosa. Perfeita para quem quer preparar algo diferente e simples, que vai surpreender todos os convidados. Não deixe de conferir o passo a passo e preparar aí na sua casa!

7. Shimeji na manteiga com hondashi

Sabe aquelas receitas que você fica salivando só de acompanhar o modo de preparo? Pois essa é uma delas. Com poucos ingredientes, essa versão de shimeji na manteiga com certeza vai ganhar um espaço todo especial no seu caderno de receitas.

8. Shimeji na manteiga com óleo de gergelim

Uma bandeijinha de shimeji (branco ou preto), shoyu, manteiga, óleo de gergelim, pimenta-do-reino e cebolinha ou negui. Esses são os ingredientes necessário para preparar um prato delicioso, simples e muito fácil. Você vai se surpreender!

9. Shimeji na manteiga no papel alumínio

E se você não quer sujar as panelas, então aposte nessa versão de shimeji na manteiga. Aqui, o cogumelo é cozido no forno e para acelerar o processo e deixar tudo bem macio, basta embrulhar os ingredientes em um pedaço de papel alumínio.

10. Shimeji na manteiga com óleo de gergelim torrado no forno

Outra versão que vai ao forno, esse shimeji na manteiga ainda tem um toque todo especial: o óleo de gergelim torrado. Basta colocar em cima de um papel manteiga, o shimeji com o óleo de gergelim, o açúcar, o shoyu e a cebolinha a gosto. Em seguida, feche formando um pacotinho, coloque em uma forma e leve ao forno preaquecido por 20 minutos. Aproveite!

11. Shimeji na manteiga com limão no forno

O limão sempre dá um gostinho a mais em qualquer receita, não é mesmo? E aqui, ele ajuda deixar essa deliciosa versão de shimeji na manteiga com um sabor ainda mais intenso. Anote todos os ingredientes necessários e corra para a cozinha!

12. Shimeji na manteiga com canapés de polenta

Que tal surpreender os convidados com uma receita simples, mas extremamente sofisticada? Aqui, o shimeji na manteiga é servido em cima de canapés de polenta. Basta preparar o cogumelo, cortar a polenta em quadradinho e montar o seu prato!

Como você pode perceber, o shimeji na manteiga é um prato muito simples e fácil de se fazer. E se você gosta de receitas com cogumelos, confira essa lista com vários opções de pratos com shitake.

PARA VOCÊ