11 receitas de molho alfredo que trazem o sabor da Itália para sua cozinha

Escrito por    

Criado na Itália no século XX, o molho alfredo consiste em cozinhar manteiga, creme de leite e queijo parmesão. Apesar do preparo simples e com poucos ingredientes, o sabor do molho marca presença no prato e é um dos mais populares na culinária italiana.

Continua após o anúncio

Aprenda a preparar o molho alfredo da forma tradicional, com variações, nas versões vegana e fit. Escolha a que mais lhe agrada e se delicie com um prato prático, fácil e muito saboroso!

1. Molho alfredo simples

Foto: iStock


Esta receita leva apenas três ingredientes e é muito fácil de fazer! Apesar de levar apenas creme de leite, manteiga e queijo parmesão, o resultado é um molho saboroso, denso e digno de restaurante. Perfeito para preparar em um jantar de última hora, este molho alfredo é a perfeita união de praticidade e sabor!

2. Molho alfredo tradicional

Além dos três ingredientes clássicos, esta receita adiciona noz-moscada para trazer um sabor mais intenso ao molho alfredo. Comumente utilizado no molho branco ou béchamel, o tempero vai deixar a sua massa ainda mais deliciosa! Uma dica desta receita é utilizar parmesão ralado na hora, trazendo mais cremosidade e o sabor autêntico do queijo.

3. Molho alfredo com cream cheese

Os amantes de queijo vão se deliciar com esta receita de molho alfredo! Além do tradicional parmesão, o preparo também leva cream cheese, deixando tudo ainda mais cremoso e delicioso. Para finalizar, o tempero é feito com alho em pó, sal e pimenta a gosto. É impossível resistir.

Continua após o anúncio

4. Molho alfredo de abóbora

Foto: Reprodução / Na minha panela

Além do preparo tradicional do alfredo, esta receita leva purê de abóbora. Basta cozinhar o vegetal e bater no liquidificador até ficar com a consistência pastosa. Em seguida, é só preparar o molho separadamente e, por fim, juntar tudo. O resultado é um creme saboroso e muito original!

5. Molho alfredo saudável

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Mesmo sento uma receita de apenas três ingredientes, o molho alfredo é calórico e pouco saudável. Se você procura um acompanhamento para a sua massa que seja saboroso e nutritivo, esta receita é perfeita! Com base de couve-flor e temperos como cebola e alho, é possível recriar o molho tradicional e saborear uma versão mais saudável.

6. Molho alfredo vegano com amêndoas

Foto: Reprodução / Veganana

Quem não consome alimentos de origem animal também pode saborear o molho alfredo com esta versão vegana do prato tradicional. Com pasta de castanha-de-caju, farinha de arroz e levedura nutricional, este molho fica muito saboroso, saudável e nutritivo!

7. Molho alfredo vegano com couve-flor

Além de ser uma opção de molho alfredo sem lactose, a base de couve-flor traz nutrientes e leveza ao prato. Para que fique ainda mais delicioso, é possível adicionar alho frito e castanhas-do-Pará raladas, intensificando o sabor da massa. Por utilizar leite de amêndoas, é uma opção para veganos ou intolerantes à lactose. E, o melhor: é uma delícia!

Continua após o anúncio

8. Molho alfredo com bacon

Foto: Reprodução / Receitas de minuto

A combinação de molho branco com bacon é clássica, e já conquistou os mais diversos paladares. Por isso, nada melhor do que levar este costume para o molho alfredo também. Diferente das demais, esta versão resulta em um molho mais espesso e menos líquido, mas igualmente cremoso!

9. Molho alfredo com frango

Foto: Reprodução / Malas e panelas

Outra combinação clássica é esta – a leveza do frango com a cremosidade do molho alfredo resultam em um prato perfeito. O preparo do molho é feito da forma clássica, mas ganha um sabor intenso e delicioso com os filés de frango grelhados. Além de ser prático e rápido, é um prato que pode tanto ser servido em jantares quanto saboreado individualmente!

10. Molho alfredo com camarão

Foto: Reprodução / Figos e funghis

Para os amantes de frutos do mar, a união da massa ao molho alfredo com camarões pode ser a combinação perfeita! Além de ser um prato elegante, o sabor é irresistível e o modo de preparo é tão rápido e prático que você vai querer saborear este prato todo dia.

11. Molho alfredo com lagostim

Foto: Reprodução / 2 nuts 4 spices

Assim como o camarão, o lagostim também é um fruto do mar que harmoniza com o molho alfredo. Experimente preparar o molho da forma tradicional e, em seguida, adicionar a carne ao preparo. O sabor da massa ficará ainda mais intenso e a carne ganhará suculência e cremosidade. É irresistível!

Se o molho alfredo te conquistou, vale a pena preparar uma massa à altura. Por isso, aprenda como fazer nhoque de batata caseiro ou prepare uma massa fresca. Dessa forma, vai ser impossível resistir!

PARA VOCÊ