55 receitas com espinafre que deixarão o Popeye com inveja

Por
Atualizado em 15.09.21

Muita gente quando pensa em espinafre lembra do desenho do Popeye, não é mesmo? O personagem consumia uma lata desse alimento para aumentar a sua força. Porém, a ideia que era passada é errada, já que foi baseada em um estudo que dizia que esse legume tinha uma quantidade de ferro maior do que a que ele realmente tem. Mas isso não quer dizer que o alimento não tenha uma grande quantidade de nutrientes, pois ele tem sim!

As vantagens do consumo desse ingrediente para o nosso corpo são enormes, já que ele conta com antioxidantes, ajuda no processo de digestão, tem ferro e várias vitaminas. Além disso, o espinafre tem um sabor bem marcante. Por isso, esse é um ótimo item para ser acrescentado ao cardápio. E com a lista de receitas que preparamos, essa não será uma tarefa difícil.

O espinafre pode ser usado no preparo de pratos bem variados que podem agradar os mais variados paladares e que podem ser servidos em diversos momentos do dia. Se você ficou curioso, basta conferir a lista com as receitas que separamos.

Ovos com espinafre

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Crepioca de espinafre: a crepioca é um prato que combina ovos com tapioca, por isso, é uma excelente opção para uma refeição saudável. Mas aqui, ela ainda ganha um toque especial: o espinafre, a junção desse ingrediente faz com que o resultado seja ainda mais nutritivo e gostoso.

2. Omelete de espinafre: um simples omelete também pode ficar com um toque delicioso com o acréscimo do legume. O legal é que o trabalho é mínimo, mas o resultado é de dar água na boca.

Publicidade

3. Omelete de forno com espinafre: quer dar outra cara para o seu omelete? Com essa receita é possível preparar um prato que tem uma aparência irresistível, mas um preparo super simples e que não é nada demorado.

4. Suflê de espinafre: já o suflê é um prato que tem uma textura bem delicada. Por isso, deve ser levado ao forno perto do momento de ser servido, pois senão pode murchar e perder o charme. O resultado desse prato é um recheio molhadinho, que conta com uma casquinha bem crocante.

5. Frittata com espinafre: a fritatta é um prato muito parecido com o omelete, mas sempre leva outros ingredientes além dos ovos para incrementar seu sabor. Nesse caso, o espinafre e o alho-poró foram escolhidos para um gostinho especial.

Lanches com espinafre

Foto: Reprodução / Na minha panela

6. Pasta de espinafre: combinar ricota com espinafre pode ser uma ótima pedida para o preparo de uma pasta que pode ser servida com torradas ou até mesmo outros pratos, como saladas, por exemplo. O tempo na cozinha é de apenas alguns minutos, mas o resultado pode te surpreender pelo sabor.

Publicidade

7. Farofa de espinafre: uma farofa crocante pode ser uma ótima pedida para incrementar sua próxima refeição, sabia? Pois combina com os mais variados pratos e ainda pode ser armazenada por vários dias.

8. Patê de espinafre: além do espinafre, nessa receita a alcachofra também entra em cena para incrementar o sabor do patê. O legal é que o creme pode ser usado para cobrir torradas, rechear sanduíches, ou até mesmo completar uma salada.

9. Esfiha de espinafre: comer algumas esfihas é uma boa alternativa para um lanche prático e saboroso, não é mesmo? Porém, essa é uma receita que demora um pouco para ser preparada, já que a massa deve descansar por aproximadamente 30 minutos.

10. Sanduíche de espinafre: e que tal incrementar um sanduíche de queijo e peito de peru com um creme de espinafre? O resultado é um lanche que além de matar a fome, também te dará um imenso prazer, já que o sabor fica irresistível.

11. Bolinho de espinafre: os principais ingredientes usados para preparar essa receita são: espinafre, ricota e brócolis, mas você também vai precisar de outros itens, como a farinha de aveia, por exemplo. Mesmo assim, a lista é curta e você não vai levar muito tempo na cozinha, e para melhorar ainda mais, essa é uma opção de lanche saudável.

