9 receitas de leite condensado caseiro para você arrasar nas sobremesas

Escrito por    

Sabia que apesar do nome, o leite condensado não passa por um processo de condensação, mas sim de evaporação? Sua popularidade começou na Guerra Civil Americana, quando era usado como alimento para os soldados, pois era uma boa fonte de energia concentrada em uma pequena lata.

Continua após o anúncio

Depois que o ingrediente se espalhou pelas cozinhas do mundo todo, ele é usado no preparo de uma grande quantidade de doces, especialmente aqui no Brasil. Já parou para pensar em quantas receitas são feitas com esse item?

Como nem sempre temos a lista completa dos ingredientes que precisamos para preparar determinado prato, é interessante aprender a inovar na cozinha para quebrar alguns galhos. O leite condensado caseiro é um exemplo disso, já que é possível obter um resultado bem satisfatório em casa e ainda usando poucos ingredientes. Para melhorar ainda mais, você pode encontrar diferentes versões sem lactose.

Leite condensado caseiro

1. Leite condensado caseiro

Foto: Reprodução / ICKFD

Para preparar essa receita, você vai precisar apenas de leite integral, açúcar e bicarbonato de sódio. Esse último ingrediente é usado para dar a cor e a espessura desejada. O tempo na cozinha é de aproximadamente 30 minutos.

2. Leite Ninho condensado

Foto: Reprodução / Prato fundo

Como o leite Ninho tem um gosto diferente do integral, essa receita tem um sabor mais específico. Além disso, mesmo a receita usando uma grande quantidade de açúcar, esse valor ainda é menor do que o encontrado nas opções industrializadas.

3. Leite condensado caseiro light

Foto: iStock

Para uma versão com menos calorias, a dica dessa receita é substituir o açúcar por adoçante culinário. Além disso, os diabéticos também podem consumir essa receita tranquilamente.

Continua após o anúncio

4. Leite condensado caseiro simples

Foto: Reprodução / Ana Maria Brogui

Quer uma receita bem rápida de leite condensado? Essa pode ser uma ótima pedida. Além disso, a lista de ingredientes é bem curta e acessível, você vai precisar apenas de: leite em pó, açúcar cristal e água.

Leite condensado caseiro sem lactose

5. Leite condensado caseiro de aveia

Foto: Reprodução / Veganana

Essa é uma receita que fica pronta em aproximadamente 15 minutos, mas que tem um resultado incrível, mesmo com um preparo tão rápido. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha, você só vai precisar de farinha de aveia, água e açúcar.

6. Leite condensado caseiro de coco:

Foto: Reprodução / Lactose não

O leite de coco também pode ser usado no preparo de um leite condensado caseiro bem saboroso. Fora esse ingrediente, você vai precisar apenas de açúcar para fazer a sua receita. O tempo na cozinha é bem curtinho e o resultado é bem gostoso!

7. Leite condensado caseiro saudável

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Já essa é uma receita que combina bebida vegetal de arroz com biomassa de banana verde e adoçante culinário. A biomassa é a responsável pela textura densa e cremosa. O legal é que o preparo é bem prático, você só precisa aquecer a bebida de arroz e depois bater tudo no liquidificador.

8. Leite condensado caseiro de amêndoas

Continua após o anúncio

Foto: Reprodução / Panelinha saudável

O principal ingrediente usado no preparo dessa receita é o leite de amêndoas, mas você também vai precisar de açúcar e leite de coco. A mistura deve ficar no fogo por aproximadamente 1 hora e depois o mesmo tempo descansando na geladeira. Depois disso é só servir e se deliciar.

9. Leite condensado caseiro de soja

Foto: Reprodução / Lactose não

O leite de soja também pode ser usado para o preparo de um leite condensado caseiro sem lactose. Além desse ingrediente você também vai precisar de margarina, água e açúcar para o passo a passo da sua receita.

O leite condensado caseiro pode ser usado em uma grande quantidade de receitas, por isso, é interessante por uma opção de uma versão caseira desse ingrediente no seu caderno de receitas.

PARA VOCÊ