8 receitas de temaki que podem fazer muito sucesso na sua mesa

Escrito por Vanessa Herrmann

O temaki é um prato típico do Japão e não é muito antigo, já que sua origem data nos anos 1970. Seu surgimento ocorreu na busca de uma maneira prática e mais acessível de saborear uma refeição tradicional da região: o sushi. Tanto, que é considerado por muitos um tipo de fast-food saudável oriental.

Os ingredientes usados no preparo do sushi e do temaki são os mesmos, o que muda é o formato de cada um. O segundo lembra um cone e é bem maior do que o primeiro, por isso a praticidade. Em algumas festas existe até a opção de cada um montar o seu com seus recheios favoritos, o que é super legal para se aderir, não é mesmo?

É importante saber que a versão japonesa é bem mais simples do que a maiorias das encontradas aqui no Brasil, já que leva apenas alga, arroz, legumes, como a cenoura ou peixes, como o salmão. No caso dos peixes é importante ficar atento com seu frescor, pois assim o sabor será muito mais gostoso. Outra dica é não molhar o arroz com o shoyu, e apenas o peixe, pois assim o resultado será bem melhor.

Depois de conhecer um pouco sobre esse prato que tem ganhado cada vez mais espaço, que tal conferir a lista de receitas que escolhemos a dedo para você testar e se deliciar em casa?

1. Temaki de salmão e ricota

Foto: Reprodução / Panelaterapia

A combinação de salmão com creme de ricota pode até ser um pouco inusitada no preparo desse prato de origem oriental, mas o resultado pode ser muito saboroso. Além disso, essa é uma opção de prato que não conta com muitas calorias.

2. Temaki de salmão com couve

Foto: Reprodução / Lazz gourmet

Mais inusitada que a opção anterior, essa receita leva couve frita, que dá um toque crocante ao prato. O cream cheese também entra em cena para incrementar o gostinho do temaki que tem como ingredientes principais o arroz e o salmão.

3. Temaki de salmão e cebolinha

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

Já para quem busca uma opção de temaki tradicional, essa é a receita ideal. Aqui o prato é preparado apenas com nori, salmão e cebolinha. Se você nunca comeu esse sabor, não pense que por levar poucos ingredientes ele deixa de ser saboroso, viu? Na verdade, essa pode ser a pedida ideal para testar em casa e ter um resultado de sucesso.

4. Temaki skin

Foto: Reprodução / Presunto vegetariano

Para quem não quer comer peixe cru, o skin pode ser uma ótima opção, pois o recheio é feito com pele de salmão frita. O resultado é bem gostoso, já que o recheio dá um toque crocante ao prato. Uma dica legal é deixar um pouco de carne para um sabor ainda melhor.

5. Temaki de salmão com cream chees

Foto: iStock

Essa é outra opção que agrada muitos paladares, aqui, o recheio é composto por pedacinhos de salmão, cebolinha e uma quantidade generosa de cream cheese. Mesmo tendo uma lista curtinha de ingredientes, o resultado fica bem gostoso. Além disso, a combinação de itens pode agradar os mais variados paladares.

6. Temaki de salmão e pepino

Foto: Reprodução / Rolê gourmet

Se você está buscando uma receita que leve salmão, mas que seja mais incrementada, essa pode ser a escolha certa. Aqui o peixe entra em cena junto com cream cheese, cebolinha e pepino. Isso faz com que o resultado seja mais nutritivo e ainda combine texturas diferentes. O resultado é muito bom, vale a pena experimentar.

7. Temaki de cenoura e pepino com missô

Foto: Reprodução / Sem medida

Uma ótima opção para quem quer um temaki de legumes é preparar essa receita que tem como ingredientes principais a cenoura e o pepino, mas que tem um toque de missô que faz toda a diferença no sabor final do prato. O preparo é bem mais simples, já que os ingredientes usados para esse recheio são mais fáceis de serem cortados do que o salmão.

8. Temaki de shimeji

Foto: Reprodução / Jornada vegana

O shimeji também pode ser usado para o preparo de um temaki que deixa os peixes de lado. O legal é que o cogumelo é bem temperadinho e dá um super toque de sabor ao prato. Além disso, seu tempo na cozinha não será muito longo com essa opção.

Depois de conferir essas receitas você percebeu que preparar um temaki saboroso em casa não é muito difícil, não é mesmo? Porém, é importante ter bastante cuidado no preparo do arroz, pois se esse passo for mal feito, o resultado final pode não ser tão gostoso.

PARA VOCÊ