50 receitas com castanha-do-Pará gostosas e super nutritivas

Escrito por                          

Também conhecida como castanha-do-Brasil, a castanha-do-Pará é um fruto de elevado valor proteico e energético que é rico em diversos nutrientes essenciais para a saúde como gorduras boas, vitaminas, fibras e minerais como cálcio, potássio, zinco e magnésio, que trazem benefícios como o aumento da imunidade, a prevenção do câncer, a diminuição do colesterol e a melhora do sistema cardiovascular.

Com uma polpa branca e casca marrom e fina com textura lisa, ela é super saborosa e se tornou um dos ingredientes mais utilizados na cozinha moderna, podendo ser consumida nas mais diferentes formas, como em sobremesas, pães, bolos e pratos variados como massas, arroz e peixes. Além disso, ela pode até mesmo ser transformada em óleo para cozinhar.

Se o objetivo é deixar as refeições do seu dia a dia muito mais gostosas e saudáveis, não deixe de conferir abaixo as melhores receitas com castanha-do-Pará que separamos especialmente para você!

Sobremesas com castanha-do-Pará

Foto: Reprodução / Sal de Flor

Foto: Reprodução / Sal de Flor

1. Sorvete de paçoca com brigadeiro e crocante de castanha-do-Pará: essa receita ensina a preparar um incrível sorvete de paçoca incrementado com brigadeiro e crocantes de castanha-do-Pará, que leva entre seus ingredientes creme de leite fresco, leite condensado, paçocas de rolha, cacau em pó, manteiga, castanhas picadas e açúcar refinado.

2. Torta crua de chocolate com castanhas: além de maravilhosa por fora e perfeita para servir em ocasiões especiais, essa torta crua de chocolate 100% cacau conta com ingredientes leves e saudáveis como castanhas-do-Pará, castanhas-de-caju, mel, leite de coco e coco ralado fino. Após desenformar, finalize com nibs de cacau.

3. Crumble de morango com aveia e castanha-do-Pará: fácil de fazer e com rendimento de até quatro porções, esse crumble de morango com aveia e castanha-do-Pará fica pronto em 40 minutos. Para ficar ainda melhor, sirva com sorvete de baunilha.

4. Sorvete de tapioca com castanha-do-Pará: esse sorvete super brasileiro é cheio de texturas e fica super gostoso com o sabor combinado das castanhas crocantes com a leveza da tapioca isoporzinho, que parece uma pipoca. Para quem não tem sorveteira em casa, uma ótima opção é utilizar a clara em neve.

5. Tortinhas de chocolate e caramelo de castanha-do-Pará: a massa dessa tortinha é deliciosamente frágil e chega até a derreter na boca. Além disso, ela é doce na medida certa e fica incrível quando combinada com o caramelo cremoso e os pedacinhos de castanhas, que dão um contraponto crocante. Já a cobertura de chocolate meio amargo fecha a sobremesa com chave de ouro.

6. Arroz doce cremoso com castanha-do-Pará: para lembrar o gostinho de infância, que tal preparar um arroz doce cremoso feito com leite, leite condensado, creme de leite, essência de baunilha, canela e castanhas-do-Pará? A receita rende seis porções e pode ser servida morna ou gelada.

7. Torta rústica de limão e castanha-do-Pará: essa é uma maravilhosa tortinha rústica de limão e castanhas-do-Pará que leva entre seus ingredientes ovos, manteiga, farinha de rosca caseira e azeite de oliva, que além de saboroso é mais saudável do que o óleo de soja ou margarina. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva com sorvete.

8. Cookies de quinoa com castanha-do-Pará: ideais para matar aquela vontade de doce que surge no meio da tarde, esses cookies são saudáveis e podem ser consumidos sem culpa, pois são sem lactose, sem glúten, e feitos com ingredientes como quinoa em flocos, farinha de castanhas-do-Pará, açúcar demerara, farinha de arroz integral, cacau em pó puro e sem açúcar, ovos, óleo e mel.

9. Suspiros de castanha-do-Pará e flor de laranjeira: se você é apaixonado por suspiros e suas diversas combinações, não pode deixar de conhecer essa receita que fica simplesmente deliciosa, já que as castanhas ficam perfeitas com a laranja e a água de flor de laranjeira acrescenta à sobremesa um perfume exótico irresistível.

10. Panquecas com castanha-do-Pará e aveia: se você quer uma receita de panqueca saborosa e saudável para o café da manhã, aposte nesta que rende até 15 unidades e conta com ingredientes como farinha de trigo, açúcar, fermento em pó, sal, ovos, leite, manteiga, castanhas-do-Pará trituradas e aveia em flocos. Para acompanhar, aposte em requeijão, mel, geleias, chantilly ou o que preferir.

