290 receitas com nozes para comer de olhos fechados

Escrito por    

Bonita e ovalada, com cor de palha e aparência de madeira cheia de marcas do tempo… Mas é comida! Dentro de uma casca bem dura e super protetora, escondem-se dois pedaços dourados de um fruto delicioso: a noz.

Continua após o anúncio

Da família das castanhas, as nozes são oleaginosas e ricas em vitaminas e gordura, por isso, é considerada um alimento que é grande fonte de energia, além de ser ótima para o coração e para o bom funcionamento do cérebro, prevenir o câncer de mama e de próstata, prevenir o diabetes e o estresse e controlar o colesterol ruim e os efeitos da menopausa.

Típicas de climas frios, as nozes são bem versáteis, já que caem bem em diversos tipos de preparos. Para variar no dia a dia, vale usar os dois tipos de nozes também: noz e pecã. Além dessas opções, inclua no seu cardápio as chamadas “falsas nozes”: amêndoa, amendoim, avelã, castanha (portuguesa, do Pará e de caju), macadâmia, pinhão, pinholi e pistache. E então, como vai preferir consumir suas nozes? Opção é o que não falta!

Café da manhã com nozes

Foto: Reprodução / Cozinha dal Bó

1. Biscoito integral de banana, aveia, nozes e chocolate: um biscoitinho integral, perfeito para preparar no domingo para o café do dia seguinte – já que segunda-feira é o dia oficial de começar os regimes. Mas aqui não tem comida sem gosto. O biscoito tem chocolate e banana, que dão a ideia de fugir da dieta (mesmo que seja logo no começo).

2. Bolachinha de leite condensado com nozes: especialmente indicada para aqueles dias que você está inspirada… Que tal preparar bolachinhas que derretem na boca, e com um sabor incrível de leite condensado com nozes? Você com certeza vai acertar na receita para aquele café da tarde com as amigas.

3. Bolachinhas de nozes: essas bolachinhas são bem rápidas de fazer, então são perfeitas para preparar para uma visita que avisa bem em cima da hora que vem te visitar. A sugestão é usar pecãs picadas, baunilha e raspas de limão siciliano. A combinação fica fantástica!

4. Bolinhas super proteicas: tem dias que você nem acordou direito e a fome já se anuncia. Essa bolachinha é perfeita para te alimentar logo nessa manhã, já que é super saudável e bem simples de fazer. Você também pode variar e fazer substituições para dar o seu toque de chef e deixar a bolachinha mais com a sua cara e sabor preferido.

5. Leite vegano de amêndoas: opção para veganos, esse leite é bem fácil de fazer, já que só precisa de dois ingredientes: a oleaginosa e água! Além das amêndoas, você pode variar e fazer também com nozes, avelãs… Basta seguir o mesmo passo a passo.

6. Manteiga temperada com nozes e tâmaras: já pensou em fazer uma manteiga temperada? Essa ideia é mágica, já que combina super bem com uma infinidade de pratos. E essa manteiga vai bem com tudo! Então, faça esse teste, tempere sua manteiga com nozes e tâmaras. Suas visitas vão se surpreender. E você pode utilizar outros ingredientes também para ter uma variedade na receita, como castanhas, macadâmias… De acordo com o que você preferir.

Continua após o anúncio

7. Overnight oats com chia: é chamado de “overnight oats” o preparado de aveia de um dia para o outro. Funciona assim: deixe de molho os flocos de aveia durante a noite na geladeira, e eles estão prontos para comer no café da manhã seguinte. Além da aveia, você pode acrescentar outros ingredientes. A sugestão aqui leva ainda goji berries, morangos, raspinha de casca de laranja e nozes.

8. Overnight oats sabor torta de abóbora norte-americana: para um café da manhã light e saudável, a ideia perfeita é preparar Overnight Oats. Bem simples de fazer, e com a opção de vários sabores, você pode optar por itens de baixo valor calórico para manter o prato saudável. Não esqueça de deixar o potinho “dormir” na geladeira.

9. Waffle crocante de fermentação lenta: uma delícia é acordar em um dia preguiçoso e devorar um belo waffle. Essa opção, com massa fermentada, demora oito horas para ficar pronta, mas vale a pena! O resultado é incrível! Para ficar ainda mais saboroso, sirva com uma calda gostosa e frutas frescas e oleaginosas.

Para beliscar

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

10. Brie com mel e nozes: é muito bacana receber visitas em casa e preparar aperitivos para agradar seus convidados e deixá-los encantados. Não tem nada mais prazeroso do que servir bem! Esse aperitivo de brie também leva castanha, nozes, mel e pimenta no preparo. Para acompanhar, aquela caneca bem servida de uma cerveja gelada, com o bate-papo rolando solto!

11. Aperitivo de castanhas e nozes com mel e pimenta: para quem gosta de aperitivos com um toque apimentado, essa ideia é perfeita: uma mistura de castanha do Pará (ou caju), nozes, manteiga, mel, sal e pimenta rosa moída na hora a gosto. O toque final fica por conta da páprica picante.

12. Broas de batata-doce com nozes: receitinha ótima para acompanhar um café da tarde. Muito fácil de fazer, demora apenas 25 minutinhos para assar e pronto, você já pode se deliciar. Fica melhor ainda se acompanhada de uma bela xícara de expresso ou cappuccino.

13. Nozes com açúcar: um aperitivo docinho, perfeito para acompanhar um café forte em um dia de frio: nozes cobertas (leia: com aquela camada branquinha e generosa) de açúcar. Para fazer, além desses dois ingredientes, só precisa de água. Você pode encher um vidro bonito e decorado com elas, e servir como presente para uma pessoa querida.

14. Nuts picantes e defumadas: as nuts não precisam aparecer na mesa somente para as festas de fim de ano. Elas são tão versáteis que dá para fazer inúmeras receitas, para comer durante o ano todo! Para esse petisco delicioso, você pode usar também amêndoas e amendoins para incrementar, que são mais fáceis de encontrar e mais baratas. Tempere com páprica defumada, alecrim e algumas pimentas. Vai ser sucesso, na certa!

Entradas com nozes

Foto: Reprodução / Figos & Funghis

15. Caponata de abobrinha: de origem italiana, a caponata é um petisco que sempre cai bem. Para inovar um pouco na receita, substitua a tradicional berinjela por abobrinha. Versátil, a caponata pode ser preparada no forno ou na panela (versão mais rápida). As nozes dão a crocância ao petisco.

Continua após o anúncio

16. Antepasto de mini legumes e pecã: a melhor maneira de saber se uma receita é boa é… Testando! Então vá agorinha mesmo para a cozinha preparar essa ideia deliciosa, perfeita para servir como antepasto para seus convidados. Sirva com pãezinhos e torradinhas. Irresistível!

17. Antepasto grelhado de berinjela, abobrinha e pecã: um antepasto grelhadinho, delícia que surpreende a cada porção. Opção magrinha, ótima dica para quem quer beliscar e não quer sair da dieta. Sirva com lascas de parmesão. Para beber, a melhor ideia é um espumante brut bem geladinho e borbulhante.

18. Bruschetta de queijo brie, mel e nozes: bruschetta é um aperitivo que não demora para fazer e exige habilidade zero na cozinha! Tudo de bom! Ideal para aqueles dias que você está super cansada, depois de um dia exaustivo de trabalho, e que chega uma visita de surpresa.

19. Antepasto de berinjela com azeitonas: perfeito para acompanhar fatias de ciabatta – ou outro pão italiano (ou até o famoso pão francês, bem quentinho de preferência). Opção vegana, se for de seu gosto, também é possível adicionar uva passa à receita.

20. Caponata de berinjela: todo mundo tem seu dia de chef, aquele que você acorda com vontade de ir para cozinha, elaborar, criar, desenvolver algo saboroso e que agrade a todos. Essa é uma ideia simples, mas que vai deixar todo mundo babando. A caponata cai bem em todas as ocasiões, além de ser fácil de fazer. Fica pronta rapidinho!

21. Conserva de berinjela express: conserva é curinga: vale a pena ter sempre uma pronta, geladinha, para servir quando chega uma visita inesperada. Essa, de berinjela, ainda leva pimentão vermelho, alho, cebola, azeitona e nozes. Feita no micro-ondas, é uma daquelas receitas “pá-pum”. Fica pronta bem rápido, e dura até 15 dias armazenada em geladeira.

22. Creme de batata, brócolis e nozes: quando a temperatura cai, cremes e sopas são a melhor pedida! Por isso, em época de frio, vale a pena ter uns ingredientes curingas armazenados (como batata!) para uma inovar com uma receita e esquentar toda a família.

23. Patê vegano de nozes, azeitona e alho: o melhor acompanhamento para uma torradinha é um patê! A sugestão da vez é uma versão vegana, com nozes demolhadas, azeitona e semente de girassol. Para variar, varie a receita usando castanhas ou amêndoas.

24. Pesto de funcho com nozes: pesto é delicioso, e combina com uma infinidade de pratos, como peixe, massa, saladas, bruchettas… Cada casamento gastronômico com pesto resulta em um final feliz e apetitoso. Para esse pesto, não se esqueça de incluir nozes, que dá um toque todo especial ao prato.

25. Pizza light sem massa de berinjela com queijo e nozes: bateu aquela vontade de pizza, mas não quer sair da dieta? Aqui está a solução, bem light: uma pizza sem massa! No lugar dela, fatias de berinjela, e no recheio, um mix de mussarela, tomate, cottage, nozes, tomilho e manjericão a gosto.

26. Tapenade de azeitonas com berinjela: tapenade é basicamente uma pastinha rústica feita de azeitonas. Para incrementar, você pode incluir alguns ingredientes, como berinjelas e pimenta calabresa.  Além de deliciosa com um pãozinho quente,  também pode ser servida como molho para massas ou mesmo acompanhando uma carne branca.

Acompanhamentos feitos com nozes

Foto: Reprodução / Veganana

27. Pesto de beterraba com nozes: a cor da beterraba é incrível, e colore todos os alimentos com quem tem contato. Esse pesto com nozes fica com uma cor fantástica! Você pode servir com pãozinho ou torradas ou até junto com uma salada de legumes. A dica é servir o prato geladinho.

28. Cuscuz marroquino com frutas secas e nozes: cuscuz é um dos pratos mais simples de fazer do mundo, basta ter os ingredientes básicos – que, na verdade, são itens que sempre tem disponível na despensa – e mais cinco minutinhos. Pronto, ele já pode ir para a mesa  acompanhar a refeição.

29. Curry vegetariano de couve-flor: opção de acompanhamento vegetariano, perfeita para uma refeição levinha. Por não conter carne, o prato é mais rápido de fazer. A couve-flor fica bem temperada e aromática. A mistura de sabores de todo o prato fica deliciosa e surpreendente. Então, que tal preparar essa receita para a próxima ‘segunda sem carne’?

30. Farofa de damascos: quem curte uma receitinha agridoce vai curtir adorar essa farofa, feita à base de damascos. Você pode variar e substituir pela fruta de sua preferência. Para não ter erro, aposte na maçã, banana e uvas passas.

31. Mix de arroz com nozes: receitinha que deve fazer parte do seu caderno de pratos para o Natal, esse pode ser considerado um arroz de festa. O diferencial está no mix de grãos: arroz branco, integral e vermelho. As nozes, junto com salsinha picadinha, aparecem para dar um charme extra.

32. Cuscuz com pesto de agrião: o cuscuz é um prato rápido e fácil de fazer, e que combina com uma infinidade de sabores. Essa versão, com pesto de agrião, leva ainda nozes no preparo, para dar uma certa crocância ao prato. Combina perfeitamente com peixe ou filé de frango grelhado.

Saladas com nozes

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

33. Salada caprese de morango: para os amantes de morangos, você pode incluir ele nas suas saladas e vai se surpreender com o sabor incrível. Todos os ingredientes desta receita são incríveis e misturados é uma explosão de sabores imensurável. Tentando descrever em uma palavra: Sensacional.

34. Salada de alface, melão, presunto e nozes: praticidade é mais necessário hoje em dia, e as saladas estão inclusas na lista de receitas práticas para o dia a dia. Ingredientes deliciosos como alface americano, melão, presunto e nozes, quando juntos, conseguem te proporcionar uma experiência gastronômica incrível, e com várias sensações de sabor.

