10 receitas de pato incríveis para experimentar esse tipo de carne

Escrito por                          

Apesar de ainda não ser muito popular, a carne de pato vem ganhando seu espaço na culinária brasileira. Mesmo tendo um aspecto avermelhado, ela é considerada branca e o seu sabor é um pouco mais forte que o do frango, por exemplo. Para experimentar esse ingrediente, veja a seguir receitas de pato que vão abrir seu apetite.

1. Filé de pato com croutons

Se você está em busca de uma entrada ou um acompanhamento mais sofisticado para servir seus convidados, aqui você encontra isso! Esse passo a passo te ensina uma receita muito saborosa de croutons gigantes com filé de pato ao molho de soja e mel.

2. Confit de pato assado

Para quem não conhece, confit é um termo em francês que significa “preservar”. Na culinária, isso quer dizer que a carne é salgada e lentamente cozida na sua gordura para poder ser armazenada na geladeira por um longo tempo. Gostou da ideia? Então aprenda a fazer isso com as coxas de pato assistindo ao vídeo acima.

3. Pato com laranja

Um molho saboroso sempre cai bem com carnes. Aqui, para trazer mais sabor e suculência ao prato, o ingrediente escolhido é a laranja. Utilizada tanto no tempero da carne quanto no molho, essa fruta cítrica casa muito bem com o sabor do pato e deixa o resultado ainda mais incrível.

4. Pato no tucupi

Você já conhece o tucupi? Ele nada mais é do que o sumo extraído da raiz de mandioca brava quando descascada, ralada e espremida. Depois de passar por um processo que elimina seu veneno, esse molho é muito utilizado na cozinha para trazer mais sabor ao prato. Utilizando a carne desfiada, essa receita de pato no tucupi é uma explosão de sabores na hora de comer.

5. Pato assado com laranja

Procurando uma receita de pato para fazer na churrasqueira e chamar os amigos para comer? Nesse vídeo você aprende a fazer um pato inteiro recheado com farinha de milho, manga, abacaxi, cheiro verde e uva passa. Depois de levar à brasa, basta acrescentar mel, gengibre ralado e suco de laranja para dar o toque final a esse prato.

6. Pato frito ao molho de laranja na panela

Em apenas dois minutos esse passo a passo te mostra como fazer uma receita de pato frito deliciosa ao molho de laranja. Um dos segredos aqui é empanar a carne em pão ralado para fazer uma casquinha crocante em torno do pato. E, fora isso, o molho agridoce vem para trazer a suculência necessária ao prato.

7. Pato com arroz

O que não falta no cardápio do brasileiro é o arroz, mas já pensou em inovar nessa receita utilizando pato? Além dessa carne, você vai precisar de cebola, bacon, cenoura, linguiça defumada, orégano, pimenta-do-reino, azeite, pimentão e cheiro verde para preparar um arroz diferente de todos que você já comeu.

8. Pato ao molho de vinho

Apesar de não ser muito comum nas ceias, o pato também é uma opção deliciosa para ser feito em datas comemorativas. Fugindo do tradicional, com esse vídeo você aprende a fazer um pato assado acompanhado de batatas crocantes e um molho de uvas com vinho do porto. Além de muito saboroso, esse prato vai surpreender todo mundo na hora de servir.

9. Magret de pato

Famoso na culinária francesa, o magret de pato é uma carne que tem bastante gordura em cima e a parte vermelha embaixo. Se não bastasse mostrar como preparar esse corte delicioso, esse passo a passo também te ensina a fazer purê de couve-flor e cogumelos com amora para servir junto com a carne deixando o resultado ainda mais delicioso.

10. Pato ao molho de mel

Já deu para perceber que a carne de pato dá muito certo com sabores agridoce. Para reforçar isso, essa receita traz um magret de pato incrível ao molho de mel. E, cheio de dicas imperdíveis, uma sugestão nesse vídeo é servir a carne com batatas ou com os legumes que você preferir.

Como você pôde perceber acima, a carne de pato não é tão difícil de preparar, além de ter um sabor incrível para você investir em uma refeição diferente e bem apresentada. E, agora que você já tem o protagonista do prato, que tal aprender novos acompanhamentos? Confira aqui receitas de arroz cremoso e receitas de purê de abóbora que vão te inspirar na hora de montar o cardápio.

PARA VOCÊ