55 receitas com queijo brie tão cremosas que vão te levar a loucura

Escrito por                          

O queijo brie tem origem francesa e conta com uma casquinha crocante por fora e um interior macio e cremoso. Isso acontece por causa do seu processo de maturação e faz com que seu sabor e textura sejam únicos!

Com um gostinho bem característico, o brie pode ser consumido de diversas maneiras, seja puro, servido com geleias e mel como aperitivo ou no preparo dos mais variados pratos. Ele também é bem versátil em seu modo de preparo, já que pode ser servido gelado, assado ou até mesmo frito! Essa variedade faz com que muitas pessoas apreciem esse ingrediente à mesa.

Se você ficou curioso e quer conhecer algumas receitas para testar em casa, confira a lista abaixo e se delicie com o resultado final:

Petiscos e entradas com queijo brie

Foto: Reprodução / na minha panela

1. Bruschetta de brie: para preparar essa receita em casa, você vai precisar de pão italiano, alho, brie, sal, tomate, azeite e vinagre balsâmico. Mesmo com uma lista de ingredientes bem curtinha, você pode obter um petisco ou entrada supersaborosa e que ainda é fácil de ser feita!

2. Cestinha de queijo brie: essa é uma receita em que você vai aprender a fazer uma cestinha com massa de pastel, recheada com brie e geleia de pimenta. O legal desta opção é que o resultado fica charmoso, mas não é preciso ficar mais do que meia hora na cozinha para que tudo esteja prontinho.

3. Bruschetta de presunto parma e queijo brie: se você adora combinar ingredientes que contam com um sabor bem diferente, essa pode ser uma ótima receita para você anotar no seu caderninho. Aqui, a bruschetta é feita com pão italiano, brie, presunto parma, pera, azeite e vinagre balsâmico.

4. Bruschetta de queijo brie e castanha: que tal preparar em casa uma bruschetta que é ao mesmo tempo cremosa e crocante? Esse é o resultado deste petisco, que combina o brie com cream cheese, mel e castanhas. Além disso, esta é uma boa escolha para quem quer um sabor suave.

5. Bruschetta de tomate e queijo brie: uma bruschetta bem simples e feita com pouquíssimos ingredientes também pode ser supersaborosa, sabia? E essa receita é a prova disso, já que, aqui, os fatias de pão são cobertas apenas com queijo, tomate e alguns temperinhos.

6. Torrada com queijo brie e mel: uma torradinha cai muito bem em diversos momentos do dia, não é mesmo? E que tal se ela for acompanhada por brie, mel e folhas verdes? Essa é uma opção que fica levinha e combina com os dias quentes de verão!

7. Bruschetta de pera e queijo brie: a combinação de pera com brie é bem famosa e faz um grande sucesso entre variados paladares, por isso, se você está buscando por uma receita certeira usando esse queijo, essa pode ser a pedida ideal!

8. Pastel assado com queijo brie: nessa receita, você aprende a fazer uma massa de pastel de forno e ainda tem a dica de recheio: brie com geleia de pimenta. Se você quer um petisco mais saudável e completamente feito em casa, essa pode ser uma excelente escolha.

9. Croquete de queijo brie: essa é uma receita de petisco frito, que cai muito bem em diversos momentos do dia. Aqui, a massa é recheada com pastrami e queijo brie. Além disso, a dica é servir o quitute acompanhado de molho branco!

10. Bolinho de risoto: o risoto é um prato tão gostoso, que é difícil encontrar alguém que não aprecie seu sabor, não é mesmo? Aqui, ele é feito com alho-poró e queijo brie e usado para fazer um bolinho frito. O passo a passo pode não ser dos mais rápidos, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena testar essa receita em casa.

Lanches com queijo brie

Foto: Reprodução / sal de flor

11. Quiche de queijo brie e aspargos: quiche é uma torta que conta com uma casquinha crocante e um recheio bem cremoso. Aqui, a cobertura ainda leva brie, aspargos e tomatinhos, para deixar o prato mais suculento e charmoso.

12. Hambúrguer com queijo brie: o bom de fazer um hambúrguer em casa é que você pode inovar nos ingredientes usados e obter um sabor único! Aqui, a sugestão é usar queijo brie, acelga, tartar de tomate caseiro, cebola caramelizada e maionese caseira. O legal é que você aprende a fazer tudo em casa e pode surpreender sua família e amigos!