35. Salada de beterraba assada, nozes e queijo de cabra: por mais que não seja comum o consumo da beterraba assada, vale muito a pena fazer! A doçura do vegetal casa perfeitamente com a acidez do queijo de cabra. Para completar, folhas de alface lisa e romana baby, noz pecã e mel. A dica de ouro é temperar as folhas separadamente, com molho de mostarda dijon.

36. Salada de agrião, figo, presunto cru e nozes: prato perfeito para ser servido como entrada em um almoço de um dia quente e ensolarado, essa salada leva agrião, figo fatiado e presunto cru. O diferencial está molho, à base de azeite, balsâmico e geleia de morango. Regue a salada com essa misturinha e salpique nozes destroçadas manualmente.

37. Salada com figos, nozes, mel e presunto cru crocante: saladinha para devorar numa noite quente, acompanhada de umas fatias de torrada de pão integral com azeite. O prato verde é de alface, broto de alfafa e agrião. Junte fatias de figos grelhados, presunto cru crocante (basta grelhar as fatias, em ambos os lados e em fogo baixo). Decore com nozes e regue com mel e azeite e pitadinhas de sal.

38. Salada crocante de salsão e queijo azul: a junção do sabor marcante do salsão com o gostinho bem característico do queijo azul é perfeita para quem adora pratos de sabor forte. Adicione nozes para aumentar a crocância do prato. Para o molho, um mix de óleos que fica incrível, de pistache e nozes, para deixar a salada naquele capricho.

39. Salada de carpaccio de pupunha com agrião: receitinha light e super refrescante, perfeita para o verão. Bem colorida e saborosa, essa salada leva carpaccio de pupunha, que você pode comprar pronto ou fazer em casa. O segredo de chef aqui é deixar as lâminas de pupunha marinar no tempero por, pelo menos, uma hora antes de servir. Durante a montagem, acrescente nozes para dar uma incrementada no prato. Capriche na apresentação, e sirva também em datas comemorativas.

40. Salada de endívia, gorgonzola, uvas e nozes: a ideia de colocar queijos em saladas é muito interessante, e dá um toque a mais de sabor a qualquer prato. Caso você não encontre endívias, substitua por alface americana. Mas escolha folhas pequenas e que lembrem o formato de “barquinha” da endívia. Essa salada é uma excelente opção para servir em almoços ou jantares especiais.

41. Salada de espinafre, cebola roxa e nozes: essa salada traz um diferencial: espinafre cru, em vez do tradicional cozido. Sua consistência natural, suculenta, combina perfeitamente com o crocante das nozes. Complemente a salada com cebola roxa, de preferência, em conserva. Tempere com vinagrete feito com balsâmico e mostarda dijon.

42. Salada de espinafre, laranja e nozes: ótima opção para preparar em dias de calor, para refrescar. Você alia o sabor dos ingredientes com os benefícios de cada um deles, a junção perfeita. Para a salada, ferva o espinafre por dois minutinhos, já é o suficiente. Ela fica bem saudável e saborosa.

43. Salada de macarrão com mix de tomates: um macarrão geladinho sempre cai bem em dias quentes. E essa salada, feita com a massa, fica bem colorida. Para preparar esse prato, basta juntar a massa cozida al dente e escorrida com os tomates (italiano, uva e cereja), cogumelos, mussarela de búfala e nozes. Capriche no tempero e finalize com bastante folhinhas de manjericão.

44. Salada de macarrão light: resolveu começar uma dieta? Invista em pratos bonitos e saborosos, para ter ainda mais vontade de continuar no regime. Insira no seu cardápio essa salada bem light de macarrão, com apenas 250 calorias. Faça em ocasiões diferentes e coloque no menu da família também.

45. Salada de pepino com manga: salada verde e amarela, bem refrescante, indicada para dias de calor intenso. Prato agridoce, já que combina abacate, manga e pepino. Você ainda pode incrementar com as folhas de sua preferência. Salpique nozes e salsinha picada, ou coentro, para servir.

46. Salada de quinoa, couve, romã e nozes: para essa salada, você vai precisar de quinoa, couve, romã e nozes, ingredientes com sabores ímpares, que formam uma combinação perfeita. Para completar o prato, você pode servir uma carne branca.

47. Salada de rabanete, abobrinha grelhada e cebola caramelizada: o rabanete é quem dá a cor dessa salada. Meio picante, combina com a leveza da abobrinha, que deve ser grelhada e com o docinho da cebola caramelizada. Junte as oleaginosas para finalizar. Os sabores são bem diferentes e, juntos, surpreendem a cada garfada!

48. Salada de repolho com maçã verde e nozes: pratos coloridos são lindos, nutritivos, e sempre tem um sabor incrível. E as saladas são perfeitas para usar e abusar das cores dos ingredientes. Perfeitas para uma refeição leve, essa opção é ótima para acompanhar o prato principal, sem deixar nada a desejar.

49. Salada de repolho com pera e nozes: deliciosa e crocante, essa salada é bem colorida e nutritiva, e combina verduras e frutas: repolho verde, pimentão vermelho, salsinha, salsão, cenoura, nozes e uva passa preta. Para variar, substitua a pera por maçã.

50. Salada de repolho roxo, abacaxi e rúcula: não está com vontade de elaborar um super prato por causa do calor? Então faça uma salada, que é simples de fazer e bem rápida. Lave bem as folhas, pique o abacaxi e sirva com o suco de limão: fica ótimo e sacia a fome.

51. Salada de repolho roxo, laranja e pistache: essa salada fica com uma cor incrível! E o gostinho cítrico fica fantástico. Veja que fácil: repolho roxo finamente fatiado, laranja em cubos, cebolinha, seu molho de preferência e pistaches (que você pode substituir os pistaches por semente de abóbora ou girassol, ou ainda nozes, castanhas ou amêndoas). Para realçar o colorido do prato, sirva em uma travessa branca, ou bowl de madeira.

52. Salada de repolho, maçã e passas: quer fazer uma salada bem gostosinha e levinha? Aqui está a resposta! Um mix de repolho, maçã e passas. Para incrementar, adicione à salada creme de ricota, que dá um toque de leveza.

53. Salada de verão: para aqueles dias que o calor está tão forte, que bate aquele desânimo só de pensar em enfrentar o fogão para preparar a refeição, a opção é essa saladinha, leve fresquinha e nutritiva, feita com alface, cenoura, picles de pepino, uva passa branca e preta, nozes, azeitona verde e peito de peru ou mussarela. Você ainda pode acrescentar outras folhas para potencializar ainda mais as vitaminas do prato.

54. Salada festiva: convidou o pessoal para o jantar e não sabe ainda qual salada fazer? Lá vai a dica! Essa opção é bem bonita, ideal para servir em festas e dias de alegria e diversão. Monte a salada em uma travessa bem bonita, ou serva em ramequins individuais, que são um charme à parte.

55. Salada rústica: sabe aquele prato que você come com os olhos? Então, é essa salada aqui: linda, colorida e com aquele jeitão rústico maravilhoso. Junte folhas de alface e radicchio, lascas de gorgonzola, cebolinha e nozes picadinhas, bacon em cubos e bem fritinho e croutons de ciabata. Tempere com molho à base de mostarda.

56. Salada verde com pera, nozes e molho de mostarda e mel: está com pressa hoje e só tem tempo para fazer algo bem rapidinho na cozinha? A opção é uma saladinha verde deliciosa. Basta lavar as folhas e picar, cortar uma pera em cubinhos e adicionar as nozes. Prepare um molhinho com mostarda e mel e saboreie seu prato!

57. Salada Waldorf: conhecida mundialmente, essa salada é feita à base de maçã verde, salsão e nozes. Para incrementar, acrescente peito de frango defumado e desfiado. Sirva sobre uma caminha de folhas de alface, ou dentro da maçã verde. Para essa opção, corte a tampa (parte de cima, o topo) da maçã e “cave” para retirar a polpa.

Massas preparadas com nozes

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

58. Massa com gorgonzola e pecãs: essa massa com gorgonzola e nozes fica muito saborosa, ideal para uma noite mais geladinha. Ah, e ela é daquelas que pede um bom vinho para acompanhar. Menu perfeito para um jantarzinho romântico.

59. Conchiglione de ricota, passas e nozes: conchiglione é aquela massa em formato de concha, perfeita para receber recheios. Receitinha magra, leva ricota amassada misturada com creme de leite light, parmesão ralado, uvas passas brancas e pretas, nozes bem picadinhas e manjericão no recheio. Salpique parmesão e leve ao forno para gratinar.

60. Espaguete alho e óleo com ervilha, ricota e nozes: quer fazer uma comidinha mais levinha hoje? Invista um pouco de tempo para fazer esse macarrão alho e óleo. Acrescente nozes e ricota para dar um toque extra de leveza ao prato, deixando mais light e ao mesmo tempo mais saboroso.

61. Farfalle alho e óleo com nozes e limão siciliano: farfalle é aquele macarrão conhecido como gravatinha (e que fica ótimo servido também servido frio, em saladas). Para essa massa, o segredo é o molho. Faça o processo comum para o macarrão alho e óleo e adicione farelo de nozes e cubos de limão siciliano. Na hora de servir, salpique parmesão ralado e decore com folhas de manjericão.

62. Linguine com pimentão vermelho e nozes caramelizadas: para o almoço deste final de semana, já pensou no que vai fazer? Não? Então faça uma massa! Aproveite essa receita, com a combinação de sabor agridoce que dá um ótimo resultado, além disso transforma um simples prato de massa numa refeição requintada e com excelente apresentação.

63. Macarrão com pesto de beterraba: essa é para inovar o macarrãozinho nosso de cada dia (ou pelo menos, a macarronada de domingo), já que nessa versão ele é bem rosa, uma cor bem forte e linda. Além da massa ser colorida, outro diferencial é o molho, feito à base de nozes. Sirva acompanhado de uma salada bem colorida, para contrastar as tonalidades no prato.

64. Cellentani ao molho pesto: no Brasil, massa é o prato tradicional da mesa de domingo. Mas, a verdade mesmo é que não tem um dia especial para apreciar uma boa massa. Quer variar? Faça se você preparar ela com o molho pesto é de enlouquecer, um aroma e sabor incrível.

65. Massa integral com brócolis e cogumelos: essa massa é bem básica, rápida de preparar e, por isso, e uma ótima ideia de prato para um jantar durante a semana ou em dias que você não está muito inspirada. Depois do macarrão cozido e al dente, adicione à panela abobrinha refogada, brócolis cozido e cogumelos salteados. Finalize com avelãs torradas rapidamente no forno, ou ainda nozes, castanhas ou amêndoas. Sirva com pecorino ralado. A combinação dos sabores fica incrível.

66. Miojo com figo e parma: quando bate aquela fome de leão, muitas pessoas correm para o macarrão instantâneo. O miojo alia tudo o que a fome pede: preparo rápido, prático, gostoso e, claro, que salva muita gente na hora da fome. Versátil, ele possibilita várias combinações e pratos diferentes. Uma opção é fazer com figo e presunto. Experimente!

67. Molho pesto: uma das mais famosas receitas que leva nozes em seu preparo, o molho pesto é perfeito para acompanhar uma massa, fatias de ciabatta, e até carnes. Para fazer essa iguaria, basta liquidificar manjericão (lave e seque muito bem!), nozes, parmesão, azeite e alho. Receitinha pá-pum e que com certeza vai fazer sucesso. Se fizer em grande quantidade, o molho poderá ser armazenado em geladeira, em um recipiente de vidro, por até um mês.

68. Pappardelle com molho ligeiro de gorgonzola e nozes: transformando o básico em belo! Para esse lindo prato de pappardelle, adicione creme de leite, queijo gorgonzola e nozes. Com esses ingredientes você terá um molho divino.

69. Penne ao molho de iogurte com ervilhas e nozes: para fugir um pouco dos molhos tradicionais que sempre acompanham massas, essa receitinha é perfeita, e tem um toque delicado, leve e muito saboroso. Para chegar a esse resultado, bata no liquidificador o iogurte com alho, ervilhas frescas, azeite e sal, até a mistura ficar homogênea. Adicione esse molho ao macarrão, junte queijo ralado, pitadas de noz moscada e polvilhe com nozes picadas.

