35 receitas de polenta cremosa que aquecem a alma e o coração

Escrito por                          

A polenta cremosa é um prato típico italiano, mas que faz um grande sucesso na mesa dos brasileiros. Feita com o fubá, que é a farinha de milho, seu custo é baixo, o preparo é simples e ainda rende uma refeição bem saborosa.

Para saborear o prato, você pode comer a polenta pura ou incrementada com outros ingredientes como queijo, carnes variadas, cogumelos e até mesmo um ovo frito. O que vale é escolher uma opção que te agrade e mandar ver na cozinha.

Polenta cremosa simples

1. Polenta cremosa gratinada: já pensou em preparar uma polenta que fica cremosa por dentro, mas levemente crocante por fora? Esse é o resultado dessa opção, que leva uma camada de parmesão como cobertura e, depois, vai ao forno. Mesmo sendo uma opção simples, essa é uma ótima pedida para quem quer inovar na cozinha.

2. Polenta cremosa empanada: a polenta cremosa também pode ser frita, sabia? Aqui, como ela é empanada, o resultado é bem crocante por fora, mas a cremosidade ainda permanece na parte interior. Isso faz com que essa seja uma ótima opção não só como acompanhamento para a sua refeição, mas também para um petisco.

3. Polenta cremosa com queijo: mesmo sendo bem fácil de ser feita, essa é uma receita de polenta cremosa em que a textura não para por aí, já que ela conta com o queijo derretido que faz toda a diferença no sabor final do prato. Se você quer uma receita curinga para testar em casa, pode anotar as dicas dessa opção.

4. Polenta cremosa com leite: para deixar a sua polenta ainda mais cremosa, em vez de misturar o fubá apenas com água, você também pode usar o leite, que é a proposta dessa receita. Além desses três ingredientes, você também vai precisar ter em mãos caldo de galinha e manteiga.

5. Polenta cremosa com requeijão: essa é uma receita de polenta um pouco diferente, pois o fubá é deixado de lado e dá lugar ao flocão de milho, o que faz com que o resultado lembre um cuscuz. Além disso, leite e requeijão são usados para deixar a textura bem cremosa. Já para o tempero, alho, sal, pimenta-do-reino e cebolinha entram em cena.

6. Polenta cremosa na panela de pressão: para quem busca praticidade, pratos feitos na panela de pressão são uma ótima pedida, o que é o caso dessa polenta cremosa. Para testá-la em casa, você só precisa ter em mãos fubá, água, sal, manteiga e queijo parmesão.

Polenta cremosa com carne vermelha

7. Polenta cremosa com alcatra e cogumelos: nessa receita, o primeiro passo consiste em deixar cogumelos frescos de molho em água quente. Enquanto o fungo em si será usado para o preparo de um ragu junto com a costela, a água é usada para o preparo do fubá. O passo a passo não é dos mais rápidos, mas também não é nada complicado de ser seguido, então, se você quer um prato bem gostoso, pode apostar nessa opção.

8. Polenta cremosa com ragu de rabada: você é do tipo de pessoa que encara uma rabada? Então, pode adorar essa receita em que é feito um ragu com o rabo bovino, o processo é um pouco demorado, mas simples, que combina muito bem com a polenta cremosa.

9. Polenta com alcatra e gorgonzola: para quem busca dar um toque mais sofisticado para a polenta, uma boa alternativa é servi-la com alcatra e molho de gorgonzola. O resultado é uma combinação de texturas e sabores que pode impressionar muita gente.

10. Polenta com carne e shitake: já nessa opção, você aprende não só a preparar uma polenta cremosa, mas um molho de carne com shitake que é servido como acompanhamento. A refeição fica extremamente saborosa e não é difícil de ser preparada.

11. Polenta cremosa com fraldinha e cogumelos: outra opção para incrementar sua polenta cremosa é preparar uma fraldinha bem suculenta combinada shimeji, cogumelo Paris e funghi. Para os fãs de fungos, essa receita pode ser um sucesso total.

12. Polenta cremosa com almôndegas: outra ótima opção para quem quer deixar a polenta cremosa ainda mais gostosa é preparar minialmôndegas de carne para serem servidas junto com o prato. O segredo para elas ficarem bem gostosas é que elas são flambadas em vodka!

13. Polenta cremosa gratinada com carne: essa é outra receita em que a polenta cremosa vai ao forno com queijo por cima, o que resulta em uma casquinha crocante bem gostosa. Além disso, você ainda aprende a fazer uma carne louca para completar a refeição.

14. Polenta cremosa à bolonhesa gratinada: molho bolonhesa e polenta combinam muito bem, certo? Com uma camada de queijo por cima e um tempinho no forno, o resultado fica ainda mais gostoso. A vantagem aqui é que o passo a passo não é muito difícil, mas rende um prato extremamente saboroso.

15. Polenta cremosa com carne moída: para quem busca praticidade, mas quer algo a mais para servir com a polenta, uma carne moída básica com molho de tomate pode ser uma ótima aposta. A lista de ingredientes parece ser extensa, mas não se assuste, pois muitos itens são apenas temperos.

16. Polenta cremosa com molho de carne: e que tal preparar uma polenta que é servida com um molho de carne que derrete na boca? É isso que você aprende a fazer nessa receita, um prato reconfortante e que tem gostinho de casa de vó.

