14 receitas de baião de dois com sabor e aroma marcantes

Escrito por                          

O Baião de Dois é um prato tradicional e delicioso da culinária nordestina que consiste basicamente na mistura de arroz, feijão e de alguns ingredientes como queijo coalho e carne seca. As variações que esse prato pode ter são inúmeras e em todas ela o sabor continua marcante.

O preparo é sem simples e prático e os ingredientes podem ser encontrados inclusive na sua geladeira. O baião de dois é uma ótima opção para reaproveitar alimentos pois o arroz e o feijão que sobraram do almoço podem se transformar em um prato surpreendente.

Confira 14 receitas de baião de dois que vão te deixar com água na boca!

1. Baião de dois


Essa é uma receita clássica do prato brasileiro que leva o feijão fradinho, o arroz, a carne seca e o queijo coalho. O charme fica por conta da manteiga de garrafa que dá um toque saboroso e especial ao prato.

2. Baião de dois com molho lambão

Foto: Reprodução / BRISANDO NA COZINHA


O baião de dois dessa receita é acompanhado do molho lambão, que é um vinagrete com um toque de pimenta. É uma opção deliciosa e perfeita para aquele almoço em família no final de semana!

3. Baião de dois de arroz vermelho

Foto: Reprodução / COZINHA DA MATILDE


O diferencial desse prato fica por conta do arroz vermelho que além de deixá-lo com um aspecto muito bonito, ainda tem um sabor singular. A dica aqui é adicionar toucinho defumado à receita, que vai ficar deliciosa!

4. Baião de dois com vinho branco


Essa é uma ótima receita para aquele dia cansativo e que merece uma refeição prática e gostosa. O vinho branco e a banana prata combinados na receita resultam em um prato com gosto marcante.

5. Baião de dois vegano

Foto: iStock


Aqui está uma boa opção para quem é vegano e quer experimentar o clássico nordestino. A carne do prato é substituída por pimentões vermelhos e amarelos e a combinação dos legumes com o arroz e o feijão funciona muito bem.

6. Baião de dois com bacon

Foto: Reprodução / QUITUTES DA ANDRÉA


Essa receita traz o bacon para deixar o sabor do baião ainda mais gostoso. A combinação da carne seca com o bacon é ótima e o cominho e o louro usados no tempero dão um toque especial ao prato, que com certeza vai te deixar salivando.

7. Baião de dois natureba


Essa é uma opção diferente do prato nordestino que você vai ter que experimentar. Aqui, o arroz e o feijão são substituídos por quinoa e lentilha, e a cenoura entra como acompanhamento. É uma opção saudável e com sabor inconfundível!

8. Baião de dois com arroz integral


O arroz integral é o ingrediente que vai dar um toque nutritivo e saudável para essa versão do prato. Aqui, a linguiça calabresa entra para dar o toque especial à receita e essa é uma ótima opção para dar uma variada no arroz e feijão do cotidiano.

9. Baião de dois com frango

Foto: iStock


Essa é uma versão diferente do baião que troca a tradicional carne seca pelo frango. A combinação do queijo provolone com a calabresa dá um sabor marcante ao prato e a dica é finalizar com um pouquinho de salsinha.

10. Baião de dois cremoso


Essa receita, que com certeza vai te deixar com água na boca, adiciona requeijão e queijo parmesão ao prato. O sabor e a textura desse baião ficam irresistíveis e vai ser difícil comer uma vez só. É uma opção que vai surpreender seus convidados!

11. Baião de dois com pimentão


Aqui, o pimentão entra na receita para deixá-la ainda mais gostosa. A combinação da carne de sol com a linguiça calabresa e o bacon vai te deixar salivando e o coentro dá um toque especial na finalização do prato.

12. Baião de dois com mini arroz


Essa receita combina o mini arroz com feijão e carne bovina. O tempero fica por conta do cheiro verde e do coentro, que deixam o prato com um sabor singular. É uma ótima opção para aproveitar os alimentos que sobram e ficam na geladeira pois o resultado é delicioso e surpreendente.

13. Baião de dois sem carne

Foto: iStock


Essa é uma possibilidade para quem não come carne poder se render aos encantos do baião. Nessa receita, o preparo é simples e feito com arroz, feijão de corda e queijo coalho. A manteiga de garrafa dá um toque nordestino e o baião fica com um sabor ótimo.

14. Baião de dois com tomate pelado

Foto: iStock


O diferencial dessa versão do baião de dois fica por conta do molho de tomate pelado que é utilizado como ingrediente e deixa a receita ainda mais gostosa. A junção do molho com o queijo coalho e a calabresa funciona muito bem e o resultado é um prato delicioso e que combina com um jantar para os amigos!

Essas são algumas versões do prato nordestino que com certeza vão agradar a você e seus convidados. Aproveite a praticidade e sabor do baião de dois e experimente!

PARA VOCÊ