51 receitas com brócolis maravilhosas que vão do lanche ao jantar

O que é, o que é culinário: forte e robusto, mas também leve, verde e tem a aparência de uma árvore em miniatura? O brócolis, é claro! Rico em nutrientes e ferro, ele é versátil e saboroso. E para adicionar na sua dieta, confira estas receitas com brócolis para diversificar no seu cardápio.

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Receitas de entradas e acompanhamentos com brócolis

Aprenda a preparar uma saborosa e incrementada salada de brócolis. Uma receita diferente e muito fácil de se fazer.

Publicidade

Surpreenda todos os seus convidados com essa salada colorida de brócolis linda e deliciosa! Cenoura, maçã, tomate, queijo parmesão e pistache tostado são alguns dos ingredientes que compõe essa maravilha que ainda acompanha um molho gostoso.

Atém quem não tem muitas habilidades na cozinha vai conseguir tirar de letra essa batata gratinada com brócolis! Para que o prato fique na consistência perfeita, você vai precisar investir em uma misturinha de creme de leite com manteiga, ovo, mussarela e parmesão.

Deixe o seu happy hour mais democrático com esse bolinho de brócolis assado que promete agradar vegetarianos e não vegetarianos. Feito com farelo de aveia, ele também é liberado para quem é celíaco ou segue uma dieta low carb.

Com poucos ingredientes em mãos, você consegue fazer esse brócolis gratinado fácil e delicioso! Anote aí: queijo mussarela, requeijão, azeite, temperos e, claro, uma cabeça de brócolis verdinha e fresca. Não tem quem resista.

Publicidade

Uma receitinha ótima para quem continua desenvolvendo as habilidades culinárias, essa explicação de brócolis cozido vai salvar a sua vida! O segredinho aqui é adicionar uma pitada de açúcar e um pouco de vinagre – dê preferência para o branco, ok?

Pronto em quinze minutinhos, o brócolis ao alho e óleo é uma opção de mistura ideal para quem adora praticidade no dia a dia. Se quiser incrementar, a sugestão é adicionar um pouco de cebola em flocos na hora de servir. Fica bem gostoso!

Impossível comer apenas um pedaço desse escondidinho de brócolis! Com um creme de mandioca saboroso, ele combina demais com o tradicional arroz com feijão do dia a dia. Capriche no queijo ralado na hora de finalizar, que ajuda a formar a crostinha crocante que todo mundo adora.

Vegetarianos e não vegetarianos vão ficar babando por essas almôndegas de brócolis e ricota. O sabor gostosinho de queijo fica por conta de uma mistura entre a mussarela e o parmesão. Sirva com um molho branco e aproveite.

Um prato francês popular no mundo todo, o suflê significa “sopro”, que é uma ilusão perfeita para essa delícia leve e com uma textura que parece ter vindo dos céus. E para explorar as possibilidades dessa maravilha, confira essa receita de suflê de brócolis prático!

Publicidade

Quem gosta de fazer bonito no almoço com os amigos vai morrer de amores por esse mil-folhas de batata com molho de brócolis. O segredo para deixar o prato com a aparência linda é cortar a batata em lascas bem fininhas (use um mandolin para facilitar o processo).

Crocante, o brócolis empanado combina demais com uma jantinha mais descontraída. E não se engane: essa receita é saudável, pois não tem nada de fritura! Após empanado, o brócolis é assado em forno bem quente até ficar douradinho.

Com uma massa leve, esses bolinhos de brócolis com ricota são preparados com aveia em flocos finos, o que os tornam uma opção bem democrática, pois podem ser apreciados por celíacos e adeptos à famosa dieta low carb.

Bem no estilo comida de boteco, esses croquetes de frango com brócolis ficam macios por dentro e crocantinhos por fora. E o melhor é que eles são assados, ou seja, nada de fritura! Bem mais saudável, não é mesmo? Sirva com um molhinho e aproveite.

Uma ótima opção de petisco para quem não come carne, o croquete de brócolis e queijo é empanado na farinha Panko. Ou seja, fica crocante e gostoso! A dica de ouro é temperar a farinha de rosca com especiarias da sua preferência.

Publicidade

Receitas de massas com brócolis

Deixe o seu almoço ou jantar mais gostoso com essa receita de macarrão com brócolis fácil e prática. Aqui, o creme de leite entra em cena para dar uma cremosidade a mais ao prato. Já o parmesão agrega um sabor marcante e intenso desse queijo tão delicioso.