12. Bolo de espinafre vegano: essa é uma receita de bolo salgado que fica com uma massa bem fofinha, mesmo não usando ingredientes de origem animal. O resultado é uma cor bem verdinha e um sabor de dar água na boca.

13. Pão de espinafre: um pão bem temperadinho pode ser uma ótima alternativa para sair da rotina, não é mesmo? O preparo é simples, mas como a grande maioria dos pães, esse precisa descansar um pouco antes de ir para o forno.

Macarrão com espinafre

Foto: Reprodução / Torrada torrada

14. Espaguete com espinafre: que tal preparar uma receita de espaguete que fica bem leve e é ideal para ser servido em dias quentes? Além disso, tem um preparo super prático, mas dá água na boca só de olhar, isso acontece pela combinação de cores do prato.

15. Macarrão com pesto de espinafre: nessa receita, o legume é combinado com brócolis, queijo parmesão, azeite e castanha de caju para o preparo de um creme que é servido como acompanhamento do macarrão. Você só precisa misturar todos os ingredientes do molho no liquidificador, cozinhar a massa e depois servir tudo junto.

Publicidade

16. Conchiglione com espinafre: o conchiglione é aquele macarrão que tem formato de concha, sabe? Por isso, fica muito bem acompanhado de um recheio bem saboroso. Nessa receita, a combinação escolhida foi de espinafre com ricota.

17. Talharim com espinafre: já pensou em combinar sua massa com espinafre, cogumelo e molho de aveia? Para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada, essa pode ser uma ótima pedida para testar em casa na próxima refeição.

18. Penne ao molho de espinafre: já essa é uma daquelas receitas para quando a preguiça de cozinhar reina, mas não queremos deixar de comer algo bem gostoso, sabe? O preparo desse prato é bem simples e a lista de ingredientes é curtinha.

Massas diversas com espinafre

Foto: Reprodução / Na minha panela

19. Lasanha de frango com espinafre: sabe aquelas lasanhas bem altas, que contam com várias camadas? Nessa receita, você vai aprender a como preparar uma dessas. O resultado é uma combinação de massa com frango e creme de espinafre.

20. Nhoque de ricota com espinafre: já essa é uma receita que tem uma lista de ingredientes extensa e não tem um dos preparos mais práticos, pois acertar o ponto da massa pode não ser tão simples e você ainda precisa fazer um molho para incrementar o sabor. Porém, o gosto é tão bom que todo trabalho é recompensado.

21. Malfatti de espinafre: malfatti é uma massa de origem italiana que não é tão conhecida, mas que pode surpreender pelo seu gosto, viu? Aqui a combinação é feita com espinafre, ricota e diversos temperos que entram em cena para incrementar o sabor.

22. Lasanha com espinafre: para quem está buscando uma opção de lasanha que não seja muito pesada, mas que faça um enorme sucesso na próxima refeição, essa receita pode ser a ideal. Aqui o espinafre é combinado com ricota, o que faz com que o prato fique irresistível.

23. Nhoque de mandioquinha com espinafre: a mandioquinha salsa já rende um nhoque de dar água na boca, mas que tal preparar um molho de espinafre para completar o sabor do prato? Mas cuidado, será difícil não repetir a pratada, viu?

24. Canelone com espinafre: já nessa receita, a massa é recheada com cogumelo, espinafre e ricota. A combinação de sabores pode até não ser das mais comuns, mas o resultado é bem saboroso, pode apostar.

Publicidade

25. Lasanha com espinafre e molho branco: já pensou em preparar na sua cozinha uma massa de lasanha que leva espinafre? Essa é a sugestão dessa receita, que ainda leva molho branco, carne moída e uma boa quantidade de queijo.

26. Panqueca com espinafre sem glúten: nessa receita, a massa das panquecas é feita apenas com espinafre, ovos, sal e pimenta, por isso, o resultado é bem leve. A dica é usar queijo light e queijo peru como recheio, mas você pode usar outros ingredientes de sua preferência para uma refeição cheia de sabor.

