30 receitas com cordeiro para abusar dessa carne nas refeições

Por
Atualizado em 23.01.20

O cordeiro é uma carne de sabor inconfundível e textura marcante. Seus preparos na cozinha são vários – ela pode ser assada, grelhada e até frita – e, além disso, o gostinho dos pratos é surpreendente e agradável.

A carne também pode ser temperada de muitas formas, com ervas, pimentas e vinhos. Esses preparos precisam entrar para ser cardápio culinário, pois o cordeiro vai deixar suas refeições cotidianas ainda mais gostosas.

Confira receitas com cordeiro que vão te deixar salivando:

Publicidade

Receitas de pernil de cordeiro

Foto: Reprodução / GULAB

1. Pernil de cordeiro apimentado com grão de bico: essa receita combina o pernil de cordeiro com o sabor da páprica picante e do grão de bico. A carne é temperada com alho, cominho, coentro, suco de limão e páprica. O preparo combinado com o grão de bico vai para a panela tampada e deve cozinhar durante aproximadamente uma hora. É uma ótima opção para quem gosta de refeições mais apimentadas!

2. Pernil de cordeiro assado no mel, alecrim e mostarda: essa receita traz o pernil de cordeiro combinado com mel, alecrim e mostarda Dijon. O tempero especial é feito com pimenta-do-reino, sal marinho, alho, manteiga e raspas de limão. O molho do preparo é feito com creme de leite e açúcar mascavo. É uma opção que reúne bem sabores variados e que vai agradar no almoço de final de semana!

3. Pernil de cordeiro assado com mostarda dijon: o tempero do pernil de cordeiro dessa receita é delicioso e feito com tomilho, sálvia, orégano, casca de limão e alho. O preparo ainda conta com salsão, vinho branco, cominho, pimenta síria, mostarda dijon e azeite. É uma receita que é uma verdadeira explosão de sabores e vai te deixar com água na boca!

4. Pernil de cordeiro assado com batatas: o pernil de cordeiro dessa receita é marinado em uma combinação de alho, sal, pimenta louro, alecrim, cebolinha e vinho tinto seco. O preparo é feito colocando a carne para assar com azeite e batatas por aproximadamente duas horas. A sugestão é servir com arroz ou salada!

5. Pernil de cordeiro com minilegumes: essa receita traz o pernil de cordeiro acompanhado de minilegumes assados. A carne é marinada com cebola, salsão, alho, tomilho, alecrim, salsinha, cebolinha, cardamomo, zimbro, pimenta jamaica e vinho. O pernil é, então, selada e vai para o forno. Na hora de servir, são adicionados os legumes. Essa opção precisa entrar para seu cardápio culinário!

6. Pernil de cordeiro aromático: o tempero desse pernil conta com vinho branco, azeite, ervas frescas, dentes de alho e lemon pepper. A carne é levada ao forno e depois deve-se acrescentar hortelã, alecrim e manteiga. A textura do prato fica deliciosa e o uso de vários temperos deixa o pernil com aroma e sabor inconfundíveis!

Publicidade

7. Pernil de cordeiro marinado: a marinada que tempera esse pernil de cordeiro é feita com vinho tinto, alho, cebola, alecrim, tomilho, orégano, manjericão, azeite, sal, vinagre, shoyu, molho inglês e açúcar. São adicionados na hora de assar pedaços de alho nos buraquinhos da carne e alecrim fresco. É uma opção boa para quem gosta de um pernil bem temperado e que vai te deixar salivando!

Receitas de carré de cordeiro

Foto: Reprodução / MAROLA COM CARAMBOLA

8. Carré de cordeiro caramelizado: o tempero desse carré de cordeiro leva tomilho, alecrim, vinagre balsâmico, mel, hortelã, alho e sal. O preparo é feito fritando a carne na frigideira com azeite. A sugestão é servir com uma massa. Essa receita vai fazer sucesso no final de semana em família!