13. Focaccia de queijo brie: a focaccia é uma massa italiana que fica entre a pizza e o pão. Sua cobertura pode ser simples ou mais incrementada. Nesse caso, ela leva brie, alecrim e mel, uma combinação superprática, mas que deixa o prato com um gostinho irresistível.

14. Pastel de queijo brie com damasco: o pastel é um dos quitutes mais queridos pelos brasileiros, por isso, é interessante aprender a fazer alguns recheios diferenciados para poder inovar no seu sabor. Essa é uma receita que cumpre esse papel e ainda conta com um toque sofisticado, já que o recheio fica por conta da combinação de brie com damascos.

15. Pizza de queijo brie com pera: quer fugir dos sabores tradicionais de pizza? Então, prepare essa receita em que o recheio fica por conta de uma combinação de brie e pera. Aqui, você também aprende a fazer uma massa caseira deliciosa!

16. Torta de queijo brie: essa é uma receita de torta feita com massa folhada que tem o brie e as amêndoas como recheio. O preparo é superdescomplicado e o resultado é uma casquinha crocante e um interior extremamente cremoso!

17. Folhado de queijo brie e amêndoas: como essa é uma receita que pode ser feita com massa folhada pronta, seu preparo é bem prático. Só é preciso acrescentar o recheio de brie e amêndoas, fechar a massa e levar ao forno para assar. Mesmo com um passo a passo simples, o resultado é um sabor que vai deixar muita gente com água na boca.

18. Hambúrguer com queijo brie e cebola: nessa receita, você aprende a fazer um delicioso hambúrguer caseiro, um molho ranch e cebolas caramelizadas! Além disso, o queijo brie também entra em cena para deixar o sabor do seu lanche ainda mais gostoso. O passo a passo não é dos mais rápidos, mas o lanche fica tão gostoso, que compensa todo o trabalho.

19. Sanduíche de queijo brie e mirtilo: o sanduíche é um prato que cai bem em qualquer momento do dia, não é mesmo? E se tiver um gostinho diferente, melhor ainda! Aqui, o recheio fica por conta de mirtilos, brie, mel e manjericão. O resultado é inovador e pode surpreender seu paladar.

20. Tapioca com queijo brie: a tapioca é outro prato superversátil e que pode ser consumido em diversas ocasiões. Aqui, ela é recheada com queijo brie e geleia de maracujá, uma combinação que fica com um gostinho incrível! Para melhorar ainda mais, você só vai precisar de alguns minutos na cozinha para poder provar essa delícia.

Risotos com queijo brie

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

21. Risoto de queijo brie com tomate: que tal preparar em casa uma receita de risoto que combina brie, tomate e abobrinha? Essa é uma receita vegetariana que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Os ingredientes usados são encontrados facilmente e todo mundo pode ficar com água na boca com o resultado final.

22. Risoto de frango, ervilhas com queijo brie: o risoto de frango com ervilhas é um dos mais tradicionais e apreciados ao redor do mundo, mas se você quer dar um toque diferente, o brie pode entrar em cena! O queijo além de deixar o prato com um gostinho diferente, ainda deixa a sua textura mais cremosa.

23. Risoto de aspargos e queijo brie: um prato sofisticado não precisa ter uma lista de ingredientes extensa ou um modo de preparo complicado e essa receita está aqui para provar isso. Além da combinação do arroz arbóreo com brie e aspargos, nozes também entram em cena para deixar seu risoto com um toque levemente crocante.

24. Risoto de camarão e queijo brie: o camarão é um fruto do mar que combina muito bem com o brie, sabia? Esse é um risoto para quem quer ter o sabor e a textura do queijo combinada com uma carne. Essa não é uma receita que vai te deixar muito tempo na cozinha, mas você pode se surpreender com o sabor final do prato.

25. Risoto de queijo brie e pera: a combinação de brie com pera fica muito saborosa, isso porque o queijo tem um sabor marcante e a fruta, um gostinho suave. Para incrementar ainda mais esse risoto, a dica é usar uma cobertura de farofa de pão caseira.

26. Risoto de queijo brie e uvas: nessa receita, você aprende a fazer um risoto que combina o queijo brie com uvas verdes. Como resultado, você terá um prato extremamente cremoso e com um toque azedinho incrível. Além disso, o passo a passo é bem simples.

27. Risoto de palmito e queijo brie: o risoto de palmito é um prato bem comum, apreciado por vários paladares, e conta com um sabor suave, por isso, o acréscimo do queijo brie é uma ótima pedida, já que ele dará um gostinho extra ao prato, sem ter muito trabalho na cozinha.