Clássico, o macarrão com brócolis e bacon é o tipo de receita que todo mundo adora, seja pelo sabor ou pela praticidade. Aqui, a massa mais indicada é o penne, mas caso você não consiga encontrar, pode substituir pelo parafuso ou pelo gravatinha.

Sinônimo de praticidade, o macarrão ao molho branco com brócolis e bacon é o tipo de receita coringa que deixa qualquer almoço ou jantar mais gostoso. Experimente adicionar queijo ralado no meio antes de levar para gratinar para um sabor ainda mais elaborado.

Vai receber convidados vegetarianos para o almoço em família? Então, aposte nessa lasanha de brócolis com molho branco! Na hora de preparar o seu molho, não se esqueça de adicionar um pouco de noz-moscada ralada na hora, viu? Dá um sabor incrível ao prato.

O rondelli de brócolis com ricota fácil é uma ótima ideia para quem gosta de massas e um jantar mais especial. Quer trazer um sabor e uma textura mais especial para o recheio? Então, adicione nozes picadas e bastante ervas frescas.

Refrescante, esse macarrão com camarão e brócolis combina demais com os dias mais quentes de verão. Para dar um colorido bem bonito ao prato, use tomate e pimentões frescos de boa qualidade. Fica um charme!

Surpreenda todos os seus convidados com esse penne konjac com brócolis e amêndoas! Importante: o creme de leite fresco é o ingrediente secreto dessa receita, pois ele garante a cremosidade e a textura aveludada do prato.

Prefere um prato italiano? Então, invista nesse capellini com linguiça e brócolis. Mais fino, esse macarrão se torna uma ótima alternativa para quem adora variar nas opções de massas. Use uma linguiça apimentada, caso goste de pratos carregados de pimenta.

O nome "orecchiette" significa "orelhinhas" em italiano, porque a forma da massa se assemelha a pequenas orelhas. E além de linda, essa opção também é versátil, pois pode ser feita de diversas formas, como é o caso dessa orecchiette com espinafre, brócolis e frango.

Receitas de pratos principais com brócolis

Em busca de uma mistura gostosa para servir com arroz, feijão e salada? Então, invista nesse picadinho de carne com brócolis! Sugestões de corte: alcatra ou contrafilé, pois eles são macios e com uma boa porcentagem de gordura.

Que tal um filé de frango com brócolis e molho branco para deixar as suas refeições ainda mais deliciosas? Cremoso, esse prato tem um sabor de fundo bem suave de suco de limão e queijo parmesão. Todo mundo da sua casa vai amar!

Supergostoso, o frango cremoso com brócolis é o tipo de prato que você come suspirando a cada mordida. O sabor refrescante é devido ao suco e as raspas de limão-siciliano, que também agregam um aroma delicioso à mistura.

Quem gosta de pratos com um sabor mais refinado vai ficar encantado por esse frango com brócolis e iogurte. Outros dois ingredientes que ganham destaque nessa receita são o vinho branco e o raminho de alecrim. Impossível resistir!

Molhadinho, o frango recheado com milho e brócolis é perfeito para comer com o tradicional arroz! E o truque secreto é usar um bom requeijão caseiro. Fica uma maravilha!

Que tal dar uma repaginada no seu arrozinho do dia a dia? Com essa receita de arroz de brócolis, você consegue sair do óbvio sem ter muito trabalho. E o segredinho para a textura ficar perfeita é usar um pouco de bicarbonato de sódio. Confira!

Caiu a temperatura aí na sua cidade? Então, que tal um creme de brócolis com alho-poró bem quentinho e gostoso? A base fica por conta de um caldo caseiro de legumes ou de frango.

Um jantar mais refinado pede um prato mais refinado, não é mesmo? E para essas ocasiões especiais, o risoto de carne-seca e brócolis entra como uma ótima opção! Use um caldo de carne caseiro para intensificar ainda mais os sabores dos demais ingredientes.

Chegou em casa cansado e com vontade de uma comidinha mais reconfortante? Esse creme de brócolis com gorgonzola é a melhor escolha! Fácil de ser feito, ele também leva uma batata, que ajuda a engrossar a mistura e deixar o creminho mais veludado.

Que tal um jantar romântico? Para isso, prepare esse risoto de açafrão com tomate-cereja e brócolis delicioso que promete conquistar a pessoa amada pelo estômago! Se quiser uma versão vegetariana, use um caldo de legumes caseiro.

Os seus dias frios vão ficar ainda mais aconchegantes com essa receita de sopa cremosa de brócolis com cenoura! O segredo da textura? Bata todos os ingredientes cozidos com um pouco de creme de leite ou iogurte natural no liquidificador antes de finalizar.