9. Carré de cordeiro em crosta de salsa e alho: essa opção de carré de cordeiro conta com uma crosta crocante e deliciosa feita com salsa e alho. O preparo consiste em temperar a carne com azeite, sal, alho, salsinha e fritá-la na frigideira. Depois de fritos, os carrés são passados na mostarda e empanados com pão triturado. Para acompanhar, podem ser servidas batatas.

10. Carré de cordeiro com vinho branco e tomilho: o preparo desse carré de cordeiro consiste em regar a carne com vinho branco, salpicar sal e acrescentar ervas delaceradas, shoyu e pimenta. O carré é, então, levado ao forno e a sugestão é servir com purê de mandioquinha e molho.

11. Carré de cordeiro ao forno com alho: essa receita traz o carré de cordeiro temperado com sal com ervas, pimenta-do-reino, folhas de hortelã e azeite. As ripas são enroladas no papel alumínio, assando por trinta minutos. É uma versão prática e gostosa!

12. Carré de cordeiro grelhado: esse é um preparo fácil de carré de cordeiro, pois a carne é grelhada. O tempero é feito com curry, naga masala, cominho, menta desidratada, pimenta moída, folhas de hortelã, sal e azeite de oliva. O carré é selado, levado ao forno e, então, selada novamente. A sugestão é acompanhar com um arroz temperado!

13. Carré de cordeiro com coalhada seca e tomates assados: o carré de cordeiro dessa receita é pincelado com azeite, sal e vai para a frigideira. Depois de selada a carne, são adicionados ingredientes como rúcula, espinafre, tomatinhos assados, coalhada seca, pimenta baniwa, confit de alho e melaço de romã. O carré fica com um sabor incrível e o resultado é um prato gostoso e bem equilibrado!

Receitas de paleta de cordeiro

Foto: Reprodução / GULAB

14. Paleta de cordeiro ao vinho tinto: aqui, a paleta de cordeiro é feita com vinho tinto, azeite, alecrim, pimenta-do-reino, alho esmagado e creme de leite. A carne é preparada na grelha e a sugestão de acompanhamento é a batata doce assada, que combina bem com a paleta!

15. Paleta de cordeiro com sal de bacon e tomilho: o tempero delicioso dessa paleta de cordeiro é feito com mel, limão, cebolinha, sal de bacon, vinho branco, pimenta-do-reino, hortelã fresca e tomilho. A carne é assada na churrasqueira e fica com um gostinho irresistível, que vai agradar seus convidados!

Publicidade

16. Paleta de cordeiro com suco de limão e hortelã: essa paleta de cordeiro é banhada com suco de limão, azeite e folhas de hortelã. A carne é, então, levada ao forno por aproximadamente uma hora e acompanhada por um cuscuz marroquino delicioso. Uma opção gostosa e que não demanda muito trabalho!

17. Paleta de cordeiro com pimenta síria e louro: aqui, a paleta de cordeiro é temperada com uma marinada que contém pimenta síria, louro e manteiga. Depois, a paleta é assada com ervas e o resultado é uma carne com textura e sabor irresistíveis!

18. Paleta de cordeiro com vinho branco e spaghetti: a paleta de cordeiro, aqui, é marinada com vinho branco, sal, pimenta, folha de hortelã e alho e levada ao forno. Uma boa opção para acompanhar é servir a carne com um espaguete com pesto. Essa é uma versão gostosa e agradável da paleta!

Receitas de outras partes do cordeiro

Foto: Reprodução / BRISANDO NA COZINHA

19. Quadra de costela de cordeiro: essa receita de quadra de costela de cordeiro traz um tempero feito com pimenta caiena, azeite, alho amassado, folhas frescas de alecrim e tomilho. O preparo é feito na frigideira e essa carne funciona bem para servir em um jantar a dois!

