13 receitas de brisket para uma carne que impressiona no churrasco

Escrito por                          

O brisket nada mais é do que um corte específico do peito bovino. Normalmente ele é feito no defumador, equipamento muito comum nas terras americanas. Caso você não tenha um em casa, não se preocupe: a seguir separamos receitas para preparar essa carne de diferentes maneiras e impressionar seus convidados no churrasco. Confira:

Continua após o anúncio

1. Brisket tradicional no defumador

Aqui você aprende um dos passos essenciais para um bom brisket: limpar a carne! Isso vai facilitar seu preparo no defumador, aparelho que deixa a carne ainda mais gostosa. Já o tempero fica por conta do sal, açúcar, pimenta-do-reino e condimentos. Se programe, pois o processo de defumação e cozimento leva 11 horas.

2. Brisket com sal de parrilla

Uma ótima opção para saborizar a carne é utilizar o sal de parrilla. Somente ele e a pimenta-do-reino são suficientes para deixar a carne bem temperada. Ela é cozida no defumador durante 17 horas e fica uma delícia.

3. Brisket com alho em pó

O alho em pó é um ingrediente eficaz para temperar a carne, já que incorpora melhor que a versão sólida. Além dele, aqui são utilizados pimenta-do-reino e sal marinho. A carne é assada durante 6 horas e fica crocante por fora e muito suculenta por dentro.

4. Brisket no forno a lenha

Sabor é o que não vai faltar nesta carne, pois ela é temperada com um mix de ervas poderoso. Ela deve cozinhar no forno a lenha por 8 horas, e depois ser banhada com suco de maçã para retornar ao forno por mais 8 horas.

Continua após o anúncio

5. Brisket na grelha

Fácil e prático, o tempero desse brisket é feito apenas com sal, uma vez que a própria carne já tem riqueza de sabor. Esta receita é ideal para churrascos, pois é feita na grelha da churrasqueira e seu cozimento é bem mais rápido.

6. Brisket supertemperado no forno elétrico

Não tem defumador ou churrasqueira? Você pode preparar um brisket delicioso no forno elétrico. Aqui, ele assará por 4 horas e será temperado com um mix de ervas muito rico em sabor.

7. Brisket com wet rub

O wet rub é um mix de temperos que saboriza, deixa uma camada crocante e auxilia a manter o suco da carne. Aprenda a fazê-lo neste vídeo e aplique sobre a carne para finalizá-la com um toque de mestre.

8. Brisket com dry rub

O dry rub é um mix de temperos secos. Ele pode ser encontrado pronto e conta com a ajuda do azeite para fixar na carne. O brisket é assado em papel alumínio na brasa, envolto em cubos de manteiga para ainda mais suculência. Vale a pena colocar em prática!

9. Brisket na cerveja

Continua após o anúncio

Além de uma bebida popular nos churrascos, a cerveja também pode ser utilizada para temperar a carne junto com sal grosso, alho picado, rodelas de cebola e pimenta-do-reino. A carne ficará marinando na cerveja preta e temperos por 2 horas e depois é assada na churrasqueira.

10. Brisket na cebola

Que tal deixar sua carne ainda mais gostosa? Para isso ela será assada sobre uma “cama” de anéis de cebola e pimenta. O tempo médio na brasa é de 3 horas.

11. Brisket no sous vide

Selada a vácuo, aqui a carne é defumada durante 3 horas no defumador e depois fica mais 12 horas na máquina de sous vide. Para temperar você pode utilizar um mix de temperos secos que são fixados na carne com mostarda. É uma receita profissional!

12. Brisket de wagyu com shoyu

Esta carne ficará ainda melhor se temperada com shoyu, fumaça líquida e black rub. Depois de banhada no tempero, a carne é colocada em um saco plástico e vai para a máquina de sous vide à 60 graus por 48 horas. Exige programação, mas o resultado fica incrível.

13. Sanduíche de brisket

Vai receber os amigos e quer surpreender? Coloque em prática este sanduíche de brisket. A carne é assada durante 7 horas no pit smoker e o sanduíche é montado com pão de gergelim, queijo e molho barbecue. Como é uma proposta diferente dos tradicionais, não tem erro!

Gosta de se aventurar na churrasqueira e testar novos cortes e temperos? Confira também as receitas de paleta bovina, assado de tira e short ribs.

PARA VOCÊ