23 receitas variadas com quiabo para sair da rotina

O quiabo é uma hortaliça altamente nutritiva, por isso, seu consumo gera diversos benefícios para o nosso corpo. O consumo desse alimento causa o aumento do colesterol bom e a diminuição dos níveis totais de colesterol, ajuda o sistema cardiovascular, é aliado do sistema digestivo, é bom para os ossos, ajuda o sistema imune, entre outras vantagens proporcionadas por esse alimento.

Mesmo com tantos pontos positivos, esse é um ingrediente amado por algumas pessoas e odiado por outras. Isso acontece, em grande parte, por causa da baba que a hortaliça solta ao ser levada a altas temperaturas. Mas sabia que é possível contornar essa situação com algumas dicas de preparo? Então, se você se encaixa no grupo de pessoas que não vê o quiabo com bons olhos, talvez só precise conhecer uma nova maneira de preparar esse item.

Além de ser ótimo para a saúde, o quiabo pode ser preparado de diversas maneiras, o que faz com que seja possível encontrar opções que agradam diferentes paladares. Se você ficou curioso e quer conhecer algumas opções de receitas, confira a lista abaixo:

Publicidade

Receitas simples com quiabo

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

1. Quiabo grelhado: se você quer aprender a preparar uma receita de quiabo que não dê trabalho e que fique bem crocante e sem baba, essa pode ser a opção ideal. Aqui, a hortaliça fica pronta em apenas alguns minutos, mas pode surpreender pelo sabor.

2. Quiabo crocante: que tal preparar uma receita em que a hortaliça fique sequinha e crocante? Essa é a proposta dessa opção que não leva muito tempo para ser feita e ainda combina com os mais variados pratos, como o peixe, por exemplo.

3. Quiabo com brócolis: essa é uma receita funcional, por isso, é ideal para quem procura manter uma alimentação saudável, mas sem deixar o sabor de lado. Os legumes não são servidos sozinhos, pois o prato também tem o acréscimo da quinoa. Esse grão é um ótimo substituto para o arroz, assim, você pode inovar no gostinho das suas refeições de maneira nutritiva.

4. Quiabo com tomate: nessa receita, você vai conferir como preparar a hortaliça sem deixar aquela gosma no prato. É a opção ideal para quem procura uma receita em que a hortaliça fique mais sequinha. Além disso, a combinação com tomate fica bem gostosa.

5. Batata doce com quiabo: para quem gosta de uma boa receita de forno com um preparo simples, mas que tenha um sabor elaborado, essa receita pode cair muito bem. Aqui, aspargos, quiabos, batatas doces e até mesmo lascas de pernil de bacon são usados para incrementar o sabor do prato.

Carnes com quiabo

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

6. Frango com quiabo: nessa receita, você vai aprender a preparar deliciosas coxas e sobrecoxas de frango acompanhadas de pedaços de quiabo. A dica é servir o prato com arroz, polenta ou angu. O passo a passo não tem complicações, mas o sabor é irresistível.

Publicidade

7. Frango com quiabo e angu: já pensou em preparar um angu bem cremoso acompanhado de carne de galinha e quiabo? A sugestão é comprar o frango inteiro e usar todas as partes possíveis para o prato. O que sobrar você ainda pode usar para fazer um caldo delicioso.

8. Refeição mineira com quiabo: que tal preparar uma refeição mineira completa? Aqui, você confere como fazer frango com quiabo, jiló e couve de acompanhamento. É ideal para aqueles dias que pedem por uma comida reconfortante e uma reunião com toda a família em volta da mesa saboreando um alimento quentinho.

9. Atum com chips de quiabo: essa é uma receita de petisco e que tem o atum como ingrediente principal. A carne é acompanhada da hortaliça e de um saboroso molho tare. O resultado é um prato com um toque agridoce e que mescla texturas bem diferentes.

10. Frango com quiabo e amendoim: essa é uma receita em que o frango e o quiabo são acompanhados por um molho de amendoim. O resultado é um ensopado que pode fazer o maior sucesso na sua mesa e além disso, o modo de preparo é simples.

11. Frango com quiabo no forno: uma boa pedida para inovar no sabor do peito do frango é acrescentar ingredientes diferentes ao prato. A sugestão dessa receita é combinar a carne com quiabo e levar os alimentos temperados ao forno. É uma boa pedida para quem busca um prato leve, saboroso e que não dá muito trabalho para ser feito.

