18 receitas de massa de empada para agradar a família toda

Escrito por                          

A massa de empada pode ser feita de diversas formas e possui gostinho e textura incríveis. O preparo é fácil e há versões que utilizam até o liquidificador. É uma boa pedida para compor lanches para todos os públicos, já que as opções vão das mais comuns até as sem glúten e veganas. Confira uma seleção de receitas versáteis e gostosas:

Receitas de massa de empada simples

1. Massa de empada com gemas: aqui, a massa de empada é feita a partir da combinação da farinha de trigo com as gemas, a manteiga, o sal e o fermento em pó. O preparo é realizado misturando todos os ingredientes e sovando até que a massa fique com uma textura quebradiça.

2. Massa de empada clássica: essa massa de empada tem uma textura que derrete na boca e é feita com apenas três ingredientes: a banha, o sal e a farinha de trigo. Para dar um aspecto brilhante para o salgado, deve-se pincelar ovo depois da montagem.

3. Massa de empada com leite: nessa receita a massa podre de empada é composta por uma mistura de farinha de trigo, margarina, óleo, gema, leite, fermento em pó e sal. Para preparar, é preciso combinar tudo e amassar bem.

4. Massa de empada com creme de leite: o creme de leite é o ingrediente diferencial dessa receita de massa de empada. Além dele, também utiliza-se ovo, manteiga gelada, farinha de trigo e sal pra compor a massa – que deve ficar com uma textura bem homogênea.

5. Massa de empada com caldo de galinha: o tempero especial dessa massa de empada fica por conta do sal e do caldo de galinha. Os outros ingredientes utilizados para preparar a massa são farinha de trigo, gordura de porco gelada, água, gemas e margarina de uso culinário gelada.

6. Massa de empada com toque de limão: para o preparo dessa massa de empada deve-se combinar farinha de trigo, sal, manteiga gelada, suco de limão e água gelada. Depois de pronta, a massa precisa ficar na geladeira embrulhada em filme plástico por no mínimo meia hora antes de abrir.

7. Massa de empada com água com gás: o preparo dessa massa de empada começa misturando a farinha de trigo com a margarina e o sal. A água com gás é, então, acrescentada e a mistura vai para a geladeira por 30 minutos.

8. Massa de empada de liquidificador: o uso do liquidificador torna o preparo dessa massa de empada ainda mais fácil. Os ingredientes utilizados são óleo, ovos, leite, queijo parmesão ralado, farinha de trigo, fermento em pó químico e sal. A textura deve ficar bem consistente.

9. Massa de empada crocante: para compor essa versão de massa de empada é preciso combinar gema, farinha de trigo, ovo, gordura vegetal, margarina e sal. Quando pronta, a massa deve ser embrulhada em papel filme e ficar na geladeira por aproximadamente meia hora.

Receitas de massa de empada especiais

10. Massa de empada com grão-de-bico: o grão-de-bico é batido no processador com azeite e água para começar o preparo dessa massa. Então, deve-se adicionar farinha de arroz, psyllium e sal até formar uma “bola”. A massa deve ficar na geladeira até a hora de rechear.

11. Massa de empada sem glúten: essa versão sem glúten é feita com maizena, polvilho, leite em pó, sal, parmesão ralado, manteiga e ovos. O leite pode ser utilizado para dar o ponto da massa, tomando cuidado para não deixar úmida demais.

12. Massa de empada sem lactose: nessa receita a massa de empada aparece em uma versão sem lactose. O preparo leva farinha de arroz, polvilho doce, farinha de grão-de-bico, sal, farinha de linhaça, manteiga ghee, ovos e água gelada.

13. Massa de empada com parmesão: o preparo dessa opção é feito no liquidificador. Os ingredientes utilizados são ovos, óleo, leite, queijo parmesão ralado, farinha de trigo, sal e fermento para bolo.

14. Massa de empada integral: nessa receita os ingredientes utilizados são a manteiga, o ovo, a farinha de trigo integral, a água gelada, o sal e a farinha de trigo branca. O ponto da massa é quando ela estiver desgrudando das mãos.

15. Massa de empada vegana: essa é uma opção livre de produtos de origem animal. O preparo é feito com apenas três ingredientes: a margarina, a farinha de trigo integral e o sal. Os ingredientes são amassados com as mãos e a textura da massa deve ficar bem lisa.

16. Massa de empada low carb: para temperar essa massa deve-se usar o sal e a pimenta branca moída. Ela é composta por manteiga, farinha de amêndoas, ovo batido e fermento em pó químico. É a versão ideal para quem quer se deliciar sem sair de dieta.

17. Massa de empada de batata doce: a batata doce cozida é utilizada como diferencial nessa massa de empada. Para o preparo, também deve-se utilizar ovos, fécula de batata, farinha de arroz, aveia em flocos, sal e fermento em pó.

18. Massa de empada de leite condensado: essa é uma massa doce! Para compor, é preciso combinar farinha de trigo, extrato de baunilha, leite, sal, açúcar, manteiga e gema. O leite condensado é usado para rechear o doce.

A massa de empada é uma boa pedida para compor lanches para toda a família. Veja também receitas de empadão de palmito, empada doce e empadão de massa podre!

PARA VOCÊ