27. Nhoque de espinafre com molho branco: já nessa opção a massa do espinafre é feita com a combinação de batata e espinafre, por isso, o prato não fica tão leve. O molho branco é usado como acompanhamento e seu sabor combina muito bem com os outros ingredientes escolhidos para compor o prato.

28. Rondelli com espinafre: e que tal rechear seus rondelli com uma combinação de ricota com espinafre? Você pode conferir como preparar uma massa caseira ou comprar uma pronta em mercados mesmo. Para acompanhar a dica é preparar um molho ao sugo.

Tortas com espinafre

Foto: Reprodução / Frufruta

29. Torta de espinafre e alho-poró: essa é uma torta que combina dois sabores irresistíveis e ainda tem outra vantagem: não leva glúten, por isso, mesmo quem tem intolerância ou evita essa substância pode se deliciar com o salgado.

30. Quiche de espinafre: a combinação de ricota com espinafre aparece bastante na nossa lista e isso não acontece à toa, mas sim, por que esses ingredientes juntos rendem pratos deliciosos. Essa é uma receita bem delicada e é ideal para vários momentos do dia.

31. Quiche funcional de espinafre: e que tal preparar uma massa para sua torta que é feita com grão de bico? Essa é a proposta dessa receita que leva ricota, palmito e espinafre como recheio.

32. Quiche de espinafre e queijo: já nessa opção o legume é combinado com queijo e branco e parmesão para o preparo de um recheio bem saboroso. Como a lista de ingredientes não é muito longa, provavelmente você encontrará todos os itens com facilidade.

33. Tortinha de espinafre: e que tal preparar uma receita bem simples e que leva pouquíssimos ingredientes? Essa é uma receita ideal para quando chega alguém de surpresa em casa e não queremos deixar de servir alguma coisa. Além de um tempo bem curtinho na cozinha você ainda vai se deliciar com o sabor desse petisco.

34. Quiche de salmão com espinafre: o salmão é um dos peixes que mais tem fãs, por isso, cai muito bem em diversas situações. Seu sabor é suave e sua textura é bem leve, então, é um item ideal para ser combinado com o sabor marcante do espinafre.

35. Torta integral de espinafre: uma opção integral pode ser uma ótima pedida para quem quer deixar a farinha branca de lado. Essa é uma receita em que o recheio não é feito apenas com espinafre, você também vai precisar de frango desfiado para o preparo do seu petisco.

36. Empadão de espinafre e bacalhau: para quem gosta do sabor marcante do bacalhau e de uma casquinha crocante essa receita pode ser uma excelente escolha. O preparo não é muito complicado, mas requer um tempinho na cozinha.

38. Tortinha de espinafre e cream cheese: essa é uma receita de torta falsa, na verdade, pois ela não tem massa. Você só precisa fazer um creme com os ingredientes citados e depois levar ao forno para assar. É tudo muito prático e simples, por isso, vale a pena apostar.

Sopas e cremes com espinafre

Foto: Reprodução / Na minha panela

37. Creme de espinafre com batata: para quem gosta de um creme bem encorpado usar batatas pode ser uma ótima pedida. Além disso, a lista de ingredientes para o preparo dessa receita é bem curtinha e ainda rende um prato super nutritivo.

38. Creme de espinafre: essa é uma receita que fica pronta em aproximadamente meia hora, mas o resultado é muito gostoso, mesmo com um tempo de preparo tão curtinho. Além disso, a cor fica tão linda que dá vontade de comer com os olhos.

39. Creme de espinafre e inhame: e que tal combinar esses dois alimentos super nutritivos com alguns temperos para o preparo de uma refeição saudável, mas que não deixa o sabor de lado? Para melhorar ainda mais, você não precisa de muita experiência na cozinha para um resultado de sucesso, viu?

40. Sopa detox de espinafre: se você quer desintoxicar seu corpo precisa usar os alimentos adequados para isso. Nessa receita os ingredientes foram escolhidos a dedo para esse resultado. Mesmo assim, todos os itens são de fácil acesso e o preparo não é muito complicado. Por isso, vale a pena incluir no seu cardápio.

