22 receitas com jiló que podem surpreender e conquistar paladares

Ao contrário do que muita gente pensa, o jiló não é um legume, mas um fruto. E mesmo tendo um gosto amargo, esse é um ingrediente que gera diversos benefícios ao organismo. Isso acontece porque ele é rico em antioxidantes, vitaminas, ajuda a criar uma sensação de saciedade e muito mais. Por isso, vale a pena ser inserido no cardápio!

Publicidade

Mesmo sendo um alimento que não é apreciado pela maioria dos paladares, há quem goste do jiló e quem pode começar a gostar, se consumir de maneiras saborosas. Pensando nisso, você pode conferir algumas receitas incríveis para testar em casa.

Na lista abaixo, é possível ver uma grande variedade de pratos que são feitos com o uso desse ingrediente e que podem fazer sucesso na sua mesa.

Entradas, aperitivos e sopas com jiló

1. Jiló recheado: essa é uma receita em que o fruto é recheado com um suculento vinagrete e, depois, levado ao forno. O resultado é um prato com uma textura extremamente leve e que mescla sabores bem diferentes. É uma ótima opção para quem busca praticidade e não quer passar muito tempo na cozinha.

2. Ceviche de jiló: nessa receita, o fruto é cortado em lâminas e combinado com cebola, salsinha, pimenta, limão, azeite e sal. Essa é a prova de que, com uma lista de ingredientes bem curtinha e com um passo a passo supersimples, é possível obter um aperitivo que pode deixar muita gente com água na boca.

Publicidade

3. Ceviche caipira: o ceviche caipira tem o peixe pintado como principal ingrediente, mas outros itens também entram em cena para incrementar o sabor do prato, como o jiló, a cebola roxa e alguns temperos. O preparo é rápido e o resultado é um aperitivo bem refrescante, ideal para os dias de calor intenso.

4. Espetinho com jiló: que tal preparar um espetinho que é feito com jiló, champignon, tomate cereja, azeite e sal? Essa é uma ótima escolha não só para os vegetarianos e veganos, mas também para quem quer deixar a carne um pouco de lado e se deliciar com uma combinação de sabores incrível.

5. Caldo chica doida: o caldo chica doida é uma excelente escolha para os dias com temperaturas mais baixas. Seu principal ingrediente é o milho, mas o prato também é incrementado com jiló, linguiça de frango, guariroba (um tipo de palmito), mussarela e alguns temperos. O legal é que o modo de preparo não é nada complicado e você ainda pode se surpreender positivamente com o resultado final.

Publicidade

6. Sopa de legumes: uma sopa que combina legumes é uma ótima opção para quem quer uma refeição leve, mas que seja cheia de sabor, não é mesmo? Aqui, os principais ingredientes usados são: batata, tomate, pimentão e jiló. O resultado é tão gostoso, que será difícil não repetir o prato.

Acompanhamentos com jiló

7. Salada goiana: a salada goiana é feita com a combinação de manga verde, frango, pequi e jiló. O resultado é um prato extremamente colorido, nutritivo e que conta com um gostinho incrível. Para melhorar ainda mais, se você decidir testar essa opção em casa, seu tempo na cozinha será bem curtinho.

8. Salada de couve e jiló: essa é uma opção de salada bem simples, mas que pode ser uma ótima pedida para variar o cardápio das suas refeições, já que é muito importante consumir folhas verdes e legumes. Aqui, tanto a lista de ingredientes, quanto o modo de preparo são bem básicos, mesmo assim, você pode se surpreender com o resultado.

9. Legumes salteados: essa é uma receita que combina cenoura, jiló, salsinha, shoyu e alguns outros temperos. Como os legumes são apenas salteados, o tempo de preparo é extremamente curto. Mesmo assim, o resultado é um prato suculento que pode incrementar suas refeições.

10. Farofa de carne seca com vinagrete de jiló: a farofa é uma ótima pedida de alimento para incrementar suas refeições e isso acontece porque ela é superversátil e combina com os mais variados pratos. Aqui, é feita uma junção de carne seca, farinha de milho e vinagrete de jiló.

