14 receitas de picanha na brasa com muita suculência e sabor

Escrito por    
Em 23.04.20

Eleve o nível do seu churrasco com estas receitas de picanha na brasa. A carne em si já é muito saborosa, mas dá para inovar com ingredientes que vão trazer um sabor especial. Você pode comer como petisco ou transformar em um prato principal para um jantar diferenciado. Os preparos são fáceis, difícil vai ser escolher só uma combinação.

Continua após o anúncio

1. Picanha inteira na brasa simples

Esta receita leva apenas uma peça de picanha e sal grosso. Apesar dos poucos ingredientes, o preparo é o seu grande diferencial. Você precisa fazer pequenos cortes na capa de gordura e só fatiar a carne depois de ser assada. São procedimentos que fazem toda a diferença!

2. Picanha no espeto na brasa

Em apenas 10 minutos de brasa, você poderá ter uma picanha suculenta. A carne é cortada em pedaços grossos e distribuída no espeto em formato de “C”. Sua gordura ajuda no cozimento na brasa e ela fica igualzinha às picanhas de churrascaria.

3. Picanha no alho na brasa

Não é segredo que o alho e a carne formam um casamento perfeito. Por isso, a picanha será servida com uma deliciosa pasta. Basta bater uma cabeça de alho, manteiga e óleo no liquidificador. É muito fácil e dá para fazer em poucos segundos enquanto a carne está na brasa.

4. Picanha com alho e azeite na brasa

Você pode transformar sua picanha rapidamente com esta receita. Ela é cortada e temperada com sal refinado, azeite e alho desidratado, trazendo o melhor do tempero sem deixar aquele gosto forte na boca. Fica pronta em apenas 10 minutos na brasa com uma textura crocante e suculenta.

Continua após o anúncio

5. Picanha com molho de alho na brasa

Seu ambiente vai ficar perfumado com esta combinação. A carne é temperada com sal grosso, azeite e molho de alho, trazendo sabores e aromas incríveis. Este molho também pode ser utilizado na hora de servir a carne para realçar ainda mais esta combinação deliciosa.

6. Picanha com chimichurri

Traga a culinária argentina para o seu churrasco. O tradicional tempero chimichurri é fácil de fazer. Basta prepará-lo com salsinha, cebolinha, cebola-roxa, pimenta-dedo-de-moça, alho, limão e azeite. Depois, é só regar sua picanha assada com bastante molho e saborear.

7. Picanha na crosta de manteiga na brasa

Tempere sua picanha em segundos mergulhando em um molho com bastante manteiga derretida, tomilho, pimenta-dedo-de-moça, alho e azeite. A manteiga vai formar uma crosta que transforma a sua carne na hora de ser assada. Para seu churrasco ficar completo, sirva com batatinhas temperadas.

8. Picanha com queijo parmesão na brasa

Dê um toque de cremosidade à sua picanha acrescentando queijo parmesão ralado. A carne é temperada com sal e assada normalmente na brasa. Depois, basta escorrer seu sangue, acrescentar o queijo e voltá-lo à churrasqueira para derreter.

9. Picanha argentina na brasa

Continua após o anúncio

Esta receita de picanha argentina vai extrair o máximo de suculência da carne. A peça inteira vai para a brasa em uma grelha e sem nada de tempero. Depois de pré-assada, é só cortar em fatias, selar e temperar com sal grosso. Não tem erro!

10. Picanha com mostarda

A picanha também pode fazer sucesso em um jantar com os amigos. Para elevar o nível da carne, ela será servida com molho de mostarda saboroso. Ele é preparado em poucos minutos na panela com azeite, manteiga, mostarda e creme de leite. Perfeito para servir com arroz ou massas.

11. Picanha suína na brasa

A picanha suína é igualmente suculenta e muito fácil de preparar. Para combinar com esta carne, será utilizado um dry hub com açúcar mascavo, sal, cebola, alho, páprica, chilli e orégano. É uma opção com um ótimo custo-benefício e que vai fazer sucesso servida com limão.

12. Picanha de cordeiro na brasa

Inove no seu churrasco preparando uma picanha de cordeiro que vai agradar a todos. Ela é fácil de temperar e só precisa de sal fino, alecrim e limão. Entretanto, programe-se: a carne precisará marinar no tempero durante 3 horas e, depois, levará 1 hora para ser assada na brasa. Fica ainda melhor servida com pimenta caseira.

13. Picanha recheada 4 queijos na brasa

Nesta versão, a peça da picanha é recheada com uma mistura suculenta de queijos. Os tipos escolhidos são o parmesão, mussarela, gorgonzola e provolone. A carne é temperada apenas com sal grosso e fica no braseiro durante 50 minutos. Uma explosão de sabores!

14. Picanha invertida na brasa

A picanha invertida ganha este nome, pois a capa de gordura é assada no meio da peça e não na extremidade. Ela fica suculenta recheada com salame, queijo mussarela, cheiro-verde, bacon em pó, orégano e sal. Fica pronta em 30 minutos na brasa e vai encantar toda a família.

Se você é fã desta proteína suculenta, não pode perder também esta seleção saborosa de receitas de T-bone para quem gosta de carnes com osso.

PARA VOCÊ