9 receitas de eggnog que trazem um sabor americano para o Brasil

Escrito por                          

Muito semelhantes às gemadas e tradicionalmente americanas, as receitas de eggnog costumam ser servidas nas celebrações de Natal nos Estados Unidos. Essa bebida é feita com ovos, leite, açúcar e, quase sempre, com rum, conhaque ou whiskey. Além disso, também ganha a adição da noz-moscada, uma especiaria de sabor bastante presente. Aprenda a preparar na sua casa!

1. Eggnog simples

Se você está procurando por uma receita básica e sem nenhuma dificuldade, essa é a opção certa. Em um copo, misture o ovo e açúcar de confeiteiro até espumar. Acrescente conhaque e continue misturando. Se preferir não consumir ovo cru, é hora de levar a mistura para cozinhar ligeiramente em banho-maria e, depois, deixe esfriando na geladeira e mexa novamente. Por fim, complete com leite e decore com noz-moscada ralada.

2. Eggnog com creme de leite

Essa receita é mais cremosa e possui um sabor mais presente. Na hora de prepará-la, você vai usar também creme de leite. Para aromatizá-la, separe, além da noz-moscada, cravo e canela. Fica a seu critério decidir se prefere adicionar rum ou conhaque no preparo. Aproveite!

3. Eggnog sem álcool

Se você quer ser democrático e agradar crianças, jovens e adultos, considere preparar uma versão de eggnog sem álcool, como esta. Basta misturar os ingredientes tradicionais – açúcar, leite e ovos -, incrementar com creme de leite e dar sabor com cravo em pó, noz-moscada e canela.

4. Eggnog com calda de caramelo

Substitua o açúcar tradicional por uma deliciosa calda de caramelo que vai deixar sua bebida ainda mais gostosa. Para fazer, misture os seguintes ingredientes dentro de uma coqueteleira: pedras de gelo, leite, conhaque, ovo e a calda de caramelo e bata bem forte para misturar. Então, finalize usando um pouquinho de noz-moscada.

5. Eggnog com rum e conhaque

Você já sabe que tanto o conhaque quanto o rum são bebidas muito utilizadas no preparo de eggnog, certo? Normalmente, deve-se escolher uma ou outra para a receita, mas, aqui, você aprende uma versão feita com ambas! Além disso, a sugestão é usar apenas a gema do ovo para fazer eggnog, deixando a clara de lado.

6. Eggnog com cardamomo e pimenta-preta

Quer ousar e dar um sabor diferente ao seu eggnog? Essa receita usa várias especiarias para fazer a bebida: canela em pau, cravos, noz-moscada, pimenta-preta em grãos, cardamomos e gengibre em pó. Além desses itens, tenha em mãos os ingredientes tradicionais: leite, ovos, açúcar e rum. Finalize com extrato de baunilha.

7. Eggnog com essência de rum

Para essa receita, você também não vai usar bebida alcóolica, assim, todos podem experimentar. Então, utilize essência de rum – esse ingrediente será responsável por trazer o gostinho do rum ao eggnog, mas sem o teor de álcool. Acrescente também uma pitadinha de sal para quebrar o doce dos demais ingredientes e noz-moscada, canela e extrato de baunilha para intensificar os sabores.

8. Eggnog com whisky bourbon

E se você preparasse seu eggnog com whiskey bourbon? Nessa receita, a sugestão é misturar o rum com essa bebida. Substitua o açúcar tradicional por xarope de açúcar e incremente com raspas de casca de laranja, além da noz-moscada, para aromatizar de um jeitinho diferente. Não deixe de preparar!

9. Eggnog com leite de coco

Uma outra ideia interessante é combinar o leite integral comum com leite de coco para uma mistura de sabores especial. Aqui, você também vai usar casca de limão e angostura para suavizar o gosto mais forte dos ovos ao longo do preparo. Rum é a bebida alcóolica escolhida e canela e noz-moscada são as especiarias que você deve ter em mãos.

Para completar o cardápio temático, que tal preparar também receitas de rabanada? Tanto a rabanada quanto o eggnog são receitas natalinas que podem deixar seu fim de ano mais saboroso!

PARA VOCÊ