20. Costeletas de cordeiro com bacon: essas costeletas de cordeiro são preparadas com sal, bacon, goiabada, pimenta, azeite, vagem, feijão fava, caldo de legumes, vinho tinto seco e manteiga. Para servir, a sugestão é acompanhar com chips de mandioquinha preparados com açúcar mascavo claro, manteiga derretida e sal.

21. T-bone de cordeiro ao tempero de ervas: essa receita de T-bone traz a carne temperada com ervas variadas, shoyu, molho barbecue, vinho branco e sal marinho. Depois, o T-bone é assado com papel alumínio e, quando pronto, servido com molho e purê.

22. Perna de cordeiro assada com alecrim: essa perna de cordeiro é preparada assada e com um tempero especial. Aqui, a carne é acompanhada por mostarda, azeite, alecrim, alho, sal e pimenta. A versão funciona bem para inovar no almoço e vai fazer sucesso com seus convidados!

23. Costelinha de cordeiro: aqui, a costelinha de cordeiro é feita com uma marinada, cebola e manteiga. O preparo é feito em uma panela e o molho fica com um sabor delicioso. Uma receita que vai te deixar com água na boca e vai deixar seu almoço do dia a dia mais gostoso!

Receitas de pratos com cordeiro

Foto: Reprodução / PIMENTA NO REINO

24. Abobrinha recheada com cordeiro: essa receita traz a carne moída de cordeiro recheando a abobrinha. O legume é cortado e combinado com arroz e cordeiro. O tempero é feito com sal, pimenta-do-reino, azeite, cebola, alho, cominho, canela e pimenta calabresa. Na hora de assar, são adicionados também alho-poró e tomates.

Publicidade

25. Escondidinho de pernil de cordeiro: essa receita traz o pernil de cordeiro feito na forma de escodidinho. Os ingredientes utilizados no preparo são requeijão, moranga, canela, tomate, manteiga, leite, louro, alho, sal, pimenta, cebolinha e queijo parmesão. O prato fica com um sabor surpreendente e que vai te agradar!

26. Macarrão de cordeiro e tomates ao forno: esse prato completo é feito com macarrão, cordeiro e tomates. O tempero leva sal, pimenta, cebola, suco de limão e azeite. O molho é feito com tomates pelados e extrato de tomate e a finalização é feita no forno.

27. Nhoque com ragu de cordeiro: aqui, o ragu de cordeiro é preparado com noque. A carne é temperada com azeite, cebola, alho, vinho branco seco, vinagre balsâmico, sal, pimenta preta e páprica. As azeitonas pretas e as amêndoas utilizadas deixam um gosto marcante no prato.

28. Lombo de cordeiro com purê de dois queijos e molho de jabuticaba: essa receita traz um lombo de cordeiro acompanhado por um purê e por um molho deliciosos. A carne é selada e servida com um molho de jabuticaba, funghi preparado com shoyu, manteiga e purê de batatas. Uma opção gostosa e que vai deixar sua família com água na boca!

29. Filé de cordeiro ao molho de vinho com polenta: o filé de cordeiro dessa receita é acompanhado por uma polenta cremosa e molho de vinho. O tempero é feito com alho, cebola, tomilho, shoyu, louro, pimenta vermelha, salsão, alecrim, páprica e mostarda. É uma versão bem aromática e que agrada pelo sabor surpreendente!

30. Picanha de cordeiro com salada de lentilha: essa picanha de cordeiro é servida com molho de pinoli e salada de lentilha. Para temperar, deve-se utilizar tomilho, pimenta dedo-de-moça, alho, azeite, sal e pimenta-do-reino. A salada de lentilha é acompanhada por cebola caramelizada e raspas de limão.

Essas receitas são a prova de que o cordeiro pode ser preparado de formas deliciosas e surpreendentes. Os temperos utilizados na carne dão muito sabor e a textura é marcante. Experimente essas opções e se delicie com todo o gostinho do cordeiro!