28. Risoto de alho-poró e queijo brie: quer testar uma receita de risoto que fica pronto rapidinho e que ainda tem um sabor incrível? A combinação de alho-poró com brie pode te deixar com água na boca! Além disso, essa é uma opção que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, além de um passo a passo pra lá de simples.

29. Risoto de shimeji com queijo brie: combinar cogumelo com queijo é uma ótima pedida para um risoto saboroso, não é mesmo? E essa receita não para por aqui, ela ainda tem o acréscimo de uvas verdes. Essa é uma combinação de ingredientes que até pode parecer ousada, mas se você gosta de inovar na cozinha, não deixe de testá-la em casa.

30. Risoto de parma e queijo brie: essa é uma receita de risoto que não combina apenas presunto parma e queijo brie, ela também conta com o acréscimo de folhas de rúcula, um ingrediente que faz toda a diferença no sabor final do prato.

31. Risoto de queijo brie, beterraba e nozes: se você quer preparar um risoto colorido, essa receita, que tem a beterraba como principal ingrediente, pode ser uma excelente escolha. Além disso, nozes e brie entram em cena para incrementar o sabor e a textura do prato.

32. Risoto de queijo brie e pimenta: essa é uma receita que, mesmo combinando o queijo brie com a pimenta biquinho, conta com um sabor bem suave. Outro ingrediente que entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato é o açafrão, que também faz com que a cor do arroz fique bem atrativa.

33. Risoto de açafrão com frango e queijo brie: essa é uma receita de risoto que também leva açafrão, mas, aqui, ele é acompanhado por filé de frango ao molho de brie. É um prato um pouco mais demorado de ser preparado do que os outros da lista, mas o resultado é tão saboroso e completo, que vale a pena testar em casa e se deliciar com cada garfada.

Pratos variados com queijo brie

Foto: Reprodução / diga maria

34. Omelete de brie e maçã: que um omelete não precisa ser feito apenas com ovos não é novidade, mas você já pensou em rechear o prato com queijo brie e maçã? Essa pode ser uma excelente escolha para quem não quer passar muito tempo na cozinha, mas quer se deliciar com um prato agridoce bem inovador e com um gostinho único.

35. Suflê de queijo brie: o suflê é um prato bem delicado e que conta com uma textura extremamente leve. Além disso, ele é superversátil, já que pode ser feito com uma grande variedade de ingredientes. Aqui, a escolha foi o queijo brie, que além de deixar seu gostinho no prato, também faz com que a textura fique levemente cremosa.

36. Salada com queijo brie: nem sempre é fácil sair da rotina comendo salada, não é mesmo? Mas, com essa receita, você pode ter um prato completamente novo para servir nas suas próximas refeições. Aqui, folhas verdes são incrementadas com peras caramelizadas, queijo brie e nozes. A combinação é bem gostosa, simples e ao mesmo tempo sofisticada.

37. Medalhão com queijo brie: o medalhão é um corte de carne bem suculento e apreciado por vários paladares. Mesmo assim, não existe problema nenhum em incrementar o seu sabor, não é mesmo? A sugestão desta receita é cobrir a carne com queijo brie e damascos. Para quem gosta de praticidade e sabores surpreendentes, essa pode ser uma ótima escolha!

38. Batata doce com queijo brie: essa é uma receita simples, em que a batata doce já assada é recheada com brie, suco de laranja, amêndoas, sal e pimenta. Depois disso, basta levar o prato ao forno por alguns minutos até que o queijo derreta. Após seguir esses passos, basta se deliciar com essa refeição!

39. Frango com queijo brie: quer testar um prato que conte com bastante personalidade? Aqui, o peito de frango é coberto por um molho feito com queijo brie e vinho marsala. O preparo é extremamente prático e rápido, mas se você quer se surpreender com um sabor completamente novo, não deixe de testar essa opção em casa.

40. Berinjela com queijo brie: nessa receita, a berinjela é cortada ao meio, grelhada, coberta com queijo brie e molho de tomate e levada ao forno para assar. O passo a passo não é nada complicado e o resultado é um prato cheio de sabor!

41. Crepe de queijo brie: essa é uma receita de crepe que é moldado no formato de uma panqueca. O recheio fica por conta de queijo brie e presunto e o molho usado como cobertura tem a nata como principal ingrediente.

