10 receitas com castanha portuguesa para servir do petisco à sobremesa

Escrito por                          

Menos famosa que suas primas do Pará e de caju, a castanha portuguesa também é rica em nutrientes, mas tem menos gordura que as outras oleaginosas. O purê é sua versão mais conhecida, mas sua versatilidade e seu sabor marcante fazem com que ela brilhe do petisco salgado à sobremesa elegante. Conheça as receitas e se esbalde nas possibilidades de sabores!

1. Castanha portuguesa assada no forno

Para começar, a receita mais simples e comum: assar as castanhas portuguesas. O preparo é muito fácil e só exige dois ingredientes: castanhas portuguesas e tempo. São 40 minutos, então programe-se e depois é só deixar o forno trabalhar. As castanhas assadas podem ser comidas como petisco ou usadas em receitas e outros preparos deliciosos.

2. Castanha portuguesa cozida na panela de pressão

Se 40 minutos for muito tempo e você quiser algo mais rápido, você pode substituir o forno pela panela de pressão. Assim, o tempo de preparo cai quase pela metade: são 20 minutos cozinhando, depois de pegar pressão, e mais o tempo de esperar para a pressão sair antes de destampar a panela.

3. Purê de castanha portuguesa

Personagem comum em ceias de Natal, o purê de castanha é fácil de preparar, leva poucos ingredientes e, nesse vídeo, ganha uma versão vegana. Dê uma chance a ele em outras épocas do ano também. Você vai ver que ele vai transformar a refeição numa festa.

4. Caldeirada de frutos do mar com castanha portuguesa

Esse com certeza não é um prato para o dia a dia, mas para um dia especial (ou, se você preferir, é um prato para transformar um dia comum em extraordinário). A castanha portuguesa se junta a camarão, mexilhão, vôngole, lula, mandioquinha e temperos para formar uma caldeirada de frutos do mar inesquecível, deliciosa e simples de preparar.

5. Nhoque de castanha portuguesa e batata

Misturar castanhas cozidas às batatas dão mais cor e, claro, sabor ao prato, sem acrescentar dificuldade alguma ao preparo. Como resultado você tem nhoque caseiro, macio, gostoso e fora do comum. Aí é só escolher o molho que você mais gosta, ralar queijo parmesão e se deliciar.

6. Risoto de castanha portuguesa

Um risoto todo diferente. O arroz é do tipo basmati, bem perfumado, leve e macio. A castanha portuguesa aparece para dar sabor e crocância, as ervilhas trazem cor e mais sabor, e, para deixar tudo cremoso e irresistível, uma colherada de manteiga.

7. Peru recheado com castanha portuguesa

Um prato com cara de fim de ano, de festa, de refeição com família e amigos. O purê de castanha que recheia o peru é bem fácil de fazer e o cuscuz de tâmaras, hortelã e abobrinha de acompanhamento merece ser repetido o ano todo.

8. Creme de castanha portuguesa

iStock

Água, açúcar, castanha e baunilha, com só esses quatro ingredientes você prepara um creme aveludado, doce no ponto certo e viciante. Ele fica ótimo misturado com iogurte, como recheio de crepes, para comer com uma fatia de pão quentinho… e o que mais sua imaginação sugerir.

9. Doce de castanha portuguesa com chocolate

Todo mundo gosta de creme de avelã com chocolate, né? A versão com castanha portuguesa no lugar de avelã não deixa nada a desejar no quesito gostosura. Que tal experimentar? É simples de fazer – a única parte menos fácil é descascar as castanhas – e o sabor vai te surpreender.

10. Mont blanc com castanha portuguesa

Para encerrar nossa lista de receitas, uma sobremesa digna de jantar de gala. Pegue seu avental, os ingredientes e prepare a câmera, porque quando fica pronto, esse prato merece muitas fotos. Essa torre de merengue, creme de castanha e chantilly vale a escalada: a vista dela só não é melhor que o sabor!

Agora que você já conhece o potencial da castanha portuguesa, veja as receitas com amêndoas. Quem sabe você não encontra oportunidade para criar suas versões misturando essas delícias?

PARA VOCÊ