22 receitas com ossobuco para comer bem gastando pouco

Escrito por                          

O ossobuco é um prato de origem italiana, que consiste no cozimento da carne com legumes, vegetais, temperos e vinho. Com algumas variações em seu preparo, o ossobuco está se popularizando no Brasil pela qualidade do sabor e pela praticidade, além do baixo custo da carne.

Conhecido pelos brasileiros como músculo, o ossobuco fica na parte inferior da perna do boi. A carne, que tem pouca gordura, fica próxima ao osso e é cortada transversalmente, para que o osso fique no meio. Além disso, as receitas tradicionais não retiram o tutano da peça para o preparo do prato.

Confira uma lista com receitas de ossobuco para você economizar e, mesmo assim, comer pratos deliciosos!

Receitas simples de ossobuco

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Ossobuco braseado ao vinho tinto: apesar de demorada, esta é uma receita fácil, que usa apenas uma panela para ser feita, e que surpreende no sabor! A sugestão é servir a carne com uma massa leve, aproveitando o molho do ossobuco no acompanhamento.

2. Ossobuco à milanesa: esta é uma das receitas mais tradicionais de ossobuco e é feita na panela de pressão. No entanto, é possível, também, fazer uma gremolada, utilizada na receita original, com ervas e temperos, para deixar o sabor da carne ainda mas gostoso! Confira o passo a passo.

3. Ossobuco simples na panela de pressão: o ossobuco é uma carne muito saborosa – por isso, não é preciso muito para fazer um prato delicioso com essa peça. Esta receita, por exemplo, utiliza molho de tomate e ingredientes do cotidiano, como alho, cebola, sal e pimenta, para obter uma carne de dar água na boca!

4. Ossobuco no conhaque: tradicionalmente, a bebida utilizada para o molho do ossobuco é o vinho – tinto ou branco. No entanto, esta receita mostra que, com criatividade, é possível adaptar o clássico e criar um prato delicioso. Marinado no conhaque, o ossobuco fica com um caldo saboroso que pode ser servido, deixando tudo ainda melhor!

5. Ragu de ossobuco: deixando o ossobuco cozinhar na pressão por mais tempo, é possível criar um prato com uma carne mais macia, formando um caldo mais denso. O ragu desta receita é extremamente saboroso, temperado com condimentos e verduras, e vai deixar sua refeição deliciosa! Na receita, é possível servir o ragu como molho de uma massa ou, até mesmo, com arroz branco ou outro acompanhamento de sua preferência!

6. Ragu de ossobuco na cerveja preta: para os amantes de cerveja, é possível incluir a bebida no preparo do ragu de ossobuco e dar um sabor especial ao prato. Nesta receita, a sugestão é servir a carne com purê de batatas, usando o caldo restante na panela como molho para o acompanhamento.

7. Ossobuco na churrasqueira: brasileiro sempre gosta de churrasco – por isso, nada melhor do que adaptar o ossobuco para o paladar do nosso país! Após temperar a carne, é preciso envolvê-la em papel alumínio e levá-la ao fogo. Depois, é só dourar a superfície e saborear um ossobuco com gostinho brasileiro!

8. Ossobuco na cerveja: esta receita, que leva o nome de Pantaneiro, utiliza o preparo clássico do ossobuco, mas com um diferencial: em vez do vinho, tradicionalmente utilizado para marinar a carne, o ossobuco é mergulhado na cerveja. Sem dúvida, é um prato delicioso para o almoço de domingo!

9. Caldo de ossobuco: nos dias mais frios, nada como um caldo bem quente para se aquecer. No entanto, adicionar uma carne saborosa como o ossobuco ao preparo da receita pode deixar o prato ainda melhor! Aprenda a fazer um caldo de ossobuco e surpreenda seu paladar neste inverno!

10. Sopa de ossobuco prática: para quem não tem tempo de cozinhar todo dia – ou, simplesmente, sente preguiça -, esta receita é perfeita. Aprenda a fazer uma sopa completa, com diversos legumes, muito tempero e um ossobuco delicioso e ainda descubra o passo a passo para armazenar a sopa e consumi-la durante a semana.

