19 receitas de maminha no forno para preparar um almoço inesquecível

Sabe quando bate vontade de comer uma carne assada bem gostosa, mas a preguiça de acender a churrasqueira é grande? Em vez disso, você pode apostar na preparação de carnes feitas no forno. O resultado fica bem suculento e vai agradar toda sua família, principalmente se você optar por preparar uma maminha no forno.

Esse corte bovino por si só já é bem suculento. Com temperos especiais ou simplesmente sal grosso, a maminha assada combina perfeitamente com um almoço de domingo ou um jantar com os amigos. Descubra as melhores receitas para inovar na preparação.

Receitas de maminha no forno fáceis de fazer

1. Maminha no forno fácil de fazer: esta receita é ideal para preparar em um almoço de domingo. Em uma forma, adicione uma peça de maminha maturada, cebola, alho, ervas frescas de sua preferência, sal grosso, pimenta-do-reino e azeite. Enrole tudo no papel alumínio e asse em forno médio por 1h30. Retire o papel e deixe por mais 10 minutos apenas para dourar.

2. Maminha no forno na manteiga: apenas três ingredientes rendem uma proteína maravilhosa para servir no almoço da família. Você precisa apenas de uma peça de maminha, manteiga e sal rosa. Essa carne fica perfeita se você servir com arroz branco ou uma farofa de ovos.

3. Maminha no forno com molho mostarda: tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Faça um molho com mostarda, manteiga em temperatura ambiente e alho e passe em toda a peça de maminha. Adicione a carne em uma forma e coloque a cerveja preta no fundo. Asse por 45 minutos.

4. Maminha no forno com sal grosso: uma das receitas de maminha assada no forno mais fáceis que você vai ver. Preaqueça o forno em temperatura máxima por 15 minutos. Enquanto isso, coloque sal grosso em uma assadeira rasa e acomode o pedaço de carne em cima. Salpique mais sal grosso na parte de cima da peça e leve ao forno até dourar. Só isso!

5. Maminha no forno com cerveja escura: para preparar esta receita, você precisa de uma peça de maminha, alho, cerveja preta, pimenta-do-reino em grãos, mostarda em grãos, coentro em grãos, alecrim, tomilho, sálvia e sal. O molho reduzido de cerveja leva toda a marinada da carne, mel e amido de milho.

6. Maminha no forno com molho de agrião: o sabor do molho de agrião preparado para esta receita vai acentuar ainda mais o sabor da maminha e acaba sendo a carta na manga dos cozinheiros! A carne assada deve ser temperada com sal, pimenta-do-reino, gengibre em pó e azeite.

7. Maminha no forno com cerveja: tempere a carne primeiramente com azeite e, em seguida, coloque o sal (isso vai fazer com que o sal fique bem aderente à carne). Em uma forma, faça uma cama com rodelas de cebola e acomode a carne sobre elas, deixando a gordura da carne para cima. Adicione água, cerveja e dentes de alho. Embrulhe tudo no papel alumínio e asse em temperatura alta por 30 minutos. Retire o papel e retorne ao forno para dourar.

8. Maminha no forno na crosta de sal: pegue uma forma e acomode a maminha nela. Passe azeite em cima da carne e cubra a maminha com bastante sal grosso, formando uma crosta. Não se preocupe que o sal grosso não vai deixar a carne exageradamente salgada. Na verdade, o sal vai proteger a carne e se dissolver durante o cozimento. A crosta que fica em volta da carne deve ser retirada antes de servir.

Receitas de maminha no forno com temperos especiais

9. Maminha no forno na manteiga de ervas: o molho de manteiga de ervas desta receita é sencional. Ele é feito com manteiga sem sal, alho e ervas finas picadas. Você vai passar esse molho na peça de maminha, já temperada com sal. Coloque a carne em uma forma e asse por 1h30 em temperatura média. A cada 15 minutos, abra o forno e regue a carne com a manteiga que derreteu e ficou no fundo da forma.

