28 receitas de molho de gorgonzola que garantem uma refeição cheia de sabor

Escrito por Vanessa Herrmann

Com um gostinho marcante, o molho de gorgonzola é perfeito para incrementar o sabor dos seus pratos. Ele pode ser feito apenas misturando o queijo com creme de leite, usando molho branco como base ou combinado com outros ingredientes. Isso faz com que seja possível testar seu preparo de diversas maneiras, todas incrivelmente deliciosas.

Além de ser versátil, ele combina muito bem com uma grande quantidade de pratos: você pode servi-lo como acompanhamento para massas, carnes, saladas, sanduíches e o que mais preferir. Ficou curioso? Confira as receitas abaixo e aprenda a fazê-lo em casa.

Receitas de molho de gorgonzola simples

1. Molho de gorgonzola caprichado: diferente do comum, esse molho é feito com iogurte natural, creme de leite fresco, vinagre de vinho branco, sal e gorgonzola. Para quem quer fugir do comum e se deliciar com um sabor incrível, vale apostar nessa receita.

2. Molho de gorgonzola simples: nessa receita, você só precisa levar ao fogo creme de leite, leite, queijo gorgonzola esfarelado e um pouquinho de queijo parmesão ralado. Quando os queijos derreterem, é porque está pronto! Caso você ache a textura muito densa, é só colocar um pouco mais de leite.

3. Molho branco com gorgonzola: aqui, a base da receita é um molho branco tradicional. Ele leva farinha de trigo, leite, manteiga e pimenta. Quando o molho começar a engrossar, o gorgonzola entra em cena. Espere até que o queijo derreta e desligue.

4. Molho de gorgonzola com vinho: a base dessa receita é o clássico molho bechamel. Mas, aqui, ele não é incrementado apenas com o gorgonzola. Vinho branco seco, pimenta-do-reino e alho também fazem parte do prato. O resultado é simplesmente incrível.

5. Molho de gorgonzola para massas: sabe quando você quer uma refeição bem rápidinha, mas que não seja sem graça? Essa receita é ideal para esses momentos. Tanto a massa quanto o molho contam com um preparo simples. Além disso, o molho de gorgonzola faz com que o sabor fique para lá de especial.

6. Molho de gorgonzola com pimenta verde: que tal preparar um molho com um sabor bem marcante? Ele é feito com creme de leite fresco, manteiga, pimenta verde e gorgonzola. Essa receita é ideal para acompanhar carnes em geral.

7. Molho de gorgonzola com shitake: simples e rápido, esse molho é bem versátil. Ele combina com carnes, massas e até mesmo saladas. Para fazer essa delícia, você só vai precisar creme de leite, queijo gorgonzola e shitake. O preparo é simples, mas o sabor é irresistível.

Receitas de carnes com molho de gorgonzola

8. Asinha de frango com molho de gorgonzola: asinhas de frango apimentadas com um toque de mel e molho gorgonzola para acompanhar. Ficou com água na boca só de imaginar? Esse é um prato que mescla vários sabores distintos, o que gera um resultado bem interessante. Aqui, o preparo é simples, mas as asinhas são assadas, o que faz com que o tempo de espera seja um pouco maior.

9. Sobrecoxa de frango ao molho de gorgonzola: nessa receita, você aprende a preparar as sobrecoxas de frango assadas que são servidas com esse delicioso molho. Para acompanhar, você também pode conferir o passo a passo de batatas com creme de parmesão. Para quem é fã de queijos, essa refeição pode ser uma delícia.

10. Medalhão ao molho de gorgonzola: aqui, a sugestão é apenas selar o medalhão. Mas você pode deixar a carne atingir o seu ponto favorito. O molho que cobre a carne é feito com gorgonzola, cebola, alho, orégano, vinho branco, caldo de legumes, azeite e sal.

11. Carne assada ao molho de gorgonzola: carne assada é aquele tipo de prato que a gente come em uma almoço caprichado de domingo, certo? Para não cair na rotina e inovar no sabor, que tal acompanhar a carne com um molho feito com gorgonzola?! Você não vai se arrepender.

12. Filé mignon ao molho de gorgonzola: filé mignon já é uma delícia, se ele contar com um molho caprichado como acompanhamento, melhor ainda! Com uma lista de ingredientes curtinha e um passo a passo simples, sobra mais tempo para se deliciar com o prato.

13. Picadinho suíno ao molho de gorgonzola: a carne de porco também combina muito bem com o sabor da gorgonzola. Essa é a receita ideal para provar que isso é verdade, já que não há segredos no preparo. Ele é tão simples, que até mesmo quem não tem muita experiência na cozinha pode obter um resultado de sucesso.

14. Maminha com molho de gorgonzola: não é só carne grelhada ou assada que combina com molhos. Se você é do tipo que gosta de um bom churrasco, aposte nessa receita, pois, além de fácil, é deliciosa. Vale a pena experimentar, viu?