11. Biscoitinho de castanha-do-Pará: esses biscoitinhos de castanha-do-Pará são simplesmente irresistíveis, pois desmancham na hora que vão na boca e contam com um crocante maravilhoso das castanhas. Anote os ingredientes: castanhas moídas, manteiga, farinha de trigo, amido de milho e açúcar.

12. Fudge de Nutella e castanha-do-Pará: esse fudge de Nutella com castanhas-do-Pará ficam extremamente saborosos, principalmente se feitos com um chocolate de boa qualidade. É uma receita fácil e rápida de fazer e perfeita para comer com a família aos finais de semana.

13. Docinhos de damasco com castanhas e coco: estes docinhos são perfeitos para saciar a vontade de comer doce sem fugir da dieta, já que são sem açúcar e sem adição de gorduras. Deliciosos, saudáveis e muito nutritivos, além de super fáceis de fazer. A receita rende até 20 unidades e fica pronta em 20 minutos.

14. Biscoitos natalinos de coco e castanha-do-Pará: esses biscoitinhos natalinos são perfeitos para acompanhar um chá ou cafezinho e podem também ser ótimos presentes para as pessoas queridas nessa época do ano. Tenha em mãos ingredientes como manteiga sem sal, açúcar granulado, extrato de baunilha, sal, farinha de trigo, castanhas-do-Pará e coco ralado desidratado.

Bolos com castanha-do-Pará

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

15. Muffins de chocolate com castanhas-do-Pará: essa receita especial de muffins resulta em bolinhos macios com incríveis gotas de chocolate, que ficam prontos em apenas 15 minutos e rendem até 12 unidades. Você precisará de ingredientes como castanhas-do-Pará picadas, chocolate 75% cacau, leite, ovos, farinha de trigo, açúcar, manteiga e fermento.

16. Bolo de açúcar mascavo e castanhas-do-Pará: se você adora receitas com açúcar mascavo, sem dúvidas vai se deliciar com esse bolo, que leva o mesmo tanto na massa quanto na cobertura. Para a massa, aposte também em ingredientes como manteiga, ovos, farinha de trigo, fermento, sal e leite, e para a cobertura, cacau e castanhas-do-Pará picadas.

17. Bolinho de limão e castanha-do-Pará: para quem gosta de sobremesas cítricas, esse é um delicioso bolinho de limão com castanhas-do-Pará que fica simplesmente perfeito quando consumido quentinho. Porém, se você deixar para comer no dia seguinte do preparo, irá se apaixonar pelo perfume do limão que irá ficar ainda mais acentuado.

18. Bolo integral de banana e castanhas: essa receita de bolo integral de banana e castanhas é a prova de que podemos ser saudáveis sem abrir mão das gostosuras. É uma ótima opção para comer no café da manhã ou para servir de lanche da tarde e conta com outros ingredientes nutritivos como canela, aveia em flocos e iogurte natural.

19. Bolo de banana, abacaxi e castanha-do-Pará: para preparar esse bolo com castanhas-do-Pará, escolha bananas bem maduras e não deixe de espremer um pouco o abacaxi para retirar o excesso de líquido antes de juntar à massa. Já a calda é opcional, porém ela acrescenta um pouco mais do perfume da laranja que deixa o bolo ainda mais saboroso.

20. Bolo húngaro de frutas secas e castanhas: esse bolo húngaro de frutas secas e castanhas é perfeito para preparar nas datas comemorativas de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo. É uma receita simples de fazer que rende até 12 fatias e que pode ser uma opção incrível para presentear.

21. Bolo de baunilha com creme de castanha-do-Pará: esse bolo de baunilha com creme de castanha-do-Pará é uma verdadeira tentação, super simples de fazer e extremamente delicioso, já que sua massa é sem ovos e por isso conta com uma textura um pouco diferente das que estamos acostumados.

22. Bolo de castanha-do-Pará com calda meio amarga: essa é uma receita de bolo de caneca super funcional e com elevado nível de saciedade em função das fibras e gorduras boas, que também é sem glúten e sem lactose, perfeita para você comer de pré treino, café da manhã ou lanche da tarde.

23. Bolo de fubá com castanha-do-Pará e limão: essa receita deliciosa de bolo de fubá fica incrível com a presença das castanhas-do-Pará moídas, já que elas deixam a massa com uma ótima textura e com pedacinhos crocantes. Além disso, a caldinha de limão regada em cima do bolo ainda quente serve para deixar a sobremesa ainda mais irresistível.

24. Brownie com castanha-do-Pará: essa é uma receita bem gostosa de brownie de chocolate com castanhas-do-Pará, que é simples e rápida de preparar e você poderá se deliciar a qualquer hora do dia. Entre os ingredientes, estão ovos, manteiga, açúcar, chocolate em pó, fermento em pó, farinha de trigo e chocolate meio amargo.

