8 receitas de bolo de arroz cozido para transformar sobra em delícia

Escrito por                          

Evitar desperdício e aproveitar sobras de comida não precisa necessariamente resultar num mexidão sem graça. A lista abaixo é prova disso. Estas receitas de bolo de arroz cozido mostram que o que sobrou ontem pode virar um lanche gostoso, um item de destaque no café da tarde ou mesmo um almoço leve e saboroso. As opções são muitas e tão deliciosas que você vai querer que sempre sobre arroz!

1. Bolo de arroz cozido simples

A massa do bolo fica pronta num instante e sem dificuldade alguma, você só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador. Aí é transferir a massa para uma travessa, cobrir com o que você quiser e levar ao forno.

2. Bolo de arroz cozido com coco

Uma opção bem gostosa é fazer o bolo misturando sabores doces e salgados. Aqui, a massa leva açúcar e coco e queijo ralados. Com o salgado do queijo e a doçura do coco, esse bolo fica parecendo uma queijadinha, de textura bem fofa e macia.

3. Bolo de arroz cozido com leite e coco

Mais um bolo com a mistura de queijo e coco ralados. O diferencial dessa receita é o uso de leite e de leite de coco. Eles garantem que o bolo fique com o miolo bem cremoso. É só assar, esperar esfriar um pouco, desenformar e passar o café!

4. Bolo de arroz cozido com iogurte e coco

Usar iogurte na massa é uma forma de deixar o bolo ainda mais leve, sem perder sabor. Outra dica deliciosa é cobrir a forma untada com açúcar, assim o bolo fica caramelado e dourado por fora.

5. Bolo de arroz cozido com leite em pó

Leite em pó é mais adocicado que leite comum, então que tal usá-lo para fazer esse bolo? E para dar um toque diferente na textura, acrescente parte do arroz cozido à massa já batida, assim os grãos serão ponto de contraste com o miolo cremoso do bolo.

6. Bolo de arroz cozido caramelizado

Um bolo cremoso e docinho já é delicioso, mas vamos melhorar isso aí? Aquela calda de caramelo que fazemos para pudim fica perfeita aqui também. Então, já sabe, caramelize a forma e tenha uma versão ainda mais gostosa de bolo de arroz cozido.

7. Bolo de arroz cozido salgado

Nem só de doce se faz um bolo. O arroz que sobrou de ontem, hoje, pode virar um bolo que é uma refeição completa. Você prepara a massa (sem açúcar ou coco, claro) e a mistura com o recheio de sua preferência.

8. Bolo de arroz cozido salgado com alho-poró

Quente ou frio, acompanhado de salada ou legumes grelhados, com molho ou azeite, esse bolo vegano de arroz cozido fica leve, saboroso e colorido. Você aprende a base e cria a versão que sua imaginação quiser.

Agora que você já sabe aproveitar as sobras de arroz, veja receitas de bolo de pão e de tutu de feijão, e tenha uma cozinha com desperdício zero!

PARA VOCÊ