10. Maminha recheada assada no forno à lenha: o recheio desta maminha leva queijo, linguiça calabresa e bacon. Feche a carne com um palito para o recheio não vazar. Tempere a carne com sal granulado e leve para assar em um forno à lenha por uma hora. Se você não tiver um forno assim, a carne pode ser preparada no forno tradicional sem problemas!

11. Maminha no forno na manteiga de mostarda: carne de forno com manteiga de mostarda fica realmente uma delícia! Essa aqui é feita usando um quilo de maminha, manteiga, mostarda dijon, sal grosso e azeite de oliva. Como acompanhamento, aposte na preparação de um risoto de açafrão que combina bem com a carne.

12. Maminha no forno com mostarda e páprica picante: o molho para temperar a carne é feito no liquidificador, batendo cebola, cenoura, salsão, alecrim fresco, azeite, mostarda, páprica picante e pimenta-do-reino. Acomode a carne em cima de um papel celofane e tempere-a com sal. Em seguida, passe o molho de mostarda em toda a carne. Empacote a maminha no celofane e deixe marinar na geladeira por seis horas. Após esse tempo, asse a 170°C por 1h30, ainda enrolada no papel celofane.

13. Maminha no forno com molho mostarda e inglês: para fazer esta receita, tempere a maminha com sal, pimenta-do-reino, molho inglês, mostarda e azeite. Asse por uma hora em forno médio. Assim que estiver pronta, é hora de colocar o molho de mostarda por cima. Ele é feito com manteiga, cebola, molho inglês, mostarda, creme de leite e salsinha.

14. Maminha no forno defumada: que tal preparar uma maminha defumada feita no forno de pizza? Tempere a carne com sal grosso, pimenta-do-reino, alho em pó, páprica defumada e acomode a maminha em uma forma. No fundo da assadeira, coloque suco de maçã, isso vai dar mais sabor à carne. Asse por duas horas com a forma aberta para pegar o defumado da lenha. Depois cubra com papel alumínio, assando por mais duas horas.

15. Maminha no forno com cúrcuma: esta maminha assada com batatas recebe uma generosa camada de manteiga de ervas que deixa a carne gostosa e aromatizada. Os ingredientes para preparar são maminha, manteiga, alho, tomilho desidratado, salsa desidratada, orégano desidratado, cúrcuma, cebolinha desidratada, sal, azeite, batatas e ramos de alecrim. Asse por 1h30 em forno preaquecido a 200°C.

Receitas de maminha no forno com complementos saborosos

16. Maminha no forno ao ragu de cogumelos: para preparar esta carne, tempere a maminha com sal e pimenta, assando no forno baixo por duas horas. Em uma panela, aqueça o azeite e coloque cebola, cogumelos, shoyu, creme de leite e finalize com cebolinha verde. Prepare um suflê de milho como acompanhamento.

17. Maminha no forno com batatas: maminha com batata assada é garantia de sucesso para seu almoço. Você precisa de carne, sal, pimenta, ervas secas de sua preferência, batata, cebola, pimentão vermelho, azeite e salsichas boch. Coloque tudo em uma assadeira e leve ao forno por 40 minutos.

18. Maminha no forno embrulhada em presunto parma: esta receita é tão gostosa que você pode pensar em servi-la em um jantar especial ou até mesmo na ceia de Natal. Ela é feita com maminha, presunto de parma, whisky, azeite, pimenta-do-reino, sal, ramos de tomilho e manteiga sem sal para untar. Prepare ainda batatinhas coradas como acompanhamento.

19. Maminha no forno com chimichurri e batatas: esta é uma receita fácil de fazer. Você vai pegar uma peça de maminha e temperá-la com sal e chimichurri, um tempero tradicional da Argentina e Uruguai. Coloque em uma assadeira, junto com batatas sem casca cortadas, e asse por 30 minutos. Em pouco tempo, você tem uma supercarne assada para saborear.

Com essas receitas sempre por perto, você consegue inovar no preparo de uma maminha assada, além de fazer um almoço bem gostoso para quem você se importa. Aproveite para conferir receitas de lombo assado e surpreender sua família.

PARA VOCÊ