25. Bolo integral de maçã e castanha-do-Pará: que tal uma receita de bolo saudável e integral para deixar em casa e comer durante a semana sem culpa? É deliciosa, fácil de fazer e leva ingredientes como maçã, canela, castanhas-do-Pará, farinha integral e açúcar mascavo. Para finalizar, salpique açúcar de confeteiro com uma peneira e sirva com café quentinho.

26. Bolo de castanha-do-Pará com calda de canela: esse é um saboroso e suculento bolo que conta com uma massa perfumada de castanha-do-Pará, com um leve toque de canela e uma textura bem úmida. É um bolo simples e gostoso que conta com ingredientes fáceis de serem encontrados.

27. Muffins de mel e castanha: além de muito gostosos, dependendo da forminha que você usar para preparar esses muffins eles ficam também super bonitos e com um dourado incrível por conta dos ingredientes. Entre eles, estão o mel, açúcar de coco, farinha de amêndoas, farinha de arroz, canela, polvilho doce, ovos, óleo de coco e castanhas-do-Pará.

28. Bolo de castanha-do-Pará e damascos: a mistura dos damascos com a castanha-do-Pará resulta em um bolo úmido e com uma textura bem macia. Já a calda que vai por cima pode parecer dispensável, porém é ela quem garante todo o toque final da sobremesa, feita apenas com açúcar, suco de laranja e damascos picados.

29. Muffin de Nutella e castanha-do-Pará: além de super fácil de fazer, o resultado dessa receita de muffin de Nutella com castanha-do-Pará é realmente surpreendente, pois combina os sabores dos ingredientes com a textura macia da massa. Entre os demais ingredientes, estão farinha de trigo, ovos, cacau em pó, açúcar refinado e creme de leite fresco.

30. Brownie de chocolate branco com castanha-do-Pará e damasco: se o objetivo é preparar um bolo que vá te deixar com água na boca, aposte nessa receita de brownie. Ele é feito com chocolate branco, conta com pedaços de damasco para a acidez quebrar um pouco o doce, e leva também castanhas-do-Pará, que ajudam a dar uma crocância ao bolo. É uma combinação perfeita!

Receitas incríveis com castanha-do-Pará

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

31. Granola de chocolate e castanha-do-Pará: essa é uma granola caseira de chocolate rica em superalimentos e muito saudável. Juntos, o cacau em pó, a castanha-do-Pará e a chia transformam uma simples granola em um café da manhã nutritivo e extremamente saboroso. Para deixar ainda melhor, acrescente gotas de chocolate depois que ela estiver fria.

32. Castanhas crocantes: sabe aquelas receitas que são praticamente impossíveis de comer uma só vez? Essa é uma delas. São castanhas-do-Pará, castanhas de caju, macadâmias, avelãs e nozes em uma versão crocante e deliciosa, feitas com açúcar, água, essência de baunilha, canela em pó e fermento em pó.

33. Molho pesto com castanha-do-Pará: o molho pesto é um clássico da culinária que faz sucesso entre a maioria das pessoas. Essa receita fica deliciosa, é simples de preparar e conta com ingredientes como manjericão fresco, azeite de oliva extra virgem, sal, alho, castanhas-do-Pará, queijo parmesão ralado e pimenta do reino a gosto.

34. Farofa de banana passa e castanha-do-Pará: que tal aprender a preparar em casa uma deliciosa e crocante farofa de banana passa com castanhas-do-Pará? É uma receita perfeita para acompanhar picadinhos ou outras diversas opções de pratos com carnes. Tempere com sal e sirva.

35. Aperitivo de nozes e castanhas com mel e pimenta: essa é uma receita de aperitivo gourmet feito com castanhas-do-Pará, mel, pimenta rosa moída, nozes, manteiga, flor de sal e páprica picante. É uma ótima opção para servir para os convidados em casa e fica perfeito para acompanhar uma taça de vinho ou uma caneca de cerveja.

36. Parmesão de castanha-do-Pará: esse “queijo parmesão” é um dos itens que você deve ter sempre na sua cozinha, pois é uma versão saborosa e mais saudável do que a tradicional, feita sem lactose. Além disso, é uma receita fácil e rápida de fazer e você precisará somente de quatro ingredientes: castanhas-do-Pará, levedura de cerveja, pimenta do reino em pó e sal.

37. Manteiga de castanha-do-Pará: a manteiga caseira fica com uma textura um pouco mais grossa e o sabor um pouco diferente da comprada pronta, porém tem a vantagem de não ter conservantes e também é possível controlar a quantidade de sal e açúcar, além da consistência final. Essa feita com castanhas-do-Pará fica maravilhosa e fica ainda melhor quando colocada em um pãozinho fresco.

