13 receitas de língua de boi que vão surpreender todos os paladares

Escrito por                          

Nutritiva e com um sabor superintenso e gostoso, a língua de boi é ainda pouco comum na mesa dos brasileiros. A lista abaixo traz receitas com essa delícia para você deixar o preconceito de lado e se jogar nessa carne tão gostosa! Tem desde opções com molho diferentes até versões de churrasco e à milanesa. Confira e esteja pronto para se surpreender de maneira positiva!

1. Língua de boi ao molho simples

Para começar com uma receita mais simples e muito saborosa, você deve investir nessa opção de com molho vermelho. Aqui, os temperinhos usados são cebola, alho, pimenta da sua preferência, folhas de louro e salsa. Duas etapas são bem importantes para evitar um gosto desagradável: lavar a carne em água corrente e depois cozinhar na panela de pressão.

2. Língua de boi refogada

O saborzinho a mais dessa versão fica por conta do alho e das folhas de louro, que são colocados junto à língua na panela de pressão com um pouco de água. Esse processo é muito importante para retirar a pele superficial da carne – em alguns mercados, a peça já vem limpinha, o que dispensa essa etapa de preparo.

3. Língua de boi com bacon e calabresa

Muito macia e saborosa, essa língua acompanha outros ingredientes indispensáveis. Confira a lista: azeite, calabresa, bacon, cebola, alho, tomate, pimentão, orégano, tempero baiano, cebolinha e o caldo que sobrar do cozimento da carne.

4. Churrasco de língua de boi

Que tal dar uma inovada no seu churrasco com os amigos e surpreender todo mundo? Então aposte nessa língua de boi! O processo de limpeza é semelhante ao das outras receitas dessa lista: panela de pressão e água até ela ficar bem macia e soltar a pele. Depois, é só fatiar, temperar e levar para a churrasqueira com alguns pedaços de bacon.

5. Língua de boi no espeto

Mais uma opção de churrasco, o preparo é um pouco diferente da versão anterior. Aqui, a peça inteira deve ser espetada e levada para assar na churrasqueira. O tempero fica por sua conta, mas a dica é caprichar no sal grosso! O resultado é uma carne mais macia do que filé mignon.

6. Língua de boi à milanesa

Outra receita muito fácil e rápida de preparar, essa milanesa é muito diferente e saborosa. Extremamente crocante por fora e macia por dentro, ela é ótima para quem busca dar uma repaginada no almoço sem ter muito trabalho na cozinha!

7. Língua de boi com caldo de carne

Para preparar uma receitinha bem caseira, não deixe de conferir essa versão de língua de boi. Feita com um delicioso caldo de carne caseiro, ela é perfeita para quem quer saborear um prato barato e muito apetitoso. Vale a pena dar uma olhada e testar aí na sua casa.

8. Língua de boi ao vinagrete

As especiarias que compõem essa receita – folha de louro, canela em pau, pimenta e cravo – dão um sabor superintenso e gostoso para a carne. Já o vinagrete deixa a sua língua de boi mais suculenta e saborosa. Sirva com uma cerveja bem gelada e aproveite!

9. Língua de boi na cerveja

Mais refinada, essa receita de língua de boi surpreende todo mundo que experimenta. O grande diferencial está na cerveja, que dá um gostinho muito interessante para a carne. Para dar aquele toque final, coloque cheiro verde por cima do molho assim que sair do fogo.

10. Língua de boi ao molho madeira

Outra receita bem sofisticada, essa língua ao molho madeira é perfeita para quem busca variar aquele jantar especial de forma simples, barata e muito gostosa. Atenção para os outros ingredientes necessários: margarina, farinha de trigo, água, vinho tinto seco, caldo de carne, cebola e cogumelos.

11. Língua de boi ao molho diferentão

Para dar uma repaginada no seu happy hour caseiro, você deve apostar nessa receita de língua com um molho muito diferentão! Aqui, a cerveja preta entra em cena e dá aquele sabor bem gostoso e agridoce. Para um molho ainda mais cremoso, você deve cozinhar os ingredientes na banha!

12. Língua de boi ao molho especial

O molho inglês é o ingrediente principal para o preparo desse molho. E o grande segredo está no amido de milho, que ajuda a incorporar ainda mais o seu molho. Com gostinho de comida de mãe, essa receita fica com um sabor tenro e muito delicioso!

13. Língua de boi ao molho de vinho com cogumelos

Para fechar essa lista com chave de ouro, que tal aprender um preparo muito fácil e gostoso? Para economizar tempo, compre uma peça que já esteja bem limpinha. Você pode servir com arroz e feijão ou como prato principal de um jantar superdiferente!

E se você gosta de aproveitar todas as carnes e experimentar novos sabores, não deixe de conferir essas receitas bem diferentes e gostosas de bife de fígado, buchada de bode e moela de frango.

PARA VOCÊ