12 receitas de risoto de filé mignon perfeitas para ocasiões especiais

Escrito por    
Em 17.04.20

O risoto de filé mignon é um prato simples de ser feito, mas perfeito para ocasiões especiais. Afinal, o corte escolhido é nobre e dá um ar de sofisticação ao prato. Além disso, com a ajuda dos truques certeiros, o resultado fica irresistível. Se você ficou salivando, confira as receitas abaixo e escolha uma para chamar de sua.

Continua após o anúncio

1. Risoto de filé mignon simples

Extremamente básica, essa receita é perfeita para quem não quer complicações na cozinha. Para testá-la em casa, você só precisa ter em mãos filé mignon, arroz arbóreo, queijo parmesão, vinho branco, cebola, alho, salsa, azeite, manteiga, caldo de legumes, sal e pimenta-do-reino.

2. Risoto de filé mignon com arroz selvagem

Para sair do comum, a proposta dessa receita é deixar o arroz arbóreo e usar em seu lugar o arroz selvagem. Além disso, as medidas usadas nessa opção rendem nove porções, o que a torna perfeita para quando você for receber convidados em casa.

3. Risoto de filé mignon com alho-poró

Se você está procurando por um risoto bem incrementado, essa pode ser a receita ideal para experimentar. Aqui, além de filé mignon e alho-poró, tomate-cereja, pimentão amarelo e amêndoa laminada ajudam a fechar o prato com chave de ouro. Vale a pena experimentar.

4. Risoto de filé mignon com brócolis

Também vale adicionar um toque verde ao seu risoto. Para esse objetivo, o brócolis foi o ingrediente escolhido. Ele combina muito bem com o arroz e com a carne e não te dá muito trabalho extra na cozinha. E tem mais: queijo gorgonzola também faz parte do prato, o que intensifica seu sabor.

5. Risoto de filé mignon e vinho tinto

É mais comum usar vinho branco no preparo de risotos, mas o vinho tinto também cai muito bem nesse prato, ainda mais combinado com o filé mignon. Se você busca um prato extremamente cremoso, com bastante molho e carne, essa é a receita perfeita.

Continua após o anúncio

6. Risoto de filé mignon com vegetai

Que tal deixar seu risoto mais colorido? Para isso, além do filé mignon, essa receita também faz uso de cenoura, ervilhas frescas e alho-poró. Além de um prato que atrai só de olhar, o resultado é uma combinação de sabores irresistível. Confira o passo a passo.

7. Risoto de filé mignon com arroz integral

De maneira prática e com uma lista de ingredientes curta, você aprende como fazer um delicioso risoto. Aqui, o arroz escolhido é o arbóreo integral. Além de o prato ser incrementado com filé mignon, o cogumelo do tipo shitake também entra em cena.

8. Risoto de filé mignon e shitake

Se você gostou da ideia de combinar mignon e shitake, mas quer uma versão em que o arroz usado seja o branco, teste essa receita. Você pode escolher entre o arbóreo ou o carnaroli, pois ambos garantem um bom resultado.

9. Risoto de filé mignon com mostarda dijon

O filé mignon combina muito bem com mostarda, por isso, vale a pena investir nessa dupla para o preparo de um risoto. Para que a carne fique ainda mais saborosa, você aprende como flambá-la com conhaque. Ficou curioso? Então veja todas as dicas no vídeo.

10. Risoto de filé mignon com funghi

Feita com arroz arbóreo, filé mignon, funghi desidratado, caldo de carne, queijo parmesão, manteiga, sal, pimenta, alho e cebola, essa é uma receita que pode te surpreender. A lista de ingredientes não é extensa, mas a chance de você querer repetir o prato é grande.

11. Risoto de filé mignon com abobrinha

Continua após o anúncio

Que tal deixar seu risoto mais suave adicionando a abobrinha? Além disso, esse ingrediente também faz com que o prato fique um pouco mais leve. De maneira simples, dá para inovar na cozinha e conhecer novas combinações.

12. Risoto de filé mignon com abobrinha e mostarda dijon

Para fechar a lista, outra receita que leva a combinação de filé mignon com abobrinha. Com um toque especial, a mostarda dijon entra em cena para diferenciar o resultado.

Agora que você já viu tantas receitas gostosas, fica a difícil tarefa de decidir qual testar primeiro na sua cozinha. Independente da escolha, você ainda pode preparar uma salada mista para servir como acompanhamento. Assim, sua refeição fica completa!

PARA VOCÊ