70. Penne com gorgonzola e nozes: massa e vinho é uma combinação clássica e certeira. Prepare um penne al dente e sirva com molho feito à base de manteiga, cebola, creme de leite, queijo gorgonzola e nozes. O sabor é incrível e faz qualquer um se apaixonar.

71. Penne com ricota e nozes: outra opção para quem aderiu à campanha “segunda sem carne”, esse penne. Além do sabor incrível do combinado da massa com nozes, ainda acrescente alho-poró, tomate, pimenta preta e ricota. Para finalizar, salpique salsinha e cebolinha, bem picadinhas.

72. Ravióli de carne com molho de nozes e alecrim: uma massa mais refinada, para agradar os olhos e estômagos da família. Com a massa feita em casa, dá um tanto de trabalho, mas o sabor compensa. O molho, feito com nozes tostadas e alecrim, faz toda a diferença.

73. Ravióli de papel de arroz com recheio de abóbora e nozes: receita que vai ser a estrela da refeição e render muitos elogios. O papel de arroz (que é facilmente encontrado em lojas de produtos orientais), que geralmente é usado para fazer rolinhos recheados, aqui aparece como ravióli. Faça um purê de abóbora, tempere e adicione nozes picadas. O recheio do seu ravióli está pronto. Sirva com molho pesto e couve.

74. Spaghetti com molho de salsinha e nozes: espaguete sempre é uma boa pedida para facilitar e agilizar o cardápio do dia. Para a massa ficar mais encorpada, você pode acrescentar frango desfiado ou até mesmo camarões, fica uma delícia surpreende o paladar.

Pratos salgados com nozes

Foto: Reprodução / Veganana

75. Almôndegas crudívoras de couve-flor: receitas crudíveras trazem à mesa a comida viva e cheia de nutrientes. Essas almôndegas, feitas à base de couve-flor e nozes demolhadas. Sirva com macarrão de abobrinha. A família inteira vai amar!

76. Trouxinha de espinafre com massa folhada: massa folhada é um ingrediente curinga, dá para fazer uma infinidade de pratos com ela, então, vale a pena ter sempre uma armazenada na geladeira. A trouxinha é recheada com um refogado. Leve à panela, nessa ordem: bacon picadinho, cebola, alho, espinafre e nozes, essa última já com o fogo desligado. Coloque uma colher generosa dessa mistura no meio de um quadrado de massa folhada, junte as pontas no centro e leve ao forno médio.

77. Almôndegas veganas de cogumelos com nozes: almôndega também é um prato que dá para servir numa opção vegana. Substitua a carne por aveia, junte com cebola picadinha, cogumelos e nozes tostadas. Sirva com molho à base de shoyu, misô e fécula de batata. Ao bater os olhos, a aparência será de molho madeira.

78. Almôndegas veganas de grão de bico e nozes: receita vegana, mas que pode ser apreciada por todo mundo, essas almôndegas de grão de bico e nozes ficam com um sabor incrível. E só com ingredientes naturais, nada de carne! Para acompanhar, prepare uma bela macarronada.

79. Hambúrguer de aveia e nozes: versão de hambúrguer para quem não come carne, essa opção leva farinha de nozes aveia (para isso, basta misturar os dois ingredientes e bater no processador), pão ralado, leite, ovos, cebola, alho e tomilho. Frite até dourar de ambos os lados. Sirva quentinho, com uma fatia de queijo por cima, ou em um modo fast food, com pão, tomate, alface… Humm…

80. Hambúrguer de grão de bico e abobrinha: mais uma opção bem saudável, e sem carne, um hambúrguer de grão de bico e abobrinha, que fica perfeito como recheio de lanches deliciosos e naturais para servir os amigos e a família.

81. Mini abóbora recheada: as mini abóboras são um charme só, e são perfeitas para servir como prato principal ou como entrada, como essa sugestão de prato. Para isso, recheie com presunto cru picado, creme de ricota, nozes picadas, as ervas de sua preferência, passas e ricota defumada. Vai encantar os olhos e o paladar!

82. Quibe assado de abobrinha: para variar um pouquinho no cardápio da semana, que tal um quibe vegetariano? A ideia é fazer a iguaria com abobrinha e queijo cottage, uma ótima dupla culinária. Sirva com uma saladinha leve e o molho de sua preferência. Pronto, refeição completa!

83. Quibe vegano de abóbora com nozes: um quibe diferente, amarelo alaranjado, que vai despertar a curiosidade de todos que estiverem em volta da mesa para descobrirem o sabor. Sua cor linda é graças à abóbora, e o sabor incrível vem pelo mix de salsinha, pimenta, hortelã e nozes.

84. Quibe vegetariano de abóbora e aveia: mais uma opção sem carne e bem saudável, com uma ótima consistência e sabor melhor ainda. Já ouviu o ditado “é para comer rezando”? Pois é! Quando você colocar o primeiro pedaço na boca, vai lembrar bem desse dito popular…

85. Ravióli de abobrinha: um ravióli levinho e com poucas calorias, perfeito para quem está de dieta. No lugar da massa, fatias finas de abobrinha, e com a combinação do recheio de queijo cottage com nozes. Você pode variar na “massa”, substituindo a abobrinha por berinjela, e no recheio, usando outros ingredientes – inclusive, usar tofu também, para os intolerantes à lactose.

86. Risoto de aspargos e brie: depois de trabalhar um dia inteiro, às vezes falta a criatividade na hora do jantar. Por isso, as ideias mais bacanas de receitas são aquelas que você coloca na panela os primeiros itens que encontra ao abrir a geladeira. Esse risoto se encaixa nessa descrição, então, aproveite!

87. Risoto de beterraba com brie e nozes: a beterraba mais uma vez aparece soberana como protagonista, dando sua cor ao prato, nesse caso, um risoto. Bonito, nutritivo e gostoso, esse prato com certeza fará sucesso na sua mesa! A combinação com o brie em pedacinhos, semiderretido, com nozes torradas e o tomilho fresco fica incrível.

88. Risoto de gongonzola, pera e nozes: o risoto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arroz arbóreo, ou o arroz em manteiga, é um prato ótimo para ser servido quentinho, você pode usar várias combinações a de hoje vai ser com gorgonzola, pera e nozes, você vai se deliciar com esse sabor fantástico.

89. Risoto de gorgonzola e nozes: receita para comer de olhos fechados, esse risoto tem o sabor forte e característico do queijo gorgonzola. Por outro lado, para equilibrar os sabores, a leveza das nozes. Para o sabor ficar ainda melhor, use caldo de legumes ou de frango, só que daqueles feito em casa, que tem uma dose extra de carinho.

90. Risoto de peras com nozes: esse prato é rico em sabor e cheio de descobertas, já que tem diferentes texturas. Além de tudo, o preparo é simples e o resultado muito sofisticado. Sirva com um bom vinho.

91. Risoto de tomate, castanhas e nozes: ideia perfeita para adicionar ao caderno de receitas especiais para datas comemorativas, esse risoto é leve, de sabor suave e, por isso, versátil na hora de combinar com outros pratos para montar um menu. Você pode usar essa receita como base e substituir alguns ingredientes das próximas vezes que fizer o prato.

92. Roll de berinjela, ricota e nozes: se você gosta de berinjela, aqui vai uma receitinha bem magrinha para se deliciar. Os ingredientes principais são berinjela, ricota temperada, nozes e tomate seco, só coisa gostosa! Sirva como entrada ou como prato principal.

Carnes com nozes

Foto: Reprodução / Cozinha dal Bó

93. Bisteca de porco com tapenade de alcaparras e nozes: está com vontade de comer uma carne hoje? A boa pedida é uma bisteca com sabor e textura incríveis e uma tapenade como tempero, uma pastinha à base de azeitonas e alcaparras bem trituradas, com azeite de oliva e nozes.

94. Cambuci com recheio de carne e nozes: essa pimentinha tem um formato lindo, e não é ardida! Tem sabor leve e delicado, e combina com muitos pratos. Faça uma carne moída temperada como de costume, acrescente nozes picadinhas, cebola e azeitona verde. Uma tudo com molho de tomate e bacon e recheie as verdinhas.

95. Rocambole de carne com recheio de brócolis e nozes: ideia tão gostosa e fácil de executar que, com certeza, vai aparecer com uma certa frequência na sua mesa. Esse rocambole é perfeito também para aproveitar algum legume que esteja perdido na gaveta da geladeira. Para isso, basta substituir os brócolis por outro ingrediente.

96. Filé de frango ao molho de nozes: o molho é o que deixa os pratos com aquele toque especial. Para dar uma nova cara à um simples filé de frango, faça um molho cremoso de nozes com raspas de limão. A mistura fica muito saborosa, e com certeza você vai querer repetir a receita diversas vezes pela facilidade no preparo.

97. Filet recheado com gorgonzola e nozes: para caprichar no almoço de domingo, que tal um belo filé mignon? A ideia aqui é servir em uma apresentação diferente, com recheio de gorgonzola e requeijão amassados com nozes. Sele os dois lados do filé e use uma faca para cortá-lo, de forma que a carne fique com uma cavidade como um copo, adequada para rechear. Depois, só levar para assar.

98. Kibe assado com nozes: quando assado, o quibe fica bem suculento úmido e suculento por dentro, além de relativamente saudável. Com um toque de nozes, fica ainda mais gostoso. Para acompanhar, prepare uma salada de folhas verdes, pepino, cebola roxa e tomate cereja.

99. Peru recheado com cuscuz de frutas secas: dia de festa, amigos e família em volta da mesa e, claro, comida boa! Esse peru recheado é uma ótima pedida para datas especiais. E esse é bem recheado: cuscuz marroquino, ameixa e cranberry secas, uvas passas pretas e brancas, nozes, couve manteiga, curry, canela em pó e seus outros temperinhos preferidos. Todo mundo vai querer repetir!

100. Porpeta com nozes: prato típico italiano, delicioso para comer com muito molho! Para fazer essa delícia, use pão amanhecido, carne moída, arroz, ovo, farinha de rosca e nozes, além dos temperinhos e o molho. Para acompanhar basta um arroz branco, bem básico mesmo, para que você possa apreciar o sabor das porpetas com nozes.

101. Tortinha de porco com maçãs e nozes: essa receita impressiona pelo visual e pela complexidade do sabor. E, mesmo com esses pontos positivos, não é difícil de fazer. Essa torta é como se fosse um rocambole com uma camada de massa em volta dele todo, e o segredinho de chef é moer as nozes junto com a carne, e adicionar pedaços dela junto à mistura, depois de pronta.

Receitas gourmet feitas com nozes

Foto: Reprodução / I Could kill for Dessert

102. Mil folhas com caramelo e crocante de nozes: você tem uma amiga (uma tia também vale) que adora cozinhar e faz coisa incríveis? Peça para ela te fazer de cobaia! Para isso, é só ela colocar a mão na massa e fazer esse doce incrível de massa folhada com caramelo e crocante de nozes. Entre as folhas, um creme feito à base de leite, açúcar, creme de leite e baunilha. Finalize com açúcar e pecã.

103. Creme de abacate com iogurte, chia, linhaça e mel: para a sobremesa de hoje, que tal fazer um creme de abacate super saudável e saboroso? Bata a polpa do abacate com iogurte natural sem açúcar, chia, farinha de linhaça dourada e mel. Sirva em taças altas e transparentes, e decore com nozes.

104. Financiers de nozes: clássico da confeitaria francesa, os financiers são bolinhos pequenos, conhecidos por ter em sua massa farinha de amêndoas – nesse caso, substituída por farinha de nozes. Com uma casquinha crocante por fora, mas aerado e fofinho por dentro, vai bem com café, chá, frutas ou até se servido junto com uma bola de sorvete.

105. Brownie de nozes com creme de caramelo salgado: tão gostoso, fofinho, saboroso e fácil de fazer, que vai ser a nova mania doce da sua casa. Esse brownie mistura a delicadeza do bolinho tradicional com nozes caramelizadas na massa – e a receita já podia parar por aqui. Mas, para ficar ainda melhor, recebe uma cobertura de creme de manteiga de caramelo salgado. Impossível resistir!

