O kefir é uma colônia de microorganismos composta por lactobacilos e leveduras responsáveis por produzir uma bebida probiótica a partir da fermentação de algum líquido, como água e leite. Entre os benefícios para a saúde, estão o combate às infecções e inflamações, a melhora do funcionamento do intestino, o efeito antioxidante em todo o corpo, a diminuição do colesterol, a regulação do sono, bem como a prevenção de depressão.
Por ser um alimento vivo, o kefir necessita de cuidados específicos e diários envolvendo a alimentação e o armazenamento. Se cultivados corretamente, esses microorganismos não morrem. Basta trocar o leite (ou a água) do recipiente a cada 24 horas e guardar os grãos em temperatura abaixo de 10 °C. Abaixo, confira receitas que você pode preparar com kefir.
O iogurte de kefir pode ser consumido puro, com frutas e cereais, além de ser a base para várias receitas. O preparo é fácil, porém você precisará seguir o tempo de fermentação recomendado. A consistência fica bem cremosa.
Publicidade
Uma ótima opção para adicionar o kefir ao seu café da manhã. O pão de queijo tradicional ganha um toque de sabor azedinho e ácido, semelhante ao iogurte, que combina muito com o polvilho. Com um cafezinho fresco, fica melhor ainda.
Vamos preparar uma panqueca americana saudável. A massa é feita com farinha de aveia, kefir (de leite ou iogurte), ovo, açúcar (que você pode ajustar a quantidade ao seu paladar), bicarbonato e fermento. Perfeita para servir com geleias, frutas ou mel.
Para fazer esse bolo, você vai precisar do iogurte de kefir. A massa é preparada no liquidificador e fica bem fofinha. Se quiser, pode adaptar e fazer apenas com suco laranja, sem o coco. Porém, a gente amou essa combinação de sabores. Assa em 45 minutos.
Para começar o dia bem ou se refrescar no verão! Você vai precisar de kefir, banana, hortelã e gelo. É só bater tudo no liquidificador e está prontinho. Fica com uma consistência de smoothie. O melhor de tudo: é saudável.
Publicidade
O kefir não é comercializado em supermercados. Uma tradição muito comum é as pessoas doarem os grãos conforme suas colônias vão se multiplicando (procure grupos nas redes sociais). Esse alimento vivo, mesmo quando fermentado em leite, pode ser consumido pela maioria das pessoas com intolerância a lactose, desde que não seja severa (consulte seu médico antes). Para um dia a dia mais saudável, confira também receitas de iogurte natural caseiro.
Publicidade
Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.
minhas listas instagram