40 receitas de pão de ló para fazer um bolo de aniversário delicioso

Escrito por    

O pão de ló é muito famoso por ser um dos bolos mais clássicos da confeitaria, pois conta com sabor neutro, textura super macia e leve, além de uma boa estrutura devido à sua base feita tradicionalmente com açúcar, ovos e farinha.

Ele pode ser consumido apenas como um bolo simples e comum acompanhado de uma boa xícara de café, ou então ser recheado e coberto com uma boa variedade de alimentos, desde chocolate, cream cheese, doce de leite e chantilly, até frutas como morango, pêssego, coco, banana ou limão. Além disso, existe também a opção de preparar esta delícia em versões mais saudáveis, sem glúten e sem lactose.

E para quem pensa que o pão de ló é somente um bolo simples para rechear, saiba que existem diversas receitas de sobremesas que podem ser preparadas a partir de sua base. Confira abaixo!

Continua após o anúncio

Pão de ló

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

1. Pão de ló com três ingredientes: esse pão de ló com três ingredientes é muito fácil e rápido de ser feito. É uma receita infalível que pode ser preparada em apenas 30 minutos e resulta em um bolo fofo, alto e super saboroso, que rende até 12 porções.

2. Pão de ló básico: esse é um delicioso bolo básico e simples que fica incrível mesmo puro e sem recheios. Feita com ovos, açúcar e trigo, é uma receita fácil de preparar que não leva fermento, nem leite ou líquidos.

3. Receita básica de pão de ló: essa receita básica de pão de ló leva entre seus ingredientes os tradicionais (açúcar, farinha de trigo e ovos), além de fermento para bolo, emulsificante, água e essência de baunilha. Dica: esse bolo é ideal para cortar em três partes e colocar dois recheios.

4. Pão de ló especial com amêndoas: essa é uma opção especialmente feito com amêndoas cruas e moídas (apto para celíacos), amaretto, fécula de batata, gemas, ovos e açúcar. O bolo fica lindo e irresistível!

5. Pão de ló perfeito para fazer bolo recheado: além de super fácil de fazer, essa receita de pão de ló é deliciosa, doce na medida certa e pode ser cortada em diferentes camadas para rechear com os ingredientes da sua preferência, já que a massa é básica e combina com qualquer coisa.

6. Pão de ló de chocolate: se quiser preparar um delicioso pão de ló com sabor de chocolate para rechear, siga o passo a passo dessa receita básica e simples de preparar, que é perfeita para servir em festas de aniversário ou almoços em família.

Continua após o anúncio

7. Pão de ló com cobertura de chantilly e frutas vermelhas: que tal aprender a preparar em casa essas deliciosas tortinhas bem ao estilo Naked Cake feitas com massa de pão de ló e incrementadas com chantilly e frutas vermelhas como morangos e cerejas? Vale a pena experimentar!

8. Pão de ló tipo de Margaride: receita tradicional portuguesa ideal para um almoço de domingo de Páscoa, esse pão de ló tipo de Margaride é feito em um forno a lenha em uma forma forrada com papel manteiga grosso. O bolo fica úmido, fofo e doce na medida certa.

9. Pão de ló de Alfeizerão: outra receita famosa nas terras portuguesas, o pão de ló de Alfeizerão também é super gostoso e sua receita pode ser servida para até seis pessoas. Os ingredientes continuam sendo os mesmos de sempre: ovos, gemas, açúcar e farinha de trigo.

10. Pão de ló de coco: essa opção de coco é super saborosa e você simplesmente não vai conseguir parar de comer, já que ele não é muito doce e demora para ficar enjoativo. Além dos ingredientes básicos, a receita precisará também de leite de coco e fermento. Para a cobertura, utilize coco ralado, leite, leite de coco e açúcar.

11. Pão de ló de refrigerante de limão: se você nunca ouviu falar em bolo feito com refrigerante, saiba que a receita pode ficar ainda mais deliciosa e perfeita. O resultado é uma gostosa, perfumada e super macia, daquelas macias mais amanteigados.

12. Pão de ló úmido de chocolate: para os fãs de chocolate, essa receita resulta em um bolinho úmido, saboroso e com um recheio tipo mousse por dentro. Você vai precisar de ovos inteiros, açúcar amarelo, gemas, farinha com fermento, cacau em pó e chocolate em pó.

