30 receitas de canelone tipicamente italianas e muito deliciosas

Escrito por                          

Todo mundo gosta de uma boa massa na hora da refeição, não é mesmo? Uma das que fazem sucesso são os canelones. E está aí um prato que não tem erro na hora de preparar!

A dica é priorizar a massa fresca, que é mais fácil de rechear e fica mais saborosa na hora de assar já recheada e coberta com o molho da sua escolha.
Nessa lista você irá conhecer vários recheios e também dicas para variar na massa. Vamos lá?

Canelones com carne

receitas-de-canelone-1

Foto: Reprodução/ Temperaria

1. Canelone de carne ao conhaque: a receita leva cerca de uma hora para ser servida e fica ainda melhor se feita com massa fresca de canelone. Para o recheio, você vai preparar uma carne moída bem temperada e molhadinha, misturada com conhaque para dar aquela diferença no sabor.

2. Canelone de queijo e presunto: a dica é utilizar massa fresca de lasanha e cortá-la em tiras com tamanho adequado para enrolar os canelones. O recheio leva queijo, presunto e molho de tomate. Super rápido e fácil de fazer.

3. Canelone de carne moída: depois de temperar bem a carne moída e rechear a massa, cubra os rolinhos com requeijão e queijo parmesão ralado e, então, coloque para gratinar. Fica muito gostoso.

4. Canelone de frango com cream cheese: a escolha do frango como recheio deixa a massa um pouco mais leve, mas ainda bastante saborosa. O cream cheese ajuda a manter o frango suculento e garante um recheio cremoso. Experimente em um almoço de fim de semana.

5. Canelone de carne moída com molho de manjericão: a receita da carne que recheia a massa é bastante tradicional. O segredo fica por conta do molho, que é bem especial e tem um sabor marcante. Ele leva molho de tomate, tomate fresco, pimentão, cebola, vinho tinto, shoyu e manjericão fresco.

6. Canelone de carne ao conhaque e molho de tomate: são os temperos que farão a diferença nessa receita. Além do conhaque, você vai usar molho inglês, shoyu, noz moscada, alho, cebola roxa e manjericão fresco. Fica muito gostoso.

Canelones tradicionais com ricota

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

7. Canelone de ricota com espinafre: esse prato é um clássico e agrada a todos. A dica é usar massa verde, de espinafre, para reforçar o sabor. O recheio leva ricota, espinafre, azeite, alho, cebola, sal e pimenta.

8. Canelone de ricota com escarola e amêndoas: a escarola é a substituta do espinafre nessa receita. O recheio leva, ainda, mussarela de búfala, cream cheese, noz moscada, sal e pimenta. As amêndoas trazem uma textura diferenciada ao recheio.

9. Canelone de ricota com espinafre e cogumelos: os cogumelos misturados ao recheio de ricota e espinafre trazem um sabor diferente a esse prato tão tradicional. E a cobertura gratinada também vai surpreender os convidados do jantar.

10. Canelone de ricota com peito de peru: a adição da carne de peito de peru ao recheio de ricota não tira a leveza do prato e acrescenta um sabor a mais. Faça com molho branco para os sabores continuarem suaves.

11. Canelone de ricota com tomates e azeitonas: o recheio é simples e leva apenas a ricota temperada. A ideia aqui é caprichar no molho, que leva tomates, cebola roxa, azeitonas, azeite, limão, pimenta, alcaparras, manjericão, coentro e sal. Muitos temperos e muito sabor!

12. Canelone de ricota e espinafre gratinado: o recheio é preparado com ricota, espinafre e temperos. Depois de preparar uma pasta com esses ingredientes e recheada a massa, você deve cobri-la com molho de tomate e muito queijo. Deixe assar por cerca de 25 minutos para garantir uma casquinha bem crocante.

13. Canelone de ricota e brócolis: você vai preparar o recheio com ricota e brócolis amassados com azeite, queijo, cebola e alho. Depois de rechear a massa, prepare um molho branco bem encorpado e cubra os rolinhos já assados. Fica uma delícia.

Canelones com peixes

receitas-de-canelone-3

Foto: Reprodução/ Cinco quartos de laranja

14. Canelone de peixe e legumes: vamos fugir dos recheios tradicionais? Esse recheio leva lombos de pescada, molho bechamel, cenoura e temperos. Depois de rechear a massa é só assá-la. Não vai molho e fica uma delícia, bem leve.

