Por Vanessa Herrmann
Atualizado em 17.04.20
O risoto de filé mignon é um prato simples de ser feito, mas perfeito para ocasiões especiais. Afinal, o corte escolhido é nobre e dá um ar de sofisticação ao prato. Além disso, com a ajuda dos truques certeiros, o resultado fica irresistível. Se você ficou salivando, confira as receitas abaixo e escolha uma para chamar de sua.
Extremamente básica, essa receita é perfeita para quem não quer complicações na cozinha. Para testá-la em casa, você só precisa ter em mãos filé mignon, arroz arbóreo, queijo parmesão, vinho branco, cebola, alho, salsa, azeite, manteiga, caldo de legumes, sal e pimenta-do-reino.
Continua após o anúncio
Para sair do comum, a proposta dessa receita é deixar o arroz arbóreo e usar em seu lugar o arroz selvagem. Além disso, as medidas usadas nessa opção rendem nove porções, o que a torna perfeita para quando você for receber convidados em casa.
Se você está procurando por um risoto bem incrementado, essa pode ser a receita ideal para experimentar. Aqui, além de filé mignon e alho-poró, tomate-cereja, pimentão amarelo e amêndoa laminada ajudam a fechar o prato com chave de ouro. Vale a pena experimentar.
Também vale adicionar um toque verde ao seu risoto. Para esse objetivo, o brócolis foi o ingrediente escolhido. Ele combina muito bem com o arroz e com a carne e não te dá muito trabalho extra na cozinha. E tem mais: queijo gorgonzola também faz parte do prato, o que intensifica seu sabor.
É mais comum usar vinho branco no preparo de risotos, mas o vinho tinto também cai muito bem nesse prato, ainda mais combinado com o filé mignon. Se você busca um prato extremamente cremoso, com bastante molho e carne, essa é a receita perfeita.
Continua após o anúncio
Que tal deixar seu risoto mais colorido? Para isso, além do filé mignon, essa receita também faz uso de cenoura, ervilhas frescas e alho-poró. Além de um prato que atrai só de olhar, o resultado é uma combinação de sabores irresistível. Confira o passo a passo.
De maneira prática e com uma lista de ingredientes curta, você aprende como fazer um delicioso risoto. Aqui, o arroz escolhido é o arbóreo integral. Além de o prato ser incrementado com filé mignon, o cogumelo do tipo shitake também entra em cena.
Se você gostou da ideia de combinar mignon e shitake, mas quer uma versão em que o arroz usado seja o branco, teste essa receita. Você pode escolher entre o arbóreo ou o carnaroli, pois ambos garantem um bom resultado.
O filé mignon combina muito bem com mostarda, por isso, vale a pena investir nessa dupla para o preparo de um risoto. Para que a carne fique ainda mais saborosa, você aprende como flambá-la com conhaque. Ficou curioso? Então veja todas as dicas no vídeo.
Feita com arroz arbóreo, filé mignon, funghi desidratado, caldo de carne, queijo parmesão, manteiga, sal, pimenta, alho e cebola, essa é uma receita que pode te surpreender. A lista de ingredientes não é extensa, mas a chance de você querer repetir o prato é grande.
Continua após o anúncio
Que tal deixar seu risoto mais suave adicionando a abobrinha? Além disso, esse ingrediente também faz com que o prato fique um pouco mais leve. De maneira simples, dá para inovar na cozinha e conhecer novas combinações.
Para fechar a lista, outra receita que leva a combinação de filé mignon com abobrinha. Com um toque especial, a mostarda dijon entra em cena para diferenciar o resultado.
Agora que você já viu tantas receitas gostosas, fica a difícil tarefa de decidir qual testar primeiro na sua cozinha. Independente da escolha, você ainda pode preparar uma salada mista para servir como acompanhamento. Assim, sua refeição fica completa!