106. Nhoque ao molho branco, nozes e parma: receita típica de um almoço de domingo, mas com uma nova roupagem. O nhoque não precisa ser sempre servido com o mesmo molho vermelho. A sugestão é apresentá-lo com molho branco, feito em casa. O toque final fica por conta das fatias desfiadas de parma e o mix de ervas finas e nozes picadas por cima.

107. Palmiers de roquefort e nozes: tipicamente francês, os palmiers são docinhos que lembram o formato de borboleta. Feito tradicionalmente com massa folhada, aqui ele aparece em uma versão salgada, recheado com um creme de ricota, queijo roquefort e nozes. Você pode substituir o roquefort por gorgonzola ou outro queijo azul, de sua preferência.

108. Peras assadas com gorgonzola e nozes: prato delicioso com uma fruta assada, perfeito para dias de outono, quando ainda tem um solzinho mas bate um ventinho à noite. Com grau de dificuldade zero no modo de fazer, o recheio é matador com mel, laranja, gorgonzola e cream cheese. Nozes inteiras coroam a iguaria.

109. Rocambole de mussarela de búfala: rocambole é um prato fácil de fazer e que é uma refeição completa! Versátil, você pode rechear com os ingredientes de sua preferência ou, ainda, usar alguns itens que estiverem perdidos no fundo da geladeira ou da despensa. Essa versão, feita com rúcula, tomate seco e ricota, ganha um toque extra de sabor e perfume com nozes e manjericão.

110. Strogonoff de nozes: embora o nome remeta à mistura de carne ou frango com molho, na verdade esse strogonoff é um doce durinho, que dá para cortar em pedaços. Prático de fazer, esse doce é uma mistura de doce de leite, ovos, creme de leite e nozes. Ingredientes simples, que, juntos, fazem a sobremesa dos deuses!

Doces feitos com nozes

Foto: Reprodução / Flamboesa

111. Brownie de M&M’s: uma receita perfeita para fazer nas férias, junto com os pequenos, ou em qualquer dia, só para ver a alegria da criançada! O ponto alto desse prato doce é o colorido dos M&M’s. Em dias comuns, sirva acompanhado de uma bola de sorvete, ou em forminhas individuais, ajudando a decorar a mesa do bolo em um aniversário.

112. Strudel de maçã: receitinha para você correr para a cozinha, colocar seu avental e caprichar na execução. Doce típico alemão, o Strudel é uma das iguarias germânicas mais apreciadas no Brasil. Com recheio delicioso de maçã, passas, nozes e açúcar, é perfeito para ser saboreado ainda quente. Polvilhe açúcar e canela e sirva com sorvete de creme, nata, creme de leite ou chantilly.

113. Brownie crudívoro de chocolate com cobertura de lúcuma : a versão crudívora do brownie, é o máximo, cheia de nutrientes, fácil de fazer e, claro, muito saborosa. Com a mistura de tâmaras, nozes, baunilha, cacau e óleo de coco, e ainda com cobertura de manteiga (não é óleo!) e açúcar de coco e cacau, você vai fazer essa iguaria gastronômica de deixar todo mundo com água na boca.

114. Brownie crudívoro de chocolate e framboesa: após um jantar especial, nada melhor que uma sobremesa especial no mesmo nível. Então, apresente esse brownie crudívoro de chocolate e framboesa, de sabor marcante e inconfundível. Conservar eles no freezer, retire apenas 10 ou 15 minutos antes de servir.

115. Brownie crudívoro: rica em possibilidades, a culinária crudívora tem opções de comidas que impressionam, e doces também. Alternativa saudável ao famoso doce, esse brownie mistura nozes, leite e amêndoas, tâmaras, cacau e coco ralado, e ainda ganha uma farofinha de nozes na finalização. Uma fatia desse dele é suficiente para matar aquela vontade de um docinho. Sirva com frutas.

116. Brownie de caneca de micro-ondas: receitas de caneca de micro-ondas são apenas uma das maravilhas da modernidade da cozinha. Esse brownie, simples, fácil e rápido, é perfeito para o café da manhã ou para aqueles momentos que bate um desespero de comer doce. Vale muito a pena fazer, você vai se deliciar.

117. Brownie de chocolate com castanhas: versão indicada para aqueles dias de TPM intensa, em que bate aquela vontade louca de chocolate, esse brownie fica bem molhadinho, e tem a crocância característica do doce vinda das nozes e macadâmias picadas.

118. Brownie de chocolate com nozes e chocolate branco: dias de festinhas e almoços em família são ocasiões perfeitas para caprichar na cozinha e preparar uma iguaria para agradar os convidados, não é? Esse brownie, com a dupla preta e branca de chocolate é perfeita, e o toque de nozes dá o gostinho característico ao doce.

119. Torta de chocolate e nozes: receita indicada para as formiguinhas de plantão e os apaixonados por nozes, essa torta fica divina! A ganache de chocolate meio amargo quebra um pouco o doce do caramelo de nozes. Mas, mesmo assim, a torta fica bem docinha. Os amantes das nozes vão ficar feliz com a notícia: a oleaginosa aparece na massa, no recheio e na cobertura.

120. Brownie de feijão preto com nozes: para você que adora uma ideia nova, gosta de experimentar e conhecer novos sabores, aqui vai uma ideia bem diferente, uma receita de brownie de feijão preto com nozes! E, olha… Vale a pena experimentar, fica incrivelmente gostoso!

121. Blondie: uma sobremesa equilibrada, com doce na medida certa: é o blondie, que tem uma massa bem saborosa e com uma ótima textura. Uma receita rende bastante, aproximadamente 45 quadradinhos.

122. Brownie de nozes recheado de caramelo e chocolate: brownie simples já é bom. Agora, imagine uma versão com recheio… melhor ainda! A junção do chocolate com o caramelo casa muito bem e o doce fica com um sabor incrível.

123. Brownie de nozes: esse brownie é aquela receita básica que dá super certo! Você pode incrementar o doce, adicionando à massa gotas de chocolate, banana, castanha do pará ou doce de leite. Se quiser fazer para servir no Natal, acrescente canela e cravo em pó. Você vai sentir o cheirinho característico dessa época com o perfume do brownie.

124. Brownie de pecã e manteiga de amendoim: esse brownie é uma perdição! Com uma casquinha crocante e interior macio, super fofo e gostoso. Faça e sirva para suas amigas em um café da tarde bem caprichado. Elas vão amar!

125. Brownie de Reis: sobremesa para o Natal, esse brownie leva ameixas, uvas passas, damasco, conhaque, frutas cristalizadas e canela. Para matar a vontade de um docinho, o brownie ainda leva pedaços de chocolate branco. O toque final fica por conta da raspinha da casca de laranja.

126. Brownie fit de batata doce: esse brownie é um arraso de tão bom! E, detalhe: é fit – ou seja, dá para comer e se deliciar sem culpa. Como é feito de batata doce, ele fica um pouco diferente do tradicional, mas é bem saudável e tão delicioso quanto a versão tradicional. Vale a pena testar a nova receita e repetir!

127. Brownie funcional de tâmaras: está de dieta e a vontade de um docinho está te consumindo? Tenha calma! Aqui vai a ideia de um doce que é permitido mesmo durante o regime: um brownie funcional, gostoso e saudável, que é feito à base de ingredientes naturais, como tâmaras e cacau puro – e nada (nada!) de açúcar ou manteiga.

128. Brownie sem farinha de chocolate com nozes: para quem está tentando tirar a farinha dos pratos do dia a dia, essa receita é ideal! Chocolate com nozes é uma combinação perfeita, você vai amar! Adicione raspinhas de laranja para dar um toque especial. Para finalizar, capriche na apresentação e polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva com sorvete ou chantilly.

129. Caramelo crudívoro com dois ingredientes: receitas crudíveras também podem ser bem doces (beeem doces). E esse caramelo é a prova disso. Ele mistura manteiga de cacau pura, melado e nozes. E a receita é liberada para todo mundo, já que não tem açúcar e é livre de glúten. Para ficar ainda mais interessante, use forminhas de empada e forre com papel (como aqueles para brigadeiro. Vai ficar com a aparência do chocolate Reese’s.

130. Cheesecake desconstruído: ideia de sobremesa fácil de fazer e rápida, no melhor estilo pá-pum: cheesecake desconstruído e, melhor ainda: montado e servido no copo, para facilitar a vida. Use as frutas de sua preferência ou as de época, para economizar.

131. Creme de frutas vermelhas sem lactose: sobremesa leve, sem lactose, e que prova que um docinho não precisa ser cheio de açúcar, calorias e gorduras. Esse creme leva biomassa cremosa em sua composição, além de leite vegetal, mel, chia e farinha de nozes. Sirva bem gelado, em uma taça bonita, preferencialmente acompanhado de frutas frescas.

132. Crumble de morango: crumble é um prato doce, de origem britânica. Simples, leva apenas duas camadas. A primeira, de frutas picadas e, a última, uma farofinha. Ao ser levada ao forno, essa farofa vira uma crosta crocante. Você vai pirar!!

133. Cupcake de banana e nozes: ideia para o lanche da tarde no trabalho, ou até para levar na lancheira da escola, esse cupcake leva a combinação fantástica de banana e nozes. Use a fruta bem madura, assim o sabor será mais proeminente. Se não estiver de dieta, capriche e faça uma cobertura de ganache.

134. Cupcake de Natal: esses bolinhos maravilhosos acabam com qualquer dieta. O legal dos cupcakes é que ele é bem versátil nas escolhas dos ingredientes, tanto para a massa como para o recheio e cobertura. Capriche na decoração e use para decorar a mesa durante festa. Ao final, os convidados podem devorá-los ou levar como lembrancinha.

135. Doce de banana com brigadeiro de nozes: receita para comer de olhos fechados, esse é um daqueles doces de travessa que também pode ser feito em porções individuais. Para isso, basta seguir essa colinha: primeiro, forre o recipiente escolhido com pão de forma sem casca e polvilhe canela. Adicione uma camada de brigadeiro branco com nozes picadas. Em seguida, disponha rodelas de banana por cima. Para finalizar, salpique açúcar e canela, e leve ao forno. Vai sair uma travessa doce, dourada e caramelizada que vai perfumar sua cozinha.

136. Doce light de nozes: chega segunda-feira, o fatídico dia de iniciar a dieta. Você pensa em comer apenas uma fatia de pão ou torrada e, de quebra, dá de cara com um pote de doce de leite na geladeira… Calma, não é o fim do mundo! Use isso a seu favor e faça esse doce de leite light de nozes. Depois, passe uma camada na fatia do seu pãozinho, sem medo de ser feliz!

137. Fondue light de chocolate: você sabia que fondue também pode ser light? Pois é, então além de ser delicioso, dá para comer sem medo das calorias. Pelo menos, nessa versão, feita à base de pó para pudim light de chocolate, leite desnatado, cacau, creme de leite light e adoçante. Sirva no inverno ou em uma noite romântica.

138. Fudge de chocolate de micro-ondas: santo micro-ondas das receitas rapidinhas! Para fazer esse fugde, você vai precisar de apenas 10 minutos, e terá essa receita divina, perfeita para saborear em uma tarde de filmes. Além da agilidade, o micro-ondas colabora com a limpeza, já que não precisa de tantos utensílios para o preparo. Doce pronto e cozinha impecável. Tem coisa melhor?

139. Fudge de chocolate, doce de leite e pecã: um fudge fácil e rápido de fazer e, claro, super delicioso! Duvida? A receita é muito simples: pique e derreta o chocolate, junte com o mel, o doce de leite e as pecãs. Misture tudo e leve para gelar em um refratário. Corte em quadradinhos para servir, ou monte um saquinho para presentear!

140. Fudge de nozes: nozes combinam com tudo: com doce, salgado, na salada… Mas com chocolate… Humm… Aí já é coisa de Deus! A combinação é simplesmente maravilhosa, divina mesmo. Use essa dupla de sabor encantador para fazer uma sobremesa para o seu final de semana.

141. Fudge de Nutella: numa versão ainda mais deliciosa – se é que isso é possível –, com Nutella! Esse fudge fica com um sabor incrível e muito bonito e vistoso, já que ganha uma cobertura de nozes picadas. Os quadradinhos ficam ótimos na mesa de doces da sua festa ou como sobremesa em um domingo em família.