11. Conserva de jiló: a conserva de jilé é uma ótima alternativa para quem quer ter o fruto sempre prontinho quando quiser saborear o seu gosto. Além disso, o modo de preparo dessa receita não é nada complicado e você ainda pode usar o resultado para fazer diversos pratos diferentes. Por isso, vale a pena testar essa opção em casa.

12. Vinagrete de jiló: que tal preprar um vinagrege de jiló, maxixe e cebola roxa? Essa é uma ótima pedida para incrementar o sabor das suas carnes, mas você também pode combinar o vinagrete com o prato que desejar.

13. Jiló grelhado: se você está procurando por uma receita extremamente simples e que não exige o uso de muitos itens, essa pode ser a opção ideal. Isso porque você só precisa temperar e grelhar o fruto! Além disso, você ainda pode servir o jiló acompanhado de um molho para deixar seu sabor ainda mais gostoso.

Pratos principais com jiló

14. Chica doida: chica doida é um prato bem comum em Goiás. Ele consiste em uma combinação de queijo meia cura, linguiça, jiló, bacon, manteiga, e, como principal ingrediente, o milho. Essa é uma ótima pedida para quem gosta de uma mistura de sabores intensos.

Publicidade

15. Terrine de fígado com jiló: nessa receita, você vai aprender como fazer um delicioso terrine de fígado de frango, que é coberto por um confit de jiló, cebola e pimenta. Essa é uma ótima alternativa para quem gosta de inovar na cozinha e não tem medo de misturar sabores bem diferentes no mesmo prato.

16. Fígado com jiló: que tal preparar iscas de fígado combinadas com jiló e cebola? Essa é uma opção simples para sua refeição, mas que pode deixar seu prato ainda mais gostoso. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é extremamente rápido e simples.

17. Frango com quiabo e jiló: que tal aprender como preparar uma refeição mineira completa? O passo a passo dessa opção é extenso, porém, você irá um prato bem saboroso. Aqui, você confere como fazer o jiló, frango com quiabo, polenta e couve. Essa é uma ótima pedida para aquele almoço de domingo ou para uma data especial.

18. Fígado acebolado com jiló: quer dar uma cara nova ao seu bife acebolado? Então, que tal conferir as dicas dessa receita, em que o jiló entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato, que é tão comum na mesa de muitos brasileiros?

19. Cozido com jiló: para preparar essa receita em casa você vai precisar de mandioca, batata doce, cenoura, repolho, batata, maxixe, jiló, quiabo, abóbora, banana da terra e couve. Mesmo com uma lista de ingredientes extensa, o modo de preparo não é complicado e ainda rende uma panela bem grande cheia de comida. Além disso, essa é uma opção supernutritiva para a sua próxima refeição.

20. Filé com legumes: essa é uma receita em que o filé é cortado em fatias finas e incrementado com jiló, pimentões verde e vermelho, tomate, temperos e mostarda. O resultado é um prato cremoso e que ao mesmo tempo combina sabores diferentes.

21. Hambúrguer com picles de jiló: nessa receita, você aprende como preparar um hambúrguer caseiro e ainda como rechear seu pão, que leva picles de jiló, maionese de pequi, queijo e cebola roxa. Se você quer inovar no sabor do seu lanche, não deixe de testar essa opção na sua cozinha.

22. Sanduíche momo: o sanduíche momo é composto por um pão recheado com croquete de costela – que você aprende a preparar em casa – e vinagrete de jiló. Essa é uma receita para um lanche bem diferente e que ainda pode agradar os mais variados paladares.

O jiló é um ingrediente que até pode não fazer grande sucesso entre muita gente, mas é um ingrediente superversátil e que pode dar mais sabor aos seus pratos, por isso, vale a pena testar algumas receitas em casa e dar uma chance ao fruto. E se você está no embalo de preparar receitas com ingredientes pouco usados, que tal conhecer algumas opções feitas com quiabo?

Publicidade