13. Pão de ló úmido: essa receita de pão de ló úmido segue o mesmo estilo da anterior, porém aqui ela resulta em um bolinho mais básico e simples, feito sem chocolate e somente com os ingredientes tradicionais.

14. Pão de ló de cream cheese: os bolos com cream cheese são realmente deliciosos, e essa receita não poderia ser diferente, já que resulta em um bolinho cheiroso e macio perfeito para comer a qualquer hora do dia. Além dos ingredientes principais e do cream cheese, a receita leva também manteiga sem sal, fermento, sal e essência de baunilha.

15. Pão de ló tradicional: esse é o mais tradicional e simples, feito com gemas, ovos, açúcar, farinha e limão, que ajuda a deixar o gostinho muito mais delicioso. Perfeito para acrescentar ingredientes da sua preferência ou comer puro acompanhado de um café da tarde.

Continua após o anúncio

                   

16. Pão de ló de Ovar: o pão de ló de Ovar é uma sobremesa perfeita para servir em eventos importantes que reúnem toda a família, como Natal ou Ano Novo, pois é fácil de fazer e fica extremamente gostoso.

17. Pão de ló de Gênova: esse pão de ló de Gênova é super fácil de preparar e perfeito para aquele momento de sossego no lanche da tarde acompanhado de um chazinho. A receita leva os seguintes ingredientes: manteiga, açúcar, ovos, amêndoas moídas e farinha de trigo. Apesar de simples, é um bolo muito saboroso.

18. Pão de ló de chocolate e laranja: esse é um bolo diferente feito com chocolate, laranja, creme de queijo e compota de morangos, ideal para sair da rotina e inovar nas receitas de sobremesas.

19. Pão de ló com banana: para quem não dispensa um bom bolinho de banana, aqui você encontra uma receita especial, que feita com carinho fica ainda melhor. A massa do pão de ló deve ser feita com açúcar, gemas, leite, farinha de trigo, fermento e claras batidas em neve, que combinada às bananas carameladas fica simplesmente maravilhosa.

20. Pão de ló sem glúten e leite: além desse pão de ló não levar fermento, líquidos ou gorduras, sua massa é super saborosa, conta com uma boa consistência, e o melhor: é também sem glúten e sem lactose, perfeita para quem está de dieta ou é intolerante.

Pão de ló com recheio

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

21. Pão de ló com morangos em calda: se o objetivo é preparar um bolo gostoso, sofisticado e bonito para ocasiões especiais, aposte nesse feito com pão de ló, morangos em calda de balsâmico e limoncello e creme de mascarpone.

22. Pão de ló com recheio de pêssego: apesar de não ser requintada, essa é uma receita super simples e gostosa de pão de ló recheado com pêssegos em calda. Entre os ingredientes estão o leite, margarina, fermento em pó, essência de baunilha, leite condensado e ovos. Decore a gosto e leve para gelar.

23. Pão de ló recheado com frutas: essa é uma deliciosa receita recheada com creme e frutas em calda, que fica cheiroso, fofinho, macio e super saboroso. Além disso, ele é muito fácil de preparar e se consumido gelado fica ainda melhor.

24. Pão de ló com recheio de abacaxi e doce de leite: bolo especial e maravilhoso recheado com doce de leite, incrementado com abacaxi picado e coberto por chantilly. Para os ingredientes do recheio misto, você irá precisar de açúcar, água, leite condensado, margarina, creme de leite sem soro, além do doce de leite e dos abacaxis.

25. Pão de ló de chocolate com recheio de morango: esse é um incrível bolo sabor de chocolate que fica sensacional quando combinado com o gosto azedinho e sutil dos morangos. Dica: não corte os morangos muito pequenos pois eles soltam mais água, e evite deixar a sobremesa por muito tempo na geladeira.

26. Pão de ló recheado com geleia de damasco e coberto com creme de chocolate branco: essa receita de bolo leva uma combinação perfeita de ingredientes: a massa de pão de ló foi recheada com geleia de damasco e a cobertura foi feita com um delicioso creme de chocolate branco misturado com leite e creme de leite.

Receitas com base de pão de ló

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

27. Parfait de cerejas ao vinho: essa sobremesa é muito fácil de fazer e fica linda na apresentação. Seus convidados e familiares vão se surpreender em dois momentos: primeiro, ao ver as camadas de pão de ló, chantilly e geleia, e depois ao provar a combinação de sabores incrível destes ingredientes.

