24 receitas com pinhão para ampliar seu cardápio culinário

Por
Atualizado em 23.01.20

O pinhão é aquela pequena semente da tradicional árvore Pinheiros, um dos símbolos do Natal em todo o mundo Ocidental. Apesar de ser uma simples semente, ela pode ser deliciosa se for muito bem preparada e temperada.

Você pode usar a semente para fazer saladas, aperitivos, lanches, pães e até bolos. Mas ela também pode ser utilizada como complemento de alimentos mais ricos, como pratos principais e acompanhamentos.

Veja abaixo algumas receitas deliciosas com pinhão para você ampliar e atualizar seu cardápio.

Publicidade

Lanches, aperitivos e saladas com pinhão

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Pinhão na manteiga e alho: receita muito simples de ser feita e perfeita para servir como aperitivo em um encontro com os amigos. Você vai precisar apenas de cinco ingredientes e o preparo é bem rápido. Além da semente, o prato vai com sal, manteiga ou margarina, dentes de alho e salsinha para dar o sabor final.

2. Pão com pinhão: um prato bem gostoso e relativamente simples de ser feito, desde que você consiga chegar no ponto correto da massa. Ideal para comer em um café da manhã bem completo. São poucos os ingredientes utilizados, o maior desafio é mesmo no preparo que precisa encontrar a textura correta.

3. Salada simples de pinhão: a salada é uma das mais diversas possibilidades que você vai poder fazer com o uso dessa semente deliciosa e que vai deixar os seus pratos mais diferentes e saborosos. Essa, por exemplo, é bem simples, porque mistura apenas temperos junto com a iguaria dos Pinheiros.

4. Creme de pinhão, carne seca e cachaça: os cremes e sopas são excelentes opções para usar essa semente. Essa receita, então, fica simplesmente fantástica, porque mistura o sabor do pinhão com a carne seca e com a cachaça.

5. Sopa de pinhão com carne seca: o uso da semente com a carne seca e a cachaça se repete nessa receita deliciosa para ser comida em dias frios, como um aperitivo acompanhado de um excelente vinho. Fica muito gostoso e é super fácil de ser feito. A família inteira vai adorar essa novidade incrível.

6. Pinhão a provençal: outra receita muito simples e fácil de ser feita para você servir como aperitivo rápido. Vai precisar apenas de água, sal, azeite de oliva, cebolas e pimentão verde. Pode temperar com sal, pimenta do reino, manjericão e outras ervas da sua preferência.

Publicidade

7. Bolo de pinhão: agora uma receita doce que usa essa semente e que fica perfeita para ser servida em um lanche da tarde com toda a família. Esse bolo é muito gostoso, todo mundo vai adorar, pode ter certeza disso. Ele vai com grappa, açúcar refinado, manteiga derretida, ovos e outros ingredientes tradicionais de bolo.

8. Salada de figos com queijo roquefort e pinhão: mais uma possibilidade de você fazer uma deliciosa salada com essa semente perfeita pra ser usada nesse tipo de prato. Agora ela vai com o maravilhoso queijo roquefort, figos, alface, rúcula, agrião e outras folhas verdes que você quiser colocar, além de um balsâmico cremoso para finalizar.

9. Creme de pinhão com bacon e alho poró: os cremes são excelentes opções para fazer com o uso dessa semente e essa receita fica incrivelmente boa. Isso porque ela leva uma série de ingredientes muito saborosos, como o bacon e o alho poró.

10. Tortinha de pinhão: essa tortinha é muito simples de ser feita, fica muito gostosa e pode ser servida nas mais diversas situações. Você pode fazê-la para um aperitivo, para um lanche da tarde especial e até mesmo para servir em algum tipo de evento, como aniversário, ou encontro de amigos na sua casa.

11. Sopa de pinhão com cream cheese: claro que esta lista precisava de outra receita de sopa para que o seu menu ficasse mais completo e diverso. E essa é super especial, isso porque além de todo o sabor da semente, você vai ter a oportunidade de provar a cremosidade do cream cheese.

