14 receitas com queijo camembert tão saborosas que vão te fazer salivar

Escrito por                          

Com uma casquinha dura e aveludada e uma massa mole, o queijo camembert é de origem francesa. Ele combina muito bem no preparo de pratos salgados e até mesmo naqueles com uma pegada agridoce. Pode ser servido empanado e frito, acompanhado de geleia ou no uso de pratos mais elaborados. Veja as opções abaixo:

1. Camembert empanado

Nessa receita, o queijo é passado em ovo batido, farinha de trigo e farinha de rosca. Depois, ele é passado novamente no ovo e, por último, na farinha de rosca. Essa empanada dupla faz com que a casquinha fique bem crocante. Para finalizar, é só fritar.

2. Camembert com alho e alecrim

Se você quer uma opção mais saudável, vale a pena apostar nessa receita. Aqui, a casquinha superior do queijo é retirada, então, são feitos cortes nele. Na sequência, o queijo é coberto com alho amassado, alecrim, flor de sal, pimenta-do-reino e azeite. Depois, só é preciso levá-lo para assar em fogo baixo por 15 minutos.

3. Camembert assado na Air Fryer

Outra opção de preparo do queijo camembert é assando-o na Air Fryer por 5 minutos à 200ºC. Depois disso, só é preciso decorá-lo com ervas frescas e geleia ou azeite – isso vai depender se você prefere uma opção agridoce ou salgada. Além disso, a dica é usar torradas como acompanhamento.

4. Pão italiano com queijo camembert

Nessa opção, a sugestão é passar azeite em um pão italiano sem a tampa e recheá-lo com uma peça de camembert sem a casquinha superior. Depois, é só assar por alguns minutinhos e se deliciar com o resultado final. Uma opção simples, prática e deliciosa.

5. Camembert com crosta de sal e ervas

Aqui, o queijo é empanado com ovo batido e farinha de trigo e temperado com sal grosso e ervas finas. Para que ele fique derretendo, a dica é que seja frito em azeite. Para acompanhar, use pão ciabatta ou italiano. Com um passo a passo simples e poucos ingredientes, é possível obter um resultado incrível!

6. Camembert em crosta de castanhas e mel

Pistache, amêndoas e castanha-de-caju são triturados e usados para cobrir o queijo nessa receita. Além disso, ele também ganha um toque de mel e azeite de trufas. Caso você não tenha esse último item, pode substituí-lo por azeite temperado com manjericão.

7. Camembert com cebola caramelizada e uva fresca

Um petisco com uma cara mais sofisticada não precisa ser difícil de ser feito e essa receita é a prova disso. Aqui, fatias de pão ciabatta tostadas são cobertas com cebolas caramelizadas, o camembert e uva verde. A combinação de sabores e texturas fica simplesmente sensacional.

8. Batatas ao forno com queijo camembert e sementes de gergelim

Batata já é uma delícia, mas se for usada em um preparo que foge do comum, melhor ainda. Para testar essa opção em casa, além do legume, é preciso ter em mãos camembert, raspas e sumo de laranja, sementes de gergelim e azeite de oliva. O tempo no forno é de aproximadamente 35 minutos. Rapidinho, não é mesmo?

9. Rocambole de brócolis com queijo camembert

Feito sem carne, essa é uma ótima opção de rocambole para os vegetarianos. O principal ingrediente usado é o brócolis, enquanto o camembert entra em cena para o recheio. Além disso, nozes são usadas para dar um toque crocante ao prato.

10. Macarrão com camembert e espinafre

Mesmo sendo rápida e prática de ser feita, essa receita é perfeita para quem quer fugir do comum. Afinal, não é sempre que o macarrão é incrementado com queijo camembert assado, não é mesmo? Isso sem contar no gostinho marcante do espinafre que também entra em cena.

11. Hambúrguer recheado com camembert

O camembert é um queijo tão versátil que pode ser usado até mesmo como recheio para hambúrguer. Para incrementar ainda mais o sanduíche, a dica é usar maionese, tomate, alface e cogumelos refogados. Com tanto ingrediente gostoso, fica difícil resistir a uma receita como essa, né?

12. Camarão com camembert na moranga

Para testar essa opção em casa, só é preciso ter em mãos camarão, camembert, moranga e alho frito. O prato fica no forno por apenas 20 minutos, o que é bem rápido! Na hora de servir, a dica é usar Pringles como acompanhamento.

13. Camemburguer

Que tal preparar um sanduíche enorme e bem caprichado? Aqui, a dica é rechear um pão com hambúrguer caseiro, bacon com açúcar mascavo, camembert empanado e maionese caseira. Se você gosta de um lanche diferentão, aprenda a fazer esse agora mesmo.

14. Camembert com pecãs e mel

Para testar essa receita em casa, é preciso ter em mãos o queijo, amoras, nozes pecãs, manteiga, mel, canela, pimenta e pão para servir. O resultado fica tão lindo e saboroso que você vai querer fazer sempre essa delícia em casa. Confira o vídeo para aprender todos os detalhes.

E aí, gostou dessas receitas? Uma parece ser mais gostosa que a outra, não é mesmo? Se o camembert te agrada, você também pode querer conferir receitas feitas com o queijo brie.

PARA VOCÊ