20 receitas de arroz temperado que vão deixar seu dia a dia muito mais gostoso

Escrito por                          

O arroz é um alimento consumido no dia a dia de muitos brasileiros, por isso, é interessante incrementar seu preparo para que ele fique bem saboroso e você não caia na rotina. Pensando nisso, o arroz temperado é uma ótima pedida para ser acrescentado ao seu cardápio.

Seja para uma combinação clássica com feijão ou para refeições mais elaboradas, vale a pena conferir como deixar esse ingrediente mais interessante para seu consumo diário, assim, você consegue obter um almoço ou jantar especial. Então, confira na lista abaixo 20 opções incríveis.

Arroz temperado com legumes

1. Arroz com legumes prático: nessa receita, o arroz é temperado com limão e cominho em pó. Além disso, para deixar o sabor do prato ainda mais gostoso, cenoura, ervilha, castanhas e azeite entram em cena. A lista de ingredientes não é extensa, mas essa é uma ótima pedida para inovar no gostinho do grão.

2. Arroz de forno vegano: cebola, cenoura, abobrinha, repolho, sal, pimenta-do-reino, páprica doce, orégano, milho, ervilha e azeitonas são usados para deixar esse arroz bem saboroso. Para um toque diferente, um purê de batata vegano entra em cena para cobrir o grão. Para finalizar, resíduo de leite de amêndoas é polvilhado sobre o prato.

3. Arroz de açafrão: além de alho, cebola e sal, que são ingredientes comuns para temperar o arroz, essa receita ainda leva um bom toque de açafrão. O arroz fica bem colorido e com um sabor especial. Mas o gostinho do prato não para por aí, já que ervilhas também são adicionadas.

4. Arroz temperado com pimentão: cenoura, pimentões verdes e vermelhos, além de temperos, são ótimos ingredientes para deixar seu arroz bem temperadinho e ao mesmo tempo colorido e cheio de sabor. Com um passo a passo simples, você pode se surpreender com o resultado final dessa receita.

5. Yakimeshi vegano: na versão vegana, o yakimeshi é um prato feito com arroz, cogumelos e legumes. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas não é preciso se preocupar com o modo de preparo, que não é nada complicado. Além disso, essa é uma ótima pedida para um prato único, já que é uma opção muito nutritiva.

6. Arroz temperado com tomates e coentro: coentro, tomate, leite de coco e cebola são os principais ingredientes usados para deixar essa receita de arroz especial, mas outros temperos também entram em cena, como o alho, o sal e a pimenta-do-reino.

7. Arroz com cenoura e gengibre: alho, gengibre, cenoura e sal são os ingredientes usados para deixar o sabor desse arroz especial. Aqui, o toque do gengibre é suave, mas faz toda a diferença no resultado final do prato. Essa é uma aposta simples, mas que já serve para sair da monotonia do dia a dia.

8. Arroz 7 grãos com legumes: para uma versão mais saudável do arroz temperado, você pode usar a versão 7 grãos, que é cheia de nutrientes e ainda conta com um gostinho muito bom. Para melhorar ainda mais, legumes e vários temperos também entram em cena.

Arroz temperado com carnes

9. Arroz temperadinho: fácil e rápida, essa é uma ótima receita para inovar no preparo do seu arroz. Aqui, o grão é incrementado com calabresa, cenoura, milho-verde e ervilha. Para o tempero, você vai precisar apenas de sal, alho e cebola.

10. Arroz temperado para iniciantes: para testar essa opção em casa, primeiro, você precisa refogar linguiça calabresa, cebola, alho, pimentão verde, pimentão vermelho, milho-verde e cenoura. Depois, o arroz cru deve ser cozido na mesma panela, junto com os outros ingredientes.

11. Arroz à grega fácil: cebola, folha de louro, pimentão verde e cenoura são os ingredientes especiais usados para deixar seu arroz bem temperadinho e no estilo grego. O preparo é extremamente simples, mas o resultado é um acompanhamento bem gostoso para a sua refeição.

12. Arroz chop suey: muito consumido pelos chineses, aqui, o chop suey é adaptado para que seja mais simples de ser preparado em casa. Para obter esse resultado, o arroz é combinado com pedaços de presunto, cenoura, ovos, óleo de gergelim, ervilhas, molho de soja e cebolinha.

13. Arroz de forno fácil: como antes de ir para o forno misturado com os outros ingredientes seu arroz já precisa estar cozido, essa é uma ótima receita para aproveitar as sobras da última refeição e evitar o desperdício. Para que seu grão fique ainda mais gostoso, essa receita leva frango desfiado, molho de tomate, milho-verde, seleta de legumes, presunto, queijo, cebola, sal e orégano.

14. Arroz de carne de sol: nessa opção, o principal ingrediente usado para incrementar o sabor do arroz é a carnde de sol, porém, tomate e alguns temperinhos também são usados para obter aquele toque especial. Sem exigir uma lista extensa de ingredientes, essa é uma ótima receita para sair da rotina.

15. Arroz temperado especial com bacon: bacon, calabresa e queijo são os principais ingredientes usados nesta receita de arroz de forno. Além deles, milho-verde, ervilha, cenoura, pimentão verde e pimentão vermelho também são usados.

16. Arroz com lentilha: muito comum no ano novo, o arroz com lentilha pode ser consumido tranquilamente durante o ano inteiro. Para um resultado ainda melhor, pedaços de bacon, alho-poró e tomate também são usados no preparo desta receita.

17. Arroz integral colorido: para quem prefere a versão integral do grão, usar outros ingredientes para deixar seu sabor mais interessante também pode ser uma boa aposta. Aqui, a receita leva linguiça calabresa, cenoura e vagem. Com itens simples, você já pode obter um resultado bem diferente do tradicional.

18. Arroz temperado com cobertura: essa é uma receita que te dá diferentes sugestões para incrementar o seu arroz. Para começar, a dica é acrescentar legumes e bacon ao grão. Depois, você confere opções como banana-da-terra e queijo, purê de mandioca salsa e queijo ou até mesmo tomate-cereja e queijo.

19. Arroz temperado especial de Natal: para obter um prato bem temperado e ao mesmo tempo colorido, essa receita leva vinho branco, presunto, champignon, uvas passas, damasco, amêndoas e temperos. Para quem gosta de frutas em pratos salgados, essa pode ser uma excelente opção.

20. Arroz especial com bacalhau: para finalizar a lista, você pode conferir essa receita em que o arroz leva bacalhau, milho-verde e pimentão verde. Como o peixe deve ser dessalgado e desfiado, o passo a passo não é tão rápido, mas o resultado é tão gostoso, que compensa a espera.

Preparar um arroz temperado na sua casa para sair da rotina pode ser uma ótima ideia, assim, você saboreia esse grão tão comum na mesa dos brasileiros, mas com um toque extra de sabor. Porém, se você nem sabe ao certo como preparar a versão básica, pode conferir receitas de arroz branco soltinho para conferir como fazer o prato de maneira perfeita.

PARA VOCÊ