15. Canelone de bacalhau: essa é uma receita mais trabalhosa, mas que o resultado vai surpreender. Para o recheio, você vai precisar de queijo, cebola, alho, pimentão, azeite, bacalhau e natas. A massa deve ser recheada e coberta com dois molhos, um de tomate caprichado no tempero, e outro bechamel. Coloque para assar por 25 minutos e deguste esse canelone diferente.

16. Canelone de atum: o canelone de atum é uma receita simples que aproveita ingredientes que costumamos ter em casa, mas que fica muito gostoso. O segredo é cobrir com molho bechamel e queijo e gratinar antes de servir.

Canelones vegetarianos

receitas-de-canelone-4

Foto: Reprodução/ Pimenta do reino

17. Canelone de berinjela com queijo branco e pinhão: a massa é de berinjela e o recheio leva queijo branco e pinhão. Parece uma mistura de sabores confusa, mas o resultado é surpreendente. Vale a pena experimentar.

18. Canelone de berinjela: a massa desse canelone é feita de fatias bem finas de berinjela e recheio com queijo cottage. A dica é caprichar nos temperos.

19. Canelone de couve-flor e brócolis: mesmo sem levar carne, esse recheio fica bastante encorpado por causa da mistura de couve-flor e brócolis. Depois de recheado, cubra com um molho de tomate leve e leve ao forno.

20. Canelone de cogumelos: cogumelos variados, queijo minas, cebolinha, alho, azeite e massa. São poucos ingredientes que resultam em uma receita com muito sabor.

21. Canelone de cogumelos e abóbora: mais um recheio que leva cogumelos, dessa vez combinados com abóbora. A receita é um pouco mais trabalhosa, pois envolve o preparo da abóbora antes de colocá-la no recheio. Mas fica delicioso, vale a pena.

22. Canelone de couve-flor: a couve-flor bem amassada é misturada com alho poró e ricota para rechear esse canelone. Para cobrir, um molho leve à base de ricota e cebola. Não deixe de experimentar.

23. Canelone de berinjela e leite de macadâmia: essa receita vai surpreender e agradar os convidados. A massa é feita de tiras bem finas de berinjela, já cozida, e o recheio leva ricota, brócolis e leite de macadâmia, que traz um sabor todo especial ao prato. O resultado é sensacional!

24. Canelone de abobrinha: a massa é de abobrinha, o recheio de ricota bem temperada e o molho é de tomate simples. Receita leve, saudável e muito fácil de fazer.

Receitas criativas com canelones

receitas-de-canelone-5

Foto: Reprodução/ Gordelícias

25. Canelone em pé: o charme dessa receita fica por conta da forma de servir. Depois de recheada com queijo, a massa é coloca em pé em uma caneca, em vez de deitada sobre uma travessa. Fica uma graça.

26. Canelone de abobrinha: a massa desse canelone é feita de fatias bem finas de abobrinha. Você entendeu bem, não leva massa tradicional. Para rechear, presunto e queijo. Fica diferente, leve e saboroso.

27. Canelone invertido: o canelone invertido pode usar qualquer massa na receita, nesse caso, a opção é pelo macarrão cabelo de anjo que vai dentro dos rolinhos de queijo e presunto. Fica diferente e bem saboroso.

28. Canelone de crepioca: receita um pouco mais complicada, pois não leva a massa pronta de canelone. Aqui você irá preparar uma massa de crepioca e recheá-la com requeijão, espinafre e ricota. Fica diferente e bem gostoso.

29. Canelone de micro-ondas sem massa: a massa dessa receita são fatias de peito de peru. Isso mesmo. As fatias serão recheadas com espinafre e ricota e vão ao micro-ondas para assar. Não tem como ser mais fácil.

30. Canelone invertido com linguine: essa receita recheia os rolinhos de queijo e presunto com linguine. O molho de tomate deve ser bem temperado para garantir mais sabor à massa. Depois de montados, leve ao forno, já pré-aquecido, por tempo suficiente para derreter o queijo.

Agora é só escolher entre as opções de massa recheada com carne e muito molho, até os levíssimos canelones com massa de berinjela ou abobrinha e satisfazer a você e aos seus convidados!

PARA VOCÊ