12. Quiabo com linguiça: se você está procurando uma maneira prática de preparar um prato com gostinho marcante, pode ter acabado de encontrar a opção ideal. Você não terá muito trabalho para fazer essa receita, mas o resultado é extremamente saboroso ao misturar o quiabo com a linguiça.

13. Quiabo com carne: que tal preparar um prato típico do Nordeste para sua próxima refeição? Essa é a proposta dessa receita que mescla carne de panela com quiabo. O tempo de espera não é dos mais curtos, mas o resultado final é tão gostoso que vale a pena testar essa opção em casa e esperar cada segundo.

14. Espetinho de quiabo e bacon: outra maneira simples para inovar no preparo do quiabo é colocar a hortaliça em um espeto combinada com bacon. A mistura de sabores fica tão gostosa que provavelmente você vai querer comer várias unidades.

15. Moqueca africana: nessa receita de moqueca, você aprende como preparar um prato que tem o peixe como ingrediente principal, mas que também leva camarão e quiabo no seu molho. Além disso, a mistura de temperos dará um gostinho sensacional para sua refeição.

Publicidade

16. Bacalhau com pirão: que tal conferir essa receita de bacalhau escaldado acompanhado de pirão? O resultado final é tão gostoso que você pode servir o prato acompanhado apenas de um arroz branco. Mas saiba que o preparo deve ser planejado com antecedência, já que é preciso deixar o peixe de molho por aproximadamente 2 dias.

Acompanhamentos com quiabo

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

17. Cuscuz marroquino com quiabo e frango: se você adora o sabor de frango com quiabo, mas quer um toque inovador para sair da rotina, essa receita pode cair como uma luva. Para isso, você vai precisar acrescentar cuscuz marroquino ao seu prato, o que fará com que sua refeição fique muito mais gostosa.

18. Arroz com quiabo: se você está procurando por um prato saudável, mas que seja extremamente saboroso, pode testar essa opção. Aqui, a dica é combinar o arroz 7 grãos com a hortaliça. Como resultado você terá uma refeição cheia de sabores e nutrientes.

19. Batata com quiabo: é bem difícil encontrar um prato com batatas que não faça sucesso, não é mesmo? Se você também é fã de quiabo, pode ficar surpreso com o resultado dessa receita, pois ela é feita em pouco tempo, não dá muito trabalho e tem um gostinho irresistível.

20. Sopa de quiabo: aprenda a fazer uma sopa leve, mas que pode ser servida tanto em dias quentes quanto em dias frios. Isso acontece porque essa receita usa ingredientes bem saudáveis e cai muito bem em dietas de baixa ingestão de calorias. Então, não se preocupe com a temperatura e arrisque no preparo desse prato.

21. Risoto de quiabo: já pensou em preparar uma receita de risoto extremamente simples? O prato italiano tem uma grande fama devido ao sabor super versátil e a um passo a passo descomplicado, mas essa receita se supera na facilidade. Por isso, vale a pena testar em casa. Para incrementar o sabor, que tal servir um frango de acompanhamento?

22. Sopa de legumes e frango: agora, se você é uma pessoa que gosta de uma sopa bem completinha, pode se apaixonar por essa receita. O prato é composto por uma combinação de macarrão, legumes e frango. Por isso, pode ser uma refeição completa tanto para o almoço quanto para o jantar. O resultado é tão gostoso, que você vai querer repetir a pratada.

23. Risoto caipira: essa é uma receita de um risoto bem incrementado, já que o arroz arbóreo é combinado com linguiça, frango, picanha, quiabo, couve, tomate, pimentão e temperos. O resultado é um prato colorido, que combina sabores e texturas extremamente diferentes. Então, se você gosta de inovar, experimente essa opção.

Preparar um alimento gostoso e que ainda gera diversos benefícios ao nosso organismo é uma ótima maneira de incrementar a mesa. Como as formas de servir esse ingrediente são bem variadas, você pode testar várias receitas sem cair na rotina. E se você gosta de pratos nutritivos, que tal conhecer algumas opções de bolo de espinafre para testar em casa?

Publicidade