11. Ragu de ossobuco com 4 ingredientes: praticidade, às vezes, é tudo e quer coisa mais prática do que o preparo de um prato delicioso utilizando apenas 4 ingredientes? Confira como preparar um ragu de ossobuco simples, mas muito saboroso!

Receitas de ossobuco com acompanhamento

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

12. Nhoque de mandioquinha com ossobuco: massas são o acompanhamento mais comum para o ossobuco – por isso, não há dúvidas de que o nhoque de mandioquinha fica delicioso com a carne. Nesta receita, aprenda a fazer um ossobuco mais rústico com uma massa caseira de dar água na boca!

13. Ossobuco à milanesa com risoto de açafrão: uma receita clássica, com um acompanhamento clássico, não tem como dar errado! Assista ao vídeo e veja como combinar a tradicional receita do ossobuco à milanesa com um delicioso risoto de açafrão.

14. Ossobuco ao vinho tinto com cuscuz: uma maneira prática (e deliciosa) de acompanhar o ossobuco é preparando um cuscuz – como a carne já tem presença, o acompanhamento pode ser mais simples e suave. Uma ótima ideia para quem busca praticidade na cozinha!

15. Macarrão Ave Maria com ragu de ossobuco: crie uma variação de sopa mais densa acrescentando o macarrão Ave Maria ao seu ragu de ossobuco. Para dias frios, é uma opção deliciosa e que vai te aquecer! Não esqueça de adicionar queijo parmesão na hora de servir, para deixar o prato ainda melhor.

16. Caldo de ossobuco com aletria ou macarrão cabelo de anjo: essa receita de caldo de ossobuco é feita no forno e pode ser consumida como sopa, adicionando a massa de sua preferência, ou, também, ser utilizada em um risoto ou como base para outras receitas com carne. Praticidade na cozinha é poder usar um único preparo para fazer diversos pratos!

17. Ossobuco com farfalle ao molho pesto: o sabor protagonista deste ossobuco, que é temperado com diversas especiarias, combina perfeitamente com a leveza da massa ao molho pesto. Um prato refinado e simples, digno de restaurante, que vai conquistar o seu paladar!

18. Ossobuco com polenta cozida: outro acompanhamento muito comum para o ossobuco é a polenta, que traz cremosidade e suavidade ao prato. Com uma receita italiana de família, aprenda a preparar a carne da forma tradicional, acompanhada de polenta com molho do preparo do ossobuco!

19. Risoto de ossobuco: para que preparar a carne e o acompanhamento sendo que eles podem ser servidos juntos? Nesta receita, confira um prato diferente e delicioso, e o melhor: feito em apenas uma panela! A perfeita união de criatividade e praticidade.

20. Arroz turco com ossobuco ao vinho: o arroz turco leva especiarias como a pimenta síria e a canela em pó, que deixam o prato exótico e muito saboroso. Essa pode ser a opção perfeita para quem gosta de muito tempero!

21. Ossobuco com legumes e risoto de cogumelos: cogumelos estão, cada vez mais, ganhando espaço na cozinha brasileira. Além de saborosos e nutritivos, também podem servir como acompanhamento para o ossobuco, que é tradicionalmente combinado com risotos.

22. Ossobuco fácil com polenta cremosa: além do preparo clássico, nessa receita, o ossobuco é frito com bacon antes de ser cozido com os demais ingredientes. Para deixar tudo ainda mais gostoso, a carne é servida com uma polenta cremosa que suaviza o prato. É impossível assistir ao vídeo da receita sem ficar com vontade!

O preparo do ossobuco pode ser demorado, mas é muito prático e o sabor compensa o tempo gasto! Por isso, já passou da hora de preparar uma dessas receitas e incluir o ossobuco no seu cardápio. Além dos acompanhamentos já sugeridos, você pode servir a carne com nhoque de batata caseiro ou com outros tipos de risoto, por exemplo. Experimente!

PARA VOCÊ