142. Fudge vegano crudívoro com cobertura de morango: para agradar o paladar dos veganos, essa mistura crudívora se transforma em um fudge delicioso, com cobertura de morango. O sabor fica incrível, e até quem acha que comida vegana é sem graça vai se lambuzar e querer repetir várias vezes.

143. Manga com chocolate branco, iogurte e pecãs caramelizadas: sobremesa levinha e refrescante, fácil de fazer, doce na medida certa e linda, para ser admirada antes de ser saboreada. As diferentes texturas e sabores se misturam, criando uma bela surpresa ao paladar. Sirva em um recipiente transparente: é de comer com os olhos, de tão linda!

144. Muffin de caramelo e nozes: nada melhor do que tomar um café da tarde acompanhado de muffin, feito em casa, por suas próprias mãos. A mistura das nozes com o caramelo é simplesmente sensacional, uma explosão de sabores sem igual.

145. Muffin de cramberrie e chocolate branco: perfeito para saborear no final do dia, na hora do descanso. A cobertura crocante, com nozes e mascavo, faz toda a diferença. Combina perfeitamente com uma xícara fumegante de chá ou café.

146. Muffin de pera e nozes: por sua consistência, a pera é uma ótima fruta para receitas, além de trazer vários benefícios para saúde. Use a fruta para criar esses muffins. Junto com as nozes, deixa aquele sabor incrível de “quero mais”.

147. Muffin sem glúten de banana e nozes: bolinho de banana é um dos queridinhos das crianças. Na versão sem glúten, vai cair nas graças dos adultos também. Para ficarem ainda mais saborosos, junte à massa uma colher de chá de canela em pó.

148. Muffin vegano de banana: o final da semana está chegando e a sua fruteira ainda tem banana? Nada de jogar essa delícia vitaminada fora. Faça muffins! Opção vegana, cai bem para o lanche da tarde, sobremesa no trabalho ou até para a lancheira das crianças.

149. Palha italiana com nozes: palha italiana é um doce dos deuses, não é verdade? Então, que tal preparar essa iguaria para deixar todo mundo babando? Para deixar o prato ainda mais apetitoso, sirva com uma bola de sorvete e nozes salpicadas.

150. Pavê de Natal: pavê cai bem em todos os momentos, não apenas em datas comemorativas. Fácil de fazer e, melhor ainda: todo mundo gosta. Para surpreender seus convidados, varie sua receita tradicional e mude alguns ingredientes para deixar o prato mais saboroso.

151. Pavê de nozes e ameixa: “É pavê ou pra comer?” Antes de ouvir essa frase que sempre aparece quando o pavê é colocado na mesa, já chegue anunciando que é uma receita nova, com um recheio fantástico de nozes com ameixas. Todo mundo vai se lambuzar e repetir e, quem sabe, até se esqueçam de fazer a famosa piadinha…

152. Pizza doce light: comer uma pizza salgada e depois encerrar a noite com uma pizza doce… Não tem nada igual! Bate uma sensação tão gostosa de fome saciada e formiguinhas calmas. Para não pesar nas calorias, faça sua própria versão, mais saudável, com banana e maçã, mel e canela em pó. O melhor de tudo é poder comer com prazer, sem medo de ficar com aquela sensação de estômago pesado.

153. Pudim de aveia matinal achocolatado: que tal começar o dia com um pudim? A ideia parece tentadora, mas a consciência te diz que é proibido? Calma, essa versão pode! Coloque em um potinho, leve para comer à tarde durante o trabalho, ou sirva como sobremesa.

154. Pudim de banana com crocante de nozes: as tias da sua família adoram fazer pudins para agradar os sobrinhos?? Então, lá vai uma dica: copie essa receita e entregue para elas! As tias e avós sempre têm suas receitas anotadas e, quando aparece um prato novo para testar, colocam todo seu amor no projeto, e a receita ganha um toque extra de sabor. Já sabe o próximo pedido: pudim de banana com nozes!

155. Pudim de chia com coco, damasco e nozes: mais uma opção que pode ser servida no café da manhã, já que é saudável e saborosa. A chia é a responsável por deixar a consistência gelatinosa, que lembra a de pudim. Essa opção leva água de coco em vez do leite de coco, e essa substituição deixa o pudim mais levinho, perfeito para começar o dia com bastante energia.

156. Pudim de nozes pecãs: pudim de nozes é uma delícia! Ele fica cremoso e bem consistente, para comer sem dó! Se for fazer para um encontro com bastante gente, melhor dobrar a receita, por precaução. O pudim fica incrível, não vai sobrar nada!

157. Pudim de nozes: pudim + nozes = tem como dar errado? Não, claro! A combinação incrível e é perfeita para impressionar (ou seja, é ótima para servir em um almoço de família!): fica doce na medida, com sabor suave, uma cor linda e sem furinhos.

158. Pudim de pão com banana caramelada: dentre tantas receitas de pudim, com certeza você deve ter a sua preferida: pudim de leite, de coco, de ovos, gelatina, de pão…. Qual deles te dá mais água na boca? Aqui vai uma opção que vai deixar todo mundo com água na boca: pudim de pão com banana caramelada. Corra já para a cozinha!

159. Rocambole de chocolate com doce de nata e nozes: fofinho, com uma linda aparência e com cobertura brilhante, esse rocambole é uma ótima sugestão de sobremesa depois de um menu bem recheado. As nozes aparecem no recheio e também na decoração do prato, no final. O rocambole pode ser servido gelado ou em temperatura ambiente.

160. Rocambole de nozes (bolo camafeu): pare, por favor. Leia essa receita com atenção e prepare-se para correr para a cozinha! O camafeu é um docinho maravilhoso, que sempre aparece nas festas. Aqui, na versão maior, como rocambole, permite até que a gula fale mais alto e você se permita comer algumas fatias bem generosas.

161. Salame de chocolate: ótima receita para trazer seu adolescente para a cozinha e introduzi-lo no mundo culinário, já que essa é uma receita que eles adoram e que é super rápida e fácil de fazer. Para fazer esse salame, basta todos os ingredientes bem picadinhos e enrolar em forma de baguete. Espere gelar e corte fatias do mesmo tamanho. Sirva com sorvete.

162. Sobremesa improvisada: algumas das melhores coisas da vida são as que não são planejadas. E essa premissa também se aplica no mundo culinário. Prova disso é esse doce improvisado, que fica sensacional. Você pode se inspirar nessa ideia e criar outras versões, com os ingredientes que você tem em casa. Assim, quando chegar aquela visita surpresa, você não vai ficar na mão, pelo contrário, vai ter uma carta na manga, ou melhor, um doce na mesa.

163. Sorvete Chunky Monkey vegano: sabor clássico da marca americana de sorvetes Ben & Jerry’s, o Chunky Monkey é um sorvete de banana com flocos de chocolate e nozes. Na versão vegana, basta usar leite de amêndoas e chocolate vegano em pedacinhos. Ah, e a melhor parte: em dois minutos a receita está pronta, e aí é só levar para gelar!

Tortas doces de nozes

Foto: Reprodução / The Cookie Shop

164. Pecan pie: você pode culpar o nome da torta e dizer que o doce é um pecado, e deveria ser mesmo, de tão bom que fica! Com uma massa levinha, fina e crocante, a torta toma forma, e recebe recheio de açúcar refinado e mascavo, manteiga, ovos e, claro, pecãs, que vão cobrir toda a superfície da torta.

165. Tortinha de nozes: essas minis tortas são do tamanho de empadinhas – inclusive, você pode usar essas forminhas para o preparo –, então são perfeitas para serem servidas como finger food. O recheio, um caramelo feito à base de açúcar, nozes e creme de leite fresco, é de lamber os dedos!

166. Torta brownie de frutas vermelhas: a visita avisou em cima da hora que vai passar aí na sua casa. Antes de ficar nervosa sem saber o que oferecer, respire fundo e busque os ingredientes para essa receita: uma torta brownie de frutas vermelhas que fica um espetáculo, de tão boa! O brownie faz as vezes de base para a torta, que recebe recheio de chocolate branco e cobertura de frutas.

167. Torta crocante de maçã com caramelo: fresquinha e gostosa, a maçã é uma fruta que cai muito bem na preparação de pratos doces. A receita pede que elas sejam cortadas em fatias, então fica ainda mais fácil saborear os pedacinhos da torta com crocante e a maravilhosa calda.

168. Torta de banana e nozes: derivada de uma torta de maçã, essa outra versão, de banana com nozes, é igualmente fácil. De sabor incrível, ela também é muito versátil, já que é possível adicionar ou substituir ingredientes facilmente. Sirva num cafezinho da tarde ou até mesmo como sobremesa, junto com uma generosa bola de sorvete.

169. Torta de chocolate com avelãs: receita para impressionar as tias, vizinhas, e seus amigos em dias de festa. No recheio, a combinação de chocolate, mel e essência de rum fazem um creme gostoso, que fica fantástico com as avelãs da cobertura.

170. Torta de chocolate, café e paçoca: você que é apaixonado por café vai gostar muito desta torta. Ela tem uma mistura perfeita: a cremosidade do chocolate com a doçura da paçoca caseira e, ainda, o sabor forte do café. A combinação dos ingredientes dá super certo!

171. Torta de ganache com nozes e amêndoas: pense numa sobremesa “chocolatuda”… É essa! A torta fica com a consistência um pouco mais pesada que de mousse, e tem pedacinhos de nozes no recheio. Na cobertura, Nutella sem dó e sem piedade!

172. Torta de nozes com baba de moça: algumas receitas não são tão fáceis de fazer, mas, depois de prontas, a cada mordida você descobre que valeu a pena investir um tempinho no preparo do prato. Esse caso não chega a ser uma receita difícil, o que “pesa” mais é a quantidade de ingredientes. Essa torta leva (nada mais, nada menos) 32 gemas de ovos, fora os outros ingredientes. O resultado faz cada minuto – e cada gema – valer a pena!

173. Torta de nozes com chocolate e geleia: sobremesa ótima para a Ceia Natalina! Faça uma massa básica e fininha, e atente-se para a montagem em camadas: geleia de ameixa, calda do recheio, chocolate e nozes picadas e o restante da calda. Finalize decorando com pecãs inteiras e leve para assar.

174. Torta de nozes: algumas sobremesas ficam tão lindas, que dá até dó de cortar, não é? Essa torta é uma dessas, a apresentação fica muito bela, mas vale a pena cortar e se deliciar com cada pedaço. Para o recheio e cobertura, um merengue e nozes moídas. Vale ou não a pena?

175. Torta de nuts: torta muito especial, facílima de fazer, e que vai surpreender o paladar em cada pedaço. O primeiro recheio é um tea cake de amêndoas, e o segundo, usado como cobertura, tem um mix de pecã, amêndoas, avelã, pistache e castanhas. Inesquecível!

176. Torta mousse de chocolate vegana: engana-se quem pensa que os veganos passam por apuros na hora de escolher um docinho. O único problema seja, talvez, comer pedaços pequenos. Para quem gosta de chocolate, essa torta é ideal! A beleza da sobremesa é incrível e inspiradora. Experimente!

No pão

Foto: Reprodução / I Could kill for Dessert

177. Cinnamon rolls com nozes pecan: sabe aquele café da manhã preparado com capricho, para começar o dia bem? Nesse café perfeito, precisa ter cinnamon rolls! Esse pãozinho de massa fofinha e sabor incrível, com nozes e a cobertura docinha é a receita certa para tornar o seu dia mais feliz!

178. Pão de beterraba com nozes: um pão fresquinho, cheiroso, crocante e recém-saído do forno é uma das dicas para começar bem o dia. E, para ficar ainda melhor, ele é rico em vitaminas, já que é feito com beterraba e nozes. Com as fatias ainda mornas, passe uma camada de manteiga, e saboreie enquanto ela derrete sobre o pão.

179. Pãezinhos de gorgonzola e nozes: perfeitos para forrar o estômago à tarde, esses pãezinhos são a melhor pedida, já que é uma receitinha super fácil de fazer, e proporciona um espetáculo de sabor a cada mordida. Ele não leva recheio no centro: as nozes e o queijo vão junto com a massa, tornando o preparo ainda mais fácil.

