12 receitas de arroz com lentilha que vão muito além do comum

Por
Atualizado em 17.04.20

O arroz e a lentilha são dois ingredientes deliciosos e que funcionam muito bem juntos. A combinação dos grãos é clássica e possui versões variadas do arroz com lentilha, sempre gostosas e nutritivas.

O preparo pode ser acompanhado por carnes e cebola, que harmonizam bem com o sabor dos grãos. São pratos práticos e que contam com um gostinho irresistível!

Confira uma seleção de receitas incríveis de arroz com lentilha para trazer esse prato para seu cardápio:

1. Arroz com lentilha fácil


Foto: Reprodução / A CASA ENCANTADA

Essa é uma versão rápida e gostosa do prato. O arroz é preparado da maneira convencional e a lentilha é cozida na água com sal. A cebola é frita na frigideira com azeite e páprica. Os ingredientes são, então, todos combinados e a cebola é colocada por cima.

Publicidade

2. Arroz com lentilha e linguiça

Foto: Reprodução / PANELATERAPIA

Essa receita traz um arroz com lentilha bem completo e saboroso. O preparo, aqui, também leva ingredientes como pimentão amarelo, tomate e linguiça calabresa. A finalização é feita com salsinha, que dá um toque especial e bonito ao prato. É uma opção nutritiva e deliciosa!

3. Arroz com lentilha e cebola caramelizada

Publicidade

Essa receita é inspirada no mjadra, prato de origem árabe. A lentilha e o arroz branco cozidos são combinados e reunidos com cebola frita em óleo. O preparo ainda pode ser acompanhado com ingredientes como nozes e uvas passas.

4. Arroz com lentilha e lombo salgado

Foto: Reprodução / AROMAS E SABORES

Essa é uma opção que combina o sabor e a textura dos grãos com o gostinho marcante do lombo suíno. O prato ainda conta com o uso de ingredientes aromáticos como cravo e canela, que o deixam com um sabor inconfundível. O resultado é um prato gostoso e que vai te deixar com água na boca!

5. Arroz com lentilha e cebolas douradas

Foto: Reprodução / PIMENTA NO REINO

Essa receita traz uma junção de arroz, lentilha, cebolas douradas e bacon. O preparo da cebola é feito com mel. A pimenta síria e o caldo de carne utilizados como tempero dão um gosto delicioso ao prato. É uma opção que vai fazer sucesso no seu almoço em família!

6. Arroz com lentilha e tomilho

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

Nessa receita, o arroz branco é combinado com a lentilha, alho e cebola. O diferencial do prato fica por conta do tempero, que leva tomilho, pimenta calabresa, páprica, caldo de carne e manteiga. A finalização é feita com azeite e salsinha picada.

7. Arroz basmati com lentilha

Foto: Reprodução / SIMPLESMENTE DELÍCIA

Essa receita utiliza o arroz basmati em sua composição, que é um grão mais longo e que tem origem indiana. O tempero dessa versão fica por conta do açafrão, da pimenta da Jamaica, do cominho, do coentro, do sal e da pimenta-do-reino. As cebolas são utilizadas para finalizar o prato, que pode ser acompanhado por coalhada ou salada de pepino.

Publicidade

8. Arroz com lentilha e cebola empanada

Foto: Reprodução / SABORES DA VIDA

O preparo dessa receita é simples e consiste em cozinhar e combinar o arroz com a lentilha. O ponto alto do prato é que ele é acompanhado por cebolas empanadas com ovo e farinha. O resultado conta com textura e sabor marcantes!

9. Arroz selvagem com lentilha

Essa receita conta com ingredientes deliciosos e que combinam bem entre si. O arroz selvagem e a lentilha são cozidos juntos e são combinados com alho-poró, cenoura, alho e bacon. O uso do espumante na finalização dá um toque diferente e saboroso ao prato.

10. Arroz com lentilha e bacon

Essa é uma receita de arroz com lentilha que você vai ter que provar. O preparo, aqui, leva, além desses ingredientes, bacon, alho-poró e tomate. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. Para finalizar, deve-se acrescentar salsinha e nozes. É uma opção crocante e fácil de preparar!

11. Arroz com lentilha e cominho

Publicidade

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

Aqui, o arroz com lentilha é feito de uma forma prática. Para preparar, basta cozinhar os grãos, adicionar a pimenta síria, o cominho e a canela, acertar o sal e servir o prato com cebolas douradas no azeite. O resultado é de deixar qualquer um pedindo mais!

12. Arroz parboilizado com lentilha

Essa é uma versão agradável e deliciosa do prato. O arroz utilizado pela receita é o parboilizado e ele é acompanhado por lentilha e cebola frita. O tempero é feito com cominho e pimenta moída e a finalização fica por conta da salsinha e da cebolinha.

O preparo do arroz com lentilha é simples e pode ser acompanhado por outros ingredientes variados. Esse prato é uma boa pedida tanto para ocasiões especiais, em suas versões mais elaboradas, quanto para as refeições cotidianas, em suas versões mais fáceis. Experimente!