17 receitas de bolo chiffon de textura suave e massa fofinha

Escrito por                          

Apesar do nome pouco familiar, as receitas de bolo chiffon são bastante populares e, provavelmente, você já as experimentou. Esse tipo de bolo conquista facilmente qualquer paladar e é conhecido por sua massa fofinha e textura suave.

Você pode incrementar seu bolo com recheios e coberturas, mas até as versões mais simples são incrivelmente gostosas e podem ser servidas em um café da tarde. Experimente!

Bolo chiffon simples

1. Bolo chiffon tradicional: a receita mais conhecida de bolo chiffon leva açúcar, ovos, farinha de trigo, amido de milho, óleo, água e fermento em pó. Este bolo é um clássico da confeitaria, além de ser bastante versátil, e pode ser servido, assim, na versão simples, ou também pode ser incrementado com coberturas e recheios de sua preferência. Experimente!

2. Bolo chiffon de chocolate: não há nada que não fique melhor com chocolate! Para preparar essa receita, separe claras e gemas de ovos, cremor de tártaro, água, óleo, açúcar refinado, vanilina, farinha de trigo peneirada, fermento químico e chocolate em pó. A massa precisará ficar cerca de quarenta minutos no forno.

3. Bolo chiffon de cenoura: anote os ingredientes desse bolo chiffon de cenoura que vai deixar todo mundo de boca aberta e querendo mais – farinha de trigo, fermento, amido de milho, sal, gengibre em pó, ovos, açúcar, óleo, água, cremor de tártaro e cenoura ralada.

4. Bolo chiffon de laranja: baba de moça é um doce feito com gemas de ovo, açúcar, água, canela, cravos, leite de coco e manteiga sem sal. Aqui, ele incrementa um delicioso bolo chiffon de laranja. Prepare o bolo e o doce separados e, depois, coloque o tanto de baba de moça que você quiser sobre cada pedaço de bolo.

5. Bolo chiffon de coco: que tal aromatizar o seu bolo chiffon com sabor de coco? Aqui, a proposta é adicionar coco fresco na massa do bolo, que já leva farinha de trigo, amido de milho, sal marinho, açúcar refinado, fermento químico, óleo de girassol, ovos, cremor de tártaro e água.

6. Bolo chiffon de banana: leve e carregado de sabor, esse bolo chiffon de banana vai impressionar a todos. A dica é usar uma banana extremamente madura para fazer a massa do bolo, assim, é possível conseguir explorar o máximo de sabor. Além da fruta, você vai precisar também de farinha de trigo, amido de milho, fermento químico em pó, sal refinado, ovos, açúcar cristal, água, óleo vegetal e cremor de tártaro.

7. Bolo chiffon de limão: além de ter sabor de limão, este bolo chiffon é sem glúten e sem lactose. Os ingredientes para o preparo são ovos, extrato de baunilha, óleo de canola, água, suco de limão, limão siciliano, açúcar cristal, açúcar refinado, fermento em pó, farinha sem glúten e sal. No final, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o bolo antes de servir.

8. Bolo chiffon de abacaxi e coco: já pensou em experimentar um bolo chiffon de abacaxi recheado com mousse de coco? Aqui, ele é feito com ovos, açúcar orgânico claro, óleo de girassol, suco de abacaxi natural, farinha de trigo, sal marinho, fermento químico, rum escuro, leite de coco, coco ralado fino, água filtrada e gelatina em pó incolor.

Bolo chiffon especial

9. Bolo chiffon em camadas: além de preparar um deliciosa massa de bolo chiffon com os ingredientes tradicionais – farinha de trigo, açúcar, óleo, chocolate em pó, água quente, ovos, sal e fermento em pó -, você vai fazer também uma calda com leite condensado e água, um recheio com leite condensado e nozes e uma decoração de chocolate fracionado, chocolate meio amargo, morango e chantilly de chocolate.

10. Bolo chiffon de morango e Leite Ninho: para a massa desse bolo chiffon, separe ovos, açúcar, óleo, água, extrato de baunilha, farinha de trigo, fermento químico e sal. Para o recheio e para a cobertura, os itens necessários são creme de leite fresco ou nata, creme de leite de caixinha ou de lata, leite em pó, morangos e mais açúcar e extrato de baunilha. Aproveite!

11. Bolo chiffon de morango e limão siciliano: que tal misturar a doçura do morango com a acidez do limão siciliano? Além desses dois ingredientes, essa receita pede o uso de ovos, óleo vegetal, água, cremor tártaro, açúcar, farinha para bolos, bicarbonato de sódio, sal, chocolate branco, creme de leite fresco e manteiga sem sal. Veja o passo a passo!

12. Bolo chiffon de limão japonês: o sabor do limão japonês combinado com a textura aerada do bolo chiffon são uma aposta perfeita! O resultado é suave, mas marcante, e vai impressionar todo mundo. O preparo leva 10 minutos, mas a massa precisará ficar no forno por cerca de uma hora.

13. Bolo chiffon de laranja, tangerina e limão: a escolha de sabor dessa receita foi a de frutas cítricas – uma mistura de mexerica Verona, lima da Pérsia, bergamota e limão Siciliano. As frutas são protagonistas nessa receita e seu sabor fica suave, combinando perfeitamente com a textura leve do bolo. São necessários 30 minutos para preparar os ingredientes e mais uma hora de forno para assar a massa.

14. Bolo chiffon de laranja com cobertura cítrica: com uma cobertura de açúcar de confeiteiro e suco de laranja, a massa desse bolo chiffon é feita de ovos, açúcar, farinha de trigo, amido de milho, óleo, fermento em pó, raspas de laranja e mais suco de laranja. Você vai precisar de uma forma de 22cm de diâmetro e de 10 cm de altura para assar a receita.

15. Bolo chiffon com recheio e cobertura de chocolate: a massa desse bolo é preparada com ovos, farinha de trigo, açúcar, óleo de girassol, água, fermento em pó e chocolate em pó, mas o destaque da receita vai para o delicioso creme de chocolate usado como cobertura. Ele, por sua vez, leva leite, amido de milho, açúcar, manteiga e mais chocolate em pó. Fica uma delícia!

16. Bolo chiffon de doce de leite e canela: uma massa fofinha como a do bolo chiffon combinada com a cremosidade de um recheio de doce de leite. Ainda, a crocância dos churros envolvidos com açúcar e canela como cobertura. Sucesso, né?! A massa, aqui, leva farinha de amêndoas, farinha de trigo, amido de milho, fermento em pó, ovos, açúcar refinado, óleo vegetal, água quente, extrato de baunilha, cremor de tártaro, canela em pó e sal refinado.

17. Bolo chiffon de matchá e merengue: o matchá é um ingrediente conhecido por seus benefícios – ele aumenta o metabolismo, controla a pressão, previne doenças e mais – e, aqui, ele é combinado com os ingredientes tradicionais da massa de bolo chiffon para criar um sabor ainda melhor e uma textura ainda mais impressionante.

Qualquer uma dessas opções vai ficar maravilhosa no seu café da tarde! Experimente também outras receitas de bolo de laranja e de bolo de cenoura de massa fofinha.

PARA VOCÊ