14 receitas com ora-pro-nóbis para comer ajoelhado de tão nutritivas

Já ouviu falar do ora-pro-nóbis? Ele é uma PANC, ou seja, uma planta alimentícia não convencional. Com alto valor nutritivo, o alimento é rico em ferro, vitamina C e proteínas, conhecido como a carne dos pobres. A planta é muito versátil, podendo ser usada para preparar petiscos, pratos principais e até mesmo sucos. Confira receitas diversas abaixo!

Publicidade

1. Bolinho de feijão fradinho com ora-pro-nóbis

Bolinho de feijão fradinho com ora-pro-nóbis
  • Preparo: 35min

Nessa receita, você aprende a fazer um bolinho que leva apenas feijão fradinho e temperos. Depois de frito, a sugestão é recheá-lo com um refogado de ora-pro-nóbis, cebola, azeite e alho. Para quem gosta de fritura, essa pode ser uma ótima aposta.

Publicidade

2. Batatinhas ao pesto de ora-pro-nobis

Batatinhas ao pesto de ora-pro-nobis
  • Preparo: 35min

Essa é uma receita bem versátil, pois cai muito bem como entrada, petisco e até acompanhamento. Aqui, a sugestão é assar as batatas bolinhas e fazer um pesto com uma pegada brasileira, que conta com ora-pro-nóbis, queijo meia-cura e castanha-do-pará. O resultado é surpreendente!

3. Sopa de cevadinha com ora-pro-nóbis

Sopa de cevadinha com ora-pro-nóbis
  • Preparo: 45min

Deu uma esfriadinha e bateu aquela vontade de comer uma sopa? Também dá para usar ora-pro-nóbis no preparo. Nessa opção, a planta é combinada com cevadinha, linguiça, bacon, cenoura, batata, tomate e alho-poró, além de ervas e temperos. Confira o passo a passo para testar em casa.

4. Costelinha de porco com ora-pro-nóbis

Costelinha de porco com ora-pro-nóbis
  • Preparo: 50min

A costelinha de porco é um prato que combina muito bem com ora-pro-nóbis. Para preparar em casa, primeiro é preciso temperar a carne e refogar até dourar. Depois, é só acrescentar caldo de legumes até a carne ficar macia, finalizar com as folhas e cozinhar por mais alguns minutos.

5. Suco verde com ora-pro-nóbis

Suco verde com ora-pro-nóbis
  • Preparo: 8min

O ora-pro-nóbis não precisa ser usado apenas no preparo de pratos. Como você pode ver nessa receita, ele também rende um suco bem nutritivo. Além da planta, também é preciso ter em mãos maçãs, água, azedinha e gengibre. Tudo isso é batido no liquidificador e, depois, coado.

Publicidade

6. Bolo vegano de ora-pro-nóbis

Bolo vegano de ora-pro-nóbis
  • Preparo: 50min

Sabia que dá para preparar um bolo vegano, nutritivo e supersaboroso com essa PANC? Para testar em casa, além da planta, você também vai precisar de suco de laranja, óleo, leite vegetal, farinha de trigo, sal, açúcar e fermento químico. Basta bater os ingredientes líquidos, misturar com os secos e levar para assar.

7. Vitamina de banana com ora-pro-nóbis

Para acompanhar o bolo no lanche da tarde, que tal fazer essa vitamina que leva ora-pro-nóbis, banana-prata, leite e pó e água? O preparo é muito simples: é só bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo e cremoso. Se quiser, você pode coar antes de beber.

8. Pão de ora-pro-nóbis

Pão de ora-pro-nóbis
  • Preparo: 45min

A lista de ingredientes dessa receita não é das mais curtas. Porém, se você quer um pão nutritivo, vale a pena testar essa opção em casa. Além disso, não é preciso ter muita habilidade na cozinha para obter um resultado de sucesso.

9. Patê vegano de ora-pro-nóbis

Já aqui, você aprende como fazer um patê vegano perfeito para acompanhar pão ou torradas. Além da planta, você também vai usar sementes de girassol, alho, salsinha, cebolinha, suco de limão, sal e água. O resultado é uma pastinha supertemperada e saborosa!

10. Hambúrguer vegano de feijão e ora-pro-nóbis

Já pensou em preparar um hambúrguer com a planta? Essa é a proposta dessa receita, que aposta na combinação de ora-pro-nóbis com feijão preto, farinha de arroz, alho, cebola, cheiro-verde e temperos. Depois de prontos, você pode consumir os hambúrgueres na hora ou armazenar no congelador.

Publicidade

11. Ora-pro-nóbis crocante

Nessa receita, as folhas são lavadas e temperadas com sal, pimenta e um pouquinho de azeite. Depois, basta colocá-las em uma frigideira bem quente. Após isso, começarão a sair bolhas, pois a água está sendo eliminada. Após dois minutos, basta virar as folhas e esperar esse tempo novamente. O resultado é crocante e bem saboroso.

12. Omelete de ora-pro-nóbis

Já aqui, as folhas de ora-pro-nóbis são picadas e misturadas com ovos, sal, orégano e alho para fazer uma omelete superproteica. Depois de bater tudo, é só fritar dos dois lados em uma frigideira com manteiga. Para incrementar o prato, você também pode adicionar outros ingredientes e temperos que você preferir.

13. Escondidinho de casca de banana e ora-pro-nóbis

Escondidinho é tudo de bom e, se for uma receita que foge do comum, melhor ainda. Aqui, cascas de banana são reaproveitadas para fazer um molho que leva também ora-pro-nóbis, cebola, alho, tomate, molho de tomate e temperos. Essa mistura fica uma delícia combinada com o purê de batatas.

14. Frango com ora-pro-nóbis

Outra opção de prato simples, mas que é bem gostoso, é o frango ao molho. Aqui, a dica é usar a sobrecoxa da ave. A carne é temperada, frita e depois cozida com cebola, páprica doce, pimentão, tomate e ora-pro-nóbis. Poucos itens e um sabor irresistível. Vale a pena conferir.