Receitas de massas com molho de gorgonzola

15. Massa ao molho de gorgonzola com cogumelos: molho gorgonzola e cogumelo paris incrementam a massa nessa receita. Mesmo sendo uma pedida rapidinha de ser feita, ela conta com um sabor incrível. Se você quer surpreender com o sabor de um prato, mas sem ter muito trabalho na cozinha, essa é a receita certa.

16. Nhoque de abóbora ao molho de gorgonzola: aqui, o sabor adocicado da massa feita com abóbora contrasta muito bem com o molho marcante de gorgonzola. Com apenas uma garfada, já é possível sentir uma explosão de sabores. Para sair da rotina, vale a pena investir nessa receita.

17. Nhoque de mandioca salsa ao molho de gorgonzola: a mandioca salsa, assim como a abóbora, conta com um sabor adocicado, porém, em menor intensidade. Essa é uma combinação tão gostosa, que beira a perfeição. Se você resolver testar em casa, não vai se arrepender.

18. Conchiglioni ao molho de gorgonzola: macarrão recheado com bastante molho fica uma delícia pura, não é mesmo? Depois que a massa e o molho de gorgonzola estiverem prontos, você deve misturá-los. Então, a dica é cobrir o prato com queijo parmesão e levá-lo ao forno por uns minutos. Isso forma uma casquinha crocante deliciosa.

19. Massa com filé mignon ao molho de gorgonzola: essa é uma receita ideal para o dia que você quer comer um prato único, mas que seja caprichado. Aqui, a massa é servida acompanhada de tirinhas de filé mignon ao molho gorgonzola. Uma delícia.

20. Rigatoni ao molho de gorgonzola e ricota: combinar ricota com gorgonzola pode ser uma boa aposta para deixar seu molho suave. Além disso, assim, ele rende mais. Essa receita ainda leva um toque de azeitonas pretas e nozes.

21. Talharim ao molho de gorgonzola: nessa receita os únicos ingredientes usados são talharim fresco, palmito, azeitona, molho branco e gorgonzola. A lista de ingredientes é curta, mas o sabor com certeza não vai te desapontar.

22. Espaguete ao molho de gorgonzola: aqui, o molho é feito com gorgonzola, manteiga, azeite, creme de leite, alho, sal e pimenta. A dica é usar o espaguete, mas você pode escolher a sua massa favorita. Simples e rápida, essa receita pode ser um sucesso.

23. Penne ao molho de pera e gorgonzola: já pensou em combinar pera e gorgonzola no mesmo molho? Essa é uma dupla que faz sucesso no preparo de vários pratos, o que não podia ser diferente aqui. Se você gosta de um prato que mescla sabores inusitados, não deixe de conferir o passo a passo completo.

Receitas de pratos variados com molho de gorgonzola

24. Hambúrguer com molho de gorgonzola: fazer um hambúrguer caseiro já é uma ótima pedida, se ele for incrementado melhor ainda! Aqui, a carne é coberta com o molho de gorgonzola e cebolas caramelizadas. Para acompanhar, batatas assadas com alecrim.

25. Salada de pera com molho de gorgonzola: se você quer surpreender com uma salada, essa é a receita ideal. Ela combina folhas verdes, pera caramelizada com açúcar e manteiga e ainda conta com um toque de nozes. Para finalizar, o molho de gorgonzola entra em cena. Ele é feito apenas com o queijo, creme de leite e sal.

26. Abobrinha ao molho de gorgonzola: para testar essa receita em casa, você só vai precisar de abóbora, gorgonzola, creme de leite, sal, pimenta, queijo parmesão e avelãs. O prato fica leve, porém saboroso. Ideal para os dias de calor. A lista de ingredientes é curtinha, mas o sabor é imenso. Pode apostar.

27. Batata ao molho de gorgonzola: é difícil encontrar alguém que não goste de batata, certo? Se ela for coberta por molho de gorgonzola, sua refeição ficará ainda mais gostosa. Aqui, são usados apenas três ingredientes, são eles: batata, gorgonzola e creme de leite. Essa é uma receita de liquidificador, o que quer dizer que ela fica pronta bem rapidinho.

28. Batata tornado ao molho de gorgonzola: não se assuste ao ver o tamanho da lista de ingredientes dessa receita. Grande parte deles são apenas temperos. Porém, fazem grande diferença no sabor final do prato. Aqui, o legume vai ao forno e, depois, é servido com o molho de gorgonzola.

Como você viu, o molho de gorgonzola pode levar diversos itens e contar com modos de preparo diferentes. Assim, você pode escolher o que é mais a sua cara. Para deixar seus pratos mais gostosos, você também pode testar outras receitas de molho de queijo.

PARA VOCÊ