Refeições e acompanhamentos com pinhão

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

12. Almôndega de pinhão: agora chegou o momento de você surpreender no almoço com a família e fazer aquela comida simplesmente sensacional para todo mundo provar e aprovar as suas habilidades culinárias. Nada melhor do que começar com uma almôndega maravilhosa e bem simples de ser feita!

13. Carreteiro de pinhão: o arroz carreteiro é uma tradição da comida brasileira muito forte, principalmente no interior do país. Ao usar essa deliciosa semente, você torna a comida ainda mais típica e caseira. Fica muito gostoso, você e toda a sua família vão adorar!

14. Nhoque de pinhão vegano: o nhoque é uma possibilidade muito gostosa e bastante utilizada para fazer com essa semente. Esse, por exemplo, é completamente vegano, ou seja, não usa nada de origem animal. Você vai precisar de ingredientes como o grão de bico, linhaça, farinha de amaranto e outros.

15. Filé de frango ao molho cremoso de pinhão: uma refeição completa para ser servida em um jantar daqueles bem especiais na sua casa. Além do filé de frango, a receita também leva suco de limão, creme de leite, cebola gratinada e noz moscada.

Publicidade

                   

16. Farofa de pinhão com bacon e sálvia: a farofa é aquele prato ideal para usar com essa semente deliciosa. Ele combina perfeitamente com esse tipo de acompanhamento e você pode usar e abusar da criatividade para fazer um prato como esse que leva bacon e sálvia como ingredientes principais.

17. Arroz com pinhão: mais uma possibilidade de fazer arroz com a semente, só que agora você vai aprender a fazer o arroz branco, do dia a dia mesmo, com o adicional saboroso dessa semente. É uma ideia perfeita para atualizar a sua cozinha!.

18. Ensopadinho de carne com pinhão: ensopadinho bem simples de ser feito, muito gostoso, ideal para preparar naqueles dias mais frios, acompanhado de um bom vinho e excelentes conversas. É perfeito para saborear em casa, com uma boa companhia.

19. Estrogonofe de pinhão com filé mignon: o bom de se fazer estrogonofe é que a receita é muito simples e você pode inventar ingredientes para deixar o prato mais gostoso do que ele já é. Com o pinhão ocorre exatamente isso, você vai fazer um estrogonofe de filé mignon normal e adicionar o poder dessa semente!

20. Canelone de berinjela com queijo branco e pinhão: claro que os amantes de massa não poderiam ficar órfãos em uma lista tão deliciosa como esta. Esse é um prato sensacional da cozinha italiana, o canelone, perfeito para você arrasar naquele jantar romântico e ganhar o coração e o estômago da pessoa amada.

21. Nhoque de mandioca ao molho de pinhão: outra opção de nhoque para você atualizar de vez o seu cardápio e mostrar que possui várias possibilidades dentro da sua cabeça para utilizar essa semente maravilhosa em composições gastronômicas diversas. Essa é feita com mandioca e fica uma delícia!

22. Risoto de pinhão: a mistura do arroz com o pinhão volta mais uma vez, só que agora na forma de risoto. Já deu para perceber que essa mistura é muito bem desejada pelo meio culinário, já que os dois ingredientes se harmonizam bem, quando bem temperados e cozinhados da maneira correta.

23. Estrogonofe de cogumelos com pinhão: se você é fã mesmo de estrogonofe, que tal experimentar outra forma de fazer esse clássico? Agora você vai misturar o sabor de cogumelos à carne e ao pinhão para deixar essa receita ainda mais gostosa!

24. Farofa simples de pinhão: mais uma possibilidade de fazer aquela deliciosa farinha com essa semente deliciosa! Vai precisar de ingredientes básicos, para temperar mesmo, nada de opções mirabolantes ou muito diferentes. Fica muito bom.

O pinhão é uma semente que pode até ser encontrada no Brasil, principalmente nos estados mais frios, do sul do país. O bom é que ela é um ingrediente muito versátil, que pode ser feito de diversas formas e em pratos bem diferentes!