180. Pão de ameixa com nozes: o pãozinho nosso de cada dia pode – e deve – ser variado. Isso ajuda a não enjoar da receita e possibilita inserir novos ingredientes à alimentação, fugindo do costume de sempre consumir as mesmas coisas. A ideia então é fazer um pão que leva ameixa e nozes, ingredientes que parecem que nasceram um para o outro, de tão bom que fica. O segredo do chef fica por conta de um leve toque de pimenta do reino na massa, que faz uma diferença deliciosa.

181. Pão de banana: receita de pão também pode ser fácil, e aqui vai a prova: um pãozinho delicioso de banana com nozes e mascavo – tão macio que pode até ser confundido com bolo –, que fica com sabor bem suave e pouco doce, perfeito para acompanhar uma xícara de café.

182. Pão de banana com nozes: com um sabor fascinante, esse pão tem a consistência que também lembra um bolo, e a crocância em cada mordida graças aos pedacinhos de nozes. Se as bananas da sua fruteira já estiverem bem maduras, não tem problema. Basta congelar as frutas e usar conforme tiver necessidade: nessa receita, por exemplo.

183. Pão de uvas, nozes e alecrim: as uvas passas caem muito bem quando utilizadas para fazer pão. Seu sabor doce fica um arraso com a maciez da massa. O toque especial fica a cargo do mix de nozes e alecrim, que dão um gostinho e textura bem interessantes ao pão.

184. Pão de vinho tinto, figos e nozes: ótima pedida para impressionar, já que esse pão fica com um aspecto bem rústico e sabor espetacular: com o gostinho marcante e suave do vinho tinto, o toque adocicado dos figos e a textura e crocância das nozes. O pão fica com a casca bem grossa e crocante, mas não perde a maciez e densidade na parte interior. Aproveite para servir com queijo gorgonzola: vai ser uma combinação perfeita.

185. Pão integral com nozes, semente de girassol e gergelim: receita saudável e rica em benefícios para o organismo, esse pão é a melhor indicação para começar bem o seu dia. Totalmente integral, já que não leva nenhum tipo de farinha branca em sua composição. Sirva com uma fatia de queijo branco ou uma camada da sua geleia preferida.

186. Pão integral com nozes: opção para agradar os olhos, olfato e paladar! Esse pão integral com nozes, tem um sabor incrível e aquela carinha rústica perfeita para embelezar a mesa. Com nozes, mel e açúcar mascavo no preparo, também deixa aquele perfume gostoso na sua cozinha. Sirva no chá da tarde.

187. Pão integral com passas e nozes: a combinação de nozes e passas dá tão certo que a dupla aparece em diversos tipos de receitas, desde docinhos, bolos, tortas e até no pão, como é o caso. Se você está em busca da receita perfeita de pão, é essa: com o sabor terroso das nozes, o adocicado das passas, interior macio e casquinha crocante.

188. Pão rústico de azeite, iogurte, passas e nozes: esse pão rústico é maravilhoso para presentear uma pessoa especial. Como tem iogurte natural e azeite, a massa fica bem leve. Para deixar o presente ainda mais encantador, embrulhe com um pano xadrez, ou pano de prato (novo, claro!) com motivos rústicos.

189. Pãozinho de frutas sem glúten e sem açúcar: feito originalmente com farinha de amêndoas, mas você pode substituir por outra farinha sem glúten (como a de arroz, por exemplo). Bem rápido de fazer, esse pãozinho também não tem açúcar. Por isso, para deixa-lo com um toque doce e natural, coloque frutas secas ou frescas.

Para o lanche

Foto: Reprodução / Sabores da Vida

190. Bolo salgado com gorgonzola, peras e nozes: a pera é uma fruta que cai super bem em receitas que vão ao forno, já que confere uma leveza à massa. O sabor peculiar de cada pedaço tem origem na mistura dos queijos gruyère e gorgonzola (que pode ser substituído por roquefort) com nozes. Esse bolo salgado é perfeito para servir em uma reunião.

191. Bolo de abobrinha sem glúten e sem lactose: a abobrinha é um ingrediente para lá de versátil, tanto que pode ser ingrediente até para bolo! Saudável e super nutritivo, também é livre de glúten e de lactose. As nozes, junto com as especiarias, deixam o bolo gostoso e perfumado.

192. Crepe de nozes com calda de chocolate: crepe é mais uma dessas delicias fáceis de fazer, que dá para adicionar ao cardápio do dia a dia. Versátil, ele pode ser feito na versão doce ou salgada, e pode servido no café da manhã, da tarde ou até como sobremesa.

193. Maçãs recheadas com granola e frutas secas: maçãs assadas ganham nova textura e sabor, bem diferente dela in natura. Quando recheadas então, ficam ainda mais gostosas. A sugestão de recheio magrinho é de granola com frutas secas. Sirva acompanhada de uma colher de iogurte ou uma fatia de bolo.

194. Muffin integral de abobrinha e nozes: a massa não tem nenhum tipo de adição de gordura e é integral. Talvez por essas informações, você pense que o muffin não ficou gostoso. Mas… olha, é uma delícia! A abobrinha ajuda a criar a textura da massa, e a parte de cima do bolinho fica levemente crocante.

195. Pasta de ricota com nozes: vai de torrada no lanchinho da tarde? Em vez de comer as fatias puras, sem graça, experimente adicionar essa pastinha. Leve, de ricota com nozes, sálvia e noz moscada, é perfeita para dar uma enganada no estômago até a hora do jantar.

196. Pizza com molho de queijo rápido de castanha: uma pizza no jantar é sempre boa pedida. Fazer a iguaria em casa, é melhor ainda, porque você pode fazer com os ingredientes preferidos e também sai da rotina automática de pedir sempre o mesmo sabor na pizzaria de sempre também. Essa versão, gostosa e bem nutritiva, leva molho de queijo rápido de castanha de caju, que deixa um sabor incrível.

197. Rosca de frutas e nozes: receitinha para você adicionar na pasta de novos pratos para o Natal, essa rosca tem vinho branco seco, que deixa a massa bem leve. No recheio, itens da estação natalina: nozes, passas, figo e pêssego, que também podem ajudar a decorar o prato.

198. Sanduíche de abobrinha marinada com queijo cabra e pesto: todo mundo adora um sanduíche, pelo recheio, que pode ser de acordo com o gosto pessoal, e com a praticidade. A dica também é sobre economia, já que você pode preparar e levar na bolsa, para comer na hora que a fome apertar. Quer uma sugestão de recheio campeão? Só preencher o pão com uma pastinha de queijo, fatias de azeitona preta, pesto e abobrinha marinada. Delícia!

199. Sanduíche de cottage e cogumelos: uma outra ideia de sanduíche, para você pegar o gosto e variar os sabores, uma versão com recheio de queijo cottage, queijo branco, cogumelos, nozes e manjericão. Esse lanche é tão versátil, que pode ser servido em temperatura ambiente ou quentinho, que fica ainda mais gostoso!

200. Trouxinha de gorgonzola e nozes: comer é sempre um momento de prazer. E, em algumas ocasiões, dependendo do prato, além de prazeroso, o momento também é sensacional. É essa a sensação ao se deliciar com essa trouxinha que, além de tudo, é fácil de fazer. Com massa filo, por isso bem levinha, tem recheio de gorgonzola e nozes. Ou seja, uma explosão de prazer no seu paladar.

Bolos de nozes

Foto: Reprodução / Gastrolândia

201. Bolo mexicano de chocolate com malagueta e canela: todo mundo sabe que a comida mexicana capricha na pimenta e nas especiarias. E os pratos doces também podem ter um toque apimentado! A cobertura, feita à base de chocolate e nozes, equilibra o conjunto. Esse bolo, que une os sabores da canela e da pimenta malagueta, deixa em cada mordida o sabor exótico, picante e delicioso!

202. Bolo aromático de Natal: pode falar a verdade: você também concorda que o Natal é a época do ano em que todo mundo sai do regime. Com tantas guloseimas, uma mais encantadora que a outra, é difícil se manter na linha. Esse bolo aromático é uma tentação para quem ainda tenta resistir!

203. Bolo crudívoro de banana e chocolate com caramelo e pedacinhos de cacau puro: bolos crudívoros são irresistíveis. Esse, feito com banana, chocolate com caramelo e pedacinhos de cacau fica bem molhadinho e crocante. Coberto com uma calda docinha, é impossível comer apenas uma fatia.

204. Bolo de abóbora com especiarias: muito saboroso, esse bolo é a cara do outono – então, já fica a dica: faça um café da tarde, chame pessoas queridas, e sirva esse bolo com a desculpa de dar boas-vindas à nova estação. Saudável e perfumado, com certeza seus convidados vão pedir a receita.

205. Bolo de abóbora com nozes: outra versão com abóbora, esse bolo foge dos sabores tradicionais e é perfeito para aqueles dias cinzas de frio. Se acompanhado de uma xícara de café quentinho então, melhor ainda.

206. Bolo de abobrinha e nozes: confesse: você já julgou um prato antes mesmo de experimentar. Seja pela aparência ou pela combinação (às vezes estranha) de ingredientes. Esse belo bolo combina abobrinha e nozes e, quem diria… Tem um sabor fantástico e um aspecto muito bonito. Além de gostoso, também serve para quebrar paradigmas!

207. Bolo de alfarroba com nozes: se você nunca usou alfarroba, aqui vai uma ideia de receita para testar. Ela entra no lugar do chocolate ou do cacau, e faz a substituição com maestria. Esse bolo fica doce na medida certa, e com uma textura maravilhosa: cremoso por dentro e crocante na cobertura. Experimente servir gelado, você vai se surpreender.

208. Bolo de amêndoas e abobrinhas com calda de limão: se seu filho não gosta de abobrinha de jeito nenhum, aqui está a fórmula para convencer o pimpolho de que ela pode ser gostosa. E esse bolo é tão perfumado, que talvez sua oratória nem seja tão necessária. Só o cheirinho já convence que é uma delícia…

209. Bolo de banana com calda mocha e castanhas carameladas: bolo em camadas que competem entre si para saber qual a mais saborosa: uma massa fofa e perfumada, feita com baunilha, café, iogurte, banana e nozes. A segunda camada, uma calda de café com chocolate meio amargo e, para fechar com chave de ouro, uma cobertura de castanhas carameladas.

210. Bolo de banana com canela e nozes: banana com canela é uma dupla imbatível, uma verdadeira delícia. E o bom pode ficar ainda melhor! Para isso, basta unir essa duplinha em um bolo e acrescentar nozes. Quando tirar do forno, espere amornar e saboreie com uma xícara de chá.

211. Bolo de banana, aveia e nozes: um ingrediente curinga, para sempre ter em casa, é a banana. Com ela é possível fazer uma infinidade de receitas, tanto doces como salgadas. Esse bolo é uma das opções para usar a fruta: ele fica macio e encorpado ao mesmo tempo, derrete na boca. Se quiser deixar ainda mais irresistível, acrescente gotas de chocolate no preparo.

212. Bolo de banana, avelã e café com cobertura de caramelo com flor de sal: sabe aqueles bolos fabulosos, que tem uma aparência linda e um sabor incrível – e que parece que só a sua avó consegue fazer? Acredite, não tem mágica! É possível sim servir um bolo incrível, feito por ninguém menos que você mesmo. Quer impressionar? É essa a receita que você tem que fazer: massa fofinha, cheirosa e crocante, e cobertura de um caramelo delicioso.

213. Bolo de banana, cacau e nozes: esse bolo pode ser considerado 2 em 1: você pode fazer como sugere a receita, com banana, nozes e cacau, ou usar a mesma base, de banana, e acrescentar avelãs. As duas combinações são incríveis e perfeitas para serem devoradas em um dia friozinho.

214. Bolo de banana, nozes e chocolate: a banana, além de ser muito nutritiva, combina super bem com vários ingredientes. Sendo assim, ela é uma ótima opção para você usar como ingrediente básico e ir acrescentando um gostinho diferente aqui e ali. Nesse bolo, ela é somada a chocolate e nozes, e o resultado fica deliciosamente bom.

