40 receitas de smoothies nutritivos e rápidos de fazer

Escrito por                          

Os smoothies, cada vez mais comuns no vocabulário e na dieta dos brasileiros, são bebidas refrescantes feitas a base de frutas combinadas, que podem vir ou não adicionadas de leite, iogurte, suco, chá, leite de coco, leite de amêndoas, sorvete, leite condensado… As combinações são infinitas!

Continua após o anúncio

Nessa matéria, trazemos diversas versões de smoothies, com misturas criativas entre frutas e ingredientes, tanto para quem não abre mão do leite e iogurte integrais, quanto para quem busca uma dieta vegana ou sem lactose. Temos receitas para todos os gostos, até para quem adora experimentar sabores inusitados.

Quem escolher fazer um smoothie a base de iogurte (seja vegano ou não), pode conferir as dezenas de receitas de iogurte caseiro, as quais podem ser usadas para fazer a sua bebida. Assim, você economiza no gasto com a receita, mas certamente não no sabor!

Smoothies de frutas vermelhas

Foto: Reprodução/Fotografando à mesa

Foto: Reprodução/Fotografando à mesa

1. Smoothie de morango com leite e iogurte: nessa receita, leite e iogurte entram como uma base deliciosa para o smoothie, que leva ainda morangos e raspas de limão. Batendo tudo com gelo, você já tem a bebida fresquinha para tomar na hora.

2. Smoothie de morango e banana: aqui apenas o iogurte entra como a base da bebida, que ainda leva banana para dar um gostinho diferente ao lado do morango.

3. Smoothie de frutas vermelhas: numa versão mais light bebida, a receita usa iogurte e leite desnatados, uma boa opção para quem quer cortar gorduras do cardápio.

4. Smoothie de sorvete com frutas vermelhas: que tal experimentar fazer a bebida geladinha com sorvete? Nessa receita, você usa leite, sorvete de creme, frutas vermelhas e voilà: está pronto o smoothie com tudo batido no liquidificador.

5. Smoothie de amêndoas com frutas vermelhas: essa receita apresenta mais alguns ingredientes variados que vale a pena experimentar: amêndoas, aveia e sementes de girassol e abóbora.

6. Smoothie de framboesa e mel: iogurte, framboesa e mel dificilmente vão resultar em uma mistura que dá errado, certo? Certamente vai ser muito mais gostoso do que um laticínio de frutas vermelhas industrializado.

Continua após o anúncio

7. Smoothie de ameixa e mel: você é louco por ameixas? Que tal experimentar como elas ficariam em uma deliciosa bebida a base de iogurte?

8. Smoothie de mirtilo e manga: será que a mistura de manga e mirtilo (também conhecido como blueberry) dá certo para o seu paladar? Só tem um jeito de descobrir!

9. Smoothie de mirtilo: para as formiguinhas de plantão, uma dica para um smoothie de mirtilo não muito azedo é misturar a fruta congelada com leite condensado e iogurte grego, como mostra essa receita.

10. Smoothie de mirtilo e tangerina: tangerina, bergamota, mexerica, mimosa. Não importa como você a chama, certamente ela vai ficar deliciosa numa bebida geladinha.

11. Smoothie de mirtilo, banana, maracujá: para um smoothie tropical, misture frutas diferentes, que, juntas, prometem uma explosão de sabor.

12. Smoothie de mirtilo e cheesecake: que tal sair do comum dos smoothies e fazer uma bebida que lembra o cheesecake? Nessa receita, você aprende a fazer um smoothie com aparência e gosto únicos de impressionar qualquer um!

Smoothies de outros sabores

Foto: Reprodução/Gordelícias

Foto: Reprodução/Gordelícias

13. Smoothie de banana e amendoim: para um smoothie com gostinho diferente, você pode usar manteiga de amendoim, banana e leite. Com certeza, ficará delicioso!

14. Smoothie de piña colada: confira como fazer essa bebida na versão light, sem álcool ou leite condensado. Ou, se preferir, vá além da receita e adicione esses dois ingredientes para uma versão sem censuras!

15. Smoothie de manga, laranja e coco: confira como fazer esse smoothie tropical com gostinho de laranja, manga e coco. Adicione sorvete e temos um ganhador no quesito sabor!

Continua após o anúncio

16. Smoothie de espinafre: quem disse que um smoothie saboroso precisa ter muita gordura e açúcar? Nessa versão saudável, você usa várias frutas para fazer uma bebida boa para o paladar e para o seu corpo.

17. Smoothie de tiramisu: se você é fã da sobremesa italiana tiramisu, então precisa experimentar essa receita de dar água na boca.

18. Smoothie de banana e chocolate: poucas combinações são mais gostosas do que banana e chocolate, e essa receita ensina a fazer essa mistura de forma deliciosa e não muito calórica.

19. Smoothie de gengibre e pera: essa receita traz uma combinação inusitada de sabores, com o gengibre e a pera, para resultar numa bebida bem diferente e deliciosa.