41. Creme de mandioca com espinafre: essa é uma receita em que um creme de mandioca é coberto por um molho pesto de espinafre. A combinação de sabores e texturas fica incrível. Que tal experimentar em casa em um dia de friozinho?

42. Sopa de fubá com espinafre: a sopa de fubá com couve é um clássico, mas que tal trocar um ingrediente e usar o espinafre? O resultado também fica muito gostoso e ainda pode agradar os mais variados paladares. Além disso, o preparo não é nada complicado.

43. Sopa low carb com espinafre: essa é outra opção de receita para quem busca uma refeição bem leve, nutritiva, mas que não deixe o sabor de lado. Para preparar esse prato você vai precisar apenas de espinafre, abobrinha, chuchu, frango e temperos.

Arroz ou risoto com espinafre

Foto: Reprodução / Na minha panela

44. Risoto de espinafre: essa é uma receita bem simples de risoto, já que além dos ingredientes básicos para o preparo do prato, você vai precisar apenas de espinafre. Você pode servir como prato único ou acompanhado de alguma carne para uma refeição mais completa.

45. Arroz com espinafre e cebola: incrementar o arroz do dia a dia é uma ótima maneira de sair da rotina e se deliciar com um prato que é tão comum em nossas mesas. O legal dessa receita é que o trabalho extra é mínimo, mas o sabor é completamente novo.

46. Risoto de tomate e espinafre: já para quem busca um risoto com um sabor mais marcante essa receita pode ser uma ótima opção. Aqui além da combinação de tomate cereja com o espinafre, você também vai precisar de um toque de queijo gorgonzola.

47. Arroz com espinafre: quer um arroz bem colorido e nutritivo para a sua próxima refeição? Que tal preparar essa receita que combina o grão com espinafre e cebola? Com muita simplicidade é possível sair da rotina e saborear uma refeição gostosa.

48. Risoto com queijo e espinafre: para quem busca um risoto com um sabor azedinho experimentar, essa receita deve entrar na lista de prioridades. O queijo escolhido para o preparo do prato foi o de cabra.

49. Arroz com espinafre e aveia: essa é outra opção para quem busca uma refeição bem nutritiva, mas que não dê muito trabalho. Tanto o legume quanto a aveia combinam muito bem com o arroz e deixarão seu prato muito mais gostoso.

Carnes com espinafre

Foto: Reprodução / Projeto banquete

50. Lombo de porco com espinafre: nessa receita, o lombo de porco é recheado com o legume, mas o preparo não para por aí, o queijo provolone também entra em cena para incrementar o sabor do prato.

51. Fraldinha com espinafre e bacon: e que tal combinar espinafre com bacon para rechear um pedaço de carne de boi? Uma boa dica é servir esse prato acompanhado de uma boa porção de mandioca, que pode ser frita ou cozida.

52. Robalo com espinafre: para quem gosta de peixe e está procurando um prato um pouco mais elaborado, essa receita pode cair como uma luva. Aqui o robalo é combinado com diversos temperos, além do legume. A combinação de ingredientes resulta em uma refeição cheia de sabor, mas que não dá muito trabalho.

53. Bife com espinafre: o bife é um alimento bem comum nas refeições do dia a dia, por isso, é interessante conhecer algumas maneiras de inovar no preparo e no sabor desse prato, não é mesmo? Aqui as dicas são simples, mas já ajudam a dar um novo sabor a carne.

54. Rocambole de espinafre com atum: já nessa receita a massa do rocambole é feita com o espinafre e o recheio fica por conta de um patê de atum bem incrementado. O resultado é um prato bem inovador e que pode surpreender pelo sabor.

55. Frango com espinafre: e que tal rechear aquele peito de frango do dia a dia com espinafre para não cair na rotina e ainda manter uma alimentação saudável? O preparo dessa receita é bem prático e não requer muitas habilidades na cozinha.

Incluir o espinafre no seu cardápio pode ser uma ótima pedida devido a grande quantidade de nutrientes que esse alimento tem, mas não só por isso, já que seu sabor também agrada uma grande quantidade de pessoas. Como a lista de receitas é bem variada, você pode contar com opções para diversos momentos do seu dia.