14 receitas de bolinha de queijo para uma festa criativa e deliciosa

Por
Atualizado em 31.05.21

Dos salgadinhos de aniversário, não há dúvida: a bolinha de queijo é, de longe, a mais amada. Crocante por fora, macia por dentro e com um queijo cremoso, que puxa um fio a cada mordida, o petisco é impossível de resistir.

Publicidade

No entanto, por mais que a receita tradicional seja maravilhosa, nada impede que a sua festa de aniversário tenha uma bolinha de queijo diferentona. Por isso, aprenda a preparar o salgadinho de outras maneiras – com a massa verde, de macarrão cabelo de anjo, com bacon, pistache e muito mais.

Tem bolinha de queijo para todos os gostos – até vegana e assada -, mas se você preferir ficar no estilo clássico, também tem uma receita simples, prática e deliciosa. Confira as opções e escolha a sua favorita:

1. Bolinha de queijo tradicional

Nada como uma bolinha de queijo simples – sem ingredientes muito mirabolantes -, mas tão saborosa que não dá para parar de comer. Essa receita leva apenas seis ingredientes, além, claro, do recheio de mussarela. Uma forma prática e deliciosa de economizar na festa de aniversário!

Publicidade

2. Bolinha de queijo bem temperada

Para deixar a bolinha de queijo com um sabor ainda melhor, esta receita leva caldo de frango na massa! E o melhor de tudo é que basta adicionar farinha ao caldo, cozinhar, e a massa está pronta. Depois, é só rechear com o queijo de sua preferência, empanar e fritar. Fácil, prática e deliciosa, sua bolinha de queijo vai ficar irresistível.

3. Bolinha verde de queijo

Publicidade

Já pensou em saborear uma bolinha de queijo vegana, sem glúten e sem lactose? A massa desta receita é feita com brócolis, leite de soja e queijo vegetal. Além de ser perfeito para quem segue uma dieta restritiva, o salgadinho é muito saudável e delicioso!

4. Bolinha de queijo assada crocante

Esse salgadinho é perfeito para quem quer evitar frituras. Com queijo e muita manteiga na massa, a bolinha ganha outro sabor e fica mais crocante e leve. Uma ótima dica para receber os amigos para um café da tarde com quitutes diferentes e deliciosos!

5. Bolinha de queijo assada simples

Outra opção para passar longe da frigideira é este salgadinho assado: com uma massa macia e saborosa, muito recheio de queijo e salsinha para decorar, essa bolinha de queijo vai perfumar a sua casa inteira enquanto estiver assando. Assim como o cheiro, o sabor do salgado também é delicioso. Impossível de resistir!

6. Bolinha de três queijos

Os amantes de queijo não vão resistir a esta receita, afinal, por que se restringir a um tipo quando se pode ter três? Com queijo meia cura, mussarela e requeijão, este salgadinho fica irresistível, além de ser incrivelmente prático de preparar. É amor à primeira mordida!

7. Bolinha de queijo com presunto

A clássica combinação que conquistou o coração do brasileiro também tem vez na bolinha de queijo: experimente adicionar fatias de presunto ao recheio para deixar o salgadinho ainda mais saboroso. Além do recheio inovador, esta receita leva apenas polvilho e ovos na massa! Prática, leve e saborosa!

Publicidade

8. Bolinha de queijo com cabelo de anjo

Geralmente, os salgadinhos fritos são empanados com farinha de trigo, de rosca e um pouquinho de ovo batido, mas essa receita inova e empana a bolinha de queijo em macarrão cabelo de anjo quebradinho! Além de deixar o salgado com uma aparência incrível, o sabor e a crocância da bolinha ficam ainda melhores. Vale a pena experimentar!

9. Bolinha de queijo com bacon e pistache

Esta receita leva a inovação muito a sério – afinal, bolinha de queijo de cabra com bacon e pistache é certamente uma combinação um tanto exótica. No entanto, o resultado é incrível: o salgadinho fica muito apetitoso e saboroso e o preparo é muito simples! Se você gosta desses três ingredientes separados, com certeza, vai amá-los juntos!

10. Bolinha de queijo com três ingredientes

Com apenas polvilho doce, ovos e queijo de sua preferência, esta receita é ótima para quem não quer ter trabalho e nem quer gastar muito. Basta misturar os ingredientes, fazer as bolinhas e fritar – o salgadinho fica crocante e muito saboroso. Experimente!

11. Bolinha de queijo gouda

Esta receita é para quem ama um queijo mais refinado, mas não abre mão do tradicional salgadinho de festa. A massa leva manteiga, pimenta e o próprio queijo gouda, que também é utilizado como recheio. Depois de empanar e fritar, a bolinha de queijo fica macia e o sabor, incrível!

Publicidade

12. Bolinha de queijo de miojo

Outra forma criativa de preparar a bolinha de queijo é utilizando miojo no preparo da massa. Basta unir o macarrão instantâneo cozido à mistura de farinha, ovo e mussarela ralada. Depois, é só enrolar as bolinhas, recheá-las e fritá-las. O sabor é irresistível!

13. Bolinha de queijo com polvilho

O grande diferencial desta receita é que a massa é de pão de queijo! Depois de fazer o preparo, basta rechear com cubinhos de mussarela, fritar e, por último, saborear. Afinal, queijo nunca é demais!

14. Bolinha de queijo vegana

O preparo desta bolinha de queijo é similar ao tradicional, basta substituir o queijo por uma versão sem derivados de animais. Além de ser uma opção vegana, esta receita também utiliza farinha de mandioca e de arroz em vez da de trigo, deixando o salgadinho mais saudável. O resultado é delicioso!

A bolinha de queijo é um dos salgadinhos mais queridos das festas de aniversário, mas é sempre bom ter outras opções! Por isso, aprenda a preparar risoles, coxinha e kibe também. E, para a sobremesa, nada como saborear deliciosos casadinho, brigadeiro e beijinho, não é mesmo?