14 receitas de pão de queijo de tapioca para inovar no café da manhã

Escrito por                          

O pão de queijo de tapioca é uma alternativa para quem quer inovar nos lanches da tarde ou no café da manhã. O preparo não demanda muito trabalho e geralmente leva tapioca, ovo e algum queijo como ingredientes principais. Para incrementar e deixar o preparo mais nutritivo pode-se adicionar chia.

Os pães geralmente são assados, mas há versões de frigideira e até de sanduicheira. É um prato versátil e que pode ser empanado com queijo também. O sabor que resulta do preparo é sempre surpreendente e vai te conquistar. Confira uma seleção de receitas de pão de queijo de tapioca que são de deixar qualquer um com água na boca:

1. Pão de queijo de tapioca simples

Essa receita traz um pão de queijo de tapioca sem glúten e feito com apenas três ingredientes. O preparo consiste em reunir em um recipiente tapioca, requeijão light e queijo parmesão. Os ingredientes devem ser misturados até virarem uma massa de textura elástica. O uso do sal para temperar é opcional. Os pães de queijo devem assar em uma forma por cerca de meia hora. O resultado vai te surpreender pelo gostinho incrível.

2. Pão de queijo de tapioca com azeite

O azeite é o ingrediente utilizado para incrementar essa versão de pão de queijo de tapioca. Para preparar é preciso de tapioca granulada, queijo parmesão, polvilho doce, leite, queijo mussarela, sal, ovo, além do azeite. O preparo deve ser assado por cerca de 20 minutos ou até dourar.

3. Pão de queijo de tapioca com linhaça

A linhaça dá um toque nutritivo e gostoso para este pão de queijo de tapioca. O preparo também leva ovo, leite de inhame, óleo de coco, mussarela de búfala, sal marinho, tapioca, granulada e polvilho doce. Os pães devem ser assados por até meia hora e o queijo pode ser substituído por tofu, para quem é tem problemas com lactose. É uma versão saudável e irresistível!

4. Pão de queijo de tapioca na sanduicheira

Para realizar essa opção de pão de queijo de tapioca é necessário bater um ovo e combinar com tapioca granulada, sal e requeijão. A massa é levada para sanduicheira e quando dourar o preparo está pronto. É um pão gostoso, leve e que contém poucas calorias, ideal para quem está de dieta.

5. Pão de queijo de tapioca com manteiga

Essa receita utiliza manteiga como ingrediente diferencial para compor o pão de queijo de tapioca. A massa ainda leva sal, tapioca pronta, açúcar, ovo e leite. Antes de assar, deve-se pincelar gema de ovo nos pães para deixá-los com aspecto bonito. Vai ao forno por 15 minutos ou até dourar.

6. Pão de queijo de tapioca com cream cheese

A receita traz um pão de queijo de tapioca feita com a goma, cream cheese, ovo, mussarela ralada e sal. Os ingredientes são todos misturados em uma tigela e a combinação é levada para cozinhar na frigideira, por cinco minutos de cada lado. A dica é pincelar azeite na superfície da panela se ela não dor antiaderente.

7. Pão de queijo de tapioca fit

Essa é uma versão fit de pão de queijo de tapioca feita com queijo cottage, ovo, chia, goma de tapioca. Para temperar deve-se utilizar um pó pronto de limão, que dá um toque cítrico incrível para o preparo funcional. O cozimento é realizado na frigideira e dura apenas alguns minutos. O resultado é surpreendente.

8. Pão de queijo de tapioca com mussarela

O preparo desse pão de queijo de tapioca leva a goma, leite, ovos, sal, polvilho doce, queijo mussarela e parmesão ralado. Os ingredientes são todos misturados e a combinação é moldada em bolinhas, que devem assar por vinte minutos. Uma sugestão é trocar os queijos por queijo meia cura, que pode deixar o lanche ainda mais gostoso.

9. Pão de queijo de tapioca com requeijão light

Essa opção de pão de queijo é composta por tapioca hidratada, requeijão light, sal e ovo. Para preparar é preciso bater o ovo com um fouet – ou garfo – e, então, acrescentar a tapioca e o requeijão. A massa deve ficar com uma textura homogênea. Os pãezinhos precisam ser moldados e assados em uma forma. O creme de ricota light também pode ser usado no lugar do requeijão.

10. Pão de queijo de tapioca com creme de ricota

O creme de ricota dá um toque especial para esse pão de queijo de tapioca. Os demais ingredientes usados são goma de tapioca, ovo e queijo parmesão ralado. O tempero é feito com sal. O preparo consiste em bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar a mistura em forminhas untadas com manteiga. Os pães estão prontos quando estiverem dourados.

11. Pão de queijo de tapioca de frigideira

Esse pão de queijo de frigideira é composto por goma de tapioca, ovo batido, creme de ricota, sal e queijo. A mistura dos ingredientes é feita em um recipiente até a massa ficar homogênea. Então, o preparo é levado para a frigideira e deve dourar dos dois lados. É uma opção prática e apetitosa!

12. Pão de queijo de tapioca com polvilho doce

O pão de queijo de tapioca dessa receita aparece em uma versão bem completa. O preparo é feito com leite, tapioca granulada, polvilho doce, mussarela e ovo. Para temperar deve-se usar sal e o queijo parmesão ralado é utilizado para empanar as bolinhas. A forma é untada com azeite e os pães devem assar entre 15 e 20 minutos.

13. Pão de queijo de tapioca com cottage

Essa versão de pão de queijo de tapioca é feito com a goma, ovo, sal e cottage. Os ingredientes são todos misturados e batidos com um fouet ou garfo. O preparo deve ser, então, levado ao fogo em uma frigideira e ser cozido dos dois lados até dourar. Depois é só servir e sentir todo o gostinho do prato.

14. Pão de queijo de tapioca com queijo minas

O preparo dessa opção do prato consiste em misturar a tapioca hidratada, o cream cheese, o queijo minas curado, o sal e a chia em uma tigela com uma colher. Depois, é preciso fazer bolinhas pequenas com a massa e levar ao forno por cerca de 20 a 25 minutos ou até dourar. A linhaça pode ser substituída por chia e ambas são usadas para diminuir o índice glicêmico.

O pão de queijo de tapioca é uma ótima opção para incluir no cardápio do café da manhã, já que alia praticidade e sabor marcante. Ainda pode-se incrementar o preparo com ingredientes diversos – como cream cheese e mussarela. Além disso, ele também funciona bem para servir como lanche da tarde. Veja também receitas de pudim e mingau de tapioca!

PARA VOCÊ