28. Cheesecake falsiane de frutas amarelas: essa receita de cheesecake feita com pão de ló é leve e combina muito com o verão por conta das frutas amarelas e o geladinho do creme de ricota e cream cheese. Decore com polpa de maracujá e se delicie!

29. Tiramisú de ricota com pão de ló: já pensou em preparar um saboroso tiramisu de ricota e pão de ló semi integral? A receita leva os seguintes ingredientes: café forte, rum, açúcar, ricota, creme de leite, chocolate em pó, farinha de trigo e farinha integral, fermento, sal, leite desnatado, ovos e essência de baunilha orgânica.

30. Cake pops de chocolate: para preparar essa incrível receita de cake pops de chocolate é necessário fazer um pão de ló básico com ingredientes tradicionais como ovos, farinha e açúcar. Depois, aposte em uma saborosa mistura de chocolate (pode até ser brigadeiro), junte os dois, e seu docinho estará pronto.

31. Rocambole de Morango: esse é um lindo e personalizado rocambole de morango ideal para servir para os convidados em casa ou mesmo levar para o almoço em família, já que além de bonito, é também delicioso. Para ficar ainda melhor, deixe gelar antes de servir.

32. Torta de Paçoca: receita especial para quem é apaixonado por sobremesas com paçoca, essa torta feita com base de pão de ló é simplesmente de dar água na boca. Para o recheio, você vai precisar de ingredientes como leite condensado, leite, amido de milho, gema e paçocas de rolha amassadas. Para decorar, cubra a torta com o creme de nata e coloque paçoca amassada por cima.

33. Torta de Amendoim: já para quem não dispensa sobremesas com amendoim, essa torta também é irresistível, pois combina os sabores doce e salgado de forma bem sutil, é saborosa e agrada a todos os gostos e pessoas. Depois de aplicar a cobertura e decorar a gosto, salpique o restante do amendoim por cima e leve para gelar por no mínimo três horas.

34. Rocambole de doce de leite: que tal essa receita suculenta de rocambole feito com pão de ló e recheado com doce de leite? É fácil de fazer e você com certeza vai querer comer a qualquer hora do dia, desde o café da manhã até a sobremesa do jantar. A receita fica pronta em torno de 30 minutos e rende cerca de dez fatias.

35. Rocambole de morangos frescos com chantilly: outra receita de rocambole deliciosa, porém desta vez feito com morangos frescos e chantilly, que deixam a sobremesa mais leve, bem macia e refrescante. Ótima opção de doce para servir em festas comemorativas como o Natal.

36. Bem casado tradicional: quem nunca ficou esperando pela hora de comer os bem casados em um casamento, não é mesmo? Pois saiba que você pode preparar um tão gostoso quanto na sua casa, com recheio de doce de leite e uma casquinha crocante e deliciosa de açúcar.

37. Fraisier – Bolo mousse de morango: esse é um maravilhoso – em todos os sentidos – bolo mousse de morango que dá até dó de comer e estragar sua perfeita apresentação. Além da base de pão de ló, ele recebe também uma calda, uma cobertura de gelatina e recheio feito com leite integral, gemas, açúcar, fava de baunilha, amido de milho e cream cheese.

38. Pavê de torta de morango: essa receita de pavê de torta de morango é uma das mais fáceis de preparar, já que é feita diretamente no refratário, o que facilita bastante para quem não tem grandes habilidades na cozinha. Dica: essa sobremesa fica mais gostosa depois de 24 horas, pois o pão de ló vai ficando mais úmido.

39. Cupcakes tres leches: esses cupcakes são inspirados na tradicional sobremesa latina Pastel de Tres Leches (os três leites são o leite condensado, o creme de leite e o leite evaporado que umedecem ao bolo). A massa é um pão de ló amarelinho super leve, que fica bem molhadinho com a calda. O sabor é bem suave, e a nuvem de creme chantilly complementa perfeitamente.

40. Rocambole de goiaba diet/light: para se deliciar com um rocambole de goiaba sem culpa e sem escapar da dieta, aposte nessa receita diet/light que é zero açúcar e super deliciosa. Você vai precisar de ovos, farinha, adoçante em pó, essência de baunilha e fermento.

E quem não gosta de um bolo fofinho e delicioso? São receitas perfeitas tanto para comer em casa no dia a dia quanto para preparar em ocasiões especiais e festas de aniversário.