40 receitas com polvo para você impressionar em casa

Por
Atualizado em 08.10.21

O polvo é uma iguaria bem incomum no nosso dia a dia, não é mesmo? Para algumas pessoas, é até fácil achar o ingrediente, mas ele assusta. Quando vemos aqueles pratos maravilhosos nas revistas e nos sites já achamos que leva horas e muita habilidade para preparar.

Publicidade

Na verdade, não é tão complicado. As receitas com polvo podem ser muito fáceis de fazer e, mesmo assim, ter um sabor incrível. O preparo do fruto do mar não costuma levar mais do que 45 minutos. O segredo é sempre dar uma testadinha na carne para ver se ainda está dura, evitando também de passar do ponto.

Vamos conhecer algumas receitas e perder o medo do polvo na cozinha?!

Receitas tradicionais

1. Polvo com batatas ao murro: cozinhar polvo pode parecer um mistério, mas na verdade é simples, rápido e rende pratos lindos e deliciosos. Para essa receita você vai escaldar o polvo e depois cozinhá-lo por aproximadamente 40 minutos, para que a carne fique macia. O acompanhamento não poderia ser mais fácil, as famosas batatas ao murro.

2. Polvo grelhado com batatas: para essa receita, após cozinhar os tentáculos, você irá grelhar o polvo com os ingredientes que o acompanham. A receita leva batatas, cebola e salsinha. Super simples e charmoso.

Publicidade

3. Polvo à lagareiro: a receita leva polvo, azeite, alho, batatinhas assadas, sal e pimenta. O preparo do polvo não envolve cozimento, ele vai ao forno, por 30 minutos.

4. Paella com polvo: a paella de frutos do mar não tem polvo necessariamente. Mas quando leva, dá um sabor especial e deixa esse prato típico espanhol ainda mais bonito. Para essa receita você vai utilizar o arroz, camarões, lulas, polvo, mexilhão, arroz e temperos. Vale chamar os amigos e impressionar com esse prato delicioso.

5. Guisado de polvo: essa receita não poderia ser mais simples, leva apenas três ingredientes e fica pronta em aproximadamente 30 minutos. Não tem mais desculpa para não experimentar um polvo.

Publicidade

6. Polvo à lagareiro com cebolas: para essa versão do polvo à lagareiro, você vai utilizar as batatas e cebolas inteiras, e muito tempero: salsinha, alho, azeite, sal, louro e molho grelos. Experimente.

7. Badeja com polvo e camarão: é comum vermos o polvo como acompanhamento de outros frutos do mar, como nessa receita. Você vai precisar de cherne, salão, camarões, polvo, limão, salsa, alho, tomate cereja, iogurte desnatado, páprica, sal, pimenta e azeite. Fica uma delícia.

8. Salmão com polvo: nessa receita o polvo acompanha uma posta de salmão assada no forno. Antes de assar, o salmão é coberto com uma pasta de alcaparras, alho, pimenta cumari, gengibre e laranja. Após assada, a posta é coberta com polvo no vapor.

9. Polvo com tomates: a receita leva polvo, tomates, cebola roxa, tomilho, cheiro verde, páprica, alho, azeite e louro. O preparo do polvo é na panela de pressão. Super rápido e prática, vai agradar quem gosta dos sabores fortes de frutos do mar.

10. Polvo a la galega: o polvo deve ser bem picadinho e temperado com alho, louro, pimenta, azeite e sal. Essa mistura é cozida por meia hora. A dica é que você teste o ponto do polvo de vez enquanto para garantir que ele não ficou nem duro, nem borrachudo. Sirva com torradinhas.

Receitas de arroz de polvo

11. Arroz de polvo com leite de coco: o arroz de polvo também é uma receita bastante clássica com o fruto do mar. Mas existem várias formas de fazê-lo, utilizando diferentes ingredientes. Nessa receita, o sabor especial fica por conta da adição de leite de coco no cozimento do arroz.

12. Arroz de polvo tradicional: essa receita é bastante tradicional: leva polvo, vinho tinto, azeite, cebola, alho, vinho branco, tomates, arroz agulhinha, brócolis, sal e pimenta.

13. Arroz de polvo com cebola caramelizada: o sabor especial desse prato fica por conta da caramelização da cebola na panela antes de juntar os outros ingredientes. É um toque sutil, mas que traz um sabor surpreendente ao prato.

14. Arroz de polvo à espanhola: como todo bom prato espanhol, o uso do açafrão é que garante o sabor marcante. Para dar ainda mais sabor, a receita também leva linguiça picante. Esse prato é de comer rezando.

Publicidade

15. Arroz de polvo simples: para essa receita, você só vai precisar de polo, cebola, alho, arroz parborizado, louro, sal e pimenta. O preparo, assim como os ingredientes é simples, e o sabor é ótimo.

16. Arroz de polvo com vinho tinto: para essa receita, escolha um vinho de boa qualidade, pois ele será usado em grandes quantidades, e o sabor ficará bem presente mesmo após o cozimento.

17. Arroz de polvo português: o sabor português é trazido ao prato pela adição de salsinha, azeite de oliva e azeitonas. O resultado fica incrível.

18. Arroz de polvo cremoso: a cremosidade desse arroz não é por causa do grão, mas sim pela mistura de polpa de tomate e molho inglês no preparo. Vale experimentar.