Polenta cremosa com outras carnes

17. Polenta cremosa com ragu de linguiça: se você não tem muito tempo para cozinhar, mas quer se deliciar com uma polenta bem gostosa, essa receita pode ser uma ótima pedida, pois é feita com uma versão instantânea, assim, você tem mais tranquilidade para se preocupar com o ragu de linguiça que, convenhamos, não é nada complicado.

18. Polenta cremosa com frango desfiado: polenta e frango formam uma dupla que agrada os mais variados paladares, por isso, essa pode ser uma ótima receita para você testar em casa. Aqui, o frango é desfiado e ainda incrementado com molho de tomate.

19. Polenta cremosa com bacalhau: combinar polenta com bacalhau não é muito comum, mas se você gosta de saborear pratos com um gostinho diferente, pode querer testar essa alternativa em casa. Com um passo a passo simples, o resultado é espetacular.

20. Polenta cremosa com costelinha de porco: nessa receita, você aprende a preparar uma polenta cremosa e costelinha de porco cozida. A combinação de ingredientes fica divina, mesmo sem ter que passar muito tempo na cozinha.

21. Polenta cremosa com molho de frango: aqui, a polenta é acompanhada com um frango em cubinhos ao molho de tomate. Uma ótima pedida para quem busca um prato barato, mas que seja cheio de sabor.

22. Polenta cremosa com ragu de calabresa: nessa opção, o preparo do prato consiste em ferver um caldo de legumes, dissolver fubá em leite frio, que deve ser acrescentado ao caldo, depois, manteiga também entra em cena. É preciso mexer até obter uma consistência lisa e esperar 10 minutos para então temperar com sal e pimenta. Já o ragu consiste em deixar a calabresa cozinhar em temperos por 30 minutos.

23. Polenta cremosa com molho de linguiça: com um preparo parecido com a opção anterior, essa polenta ainda conta com o acréscimo de requeijão e creme de leite. Já o molho leva linguiça, salsicha, tomate, pimentão vermelho, vinho tinto e uma boa quantidade de temperos, o que faz com que o sabor fique marcante.

24. Polenta individual com calabresa: se você acha que para preparar polenta é preciso fazer uma panelada, é porque ainda não conhece essa receita. Aqui, você confere as medidas e dicas para que o prato seja feito em uma porção individual, o que é uma ótima pedida para quem quer evitar o desperdício.

25. Polenta cremosa com linguiça: polenta cremosa, cubos de queijo e linguiça ao molho de tomate são os itens que compõem esse prato. Fácil de ser feito e com um sabor incrível, após testar essa receita, você vai se perguntar o porquê de nunca ter testado antes.

26. Polenta cremosa com presunto: para não ser um prato tão simples, a sugestão dessa receita é levar fatias de presunto ao forno, fazendo com que o embutido fique crocante, o que gera um ótimo contraste de textura com a polenta cremosa.

27. Polenta carbonara: a carbonara é uma massa que leva panceta, gema crua, queijo, azeite e pimenta. Aqui, a massa é deixada de lado e dá lugar para a polenta, mas os outros ingredientes se fazem presentes no preparo do prato.

Polenta cremosa vegetariana

28. Polenta cremosa com porcini: para testar essa receita em casa, só é preciso ter em mãos água, fubá, azeite de oliva, porcini seco, outros cogumelos frescos de sua preferência, alho, salsinha, sal e pimenta-do-reino. Mesmo contando com uma lista de ingredientes curtinha, você pode se surpreender com o resultado final.

29. Polenta cremosa com ovo e cogumelos: polenta cremosa, ovo com gema mole, cogumelos e fonduta de grana padano são os itens que compõem esse prato. Dá água na boca só de imaginar, não é mesmo? E sabendo que o tempo de preparo é curtinho, só é preciso correr para a cozinha.

30. Polenta com ragu de funghi: se você acha que ragu só é feito com carne, saiba que também é possível preparar cogumelos dessa forma. Aqui, o funghi, entra em cena. Para quem quer um gosto marcante para contrastar com o sabor do fubá, vale a pena conferir.

31. Polenta cremosa com cogumelos: se você gostou da ideia de servir sua polenta com um ragu de cogumelos, mas não quer parar por aí, pode apostar nessa receita, que também conta com ovos, que são cozidos simplesmente no calor da polenta e agrião.

32. Polenta de shitake e alho-poró: o segredo para um resultado de sucesso nessa receita é preparar um caldo de legumes bem caprichado para ser usado como base para a polenta. Tirando isso, basta grelhar os cogumelos junto com alho-poró em uma frigideira.

33. Polenta cremosa com bolonhesa vegana: já para os veganos, a sugestão é preparar uma bolonhesa de proteína de soja para ser servida junto com a polenta. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas são itens bem simples e acessíveis.

34. Polenta cremosa com ovo: quer se deliciar com um prato bem gostoso e que não dá quase nada de trabalho para ser feito? Aqui, depois de preparar o fubá, basta acrescentar um ovo frito por cima e sua refeição estará prontinha para ser apreciada.

35. Polenta cremosa com gorgonzola: para fechar a lista de receitas, essa é uma opção bem básica, em que o prato é incrementado apenas com um toque de gorgonzola na cobertura. Como esse é um queijo que conta com um sabor marcante, seu uso faz toda a diferença no resultado final.

A polenta é um clássico que agrada os mais variados paladares, por isso, se você testar alguma das receitas da lista acima, tem muita chance de agradar quem experimentar. Mas se ainda existe a dúvida, você pode conferir receitas de polenta frita que também ficam bem gostosas.

PARA VOCÊ