Queijo brie frito e assado

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

42. Queijo brie empanado e frito: essa é uma receita para quem gosta de frituras, já que o queijo é empanado e depois, frito. O resultado é uma casquinha crocante e um recheio extremamente saboroso. A sugestão é servir o petisco acompanhado de baguete, mel, figo e manjericão roxo, mas você também pode usar uma geleia de sua preferência.

43. Queijo brie empanado simples: para um resultado bem saboroso, a sugestão dessa receita é fazer uma milanesa bem temperadinha. O resultado é parecido com o da opção anterior, uma casquinha dourada e crocante por fora e um recheio cremoso. Aqui, a sugestão é servir o queijo acompanhado de geleia ou mel trufado.

44. Queijo brie empanado com mel de trufas: outra ótima opção para testar em casa é essa receita do queijo empanado acompanhado por mel de trufas brancas. É uma boa dica para quem procura por uma opção de petisco extremamente sofisticado, mas que ao mesmo tempo conte com um preparo prático.

45. Queijo brie assado com nozes e mel: se você não é do tipo que curte frituras, mas quer se deliciar com um queijo derretendo, essa opção, em que o brie é assado, pode ser uma excelente escolha. Para incrementar o sabor do queijo, a sugestão é usar uma cobertura de mel, nozes e alecrim.

46. Queijo brie com cebola: quer dar um toque diferente para o seu queijo? Aqui, ele é assado e servido acompanhado de cebolas caramelizadas. Essa é uma excelente escolha para quem busca um toque agridoce, mas quer deixar o mel e as geleias de lado.

47. Queijo brie empanado com mel: essa é uma receita bem simples, em que o queijo é empanado, frito e servido acompanhado de mel. Mesmo sendo uma opção mais comum, o resultado é surpreendente e pode agradar os mais variados paladares.

48. Queijo brie com mel e alecrim: nessa receita, o queijo é coberto com ramos de alecrim e uma boa quantidade de mel. Depois disso, a combinação só precisa ir ao forno por 10 minutos e o seu petisco estará prontinho para ser apreciado.

49. Queijo brie folhado: quer inovar no seu petisco? Então, confira essa receita em que o queijo é coberto por geleia e envolto com uma camada de massa folhada. O prato vai ao forno e o resultado é uma casquinha crocante por fora e um recheio extremamente cremoso.

50. Queijo brie en croute: essa é uma versão simplificada da receita anterior. Isso porque o queijo é apenas coberto por uma massa folhada, que é pincelada com gema de ovo e, depois, levado ao forno. Mesmo assim, se você quiser um toque adocicado, pode servir o petisco com mel e geleia depois que estiver pronto.

Queijo brie com ingredientes especiais

Foto: Reprodução / sabor sonoro

51. Queijo brie com mel e nozes: essa é uma receita em que o queijo é levado ao micro-ondas por apenas 1 minuto. Depois disso, é coberto com mel e nozes. Essa é uma receita superversátil, já que você pode alterar as oleaginosas e até usar algum tipo de geleia no lugar do mel. A quantidade de combinações é grande e pode agradar variados paladares. Tudo isso com apenas alguns minutinhos na cozinha!

52. Queijo brie com figos: essa é uma receita em que os figos são assados com mel e vinagre balsâmico. Depois disso, essa fruta em calda é usada para cobrir o queijo, que pode ser uma peça inteira ou até mesmo cortado em pedacinhos.

53. Chutney de damasco com brie: o chutney de damasco tem um sabor agridoce incrível, isso acontece porque a fruta é combinada com ingredientes como o açúcar e o gengibre. Seu preparo leva apenas alguns minutos e não conta com uma lista de ingredientes extensa, mas você pode ficar surpreso com o resultado da combinação deste condimento com o queijo.

54. Queijo brie com chantilly: que o brie combina com ingredientes doces não é novidade, não é mesmo? Mas já pensou em provar em uma mesma garfada o sabor do queijo com o do chantilly? Essa é a proposta desta receita, que pode até soar estranha, mas pode ser uma ótima escolha para quem não tem medo de inovar na cozinha.

55. Berinjela empanada com queijo brie: essa não é uma receita superprática de ser preparada, já que a berinjela deve ser empanada, mas, tirando isso, o resto do passo a passo é bem tranquilo, já que só é necessário cobrir o legume com queijo, tomate e manjericão.

O brie conta com um sabor único e uma combinação de duas texturas, já que sua casquinha é crocante e seu interior, cremoso. Se você adora pratos com queijo, também pode testar algumas receitas com gorgonzola em casa. Experimente!

PARA VOCÊ