215. Bolo de banana-da-terra e coco: uma outra opção de bolo de banana, mas, dessa vez, com banana-da-terra, que fica incrível junto com coco (em receitas doces e salgadas). Totalmente sem glúten, esse bolo leva um mix de farinhas, responsáveis por deixa-lo leve: farinha de quinoa, de arroz e de tapioca (que podem ser substituídas por farinha de centeio, de trigo e de linhaça dourada).

216. Bolo de batata-doce, chocolate e nozes: existem inúmeras receitas de bolo. Invariavelmente gostosas e, para todos os agradar qualquer paladar. Essa é de batata doce, chocolate e nozes, uma combinação incrível que vai surpreender até os mais exigentes. Para ficar ainda mais saboroso, faça uma cobertura com cacau e nozes, ela fica bem sequinha, uma delícia.

217. Bolo de cacau integral com tâmaras, nozes e sem lactose: essa receita é daquelas que esfarela quando corta. Então, sirva com chantilly, assim, cada garfada de bolo será envolvida na camada fofa e doce do creme, deixando a combinação ainda mais divinal. Para uma versão sem lactose, substitua o chantilly por uma redução de suco de tangerina, que deixa o bolo úmido e com um delicioso toque cítrico.

218. Bolo de cenoura com coco e nozes: já reparou que bolo cai bem em qualquer ocasião? Então, que tal preparar um bolinho para degustar no final de semana junto com a família? A sugestão aqui é dar uma incrementada no clássico bolo de cenoura, dando a ele um sabor extra, com a adição de coco ralado e nozes trituradas à massa.

219. Bolo de cenoura com glacé de cream cheese: receita que pode muito bem fazer parte da mesa de doces de Páscoa, esse bolo é um clássico americano: massa feita à base de cenoura, canela, noz moscada, gengibre, mascavo, baunilha e nozes, e um extra, com a cobertura com glacê de cream cheese.

220. Bolo de cenoura com nozes e canela: bolo de cenoura é um sucesso em todos os momentos, além de ser belo e ter uma cor linda, quando coberto com chocolate se transforma em um dos bolos clássicos das mesas brasileiras. Para variar a receita levemente, adicione pequenos pedaços de nozes e pitadas de canela em pó: vai ficar um gostinho mais irresistível ainda.

221. Bolo de cenoura com nozes e cobertura cremosa de chocolate: delícia para fazer em um feriado, quando a casa estiver cheia de crianças. Afinal, qual criança não gosta de bolo de cenoura com cobertura de chocolate? Os pequenos adoram! E, a cada mordida, terão uma grata surpresa: pedacinhos de nozes, para deixar ainda mais gostoso! Para aguçar o apetite deles, salpique Ovomaltine na cobertura!

222. Bolo de cenoura e abacaxi: vai fazer uma festa no verão? Então capriche no tema tropical, não só na decoração, mas também nos comes e bebes. Nessa receita, a ideia é fazer uma combinação diferente – e tropical – para o bolo, com o gostinho azedinho do abacaxi e a cor da cenoura e sabor levemente adocicado.

223. Bolo de cenoura estilo americano: o clássico bolo de cenoura americano também aparece nessa lista, numa versão semi-integral, saudável e super nutritiva. A massa fica cheia de pontinhos coloridos, por causa da adição do mascavo, semente de linhaça, cenoura, canela, pistaches, nozes e amêndoas. A cobertura, deliciosa, é feita à base de tâmaras, castanhas de caju e óleo de coco.

224. Bolo de cenoura, banana e nozes: bem nutritivo, delicioso e integral, esse bolo é um daqueles que acaba bem depressa, de tão gostoso que é. Não deixe de adicionar canela na massa, que dá um gostinho e um sabor muito especial ao bolo.

225. Bolo de chocolate com cobertura de nozes caramelizadas: o segredo desse bolo é a grande quantidade de chocolate amargo versus a pouca quantidade de farinha. Ou seja, ele fica bem denso e cheio de sabor, perfeito para acompanhar aquela xícara de café quente. E ainda dá para deixar ainda mais gostoso: basta salpicar nozes caramelizadas com calda.

226. Bolo de chocolate crudívoro: para os que adoram uma refeição crudívora, aqui vai uma opção de doce. Esse bolo é uma delícia, e cai como uma luva para impressionar o paladar dos amigos – principalmente aqueles que não acreditam que receitas crudíveras são gostosas. Decore com morangos desidratados e folhas de hortelã.

227. Bolo de chocolate e doce de leite com ganache de caramelo e crocante de pecã: esse bolo é daqueles bem docinhos, mas não chega a ser enjoativo, é na medida certa. A massa, amanteigada, é feita de pão de ló. O toque especial vem no recheio, de doce de leite com crocante de pecã. Para finalizar em grande estilo, uma ganache de caramelo.

228. Bolo de chocolate, abóbora e rum sem forno: não tem nada mais gratificante do que ouvir seus convidados elogiando os pratos que você preparou, não é? E a receita desse bolo é uma dessas que vai render elogios e suspiros por aí. Numa versão crudívora, também é super prático, já que não precisa nem ir ao forno e fica bem se conservado por até três dias na geladeira.

229. Bolo de banana com aveia: banana com aveia é uma combinação que dá certo, independente da receita ou de como serão servidas. Nesse bolo, mais uma vez a dupla dá certo, e o bolo é rico em fibras, nutrientes e sabores, além de ser sem açúcar e sem gordura. Uma delícia, perfeito para um café da manhã caprichado.

230. Bolo de coco com cobertura crocante de chocolate e nozes: o outono chegou e, com ele, o friozinho e aquela vontade de ficar em casa só curtindo a preguiça. Para um dia como esse – também chamado de dia do sofá – que tal um bolinho para acompanhar um copo de achocolatado? Esse bolo é bem fofinho, e fica bom com ou sem cobertura.

231. Bolo de laranja e chocolate: o doce do chocolate fica completamente equilibrado com o cítrico da laranja. Além de ser uma combinação inusitada, você terá um bolo bicolor. Finalize com pedacinhos de nozes salpicadas.

232. Bolo de leite condensado com caramelo e nozes: para acompanhar o café da tarde, nada melhor que um bolinho. Essa opção de receita é daquelas que tem sabor de infância, já que o bolo é feito de leite condensado e fica bem fofinho. Ele ainda serve para regar o bolo, e deixá-lo molhadinho e ainda mais gostoso.

233. Bolo de maçã com cobertura de açúcar mascavo: simples, gostoso e bem rápido de fazer, esse bolo é um daqueles que é impossível comer apenas uma fatia, e que exige uma xícara de café (ou até mesmo um chá de maçã) como acompanhamento. É uma delícia e vai perfumar sua cozinha!

234. Bolo de maçã com farofa de coco e nozes: maçã é uma fruta que combina super bem com massas de bolo. Elas ficam macias e deixam o bolo bem molhadinho. Junto com a farofinha de coco e nozes, deixa o bolo com textura crocante e um sabor incrível.

235. Bolo de maçã com recheio de doce de leite e nozes: com um gostinho não muito doce, esse bolo recebe perfeitamente o recheio de doce de leite. As nozes dão a crocância necessária para contrastar com a maciez do prato. Para a cobertura, você pode optar pelo tradicional chantilly, merengue italiano ou até um creme azedo, para dar mais intensidade aos sabores.

236. Bolo de maçã e nozes: já pensou em presentear alguém com um bolo? Fácil e rápido de fazer, e fica molhadinho por causa dos pedacinhos de maçã presentes na massa, e com aquela casquinha crocante, é perfeito para dar como presente de amor para uma pessoa querida.

237. Bolo de maçã, canela e nozes: maçã e canela é uma dupla imbatível: in natura, fritas, assadas, na torta e também em bolos, claro. E nesse aqui, a combinação fica perfeita: o bolo fica leve, super aromático, e com a presença marcante – e crocante – das nozes. Delicioso!

238. Bolo de maçã, nozes e chocolate: nozes e chocolate combinam perfeitamente! Se arrisque aí na cozinha e prepare esse bolo. Junte à essa dupla, maçã, que dá um toque super especial ao bolo, e ainda deixa aquele molhadinho tão incrível. Que tal uma fatia generosa desse bolo para um delicioso café na cama, cheio de amor?

239. Bolo de maçãs e nozes com farofa de biscoito: bolo perfeito para aqueles dias friozinhos, já que não é muito doce e, por isso, vai bem com café, leite ou chá como acompanhamento. A farofinha de biscoitos fica crocante e faz toda a diferença no sabor.

240. Bolo de mel e nozes: essa receita é perfeita para preparar e levar em um encontro entre amigas. O bolo leva a mistura diferente de mel, iogurte natural, nozes e aguardente velha. Fica diferente do usual e com um sabor fantástico! Todas vão querer sua receita!

241. Bolo de mel, café e nozes: o café, claro, sempre é perfeito para acompanhar um bolo quentinho. Mas aqui o pretinho nosso de cada dia também aparece na massa do bolo, deixando-o com um sabor mais forte e marcante, principalmente porque combina maravilhosamente bem com as especiarias.

242. Bolo de Natal: esse bolo exala um cheirinho pela casa de vinho enquanto assa: é uma delicia, e com um perfume inebriante, inexplicável. Perfeito para o Natal, quando a família e os amigos estão por perto. Você pode adicionar frutas secas ou cristalizadas na massa ou na cobertura, como for a sua preferência.

243. Bolo de nozes com cream cheese: extremamente fofinho, macio e saboroso, esse bolo tem o diferencial de levar cream cheese na massa.  No lugar da manteiga, como nas receitas tradicionais, aqui vai o óleo. Esses dois ingredientes deixam o bolo com uma textura incrível e menos calórico.

244. Bolo Martha Rocha: o tradicionalíssimo Martha Rocha não poderia ficar de fora dessa lista. Por mais simples que possa parecer, a combinação de chantilly, suspiro e nozes fica com um sabor fantástico. O creme de ameixa é o responsável por quebrar um pouco o doce do bolo. Feito com 3 bases, 2 recheios e também calda de caramelo, é um daqueles que fica lindo, delicioso e perfeito para um aniversário.

245. Bolo festivo de nozes: mais uma ideia de bolo para servir em datas especiais, já que fica com uma aparência incrível e sabor mais fantástico ainda.  A massa, fofinha, é daquelas que dá vontade de repetir mais um pedaço. A calda e a cobertura dão o toque mágico e extra de sabor.

246. Bolo gelado crudívoro de cenoura: a junção de sabores é uma das coisas mais fascinantes na gastronomia. Esse bolo é uma das provas. As nozes, deliciosas e super saudáveis, combinam maravilhosamente bem com a cenoura ralada, quase crocante. Crudívoro, esse bolo vai ficar bem fofinho e molhadinho, uma delícia.

247. Bolo húngaro com frutas secas e castanhas: cravo, canela e baunilha. Esse trio parada-dura fica divino quando usados juntos. Esse bolo é daqueles com massa mais seca, já que leva pouca farinha e é rico em fibras. Ele não cresce muito, fica baixinho, por isso, a dica é usar uma forma pequena e alta.

248. Bolo integral de banana, passas e nozes: se na sua casa, você gosta de preparar bolos toda a semana para sua família, aqui vai uma boa ideia para inovar nas receitas de sempre. Um bolo integral e cheio de sabor, feito com banana, passas e nozes. Você pode fazer em pequenas versões também, como cupcakes, que servem como porções individuais.

249. Bolo naked de nozes: super molhadinho, e em cada pedaço desse bolo você vai sentir o gosto e a magia toda que cerca o Natal, acredite. Com a mistura de mascarpone, cereja em calda e frutas cristalizadas, você consegue o recheio maravilhoso que desmancha na boca.

250. Bolo integral de frutas: quando você aprende o ponto da massa do bolo e tem os ingredientes básicos em casa, você desenvolve qualquer receita, inclusive, com suas próprias ideias, personalizando o bolo ao seu gosto. Para não abusar das calorias, use frutas! Seu bolo fica autêntico, gostoso e mais saudável.

251. Bolo integral de maçã e nozes: sua dieta não pode impedir de comer um bolinho. Para tapear a vontade de doce e continuar no regime, esse bolo é perfeito, já que é integral, saudável, gostoso e sem açúcar. E a melhor parte: você pode comer e saborear cada pedaço, sem peso na consciência.