20. Smoothie de Toddy Black com sorvete: para quem quer aproveitar, uma vez ou outra, um delicioso smoothie de chocolate sem restrições quanto a calorias, vale a pena experimentar essa versão, que leva achocolatado e sorvete.

21. Smoothie salgado de pistache: smoothie salgado? O sabor inusitado pode não ser comum no Brasil, mas é em vários países, como a Líbia. Quem sabe essa pode ser a sua nova bebida favorita! Não custa nada experimentar.

Smoothies sem leite ou iogurte

Foto: Reprodução/Ingles Gourmet

Foto: Reprodução/Inglês Gourmet

22. Smoothie de mamão, hortelã e gengibre: hortelã e gengibre têm o poder de dar um novo gostinho a qualquer receita. Juntos resultam numa bebida saborosa e saudável. Nessa receita, você tem a união desses ingredientes com o mamão.

23. Smoothie de morango e jabuticaba: morango e jabuticaba, por si só, são tão deliciosos, que não precisa de nada além de água para resultarem num delicioso smoothie.

24. Smoothie de banana, morango e mamão: para obter um smoothie geladinho na hora, basta congelar as frutas na véspera. Essa receita usa suco de laranja como a base da bebida e três frutas deliciosas, mas você pode variar os ingredientes conforme seu gosto.

25. Smoothie de juçaí com cupuaçu: o juçaí é uma fruta típica de regiões de Mata Atlântica e o cupuaçu é bastante encontrado na região amazônica. Se onde você mora essas frutas são fáceis de comprar, vale a pena experimentar fazer esse smoothie nutritivo e saboroso.

26. Smoothie de banana e limão: para refrescar, que tal um smoothie de banana com suco de limão e hortelãs frescas? É uma cominação que não tem como dar errado.

27. Smoothie de abacate com chá verde: nessa receita, o chá verde gelado é usado como base para a bebida, que leva abacate, amêndoas e mel.

28. Smoothie de banana, manga e maracujá: nessa receita superfácil, são usadas apenas três frutas e gelo. E precisa de algo mais quando se trata de banana, manga e maracujá?

29. Smoothie de pêssego e cenoura: para fazer esse smoothie, você vai usar banana, pêssego e cenoura. O gelo pode entrar para deixar a bebida mais líquida e fresquinha para consumo imediato.

30. Smoothie de manga, amêndoas e couve: para mais uma receita fit de smoothie, prove essa que mistura couve, suco de laranja, tâmaras, amêndoas, cardamomo e manga. Saudável e gostosa!

Smoothies com leites vegetais

Foto: Reprodução/Torrada Torrada

Foto: Reprodução/Torrada Torrada

31. Smoothie vegan de chocomenta: essa receita faz uma recriação criativa e saudável do sorvete de chocolate com menta, mas na versão vegana. Ideal para um café da manhã nutritivo, sem ser pesado.

32. Smoothie de chocolate e abacate: com abacate, banana, cacau em pó, iogurte vegano e leite vegetal, você tem um smoothie de chocolate consistente e de dar água na boca.

33. Smoothie de goji berry: Gogi berry é uma fruta que está ganhando cada vez mais espaço nas refeições saudáveis, por ser rica em vitamina C e trazer várias vantagens para quem a consome. Nessa receita, você confere como fazer um smoothie de gogi berry com banana e frutas vermelhas.

34. Smoothie de banana, manga e pêssego: essa receita traz uma ideia simples de ser aplicada. Basta bater as frutas congeladas com leite vegetal ou suco de laranja.

35. Smoothie de chocolate vegano: nessa versão de smoothie de chocolate vegano, você pode usar banana, leite de amêndoas, mirtilo e cacau em pó para fazer uma deliciosa bebida nutritiva.

36. Smoothie de morango e coco: os intolerantes a lactose não precisam se privar de saborear um delicioso smoothie. Basta usar um leite vegetal na receita, como o leite de coco, e fazer a sua combinação de frutas — nessa receita, foi usado o morango.

37. Smoothie de abacate: essa bebida de abacate com amêndoas e leite de coco promete saciar a sua fome, sem deixar de ser uma opção muito saudável de refeição.

38. Smoothies de morango e de abacate: em uma mesma página, você confere duas receitas refrescantes de smoothie. A primeira é de banana com morango, e a segunda é de banana com abacate. Ambas as receitas sugerem o uso de chia e leite vegetal.

39. Smoothie de banana e mirtilo: para um smoothie de mirtilo sem o uso de leite integral, basta substituí-lo por um leite vegetal, como o de amêndoas, e usar a banana para dar um gostinho e consistência.

40. Smoothie de morango com leite de amêndoas: essa receita promete um smoothie consistente de dar água na boca. Use amêndoas, banana e morangos para compor um drink perfeito para o lanche da tarde ou café da manhã.

As opções de smoothies são infinitas e um sabor delicioso depende apenas da sua imaginação. As receitas que listamos aqui podem servir de guia e inspiração para você sair da rotina e preparar uma bebida saudável, rápida e deliciosa para saciar a fome a qualquer hora do dia.

PARA VOCÊ