13 receitas de tapioca doce que vão facilitar para o seu lado

Por
Atualizado em 03.06.20

A tapioca doce é uma opção que pode servir tanto para compor um lanche saudável quanto para matar a vontade de comer alguma coisa docinha. A goma de mandioca pode ser recheada com cremes, frutas e especiarias variadas. Confira uma seleção de receitas de tapioca doces desse prato para provar suas diferentes versões:

Publicidade

Receitas de tapioca doce simples

iStock

1. Tapioca de morango com Nutella: para esse preparo, a goma de tapioca já peneirada é colocada na frigideira antiaderente. Enquanto isso, os morangos são cortados. Após virar a massa, deve-se acrescentar a Nutella e os pedaços da fruta. A tapioca é dobrada e a sugestão é adicionar o creme e o morango também por cima.

2. Tapioca de banana com Nutella: nessa receita, a massa de tapioca pronta vai para o fogo. A banana deve ser cortada em pedaços. Depois de virar a tapioca, é hora de adicionar o creme de avelã e as rodelas de banana. O preparo é dobrado e a decoração é feita com um fio de Nutella.

3. Tapioca de brigadeiro e coco: aqui, a massa de tapioca é levada para a frigideira e virada para cozinhar dos dois lados. O recheio – composto por brigadeiro e coco ralado – é, então, adicionado. A tapioca é dobrada e para decorar deve-se colocar mais brigadeiro por cima.

4. Tapioca de coco e leite condensado: o recheio dessa opção de tapioca doce é do tipo beijinho – feito com leite de coco, leite condensado e coco ralado. Essa combinação de ingredientes é disposta na massa da tapioca já cozida na frigideira. A sugestão é colocar um pouco do recheio por cima do lanche dobrado ao meio, para decorar.

Publicidade

5. Tapioca de brownie: essa receita traz uma tapioca bem diferente e muito gostosa. A massa é preparada misturando goma de tapioca, chocolate meio amargo, ovo e açúcar mascavo em um recipiente. A combinação é levada para a frigideira e deve ser virada para cozinhar dos dois lados. Uma dica é servir o prato acompanhado por sorvete.

6. Tapioca de banana com leite Ninho: o primeiro passo dessa receita é preparar o recheio da tapioca combinando banana amassada com leite Ninho. A goma é levada para cozinhar na frigideira e recheada depois de pronta. Uma sugestão para deixar o prato ainda mais apetitoso é adicionar mais leite em pó antes de dobrar a tapioca.

7. Tapioca de queijo com goiabada: essa receita traz a goma de tapioca peneirada e combinada com uma pitada de sal. Depois de cozida, é hora de adicionar o recheio feito com queijo mussarela e goiabada. A intenção é deixar o queijo bem derretido e uma dica é aproveitar o que tiver na sua geladeira – pode ser a ricota, o coalho e até o branco.

Publicidade

Receitas de tapioca doce mais saudáveis

iStock

8. Tapioca de banana, maçã e canela: o recheio dessa tapioca é preparado no micro-ondas e leva banana e maçã picadas, além da canela em pó. A goma da tapioca é peneirada e cozida dos dois lados em uma frigideira. O recheio é adicionado ainda quente e a finalização fica por conta do mel.

9. Tapioca de morango, uva e mel: essa é uma boa versão para quem quer comer um doce sem sair completamente da dieta. Para compor o recheio da tapioca, deve-se cortar morangos e uvas. Após o cozimento, as frutas são dispostas sobre metade da massa e o mel é acrescentado no recheio e por cima do prato.

10. Tapioca com banana e pasta de amendoim: o diferencial da massa dessa receita de tapioca doce é o uso da chia. Para o recheio, utiliza-se pasta de amendoim e banana amassada. Depois de montar o prato, a sugestão é colocar canela em pó por cima.

11. Tapioca de banana e coco: o recheio dessa opção de tapioca é feito em uma panela e leva rodelas de banana, coco fresco ralado, água, stevia e canela em pó. A goma é peneirada, cozida e, então, recheada. O resultado é um lanche funcional e saboroso.

12. Tapioca de banana, coco e canela: para compor o recheio delicioso dessa panqueca deve-se combinar banana, coco ralado, canela em pó e adoçante culinário em uma panela. O preparo da massa é feito em uma frigideira.

13. Tapioca com doce de leite e morango: a massa de tapioca é preparada na frigideira nessa receita e cortada em tirinhas. Em um recipiente, deve-se intercalar doce de leite, as tirinhas e morango. A última camada é feita com nozes, que dão uma textura crocante ao doce.

As diferentes versões mostram como esse é um prato que funciona bem tanto para lanches mais nutritivos quanto para quem quer adoçar o dia a dia. É uma excelente opção para os que buscam um preparo rápido e saboroso. Veja outras receitas interessantes que têm a tapioca como base: pão de queijo, pudim e cuscuz!