10 receitas de buttercream que vão transformar seus bolos em obras de arte

Escrito por    

O buttercream, creme de manteiga em português, é muito usado nos Estados Unidos e outros países como cobertura e recheio para bolos. Ele é bem fácil de ser trabalhado, o que faz com que seja uma ótima aposta para decoração de bolos de festa ou até mesmo simples.

Continua após o anúncio

Como o próprio nome já diz, o principal ingrediente usado é a manteiga. Porém, há receitas que usam margarina e até mesmo gordura vegetal. Há também algumas opções que contam com o merengue suíço como base. Escolha a sua receita favorita conferindo a lista abaixo:

1. Buttercream com claras

Essa não é a versão estadunidense do buttercream. Aqui, o merengue suíço é usado como base. Para fazê-lo é preciso ter em mãos apenas claras, açúcar, manteiga sem sal e extrato de baunilha. O preparo não é dos mais práticos, mas o custo da receita é baixo. Além disso, a textura fica bem macia e o sabor extremamente leve.

2. Buttercream com creme de leite

Essa é uma versão mais tradicional de buttercream. Os ingredientes usados são: açúcar de confeiteiro, manteiga sem sal, extrato de baunilha, leite e creme de leite. Caso você queira dar cor, pode usar um corante alimentício. O passo a passo é bem simples e não requer experiência na cozinha.

3. Buttercream com açúcar de confeiteiro

Os ingredientes usados para fazer essa receita são bem parecidos com a opção anterior. A única diferença é que, aqui, o creme de leite é deixado de lado. Mesmo usando apenas quatro ingredientes, o sabor do buttercream fica bem gostoso. Sem contar que o modo de preparo é fácil, fácil.

4. Buttercream com baunilha

Manteiga, açúcar de confeiteiro, leite e essência de baunilha fazem parte dessa receita. Para o preparo, é só bater todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Se você quiser, ainda confere a quantidade de chocolate em pó que pode ser usada para dar um gostinho extra ao seu buttercream.

5. Buttercream com merengue suíço

Para fazer essa receita em casa, você vai precisar começar fazendo um merengue suíço com claras e açúcar refinado. Depois, basta acrescentar a manteiga e bater bem na batedeira. Com apenas três ingredientes você já consegue obter um resultado de sucesso.

Continua após o anúncio

6. Buttercream delicioso

Nessa receita, a sugestão é usar gordura vegetal. Assim, o buttercream fica bem branquinho. Além disso, a gordura é mais estável do que a manteiga, o que é ótimo para o clima aqui do Brasil. Além desse item, você vai precisar apenas de água e açúcar. Caso queira, você também pode acrescentar uma essência de sua preferência.

7. Buttercream de leite Ninho

Acha o sabor do buttercream sem graça? Então, vale a pena experimentar essa receita. Como o leite Ninho é usado, seu sabor fica marcante no doce. Além desse ingrediente, você vai precisar apenas de claras, açúcar refinado e manteiga. Uma opção simples e deliciosa.

8. Buttercream com sal

A quantidade de itens usada para preparar essa receita rende cobertura para 12 cupcakes ou um bolo simples. O diferencial dela é que ela conta com um toque de sal. O primeiro passo é peneirar açúcar de confeiteiro. Depois, você deve bater em uma batedeira manteiga em temperatura ambiente. Quando ela virar um creme, adicione extrato de baunilha, sal e leite. Assim que a mistura estiver homogênea você deve acrescentar o açúcar aos poucos.

9. Buttercream com margarina

Acha que a manteiga é muito cara e quer usar a margarina no seu lugar? Nessa receita, é essa substituição que acontece. A base é o merengue suíço e o resultado dá certo. Então, se você quer economizar, pode apostar sem medo nessa opção. Depois, é só se deliciar com o resultado.

10. Buttercream de chocolate

Continua após o anúncio

Já pensou em usar chocolate no seu buttercream? Para isso, é preciso derreter o ingrediente. Além desse item, você vai precisar de manteiga, claras, cremor tártaro ou limão ou vinagre e açúcar de confeiteiro. Com apenas um item extra, o sabor do seu doce pode ficar completamente diferente. Vale a pena experimentar.

Com o buttercream, um bolo simples pode ficar muito mais bonito. Então, que tal usá-lo para incrementar a próxima massa que você fizer em casa? Uma opção bem simples e de sucesso é o pão de ló. Não deixe de testar essa combinação na sua cozinha!

PARA VOCÊ