No estilo comfort food, o creme de brócolis é fácil de ser feito e parece um abraço quentinho! O segredinho para deixar a mistura cremosa e saborosa é usar um pouco de queijo Catupiry, ok?

Se você é o tipo de pessoa adepta à filosofia de “desperdício zero”, então você vai se apaixonar por essa sopa de talos de brócolis e couve-flor! Saborosa, ela também pode ser feita na versão vegana. Para isso, é só trocar o creme de leite pelo creme de castanha-de-caju.

Receitas de lanches com brócolis

Um lanche gostoso e clássico, a quiche de brócolis com bacon tem um recheio cremoso devido ao creme de leite (dê preferência para o fresco) e uma massa crocante que vai deixar todo mundo encantando. Vale a pena provar!

Quem tem preguiça de botar a mão na massa vai se apaixonar por essa torta de liquidificador de brócolis com bacon. E como o próprio nome já diz, basta colocar todos os ingredientes da massa no liquidificador e bater bem. Depois é só adicionar o recheio, levar para assar e prontinho.

Saboreie um lanche saboroso sem sair da dieta com essa pizza low carb com massa de brócolis! E o recheio é clássico: peito de frango desfiado com molho de tomate, requeijão light, cebola, tomate, azeite e temperos. Umas folhinhas de manjericão fecham com chave de ouro, viu? Fica a dica!

O seu lanche da tarde nunca mais vai ser o mesmo depois que você provar essa torta de brócolis de liquidificador. Para a massa, tenha em mãos ovos, leite, farinha de trigo, óleo e queijo parmesão ralado. Já o recheio pede tomate, cebola, alho, mais queijo, azeite, temperos e, claro, brócolis.

Que tal acordar e já ter o lanche preparado para o café da manhã? Para isso, a dica é fazer esse muffin de brócolis e bacon à noite, pois ele é prático e simplesmente maravilhoso. Além do bacon frito, ele também conta com um sabor delicioso de um mix de temperos diversos.

Opção fit? Temos! Essa torta de brócolis também leva palmito, açafrão, curry, cenoura, tomate, ovos e outros temperinhos. Clique e venha conferir!

Cansado daquela mesmice no café da manhã? Então, deixe a sua primeira refeição do dia mais gostosa e prática com essa receita de panquequinha de brócolis e grão-de-bico vegana. Para saborizar bem a mistura, rale um pouco de cebola e acrescente outros temperos, como cúrcuma e orégano.

Em busca de um lanche diferente e bem saboroso? O bolo salgado de brócolis e alho-poró é uma ótima opção. Sem glúten, ele é feito com farinha de aveia, o que ajuda a deixar a massa mais saudável, mas sem perder a maciez. Capriche na mussarela ralada e aproveite!

Um lanchinho diferente e gostoso para levar para o trabalho ou faculdade, esse muffin de brócolis com espinafre é fácil e bem prático de ser feito. O sabor especial é devido ao tomatinho-cereja, que deixa um molhadinho delicioso na massa.

Um lanche super clássico e tradicional, a pizza de bacon e brócolis também serve como jantar para os dias mais descontraídos. O sabor do alho frito deixa tudo ainda mais gostoso com um saborzinho marcante incrível.

Deixe o seu lanchinho da tarde mais apetitoso com essa receita de empadinha de brócolis e palmito. No estilo fitness, ela é feita com farinha de amêndoas ao invés de farinha de trigo. Ou seja, liberada para quem segue uma dieta low carb.

Uma ideia de café da manhã diferente e bem prática, o crepe salgado de brócolis e tofu é liberado para veganos e celíacos. Aqui, a farinha de trigo sai de cena e dá lugar à farinha de linhaça dourada, farinha de arroz e aveia em flocos.

Impossível resistir à cremosidade dessa torta de brócolis com frango! E o modo de preparo é muito mais fácil do que você imagina. Basta ter em mãos ovos, queijo parmesão, temperinhos e, claro, peito de frango cortado em cubos e brócolis!

O seu lanche da tarde nunca mais vai ser o mesmo depois que você provar esse muffin low carb de brócolis! Com uma massa fofinha e um sabor de temperos delicioso, ele é preparado com farinha de amêndoas, sendo liberado para os celíacos. Clique, aprenda e prepare já!

Com uma boa receita, você consegue fazer todo mundo virar fã de brócolis, desde os pequenos até adultos!

E para continuar adicionando bastante verde à sua dieta, não deixe de conferir estas receitas com espinafre incríveis.