38. Pão integral com aveia e castanha-do-Pará: ao contrário da maioria dos pães integrais, que ficam massudos e pesados, essa receita resulta em um pãozinho super macio, que não precisa sovar e leva castanha-do-Pará e aveia em flocos na massa. Além disso, ele é sem lactose e sem ovos, perfeito para quem é intolerante.

39. Leite de castanha-do-Pará: o leite de castanha-do-Pará é um leite vegetal muito saboroso, rico em selênio e super versátil, já que pode ser usado em diversos tipos de receitas, sejam elas salgadas ou doces, e também pode ser consumido puro, acompanhado de café, frutas ou cacau.

Receitas para o almoço com castanha-do-Pará

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

40. Salmão com crosta de castanhas: salmão é um peixe delicioso que nos permite criatividade nas formas de preparo e sempre é um prato prático e refrescante de se fazer em casa. Essa receita é bem fácil e as castanhas-do-Pará conferem um sabor especial, sem falar na crocância maravilhosa.

41. Peixe no leite de coco com castanha-do-Pará: essa é uma receita de peixe rápida de preparar e que fica deliciosa acompanhada de um simples arroz branco com farofa. Entre os principais ingredientes, estão o leite de coco, as castanhas-do-Pará picadas grosseiramente, alho, tomate, cebola, pimentão verde picado, azeite extra virgem, sal, coentro e pimenta do reino.

42. Macarrão de pupunha com molho de leite de castanha-do-Pará: o que acha de preparar um macarrãozinho 100% vegetal com molho béchamel sem leite animal? É uma receita low carb, sem glúten, sem lactose e sem açúcar que leva apenas 30 minutos para ficar pronta e conta com ingredientes saudáveis como pupunha, leite de castanha-do-Pará, azeite de oliva, cebola, noz moscada, araruta em pó, pimenta do reino, sal e manjericão.

43. Arroz vermelho com castanha-do-Pará e amêndoas: como o arroz é um ingrediente coringa para servir em qualquer ocasião, nada melhor do que fugir do tradicional e apostar em receitas diferentes. Pensando nisso, esse arroz vermelho com castanhas-do-Pará e amêndoas é uma mão na roda, fica super bonito e é simplesmente delicioso. Experimente!

44. Salmão grelhado com crosta de castanhas e alcaparras: para uma refeição saborosa, rápida e cheia de saúde, aposte nessa receita de salmão grelhado com crosta de castanhas-do-Pará e alcaparras, que é uma ótima refeição para quem está de dieta e rende para até duas pessoas.

45. Salada de batatas assadas com castanha-do-Pará e salsinha: perfeita para consumir nos dias quentes do verão, essa leve e saborosa salada de batatas assadas com castanhas-do-Pará e salsinha fica pronta rapidamente e leva outros ingredientes como azeite de oliva, sal, alho e suco de limão.

46. Arroz vermelho com cogumelo, ervilha torta e castanha-do-Pará: pretende inovar no almoço do final de semana para toda a família? Confira essa receita diferente e suculenta de arroz vermelho com cogumelos, ervilha torta e castanhas-do-Pará, que conta com diferentes sabores e texturas e com certeza vai agradar a todos os paladares.

47. Camarão com couscous de farinha d’água com coco e castanha-do-Pará: para os amantes de receitas saborosas com camarão, essa aqui é totalmente inovadora e sem dúvidas você fará bonito servindo-a em qualquer ocasião. Anote os ingredientes: farinha d’água, água de coco, leite de coco, fitas de coco, castanhas-do-Pará, tomatinhos, coentro, pimenta dedo de moça, azeite de oliva e vinho branco seco.

48. Raviolli de aipim com recheio de tofu e molho cremoso de castanha-do-Pará: essa delícia é um raviolli de aipim com recheio de tofu e molho cremoso de castanha-do-Pará. A massa não leva leite nem ovos e é perfeita para as dietas com restrição ou para quem busca uma alimentação mais regrada. Além disso, ela conta com uma textura muito leve e fica super saborosa.

49. Bacalhau com castanha-do-Pará e tapioca: essa receita de bacalhau leva mandioca em duas formas (farinha d’água e farinha de tapioca) e fica com um sabor ainda mais incrível quando combinada com ingredientes como castanhas-do-Pará verdes, pimenta verde, azeite, alho poró, farinha de trigo, noz moscada e creme de leite.

50. Arroz integral com castanhas: essa é uma receita de arroz integral super saborosa e nutritiva, que conta com ingredientes saudáveis como castanhas-do-Pará, uvas passas, cenoura, tomate e nozes. Fica perfeito para acompanhar qualquer refeição e qualquer prato, basta você escolher.

Quer um ingrediente mais versátil do que essa castanha-do-Pará? Além de todas essas incríveis receitas, ela pode ser consumida inteira ou triturada, crua ou assada, ou até mesmo moída como farinha para incrementar pratos variados.

PARA VOCÊ