17 receitas de brócolis gratinado para fãs de uma crosta crocante

Escrito por                          

Preparar um acompanhamento para as suas refeições que fuja do comum e ainda seja muito gostoso não precisa ser uma tarefa muito difícil e pode contar com um toque saudável. O brócolis gratinado é ideal para quem gosta do legume, mas quer incrementar o seu modo de preparo.

Continua após o anúncio

Grande parte das receitas combinam o brócolis com molho branco e queijo parmesão, mas é possível encontrar variações do molho, assim como do queijo utilizado. Além disso, você também pode usar essa mistura para o preparo de massas e ainda acrescentar carnes, como o frango ou o salmão, por exemplo.

Brócolis gratinado

Foto: Reprodução / menu criativo

1. Batata gratinada com brócolis: combinar legumes é uma ótima alternativa para obter um prato cheio de sabor. Aqui, a batata e o brócolis ainda levam um creme branco, parmesão e mussarela, o que faz com que o resultado fique simplesmente divino.

2. Brócolis gratinado fácil: nessa receita, o brócolis é cozido inteiro por alguns minutos e depois recheado com pimentão e mussarela. Além disso, é coberto com requeijão temperado e queijo parmesão ralado. O legume deve ficar no forno até que esteja gratinado.

3. Brócolis gratinado com molho branco: brócolis, molho branco e mussarela são os itens que compõem esse prato, que é simples de ser feito, mas fica com um sabor irresistível. Essa é uma ótima opção de acompanhamento para uma refeição caprichada.

4. Brócolis gratinado prático: para testar essa receita em casa, você vai precisar de brócolis, molho branco, parmesão e queijo curado. Combinar queijos é uma ótima aposta para inovar no sabor, mas sem ter muito trabalho na cozinha.

5. Brócolis cremoso gratinado: nessa receita, o brócolis também é combinado com molho branco, mas com um toque diferente, já que o creme de leite também é usado. Além disso, a mussarela não é usada apenas como cobertura, mas sim misturada ao prato.

6. Gratinado de brócolis e couve-flor: para testar essa opção em casa, primeiro, é preciso cozinhar por alguns minutos buquês de brócolis e couve-flor, depois disso, coloque os legumes em um refratário, cubra com molho branco e queijo parmesão e leve ao forno para assar.

7. Gratinado de legumes: combinar brócolis, couve-flor, cenoura, abobrinha e molho branco é uma ótima pedida, e se for light, melhor ainda! Aqui, o queijo é deixado de fora e é o molho que fica douradinho.

Continua após o anúncio

8. Brócolis gratinado com batata: se você não liga para a quantidade de calorias do seu prato, conferir essa receita pode ser uma ótima escolha. Aqui, o refratário é coberto com pedaços de batata, calabresa, brócolis, molho branco e queijo. Quando estiver montado, é só levar ao forno e esperar até que fique gratinado.

9. Gratinado de legumes com molho: essa é outra opção que combina legumes. Os escolhidos para formar o prato são brócolis, couve-flor e batata. Já o molho não é o branco como grande parte das opções da lista e sim um de iogurte, que é uma opção mais leve e menos calórica, mas, mesmo assim, cheia de sabor.

10. Legumes gratinados: nessa receita, brócolis e cenoura são gratinados com um creme feito com creme de leite e queijo meia cura. Além disso, você também aprende a fazer um salmão grelhado para servir como prato principal. A combinação é ideal para uma refeição leve e suculenta.

Pratos variados com brócolis gratinado

Foto: Reprodução / marola com carambola

11. Filé de frango com brócolis gratinado: nessa receita, pedaços de filé de frango são usados para forrar um refratário, que é coberto com um creme branco, cebolas e tomates. Enquanto o prato vai ao forno, é preciso cozinhar o brócolis. Depois de 30 minutos, o brócolis também deve ser colocado no refratário com queijo parmesão. Daí é só esperar que o prato fique gratinado e servir.

12. Frango com brócolis e molho branco: para testar essa opção em casa, é preciso fritar o frango, cozinhar o brócolis e preparar o molho branco. Todos os ingredientes vão juntos ao forno com uma cobertura de queijo parmesão ralado.

13. Massa gratinada com frango e brócolis: essa receita consiste em dourar o frango, cozinhar o brócolis, fazer um molho branco, cozinhar o macarrão e levar tudo ao forno com farinha panko e queijo ralado. O resultado é um prato cremoso, mas com um leve toque crocante.

14. Massa gratinada com brócolis: essa é outra receita que combina massa, brócolis e molho branco, a diferença está nos temperos usados e no queijo provolone, que também entra em cena junto com o parmesão. A quantidade de itens descrita é para um prato mais sequinho.

15. Macarrão com brócolis gratinado: nessa opção, o macarrão tipo parafuso é combinado com brócolis, pedaços de frango, molho branco e queijo parmesão. A sugestão é usar sobras de carne para evitar o desperdício e comer um prato com sabor completamente novo.

16. Macarrão cremoso com brócolis gratinado: essa é outra receita que leva macarrão, brócolis, parmesão e molho branco, mas, aqui, champignon, bacon, farinha de rosca e mussarela também entram em cena. O resultado é um prato que mescla diversos sabores e fica com um gostinho pra lá de especial.

Continua após o anúncio

17. Macarrão com bacon e brócolis gratinado: combinar macarrão, molho branco, brócolis, queijo e bacon pode ser uma ótima pedida para quem quer um prato que não dê muito trabalho para ser preparado, mas que fique com um sabor incrível.

Como você percebeu na lista acima, o brócolis gratinado pode ser combinado com outros ingredientes e fica com um aspecto incrível, assim como seu sabor, ideal para surpreender qualquer um. Se você adora o legume, confira receitas variadas com brócolis para testar hoje mesmo na sua cozinha.

PARA VOCÊ