252. Bolo integral de nozes: mais uma opção de bolo integral para sua coleção, esse é bem simples, fácil de preparar e delicioso. A massa pode ser batida na mão mesmo, com um fouet – nada de batedeira ou liquidificador, o que ajuda a agilizar o processo. Se quiser que o bolo fique mais magrinho, substitua o açúcar por adoçante culinário, próprio para forno e fogão.

253. Bolo integral sem açúcar: se o açúcar foi banido da sua alimentação, ainda assim não há problema. Esse bolo é macio, saboroso, nutritivo e livre de açúcar. O doce dele vem das frutas utilizadas na massa: uva passa preta, ameixa, figo seco, tâmaras e nozes.

254. Bolo light de maçã, passas e castanhas: essa é para a famosa segunda-feira, o dia oficial de início de dieta. Não é porque você está na missão de afinar o corpo que não pode comer um bolo. Essa versão está liberada, já que é light, com maçã, passas e nozes, ou um mix de castanhas.

255. Babbka de Chocolate e Nozes (ou Bolo Krantz): de origem alemã, mas típico da culinária judaica, o babbka é um bolo para quem já tem uma certa habilidade na cozinha, já que exige que a massa seja preparada na véspera e atenção na hora da montagem. Mas todo o esforço vale a pena. Doce e macio, lembra uma trança. O recheio, à base de nozes, mascavo, chocolate e canela, deixa o bolo com um perfume incrível.

256. Bolo mexicano de chocolate, café e coco: chamado de pastel lá no México, aqui em terras canarinhas ele é bolo! Chocolate, café e coco são os ingredientes que fazem essa maravilha culinária, de sabor intenso e textura levemente úmida, entre a ideia de uma torta e de um brownie.

257. Bolo mexicano de nozes, conhaque e uvas verdes no jerez: sobremesa tradicional no México, esse bolo fica bem macio, molhadinho e, pasme… com gostinho de avelãs curtidas no conhaque! Para coroar cada pedaço, uma camada generosa de chantilly. Sirva com uvas verdes sem caroço, elas dão o toque de sabor essencial para deixar o prato equilibrado.

258. Bolo natalino de frutas e nozes: se existe Carnaval fora de época, também pode existir Natal fora de época… pelo menos na parte da comilança! Quer algo novo na mesa? Que tal fazer um bolo natalino fora de época, com direto a frutas e nozes na massa? Ah, não esqueça da calda e da decoração com as frutas também.

259. Bolo sem glúten de purê de maçã com uvas: para quem tem intolerância ao glúten, essa receita é perfeita. Para deixar o bolo mais magrinho, em vez de salpicar açúcar de confeiteiro, substitua por fécula de tapioca, que causa o mesmo efeito. Aliás, o visual também é incrível, de comer com os olhos!

260. Bolo semi integral de abóbora com melado e nozes: o friozinho está chegando e, com ele, vem a época das abóboras. Elas sempre aparecem em receitas salgadas, mas também são perfeitas para fazer doces, como esse bolo, que também leva melado e nozes na composição. O resultado? Um bolo delicioso, perfeito para uma destas tardes gostosas com a família.

261. Bolo semi integral de cacau sem açúcar: os bolos semi integrais são perfeitos para as famílias que se dividem na questão farinha branca versus farinha integral, já que agrada os dois times. Lindo de ver, cada pedaço mais delicioso que o anterior, ninguém vai acreditar quando você disser que a receita não pede nem uma colher de açúcar!

262. Bolo semi integral de cenoura com especiarias: as especiarias sempre deixam um aroma delicioso pela casa. Só de sentir o cheirinho, dá para saber que em pouco tempo, algo gostoso vai sair do forno. Esse bolo é saudável e simples, e fica tão bom, que nem precisa de cobertura.

263. Bolo semi integral de frutas: bolo gostoso e nutritivo, que pode fazer parte do seu cardápio o ano todo, incluindo as datas comemorativas. Semi integral, também leva aveia na massa e sementes de linhaça moída. Use frutas secas, frescas ou cristalizadas, a receita dá certo com todas as opções.

264. Bolo tropical de cenoura, abacaxi e nozes: pensa num bolo cheio de sabor, aquele que da água na boca só lembrar…  Essa é mais uma opção dessas, além de ser crudívora e rica em nutrientes. O gostinho incrível fica a cargo da mistura de coco, cenoura, abacaxi, uva passa preta, nozes e frutas cristalizadas. Se quiser incrementar, faça uma cobertura com cream cheese.

265. Bolo de pera com nozes e azeite: quem diria que nozes, azeite e pera poderiam combinar tão bem? Esse bolo prova que esse trio faz maravilhas na cozinha: o bolo fica macio e úmido, com o sabor sofisticado vindo pela delicadeza da pera e das nozes, e um toque refrescante vindo do gengibre.

266. Hummingbird Bundt Cake: bolos são como histórias de amor: sempre um mais lindo e saboroso que o outro. Feito com banana, abacaxi, nozes e canela, forma uma combinação deliciosa e cheia de sabores. Ideal para devorar uma bela faria enquanto coloca a leitura em dia do seu livro preferido com uma xícara de chá.

267. Texas Sheet Cake: não se assuste com a quantidade de açúcar e manteiga que a receita pede. Não é exagero e não deixa o bolo nem pesado e nem doce demais. A cobertura, de chocolate com nozes picadas, fica divina.

Para levar na bolsa

Foto: Reprodução / Pam B

268. Cookies sem ovos: vai fazer um piquenique? Essa é uma ótima ideia para oferecer como lembrancinha do seu evento. Cookies sem ovos, uma receita cheia de sabor, para apreciar cada pedacinho.

269. Barrinhas de bolo de cenoura: um bolo de cenoura em forma de barrinhas, para comer em prestações e deixar o bolo durar um pouquinho mais. Com pedacinhos de cenoura e tâmaras, fica ainda com pontinhos de cor alaranjada: bonito e gostoso.

270. Barrinhas de chocolate com amêndoa, nozes, avelã e damasco: cai a tarde e, com ela, vem aquela vontade de beliscar. Para esses momentos, invista em docinhos que não vão pesar a consciência, como essas barrinhas, que não são muito doces e são perfeitas para devorar na hora em que bate aquela fome desesperadora.

271. Barrinhas de chocolate nutritivas: lindas e deliciosas, essas barrinhas são a combinação de nutrição e sabor na medida certa. Sem adição de açúcar e sem glúten, a melhor forma de comer chocolate sem se sentir culpado!

272. Barrinhas energéticas de banana com quinoa: barrinhas são, de longe, a melhor opção para lanchinhos rápidos e práticos. Práticas, cabem na bolsa, e são perfeitas para matar a fome que aparece de repente. A combinação de banana com quinoa é ótima para ajudar a repor as energias na saída da academia também.

273. Cookies com gotas de chocolate e nozes: feche os olhos e imagine: cookies perfeitos, macio por dentro e com bordas crocantes. O chocolate fica fantástico quando somado à crocância das nozes. Um copão de leite é a melhor opção de acompanhamento.

274. Cookies crocantes de aveia, chocolate e nozes: opção de lanchinho saudável. Para deixar sua tarde mais agradável, nada mais delicioso do que preparar cookies caseiros. Deliciosos, nutritivos e muito fáceis de fazer, além de deixar sua cozinha com um perfume incrível.

275. Cookies de aveia com noz-pecã e amoras brancas secas: essa receita rende muito, e os cookies ficam bem grandes! Super crocantes, são perfeitos para serem devorados no café da manhã. Como é rico em ingredientes do bem (óleo de coco, demerara, linhaça, farinha de aveia, aveia em flocos, pecãs, tâmaras e amoras), vai te encher de energia para enfrentar o dia!

276. Cookies de aveia, nozes e tâmaras: depois daquele jantar incrível, você pode preparar um docinho leve, para finalizar a noite. Esses cookies de aveia, nozes e tâmaras são perfeitos, o equilíbrio certo para fechar a noite com chave de ouro.

277. Cookies de chocolate branco, limão siciliano e nozes: o sabor do limão siciliano fica mais delicado do que já é e, ao mesmo tempo, mais acentuado por causa da combinação com o chocolate branco e a crocância vinda das nozes. Perfeito para fazer e levar na bolsa para um lanchinho.

278. Barrinha energética com três ingredientes, sem glúten e sem lactose: está precisando de energia? Que tal uma barrinha? Aqui vai uma opção fácil e rápida de fazer, já que leva apenas três ingredientes, não tem glúten e nem lactose.

Para montar a mesa de festa

Foto: Reprodução / I Could kill for Dessert

279. Crocante de nozes: que tal fazer um crocante de nozes para acompanhar as suas sobremesas preferidas? Coloque por cima de um brigadeiro mole ou de sorvete. A ideia é básica e bem simples, e dá uma outra cara a um docinho já conhecido em casa. Se bem armazenado em um saquinho bem fechado, o crocante dura até 5 dias.

280. Biscoitinho de nozes: com o final de semana chegando nada melhor do que preparar uns biscoitinhos. Esses aqui são perfeito para comer assistindo aquele filminho na tarde de domingo, curtindo a preguicinha que se instala com o chegar da noite.

281. Bombom de nozes e cacau: bombom… é bom! Mas pode ser ainda melhor quando é uma receitinha fácil de fazer! Opção crudívera, é a junção perfeita dos sabores característicos nas nozes com tâmaras e coco.

282. Bombom de nozes: sabe aqueles bombons de festa que são maravilhosos (e sempre deixa aquela vontade incontrolável de comer outros?) e derretem na boca? Faça você mesmo no conforto da sua casa. Presenteie ou faça para vender. Eles são ótimas opções para aniversários, páscoa ou final de ano.

283. Brigadeiro com nozes: brigadeiro é bom e todo mundo gosta. Para inovar na receita comum, adicione nozes moídas ou trituradas. Ao servir, diga que é uma receita nova, de brigadeiro gourmet. Todo mundo vai pedir sua receita!

284. Brigadeiro saudável tipo fudge: brigadeiro é uma delícia. Agora, se ele for saudável, melhor ainda! Por isso, aqui vai uma solução: uma versão sem açúcar, que rende até 14 unidades e tem o preparo bem rapidinho: para comer sem culpa!

285. Camafeu de nozes: receita super tradicional, o camafeu é, basicamente, um docinho com massa fofinha com nozes moídas, que sempre aparece em festas de casamento. A cobertura branquinha, de fondant, pode ganhar uma roupa de festa para dias especiais com um toque de glitter comestível.

286. Ataif com recheio de nozes: ataif é um doce típico árabe, um tipo de pastel de massa leve e frita, em formato de meia lua e com recheio cremoso de nozes. Se possível, adicione água de flor de laranjeira no recheio. Sirva com uma calda feita com água, suco de limão, açúcar e água de flor de laranjeira.

287. Docinho de coco e nozes: coco e nozes formam uma combinação divina, que você precisa experimentar! Sirva na versão tradicional, enroladas como bolinhas, ou em potinhos pequenos, com uma colher de sobremesa. Essa mistura fica tão boa, que você pode usar para rechear bolos e tortas também.

288. Docinhos de nozes: para os apaixonados por sobremesas, esse docinho de nozes é perfeito para saborear lentamente, degustando cada pedaço. O único problema é que ele é tão bom que é impossível comer apenas um.

289. Trufa de farelo de bolo com Nutella: as trufas são pequenas delícias, enroladinhas em uma camada de cacau em pó. Essa versão, super fácil, é feita com farelo de bolo misturado com Nutella e nozes picadas. Decore com uma noz inteira ou um pedaço generoso do fruto.

290. Trufas americanas de nozes e amêndoas: dizem por aí que chocolate é algo que nos traz felicidade. Pensando nisso, que tal preparar essas trufas e presentear uma pessoa querida em datas especiais? Um enorme gesto de carinho, que nunca será esquecido!

Depois dessa enciclopédia de receitas com nozes, o que não vai faltar é opção para você colocar a mão na massa e surpreender o pessoal com pratos que levam o toque inconfundível dessa oleaginosa!

PARA VOCÊ