19. Risoto de polvo com pimentão: ta aí um prato que agrada todo mundo né? Risoto é sempre uma delícia, aconchegante e, melhor ainda, fácil de fazer. Para essa receita você vai precisar de polvo, tomates, temperos, pimentão e arroz arbóreo.

Receitas criativas usando polvo

20. Lollipops de polvo: essa receita é para fazer bonito e impressionar. Super simples de fazer, dá um efeito lindo na mesa. Os lollipops, ou pirulitos são feitos com rodelas de polvo e cobertos com maionese, rapidinho de preparar.

21. Tostada de polvo com vinagrete de maça verde: mais uma entradinha rápida e linda para servir. Você vai refogar o polvo com alho salsinha e azeite. O vinagrete leva maça verde, tomate, gengibre, palmito, limão e temperos. Depois de prontos, é só servir essa mistura sobre torradinhas. Não tem erro.

22. Polvo grelhado com risoto de beterraba e mascarpone: o charme da receita fica por conta do acompanhamento. O Risoto de beterraba e mascarpone fica lindo e saboroso, e harmoniza muito bem com os tentáculos do polvo grelhados.

23. Polvo com migalhas de broa: o polvo será bem temperadinho e grelhado. Como acompanhamento, você deve preparar as migas de broa, que levam cebolas, alho, louro, broa de milho, espinafre, sal, pimenta e azeite. A combinação é deliciosa.

Publicidade

24. Polvo guisado com feijão branco: a receita de origem espanhola leva também pimenta, tomates, pimentão e chouriço. É uma combinação diferente, mas que pode agradar.

25. Polvo pomodori: um jeito chique de chamar as bruschetas de polvo. Faça como entrada em um jantar especial.

26. Cataplana de polvo: a cataplana é um guisado de polvo com batatas, cebolas, alho, funcho, cenoura, pimentão, tomate, coentro e pimenta, picados e cozidos por cerca de 30 minutos. O sabor é diferente e bem marcante.

27. Polvo com cebolada em crosta de milho: o polvo é cozido com muita cebola e com cenouras, e a crosta de milho é preparada com couve. É um sabor bem diferente, que vai surpreender mesmo aqueles já acostumados com o polvo.

28. Polvo batata doce: uma variação do clássico polvo com batatas ao murro, o povo é assado junto com as batas. O sabor fica diferente, mas não vai causar estranhamento.

29. Couscous de polvo: para os fãs de couscous, essa receita é ideal. Leva beterraba, ervilhas, cebola, polvo, lula, mini agrião, hondashi, limão, óleo, sal vinagrete. Fica lindo, colorido e com muito sabor.

Receitas de ceviches

30. Ceviche de polvo: a receita leva polvo, suco de limão, gengibre, alho, cebola roxa, azeite, pimenta, coentro e sal. Fica muito saboroso.

31. Ceviche de polvo com robalo: os ceviches de robalo tem sempre sabores leves e refrescantes, nessa mistura com o polvo não é diferente.

32. Ceviche de polvo grelhado: por ser uma carne um pouco mais dura, o polvo não cozinha apenas na acidez do limão. A dica é, antes de preparar o ceviche, dar uma grelhada no polvo. Fica sensacional.

Receitas de massas

33. Nhoque com polvo: para quem gosta de massas com frutos do mar, essa é uma boa pedida. A combinação de polvo com batatas já não é novidade, aqui a versão é diferente. As batatas fazem a massa e o polvo vai no molho. Vai arriscar?

34. Espaguete napolitano com ragu de polvo: essa receita é para quem gosta de se aventurar nos sabores e na cozinha. O molho da massa leva polvo, alho, tomates, vinho branco, sal e pimenta. A mistura com a massa é bem peculiar, mas saborosa.

Receitas de saladas

35. Salada de polvo com batata, tomate e cebola roxa: esse prato fica lindo e é perfeito para dias de verão, na praia. Você vai precisar de polvo, batata, cebola roxa, tomate cereja, rabanetes e coentro. Depois de pronto você pode espremer um limão siciliano por cima, para deixar o sabor ainda mais refrescante.

36. Carpaccio de polvo: o sabor do carpaccio de polvo depende muito do cuidado em seu preparo. Após o cozimento da carne, o polvo deve ser congelado em rolinhos, e só então fatiado. Para finalizar, tempere com azeite, páprica e salsa.

37. Salada de polvo com coentro: após cozido, aguarde o polvo esfriar um pouco, e corte em pedaços grandes. Depois é só misturar com cebola e coentro. Rápido, saboroso e refrescante.

38. Salada de polvo com grão de bico: a combinação é inusitada, mas o sabor é delicioso. O preparo do grão de bico pode dar um pouco mais de trabalho, mas vale o resultado.

39. Salada de polvo com batatas: essa receita se assemelha a uma maionese de batatas, que tem o sabor turbinado com pedaços de polvo.

40. Salada de polvo com aspargos: essa receita é deliciosa, para fazer já! Você vai precisar de polvo cozido, tomate, cebola e aspargos frescos. Não esqueça de descascar o aspargos antes de grelhá-los, faz toda a diferença na hora de servir.

Não é tão difícil quanto você imaginava, certo? Como você viu, a maior parte das receitas utiliza o polvo congelado. Então é só passar no mercado e escolher por qual receita começar.